Ir para conteúdo

Viveiro barco aluminio - Como funciona o tampao?


Posts Recomendados

vou resumir: NAO FUNCIONA.

 

na teoria, entraria agua por um (o que tem a aba embaixo do barco virado pra dentro) e sairia agua pelo outro (o que esta virado pra tras embaixo do barco).

 

na pratica: andando entra muita agua, parado sai muita agua.

 

em ambas a sujeira eh muita e o retorno pouco, a agua ali esquenta, perde oxigenio rapido.

 

traduzindo: use um puça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na realidade, muitos barcos usam como tal, ao inves de usar como viveiro, vai uma caixa de isopor que se coloca e tira a vontade la dentro, com tampa e tudo. para isso seu banco precisa ter uma boa abertura. 

 

o meu antigo barco era justamente isso, o viveiro era viveiro mas veio com uma caixa de isopor dentro, nunca usamos como viveiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

um macete é deixar o que entra agua apenas frouxo, para não entrar muita água e no que sai a agua, enrroscar do lado de dentro um pedacinho de cano de PVC de -+12cm (ou a gosto do freguês) para que quando estivar andando não sugue toda a água do viveiro, ou seja quando chegar na altura do tubo, para de puxar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

pessoal, confesso que nao sei como que usa aquilo...

O tampao do fundo do viveiro tem dois lados ne. Um que fecha total e um com uma abertura.

 

Como funciona aquilo? se eu por com a abertura o barco nao enche de agua nao?

Lênio,

 

O viveiro usa o princípio da física que determina que entre os líquidos em repouso não há variação de altura, ou seja, o nível da água que estiver do lado de fora do barco será o mesmo nível da água dentro do viveiro. Não se preocupe que ele não transbordará e não vai encher o barco. Isso é claro com o barco parado. Com ele em movimento tem que diminuir um pouco o orifício de saída de água senão praticamente esvaziará o viveiro. Daí a sugestão do colega ThiagoRossi em colocar um tubo de pcv mais alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz quase igual o colega falou coloca dois tubos. Compra uns 20cm de nylon branco daquele usados em torneadora de diametro aproximado da que já existe na canoa . Ai na ENTRADA da agua faz só um furo pequeno de uns 4mm + ou - pra não entrar muita agua e na saida faz tipo um ladrão desses usados em represas com a altura determinada pelo sua necessidade 10cm ou 15 ou 20cm com o "miolo"  todo livre tipo um cano mesmo e dps faz diversos furos na borda proximo ao topo pra não ter o risco de entupir ou tampar lembrando que abaixo destes furos a agua não vai baixar.Vai ter sempre agua limpa e oxigenada no viveiro sem risco de encher muito .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Não Marcelo, olhando por dentro do viveiro, verás que o buraco é um círculo, certo ? metade dele está preenchido com alumínio e a outra metade é vazada onde você consegue ver a água do rio ou mar. A metade vazada do buraco que estiver apontando para a popa, é a saída, o contrário a entrada. Geralmente, não sei se é uma regra, se ficar de costa para a popa, o buraco de entrada é o da direita e o da saída o da esquerda (pelo que lembro).

 

Não sei se é isso que queria saber... aproveitando, o que você acha do Miraguaia ? Gostou do barco ? Que motor você usa com ele ? Tem bom rendimento ? Ele está na minha lista de um possível aquisição.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinham me falado mal do barco, mas arrisquei e comprei e estou muito satisfeito. O preço é justo, tem uma boa boca de 1,55 e tem se comportado bem na baia de Guanabara aqui no RJ. Tinha um Mercury de 15 mas logo troquei por um Yamaha de 25. O de 15 se empurra bem 1 pessoa, mais do que isso ele fica sofrível. O de 25 fica show

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tb tenho um barco da Pety mas o meu é um goiania customizado, de 5.5 mts e 150cm de boca muitas pessoas me falaram mal dele tb mas já estou com ele faz uns 3 anos e é só alegria anda dimais e calado minimo ja andei com motor de 15 yamanha dava 32km/h o mercury 30hp com helice de inox 43 km/h e agora to com um Mercury de 40hp marca 50km/h não tenho o que reclamar do barco . o meu eu adaptei a caixa seca aquela na proa e transformei em caixa termica e o viveiro por ser muito grande deixei o nivel da agua do meio pra baixo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Felipe... tem como você tirar umas fotos do seu barco pra mim Felipe ? Se puder tirar dele por inteiro, da proa, popa, desse viveiro maior que disse, da quilha (ele é semi chato ?). Sempre usei os barcos da Pety e realmente os preços são mais justos.

 

Se quiser mandar por MP.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DSCN0138_zpsyapff40j.jpg

DSCN0137_zpsdnpzxnzl.jpg

DSCN0136_zpssvujxvhm.jpg

Essa é da caixa termica que eu adaptei DSCN0135_zpsd0epf1wb.jpg

Vista da traseira DSCN0134_zpst3jtx1f1.jpg

Essa é do viveiro fechado acho que mede uns 55 cm por 145cm largura DSCN0133_zpsw34rwnbe.jpg

Agora ele aberto DSCN0132_zpsvmrodthe.jpg

pode notar que eu coloquei um parafuso onde entra agua pra reduzir ainda mais o fluxo de entrada .QUANDO FOR FAZER O FURO NO SEU FAÇA COM 4MM OU MENOS NA ENTRADA .

 

 

Essa é a foto do barco antes da transformação  BARCO_zpsb8807610.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 09/03/2015 at 18:35, Paulo Macuco disse:

um macete é deixar o que entra agua apenas frouxo, para não entrar muita água e no que sai a agua, enrroscar do lado de dentro um pedacinho de cano de PVC de -+12cm (ou a gosto do freguês) para que quando estivar andando não sugue toda a água do viveiro, ou seja quando chegar na altura do tubo, para de puxar.

Sei que estou meio "atrasado" em entrar nesse topico, mas achei o assunto muito pertinente.

Fiz o procedimento do tubo que você indicou, mas estou com um problema, que nao sei se vc também passou: o sistema do tubo funciona perfeitamente,  mas quando o barco está em movimento.  Quando ele está parado, como a saida do tubo está mais alta que o nível da água do lado de fora do barco, nao existe uma boa troca de água, já que o nível de saída não é mais atingido até que o barco retome o movimento. Isso faz com que a agua fiqur basicamente parada, o que ocasiona morte dos peixes/iscas.  O que fazer nesse caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...