Ir para conteúdo

Varas Rapala x Redai x Customizadas


FelipeCampaci

Posts Recomendados

6 horas atrás, Fabrício Biguá disse:

 

Marcão...quem sou eu para "bater de frente" com quem mexe com varas desde q eu era um guri...rsrs....mas pra mim, quanto mais caro um blank (e até mesmo os outros componentes), mais fáceis eles são de quebrar.

A melhor vara q tive na vida foi uma Phenix K2 de 12lbs, q quebrou quando eu estava arremessando uma Bonnie 85 (conforme dito lá pra cima). O blank tinha um casting "X" e eu arremessei uma isca "X" + 3g quando ela explodiu...:suicide:
Jogar a culpa nela pq custa uma pequena fortuna e era "perfeita"?!?! Não, a culpa é do jumento aqui...:gorfei:

O problema é q estamos acostumados a usar iscas 2x acima do casting e a forçar o equipamento acima das especificações. Quanto ao mau uso, puts, é o q mais vemos por aí...Então, não é uma questão de valores, é uma questão de utilização.

Costumo até dizer para os meus amigos...Se querem varas indestrutíveis, comprem as maciças de 100,00...caso contrário, compre uma Custom top (ou de linha top) e cuide bem dela, pq no primeiro vacilo, ela vai quebrar.

 joia:::

:good:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/07/2016 at 18:14, FelipeCampaci disse:

Muito bons os comentários de todos!

Realmente parece que tenho que confirmar a minha ideia de que as customs são o caminho para ter as melhores vara para seu tipo específico de pescaria e gosto.

O detalhe mais interessante até aqui acho que foi do Fabrício, quanto à customização das varas e da dificuldade em realmente passar aquilo que o pescador gosta e precisa para seu tipo de pesca.

("Isso ocorre pq o customizador vai fazer aquilo q VC PEDIR PRA ELE..., o problema ocorre quando VC NÃO SABE O Q PEDIR?!?!?...srsrs. Olha, tem muita vara custom encostada por aí...rsrs..")

 

E, nessa parte, vejo que encontrar a ação ideal da vara é o ponto mais difícil. Até talvez por não poder experimentar o blank antes, caso não conheça as suas características...

Ai é de pescador para pescador Ex: eu gosto muito de varas XX Fast !  

Em 15/07/2016 at 18:14, FelipeCampaci disse:

 

Será que nós conseguiríamos levantar os pontos essenciais para customizar uma vara? Ou seja, como saber o que preciso saber/definir antes de contratar o customizador?

 

 

Você conversando com o RB e expondo o que você quer, porem aceitando alguns conselhos" pitacos" ! hheehhehe

 

 

 

Aproveito e jogo uma dúvida aos customizadores que participam do nosso fórum: por exemplo, o caso da vara do Fabrício que tem 6' e não gosta tanto em relação à de 5'7", existe a possibilidade de fazer ajustes em uma custom depois de pronta? Como reduzir uma vara 6' para 5'7"?

 

Todo RB profissional tem o dever de saber realizar este serviço, e não reclamar " o que não ocorre  com muitos "Profissionais" .  Porem se foi feita sobre sua orientação e seu desejo com certeza terá um custo. Esta semana mesmo estou mudando uma de 6" para 5'6" Porque? Só pescava com 5'6" ai.... ouviu falar que era muito bom melhor pescar tucunaré com varas de 6" enfim... custou caro seguir conselhos ....

Minha primeira pergunta ao cliente: Pesca tucunaré a quanto tempo e em qual região? Qual o tamanho de vara que esta acostumado a usar, Suas varas que tamanho de cabo tem e qual é a que mais gosta?  O que você entende de vara Rápida? essa é a pergunta principal, pois muitos nem imaginam o que seja uma vara  pau.....   e por ai vai.... heheheheheh

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/07/2016 at 18:09, Alex C Rodrigues disse:

Blz, Joao?

Então só interpretei mal a informação, mais é foi um grande aprendizado hoje! Cada dia que passa, aprendo e gosto mais desse forum!

Abraço

Beleza Alex, isso aí, valeu parceiro, você entendeu certo mas não sabia os detalhes, só expliquei melhor pra você, aqui no FTB aprendemos um com o outro diariamente. Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

arrow:: Estou chegando mais que atrasado nesse tópico, e muito já foi dito sobre o tema.

arrow:: Mesmo correndo o risco de ser repetitivo, eis meu pitaco !

Assim como diversos outros, também tenho equipamentos de origem comercial, como de origem customizada (não tenho as Redai)

As maiores questões que vejo nesses processos de escolha, seriam os seguintes :

  • Conhecimento técnico da vara - aparentemente uma coisa "simples", na verdade é o que "justifica" buscar algo personalizado na visão "benefício x custo" ! Será mesmo que o pescador sabe aquilo que vai pedir ao customizador para produzir ? Não entro no mérito da forma artística, ou mesmo no peso (sem relegá-los a um aspecto importante), e sim no que espera do equipamento em termos de "trabalho" ! Tamanho, tipo de cabo, flexibilidade, ação, passadores e ponteira, etc... arrow:: tudo tem consequência quando "mandado fazer"... Você se sente capaz de conhecer, saber ou determinar essas "diferenças" para que o resultado final da customização seja do seu pleno agrado ? Pois é... nem todo mundo (e me enquadro neles). Acaba-se (via de regra) confiando mais no conhecimento tecnológico do customizador, para o complemento dessas especificações... (nada de errado com isso, embora se perca um pouco a "essência" de fazer uma customização - quase sempre me utilizei desse processo, sem qualquer problema de admiti-lo e fiquei satisfeito com os resultados que tive !)
  • Frequência de utilização - também uma questão que se vista sob o ângulo de benefício x custo, deveria funcionar como "fiel da balança", salvo nas situações em que o pescador desenvolve uma "fixação" de ter seu equipamentos como "objetos de admiração e posse" (quase todos nós somos assim, não adianta negar essa realidade...). Mandar customizar uma vara para uso esporádico, ou mesmo eventual, precisa estar coerente de que deixamos de participar da esfera do "bom senso", e partimos para algo pessoal, onde em vez de "legos e/ou miniaturas", passamos a ter como "hobby" esse instrumental ! De novo, nada contra, embora sob o prisma de racionalidade é uma "arma" a ser usada (quase sempre pelas esposas) contra nós... Nesse mesmo tópico, englobam-se também as varas comerciais de enorme diferenciação (principalmente em custos) ! Será mesmo que valem esses investimentos ? Apenas provocação !
  • Evolução tecnológica de construção - parece pouco, mas isso é algo que evidencia-se em progressão assustadora ! Não precisamos falar na forma de pesca de nossos pais & avôs, já que alguns deles pescavam com caniços de bambu, varas de fibra de vidro, e até mesmo de madeira ! Hoje em dia os equipamentos se tornaram muito mais leves, esportivos, e cheios de tecnologia construtiva ! Quando pensamos estar com "o estado da arte" em mãos, surpreendemo-nos em conhecer (em espaços de tempo cada vez menores) algo ainda mais evoluído ! Parte dessas "inovações" terminam sendo mais acessíveis quando produzidas comercialmente e em série ! Claro que são varas excelentes, e não necessariamente baratas, reunindo um equilíbrio excelente para os "menos exigentes" ! Pescar com esse tipo de equipamento, independente de marca ou época, é quase sempre uma certeza de que não haverá insatisfação !  

Acredito que esses pontos abordados acima, são - talvez - alguns dos aspectos mais importantes de se ter consciência em termos de opção do que escolher ! O Biguá e o Xandego, assim como outros amigos, pontuaram bastante bem esse tema. Por fim, é importante ressaltar que trabalhos customizados (até mesmo personalizados) nos trazem uma enorme satisfação pessoal, quase sempre mesclada com "exibicionismo" (sempre presente na maioria dos pescadores), e afagam nosso ego ! Simples variações nesses importantes aliados do pescador, como cabos diferenciados, passadores especiais, trançados vistosos, cores destacadas, dentre outros, são - quase sempre - verdadeiros "bálsamos" para nossas ansiedades e expectativas prévias.

De minha parte, assim como a maioria, deverei continuar me entusiasmando de forma compulsiva (tentando diminuir sempre esse ingrediente "fatal") na aquisição desses equipamentos, quase sempre esquecendo que já tenho um leque de alternativas que justificaria ser internado numa instituição de desequilibrados mentais, se tornasse pública essa possibilidade, principalmente em casa... (será que seria apenas eu....:blush:   

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...