Ir para conteúdo

Pressão de pesca em Corumba IV


Bruca

Posts Recomendados

Bruca,

este aqui ainda tá levando só 3, menos que muito pescador de vara, e não to falando dos matadores confessos não, to falando de neguinho que usa tralha cara, isquinha artificial cara e num volta com pouco peixe pra casa não.

Infelizmente nós sabemos que tem muito disso amigo.

Xande,

Você colocou o que eu ia dizer.... tem muito nessa situação, que inclusive se faz de bom moço no forum, dizendo ser o protetor dos peixes, e na hora que ver um peixe...já pensa em comer.... é triste.... morto:: morto:: morto::

Por isso, eu uma certa vez conversando com o dhema, iriamos começar uma campanha, primeiro aqui no forum, de COTA ZERO pro Corumbá IV, e não só pra trazer, e sim, ao invés de querer comer peixe na beira, leva uma picanha e come lá...deixa os peixes crescerem....

A represa é nova, e tem grandes peixes já... é complicado colocar na cabeça da turma "caipira", isso de soltar os peixes... vc vê muita gente na beira que vão na idéia de pegar peixe pra levar... isso é utopia tentar fazer algo, só fiscalização mesmo... agora aqui no forum e na vizinhança, roda de amigos...podemos "catequizar", conforme dito pelo Adão, para matança zero.

Abração

Bom nem sabia dessas idéias/iniciativas que não deram certo. Eu adoro comer um peixe, mas gosto muito mais muito mais de pescá-los.

Diante do exposto, eu daqui pra frente vou fazer a minha parte, soltarei todos meus peixes pescados no corumbá, pricipalmente se sair um dourado.

Quantas vezes eu fui lá e matamos um peixinho pra hora do almoço vergonha:: , muitas dessas sobraram carne fome:: , acho que não foi certo o que fiz vergonha:: , daqui pra frente levarei a carne e deixarei todos os peixes capturados vivos. anjo:: anjo::

Eu estou disposto a ajudar no que for necessário. A represa de Corumbá está tão perto de nós que precisamos fazer isso por ela e por nós. uhrm::

"BRUCA COTA ZERO EM CORUMBÁ", podem saber disso. doutor::

Bração!

Marquinhos e Bruca, connheço os 2 e sei que o que fazem é muito bacana. Vou ser um pouquinho menos radical, comer um peixe fresco é parte da pescaria, é muito pouco. Se for uma pescaria de de 1 ou 2 peixes, acho quase impossível que eu mate pra comer, mas num dia mais ou menos, este é dos grandes atrativos do passeio.

Agora, trazer 2, 3 peixes sequer de um local tão pressionado, todas as vezes que se vai lá, me desculpem os que não concordarem, mas eu acho VANDALISMO.

Cá pra nós, quem está ali, está gastando e já gastou muito com materiais e outras coisas ao redor do passeio, não é nenhum morto de fome pra precisar trazer R$30,00 de peixe pra casa. Deixe pra fazer isto num local com um pouco mais de abundância. Para aqueles amigos e familiares que sempre me criticam por não trazer um peixinho eu sempre falo: VAMOS NA PRÓXIMA COMIGO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que muito se fala sobre conscientizar e pouco se faz, á pouco tempo em uma iniciativa dos tucunas do (serrado)(CERRADO) seu BODE VEIO, e turma do biguá, discutíamos sobre como levar um pouco mais de conscientização aos pescadores da região do Corumbá IV, e aos empresários da região, mais ficou só no inicio do bate papo e nada foi concretizado.

Vamos fazer uma campanha nos somos muitos e podemos fazer a nossa parte.

Temos o Michel do IBAMA que já se propôs a fazer um curso para os piloteiros da região.

Temos conhecimento com quase todos os empresários ali locados.

Temos barcos e motores para panfletar por ali durante um final de semana.

Podemos correr atrás de patrocínio das lojas de pesca e fabricantes.

Temos muita força na região

Depende de nos que gostamos de ter nossos pontos de pesca preservados.

TEMOS A ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DE GOIAS E DE BRASILIA

VAMOS AGITAR UMA REUNIÃO PARA TRAÇARMOS UMA ESTRATEGIA

CONCORDO COM O BODE VÉIO, TO DENTRO!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que me desculpem os mais radicais mas não acredito que comer um peixe na beira do lago/rio vá causar maior ou menor pressão na proliferação da espécie em Corumbá IV ou qualquer outro lago e rio. Ainda que todos os pescadores que lá frequentam matassem um peixe cada para alimento, este seria um número insignificante. Concordo, porém, com cota zero para transporte.

Comer um peixe assado na hora, na beira do lago/rio, tomando umas e jogando conversa fora, não tem preço e faz parte do esporte da pesca.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...é bom tentarmos conscientizar, ou melhor catequizar, pois quem mata, quem usa rede geralmente possui uma cultura abaixo dos padrões. E a grande maioria destes não possui um acesso a internet como agente, ou seja, não tem informações e na maioria das vezes nem leram um livro.

Quando citei o termo CATEQUIZAR lembrou o fato dos portugueses catequizando índios logo quando chegaram ao continente, não tão diferente é o que deve ser feito em comunidades onde é possível trocar uma posta de Pirosca por um litro de 51, fato presenciado no rio Formoso.

O que deve ser feito é dar nome aos bois, ou seja, separar os grupos de pescadores por categoria. Como o Michel falou e é comprovada que a lei do estado do Goiás é mais rigorosa do país devemos lembrar do fato de que adianta rigorosidade se não a vigilância. Não é a toa que mês passado foi aprendido um Opala perto de Brazlândia com quase 100kg de Tucunaré provenientes da Serra da Mesa. Isso porque a pouco tempo em Niquelandia passou a ter uma batalhão para fiscalizar a pesca, e porque não foi aprendido la em Niquelandia?

Existe lei, mas não existe fiscalização. Alguém já foi parado no meio de uma pescaria na Serra da Mesa? Corumbá IV? Ou Paraná? Isso já deve ter acontecido, mas em finais de semana onde o pescador na maioria das vezes é o pescador que pratica a pesca consciente (Que come ou leva ate um peixe para a patroa) e solta também. E não o que bate o rede, que solta bóia e este que na maioria das vezes vai no dia de semana pelo fato de não ter fiscalização.

Grupos

Ribeirinhos, moradores locais, humildes: Pessoas que pescam nos dias de semana com métodos ?primatas? e que vendem um ou outro peixe, que trocam ate por comida ou cachaça. Falta de cultura e o pior dinheiro.

Pescador profissional de rede: Esse é aquele que na surdina arma a rede, pega uma pancada e vende na ilegalidade para feiras e mercados, este sim deve ser combatido.

Pescador Burro: O que leva duas caixas de isopor enche de peixe e distribui para familiares, chefe, amigos e para a rua toda. Este sim precisa de uma catequização.

Pescador consciente: Aquele que solta, que às vezes leva um exemplar para a patroa que espera em casa ansiosa para saber como foi a pescaria e quer curtir com a família as historia contadas pelo pescador. Este pescador come também com seus amigos um exemplar na beira do pesqueiro. Mas este tira a licença de pesca, este sabe e obedece a cota e quase sempre leve apenas um, sabendo ate que aquele exemplar não é uma matriz.

Lei existe, formas alternativas para populações ribeirinhas, mais fiscalização e menos hipocrisia entre aqueles dizem que soltam e na hora do vamos ver levam um exemplar.

Cultura, educação e tentar ensinar aos brutos que se levar 100 na próxima não terás nem 1 para fazer a linha correr.

PESQUE E SOLTE CONSCIENTE SEM RADICALISMO!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ohh Menino "Brabo" !!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Flávio, vc está totalmente correto e não tenho reparos ao que disse...!!

Minha campanha para o Corumbá IV é totalmente pacífica, e pessoal, o amigo que puder compartilhar, ótimo!!! Serra da Mesa, quando vou, sou obrigado a trazer um peixe pra patroa, senão to enrolado...

Não sou radical, e muito menos hipócrita quanto a essa parte !! Mas no corumbá IV, eu não pretendo matar peixe. Por vários motivos, peixes pequenos, poucos peixes, represa nova, etc, etc.

Gosto do esporte por prazer de pegar o peixe, de vê-lo correndo com minha linha...simples assim...

E outra, cada um paga a sua pescaria, com o seu dinheiro, faz o que quiser, se quiser pegar uma bomba e colocar no peixe...problema do cara... agora, só não pode depois bancar o defensor dos fracos e oprimidos... .

Gostei das observações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Marquim to brabo não moço...

Andei pensando e achei uma forma bacana dessa galera passar a fazer algo.

Quando nos depararmos com redes, bóias, isopores abarrotados de peixes o que devemos fazer ao invés de bater boca com o "mané" o que é arriscado d+, é so de longe tirar fotos mostrando a data do fato. Depois quando retornar a cidade é so elaborar um documento denunciando os fatos, juntamente com as fotos.

Depois é so encher as caixas de e-mail dos órgãos responsáveis pela fiscalização, e mandar também com copia para a imprensa, pois sabemos que repórter gosta de denuncia.

A partir de agora na surdina será honra denunciar os matadores profissionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serra da Mesa esse FDS eu cortei uma rede de mais ou menos uns 30/40 metros....

Picotei ela toda e deixei encima do toco... ::evil:: ::evil::

Só toma cuidado galera com essa coisa de dar uma de "batman", pode ser perigoso, já teve até uma conversa dessa no relato de vocês do paranã que vcs queimaram aquela rede....

É legal.... mas pra um idiota desse dar um tiro na gente é daqui pra ali...

morto:: morto:: morto:: morto:: morto:: morto::

PS: Mesmo assim parabéns "Batman e Robin"... gorfei:: gorfei:: gorfei:: gorfei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só toma cuidado galera com essa coisa de dar uma de "batman", pode ser perigoso, já teve até uma conversa dessa no relato de vocês do paranã que vcs queimaram aquela rede....

É legal.... mas pra um idiota desse dar um tiro na gente é daqui pra ali...

morto:: morto:: morto:: morto:: morto:: morto::

PS: Mesmo assim parabéns "Batman e Robin"... gorfei:: gorfei:: gorfei:: gorfei::

Rapaz dessa vez eu estava com meu primo com uma 12 com 8 cartuchos dentro do barco ::evil:: ::evil:: ::evil::

Ia ser um tiroteio só...rsrsrsrsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...