Ir para conteúdo
Armênio Neto

Motor de Popa Pantaneiro Meghi 6,5HP

Posts Recomendados

Olá pessoal! Sou novato aqui e estou precisando ouvir opinião de vocês a respeito do motor de popa Pantaneiro (6,5HP), produzido e comercializado pela Meghi, de Joinvile - SC (marejardim.com.br ou meghi.com.br ), uma vez que tem um baixo custo de aquisição e não se trata de montagens mas sim de um projeto deles mesmo.

Meu interesse não é comparar com os motores de popa de marcas renomadas. Como sou proprietário de uma piscicultura a intenção é de ter um conjunto econômico de barquinho e motor de popa apenas para que eu e meu gerente tenhamos condições de navegar ao redor da piscicultura para observar os tanques-rede, os peixes, o trabalho dos funcionários e etc.

Poderia estimar que o uso seria diário porém apenas duas horas por dia, sem maiores esforços.

Fico extremamente grato pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em vez do 4T  6.5 hp com cara de moto serra apesar do projeto aparentemente bem feito eu iria nesse modelo da mesma marca, é 2T, provavelmente é mais silencioso  leve e  tem cara de motor de popa.  Acredito que seja igual os Chineses como o maxy maranelo etc 

Pantaneiro-Marine-6-invertido.png

 

 

 

Se lago não for grande até um eletrico pode se dar bem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao iria nem em um nem em outro... 

 

nao conheco nem nunca tinha ouvido falar na marca (oq ue nao quer dizer muita coisa hehe), mas um motor desses tipo moto serra com helice de pino ainda? fria hein...

 

esse 2t parece menos desarrumado, mais profissionalizado... pq as peças tipo afogador e outras do 4t são no mínimo gambiarra pra mim..

 

mas isso nao vem ao caso, vim aqui pra lhe dizer que seu uso sera extremamente severo ! 

 

motor de popa andando devagar faz um esforço imenso, lubrifica pouco (caso dos 2t), queima muita gasolina, carboniza mais rapido, enfim, uso muito severo.

 

o anda e para no motor de popa é um sacrificio, visto que a sua refrigeracao funciona melhor em altas rpm, no teu caso que nem anda e para vai ser, será um quase anda e para, quase anda e para.. parraaaaa, anda.. quase anda.. parraaaa... é um uso muito sofrível

 

motor de popa em alta velocidade planeia o barco, que sofre pouco ou quase nenhum arrasto, forçando muito menos o motor, refrigerando mais e lubrificando mais. ou seja, exatamente o seu oposto.

 

2 horas por dia, 5 dias por semana (na real serao de  6 a 7 pq peixe nao sabe quando é sabdo e domingo e feriado), é um uso absurdo para um motor desses. Alias, 2 horas de uso em qqr condicao TODO DIA é um uso muito grande.

 

rapidinho em 1 semana +- vc ja amacionou e esta pronto para a primeira troca de oleo, em um mes vai usar 44 horas, ou seja, +- o que um motor de popa do povo do forum usa em 2 anos ou muito mais (isso o cara indo pescar de vez em qdo).

 

lembrando q isso sera em uso severo.

 

eu iria no melhor motor possivel (no teu caso tanto faz mercury ou yamaha mas uma marca mais consagrada), principalmente pq em caso de quebra, revisao, etc, qualquer mecanico faz isso em um dia de servico, com peças a pronta entrega, essencial para quem vai usar o motor a trabalho...

 

pense nisso, as vezes gastar mais, ainda que o dobro é economizar e fazer o trabalho inteiro. vale mais que gastar menos e soh ter dor de cabeca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendido perfeitamente. Obrigado parceiros!

Acho que vou de Mercury 3,3 - pois se trata de um barquinho de alumínio de 3m e um só pessoa. Um motor menor fará ele trabalhar sem tanto anda-e-para devido a menor velocidade... Faz sentido? Ou vou para o de 5HP?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

posso falar uma besteira agora, mas se NAO estou ENGANADO, o motor 3.5 e 5 sao o mesmo motor, muda a carburacao . ou seja, mesmo peso, desempenho diferente.

 

por ai eu ja iria no 5 hp.

 

normalmente o pessoal de criacao de peixe acaba levando peso no barco ou arrasta tanques, etc. nisso o 5hp vai te ajudar um pouco.

 

outra coisa, um barco de 3 metros nao tem muita area para flutuar entao ele afunda muito na agua, gerando maior arrasto e forçando mais o motor, menos velocidade, etc... logo, eu iria no 5 hp tb por isso.

 

o 5 hp é um motor valente viu, a despeito da pouca cavalaria ele surpreende os mais incrédulos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Astra, se você considerar que esse motor só vai ser utilizado por mim e meu gerente, você mantém a opinião de pegar o de 5HP ou mudaria para um de 3HP ?

 

Futuramente penso em adquirir um para o trabalho propriamente dito, puxar tanques, transportar ração... aí realmente eu estava pensando num de 5HP.

 

Mais uma vez obrigado pela contribuição que está sendo de bastante utilidade .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

armenio, antes vamos esperar o guto confirmar se realmente sao motores distintos ou o mesmo motor com carburacao alterada ok?

 

mas eu manteria o 5hp, esse motor te permite mais coisas, pegar um rio se for o caso, substituir um motor quebrado de servico, usar futuramente para puxar alguma coisa ou levar ração etc..

 

pelo q estou imaginando, seus tanques devem ser numa represa ou lago, se for represa pense que pode fazer muito mais coisas com um 5 do que com um 3, se for um lago/lagoa, o 3 da conta, mas mais lento e sofrendo mais.

 

pelo que VI em tanques de cria/engorda de peixe, um motor tipo 15 as vezes nao é interessante pelo peso, uso, etc... muitas vezes o tamanho reduzido dos portateis ajuda etc.... mas 3.5 é muito pouco .

 

 

imagina assim, um motor 15 é o 1.0 no mundo dos carros.... o 5 hp seria tipo um motor de moto instalado num carro, o motor de 3.5 é quase um motor de biz... 

 

o guto tem um 5hp se nao me engano, vamos esperar ver o que ele fala.. mas eu nao iria num 3.5 ... ja usei um, é de fato um motor beem quebra galho ehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vá no 3.3 , já parta para o 5hp, o 3.3 não tem acelerador  no manche, é na capa do motor , não tem marcha ré e é a pino, o 5hp alem de ter tudo isso tem uma tanque 12 litros externo o que facilitaria pois vc vai usar todo dia.  O peso do 3.3 é 13 kg contra 20kg do 5hp

O problema que o investimento no 5hp Mercury é alto, visto que os motor subiram um pouco de preço. Mais o 5hp é valente.  Uma dica se quiser economizar um pouco pegue o Nissan 5hp, é exatamente o mesmo motor que o Mercury só mudando a pintura e é um pouco mais em conta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seu lugar, eu economizaria $$ compraria um motor elétrico e duas baterias estacionária de 115ha.

 

Com 01 bateria dessa, um min kota 34lb neste barquinho de 3m, garanto que consegue navegar no mínimo uma distancia de 30km. Sem contar a agilidade que te proporcionará para manobrar o barco como queira.

 

Minha opinião  seila::

 

:amigo:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 agora que vi  esse topico  pessoal  .... :gorfei:

alerta  ;  p/ quem quiser escutar  ok  :help:......

ñ se   ILUDAM  =   por favor  pessoal  .......:help:

motor nautico  / popa   =  se ñ for  .;    ja´conheçidos  ; e testados ;   a tempos ......

esqueça  turma  ; vai  jogar $$$    fora é fato  mais que provado   ; conheço  meghi -  sc . ok .....

assisto o msmo filme todos os dias ..... :gorfei::gorfei:  

e a raça insiste  kkkkkkkkkkkkkkkkk  ........... 

minha opiniao  =  refugo da china  ;  trasformado  ;  e distribuido =   p/ paises   como brasil ;  e tals  .....

galera  = repito ñ tem MAGICA  ; motor      ou  é  ; ou é    original ;;;;;;;;;;;::bassboat::

boa sorte  ; abraço  :good:

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×