Ir para conteúdo
Rodolfo Melhado

Dúvida, gostaria de um ajuda, estou comprando um novo conjunto.

Posts Recomendados

Boa tarde cavalheiros..

Sou iniciante em pesca com carretilhas, recentemente adquiri uma MS GTO  titan 6000, por não ter experiencia o vendedor disse que essa seria ideal, e uma vara de carbono de 1,68.

Ocorre que estou indo frequentemente pescar em pesqueiro, aqui em Itariri, atrás dos grandes Tambas, e o lago é grande e não consigo arremessar longe com a boia sevadeira e por vezes com a torpedo também não, acredito que possa ser a carreta, e  se abaixo o freio lá vem as cabeleiras.

Estou usando linha multifilamento 0.30.

Resolvi investir em uma nova carretilha, pois gostei muito da pesca com ela pesquisei muito e estou em dúvida entre a carretilha da MS lubina Black Window 8.1 e a e venator  J.H a antiga, cujo a cor dela é roxo escuro com detalhes em vermelhos. Meus amigos gostaria de uma ajuda se puderem responder a essas perguntas e se possível me indicar o tamanho de vara que é ideal para eu usar. 

Desculpa tantas perguntas, sou realmente inciante nesse mundo de carretilhas, sempre pesquei com molinetes.

1- qual dessas seria a melhor, e se são certas para o que eu preciso ( arremessos mais longos ).

2- não sei se por falta de experiencia ou é a carreta mesma a GTO 6000 Titan, não é para esse tipo de isca

3- qual linha devo usar, os tambas tem entre 15-30 kg. ( uso cevadeira e as vezes torpedo com pão).

4- qual vara seria ideal.

desde já agradecido cavalheiros.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodolfo...seja muito bem vindo.

Eu sou fraco na pesca em pesqueiros...mas o segredo q vejo em todos os pesqueiros vou, é o de observar como pescam os viciados nele.

Repare naquele pescador q pega um peixe atrás do outro e copie tudo o q ele faz...rsrs...Pesqueiro tem mais macete q pesca em lagos, rios e mar...rsrs

Agora, uma coisa é certa...Quanto maior a vara, mais longe vc jogará a isca. 
A Titan 6000 é uma boa carretilha, mas é certo q vc irá, com o tempo, investir em outras...Claro q carretilhas de perfil baixo vão bem em pesqueiros, mas acredito q hj, caso fosse investir em equipamentos pra pesqueiro, acho q iria de perfil redondo tamanho 100...Tipo uma Calcutá 100, ou algo assim (mais força de tração e mais linha no carretel).

E se a linha 0.30 não está quebrando, fique nela...Lembrando que observar o equipamento do viciado no pesqueiro ainda é a melhor escola...rsrsr

Mas daqui a pouco a turma te ajudar melhor.

Abração...::tudo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a Lubina GTO ( JH ) vai melhor em P&P .... muita velocidade é bom pra pincho , não pra tamba ...

seu problema não é a carreta , é a vara ... 7' e 30 lbs se o lago por medio .... 8' ( ou 9' ) 40 lbs ( ou mais ) se for maior ...

linha mono , se não quiser passar nervoso , use 0,35 pelo menos ... mas pode ficar na multi ...

e lembre-se ... o que arremessa é a ação da vara ... não se "empurra" a vara com o braço ( maior erro que vejo em P&P ) ...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rodolfo seja bem vindo ao fórum, eu trabalhei por 5 anos em um pesqueiro aqui em Goiânia (Engenho Velho ) e consegui pegar algumas manhãs!

Sua titan vai te atender bem nesse tipo de pescaria pois é uma carretilha bem forte e entre as outras duas que você citou ambas vão te atender da mesma forma vai do seu gosto mesmo.

Em relação a linha eu prefiro e indico linha de mono filamento pois tem um arremesso mais solto e é mais em conta pois você exige muito da linha e a troca inevitável em menos tempo que a pesca no rio, eu uso linha 0,37 vai caber em torno de 110 metros nessas carretilhas.

A vara é quase que unanimidade por pescadores de pesqueiros tem que ser 2,10mt e 40 libras ou um pouco maiores isso por que tem uma alavanca boa pra fazer os arremessos e menos flexível para bóias e iscas pesadas.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Rodolfo, faz um bom tempo ue não pesco nessa modalidade, mas como nossos amigos citaram acima use uma vara ação rápida devido o peso da boia cevadeira entre 2.10 e 2.40 dependo do tamanho do tanque, com esse tipo de vara você Tb ganha na potência da fisgada (minha opinião).

Na minha época de Tambas as famosas da modalidade eram as varas Kenzaki (sumax) e New pampo (albatroz) !!!

Espero ter contribuído !!

Abs

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite Rodolfo, tudo bem?

Observei que o pessoal lhe deu algumas boas explicações neste post. Há ainda alguma dúvida? 

Vou deixar minha opinião sobre suas perguntas, ok?

1 - Carretilhas:

Pitaco 1 - Não vejo problemas com a Titan. Nunca usei, mas tenho dois parceiros de pescaria que usam esta carretilha e funcionam perfeitamente bem. Evidentemente, dependo do quanto pretende investir em equipamentos, ok? Tem coisa melhor, porém, mais caras. Como está iniciando, fique com ela até pegar o jeito, tenho certeza que irá se surpreender com ela... Quanto ao arremesso, vamos ao segundo tópico;

2 - não sei se por falta de experiencia ou é a carreta mesma a GTO 6000 Titan, não é para esse tipo de isca

Pitaco 2 - Como já disseram antes, o que lhe causa mais dificuldade é a vara. Como usa cevadeira (que é pesada), o ideal é ter uma vara maior (2,10 / 2,40 / 2,60), pelo menos de ação média-rápida. Como as boias são pesadas e ainda carregadas de ração, uma vara pequena ou leve demais sofrerá demais para arremessar (assim como o pescador sofrerá rsrs), além do risco de se quebrar com peso tão grande. Uma vara maior e mais "firme" lhe garante mais desempenho no arremesso. Quanto ao tamanho, eu uso 2,10 e 2,40 no máximo - mas a regra básica é: quanto maior o arremesso, maior a vara. Óbvio que prática conta muito mais, mas serve de base para que você equilibre seu material com o local onde vai pescar (tamanho do lago);

Em relação às cabeleiras, sugiro começar com os freios presos - as cevadeiras são pesadas, e você conseguirá arremessar mesmo estando presos. Aos poucos, vá soltando até que chegue no ponto ideal.

3 - qual linha devo usar, os tambas tem entre 15-30 kg. ( uso cevadeira e as vezes torpedo com pão).

Pitaco 3 - Particularmente, uso apenas MONO nesta modalidade. Prefiro a Onix Soft 0,37 - pelo seu preço e resistência. Porém, nada contra multi, é apenas um gosto pessoal - a medida que você usa está ótima.

4- qual vara seria ideal.

Pitaco 4 - Há sempre a questão do PREÇO rsrs... Eu uso duas: Lumis Infinity 2,10 e Saint Classic 2,40 - ambas 15/30g, porém a Lumis tem ação mais rápida que a Saint. Ambas em torno de R$ 200 a R$ 250. Tem várias outras marcas e modelos bons, basta saber o quanto pode gastar. Okuma SST (ou Maruri Sucuri), New Pampo, Carisma... todas lhe atenderiam bem.

 

Espero ter contribuído de alguma forma! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, CLIQUE AQUI para postar com a sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...

×
×
  • Criar Novo...