Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Bom dia amigos. Sou novo aqui e muito mais novo ainda na Pesca Esportiva. Sou totalmente leigo e peço desculpas antecipadamente por qualquer inconveniente da minha pergunta. 

Então, Um tio, um primo e Eu estamos pesquisando e lendo muito sobre as tralhas iniciais para o nosso tipo de pesca, queremos comprar um kit igual para os três (vara + molinete), isso para facilitar as descobertas e experiências com o equipamento nas primeiras pescarias já que somos totalmente "verdes".

Então, estamos a procura de um equipamento que possa atender a pesca de tucunaré, traíras de pequeno/médio porte, tambaqui de até 10kgs e até mesmo tilápia e peixes semelhantes que habitam as áreas da nossa região (Salvador Ba e região metropolitana). A nossa pescaria será em pesque-pague, represas (Especialmente a de Santa Helena), na costa de rios, pequenos e grandes lagos e lagoas. 

O nosso orçamento para o Vara e Molinete é de até 200,00.

Fiz algumas pesquisas baseadas em leituras que fiz aqui e em outros blogs e vídeos que assisti. 
Caso eu esteja superestimado ou subestimando os equipamentos gostaria que vocês me sugiram outros. 

Abaixo segue algumas opções:

Molinetes:
DAIWA SWEEPFIRE 4000 2b - 84,90

MARURI NEXUS 6000 5rol -  96,00

OKUMA SILVARA SV 55 - 69,90

MARINE SPTS LAGUNA 2000 - 41,00

Varas:

Todas essas abaixo são de 2 Partes e em média de 1,80m,   muitas pessoas me indicaram varas inteiriças, mas não pude ir  até uma loja de pesca esportiva para consultar preços, modelos, testar o peso, caso vocês tenham modelos para indicar com a faixa de preço destas, abaixo ou menores, eu agradeço. 

Shimano Solara 17 lbs- 139,00

Shimano FSX-66 17 lbs - 139,00

Shimano Cruzar Gold 20lbs - 110,00


Linhas e Iscas? 

Por onde começar com Linhas e Iscas para esse tipo de pescaria e peixe? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon em primeiro lugar muito bem vindo ao Fórum.

Para primeiro equipamento e para ter a primeira experiência acho que pode até lhe atender. Mas acho que difícil conciliar equipamentos que atende tais modalidades de pesca.

Com tempo é fato que vc vai trocar os equipamentos, mas como é a primeira experiência e se o objetivo é para testar e ver como se sente nas modalidades de pesca é super válido.

E já vou lhe adiantando, quando tiver as explosões dos tucunas e traíras na superfície, vai virar cachaça esse negócio de compra de equipamentos.

Bem vindo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eder Nascimento disse:

Ramon em primeiro lugar muito bem vindo ao Fórum.

Para primeiro equipamento e para ter a primeira experiência acho que pode até lhe atender. Mas acho que difícil conciliar equipamentos que atende tais modalidades de pesca.

Com tempo é fato que vc vai trocar os equipamentos, mas como é a primeira experiência e se o objetivo é para testar e ver como se sente nas modalidades de pesca é super válido.

E já vou lhe adiantando, quando tiver as explosões dos tucunas e traíras na superfície, vai virar cachaça esse negócio de compra de equipamentos.

Bem vindo

@Ramon Lopes de Brito faço das palavras do @Eder Nascimento as minhas " quando tiver as explosões dos tucunas e traíras na superfície, vai virar cachaça esse negócio de compra de equipamentos "

Passei por essa situação, troca de tralha ou alguns equipamentos muito rápido.. Talvez aumente um pouco o orçamento para evitar essas trocas repentina!! 

Uma coisa te digo, serás feliz com qualquer tralha, desde que esteja pescando ! danca::

Boas pescarias !!  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Lúcio Rezende Ferreira disse:

@Ramon Lopes de Brito faço das palavras do @Eder Nascimento as minhas " quando tiver as explosões dos tucunas e traíras na superfície, vai virar cachaça esse negócio de compra de equipamentos "

Passei por essa situação, troca de tralha ou alguns equipamentos muito rápido.. Talvez aumente um pouco o orçamento para evitar essas trocas repentina!! 

E vai ser feliz !!

Boas pescarias !!  

KKKKK é bem isso mesmo, acaba virando um vício louco que fica difícil de controlar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho que vai acabar "precisando" ficar aumentando a tralha.. 

Já que as suas pescarias serão em pesque e pague.. eu prefiro já ter uma carretilha.. acho mais versátil com relação a várias espécies e tamanhos de peixes..

Ainda.. se os peixes são apenas até 10kg mesmo, creio que vara de 20lbs tá bom.. se tiver peixes maiores.. já pode pensar em 35 lbs(isso para TAMBAS GIGANTES)

O tamanho da vara, pra pesque e pague, prefiro 2,40m ou até mais.. dependendo do tamanho do lago.. vara maior, arremessa mais longe...

 

Normalmente, Tilápia é bom pegar com vara de mão, telescópica, tucunaré varia de 14 a 17lbs.. já os tambas... dependendo do pesqueiro.. tem que ser de uns 30 a 35lbs mesmo.. 

Sofri muito em pesque e pague usando o mesmo equipamento que uso pra tucunaré pra pegar Tamba.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon,

Nas áreas de entorno de Salvador, você tem basicamente a represa de Santa Helena e não deve esquecer o Dique do Tororó !

Fora isso, os pesque pagues são bastante fracos para serem usados... (talvez um em Amélia Rodrigues, mas já é quase Feira de Santana)

Se concentre num equipamento inicial voltado aos tucunarés e traíras, embora possa pegar tilápias também... (tambaqui sempre será mais difícil).

Dentro das opções que listou, SUGIRO :

  • MARINE SPTS LAGUNA 2000 - 41,00
  • Shimano Solara 17 lb - 139,00 (se achar uma para 14 lb, ainda melhor, mas essa dá conta do recado) - pode ser de dois pedaços.
  • Linha de monofilamento de 17 lb (no início) e depois de algumas pescarias, poderá passar para as de multifilamento (mais caras)
  • Iscas tem uma infinidade, sendo que as mais recomendadas (nesse começo) são as de meia água para os iniciantes...
  • COMO SUGESTÃO :

Tamanhos_zpsgux9rpyt.jpg Descriccedilatildeo3_zps5zzcywwd.jpg

9900bcc1-794d-4e55-9d19-b7da1f483723_zps 41235443-f91c-4486-9ba9-4dff1465f422_zps 44fbf91e-be5f-47cf-86e2-5e9b4b845425_zps cb336b16-6d17-4f73-8686-b4e1f62ff488_zps

40120747-74bf-4a58-92c4-5718f47d4a45_zps a855c808-c116-4926-a080-ca6b8e382f48_zps 6f7386e4-14cf-4a40-a55a-af18cbf375df_zps ea5dff37-0e20-45f9-82fc-a1f9ad9d1de4_zps

 

Qualquer dúvida, mantenha contato ! Boa sorte

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Kid M disse:

Ramon,

Nas áreas de entorno de Salvador, você tem basicamente a represa de Santa Helena e não deve esquecer o Dique do Tororó !

Fora isso, os pesque pagues são bastante fracos para serem usados... (talvez um em Amélia Rodrigues, mas já é quase Feira de Santana)

Se concentre num equipamento inicial voltado aos tucunarés e traíras, embora possa pegar tilápias também... (tambaqui sempre será mais difícil).

Dentro das opções que listou, SUGIRO :

  • MARINE SPTS LAGUNA 2000 - 41,00
  • Shimano Solara 17 lb - 139,00 (se achar uma para 14 lb, ainda melhor, mas essa dá conta do recado) - pode ser de dois pedaços.
  • Linha de monofilamento de 17 lb (no início) e depois de algumas pescarias, poderá passar para as de multifilamento (mais caras)
  • Iscas tem uma infinidade, sendo que as mais recomendadas (nesse começo) são as de meia água para os iniciantes...
  • COMO SUGESTÃO :

Tamanhos_zpsgux9rpyt.jpg Descriccedilatildeo3_zps5zzcywwd.jpg

9900bcc1-794d-4e55-9d19-b7da1f483723_zps 41235443-f91c-4486-9ba9-4dff1465f422_zps 44fbf91e-be5f-47cf-86e2-5e9b4b845425_zps cb336b16-6d17-4f73-8686-b4e1f62ff488_zps

40120747-74bf-4a58-92c4-5718f47d4a45_zps a855c808-c116-4926-a080-ca6b8e382f48_zps 6f7386e4-14cf-4a40-a55a-af18cbf375df_zps ea5dff37-0e20-45f9-82fc-a1f9ad9d1de4_zps

 

Qualquer dúvida, mantenha contato ! Boa sorte

 

Muito Obrigado @Kid M @Lúcio Rezende Ferreira @Erique @Eder Nascimento! Percebi que o fórum vai ser de grande valia na minha caminhada, ou melhor pescada. Todos muitos solícitos e pacientes. Agradeço de coração. Semana que vem já iniciarei a compra do material, e enquanto isso continuarei recebendo as sugestões. Um forte abraço a todos.

P.S. @Kid M, assim como sugeriu na mensagem direta, personalizei a assinatura, por gentileza me corrija caso esteja fora dos padrões do fórum. Obrigado mais uma vez.

Citar

arrow:: palmas::48df3967-dab7-4520-9e86-1cdc2a008385_zps

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Ramon Lopes de Brito disse:

Bom dia amigos. Sou novo aqui e muito mais novo ainda na Pesca Esportiva. Sou totalmente leigo e peço desculpas antecipadamente por qualquer inconveniente da minha pergunta. 

Então, Um tio, um primo e Eu estamos pesquisando e lendo muito sobre as tralhas iniciais para o nosso tipo de pesca, queremos comprar um kit igual para os três (vara + molinete), isso para facilitar as descobertas e experiências com o equipamento nas primeiras pescarias já que somos totalmente "verdes".

Então, estamos a procura de um equipamento que possa atender a pesca de tucunaré, traíras de pequeno/médio porte, tambaqui de até 10kgs e até mesmo tilápia e peixes semelhantes que habitam as áreas da nossa região (Salvador Ba e região metropolitana). A nossa pescaria será em pesque-pague, represas (Especialmente a de Santa Helena), na costa de rios, pequenos e grandes lagos e lagoas. 

O nosso orçamento para o Vara e Molinete é de até 200,00.

Fiz algumas pesquisas baseadas em leituras que fiz aqui e em outros blogs e vídeos que assisti. 
Caso eu esteja superestimado ou subestimando os equipamentos gostaria que vocês me sugiram outros. 

Abaixo segue algumas opções:

Molinetes:
DAIWA SWEEPFIRE 4000 2b - 84,90

MARURI NEXUS 6000 5rol -  96,00

OKUMA SILVARA SV 55 - 69,90

MARINE SPTS LAGUNA 2000 - 41,00

Varas:

Todas essas abaixo são de 2 Partes e em média de 1,80m,   muitas pessoas me indicaram varas inteiriças, mas não pude ir  até uma loja de pesca esportiva para consultar preços, modelos, testar o peso, caso vocês tenham modelos para indicar com a faixa de preço destas, abaixo ou menores, eu agradeço. 

Shimano Solara 17 lbs- 139,00

Shimano FSX-66 17 lbs - 139,00

Shimano Cruzar Gold 20lbs - 110,00


Linhas e Iscas? 

Por onde começar com Linhas e Iscas para esse tipo de pescaria e peixe? 

Ramon, seja bem vindo!

Realmente esse fórum é aqui fod.... pra isso! Pode ser certeza que está no lugar certo!

A sua dúvida é a que me surge desde que comecei a pescar. Como a condição financeira nunca é das melhores, sempre busco o melhor custo benefício possível na compra de equipamentos.

Tenho duas coisas que posso te dizer:

A primeira é que realmente não invista exageradamente nessas primeiras compras. A utilização dos equipamentos é que vai fazer com que você "migre" para um perfil específico de material. O que quero dizer é que existe uma série de coisas a considerar como ação da vara, passadores, taxa de recolhimento do molinete/carretilha, drag, dentre outros....Esse perfil você só vai desenvolver a medida que for utilizando os materiais e adequando com sua necessidade de pesca. As vezes você compra algo muito caro inicialmente e, após pouco tempo de uso, descobre que apesar do equipamento ser ótimo, não é exatamente o tipo de ação que você quer ou precisa.

A segunda é: corra atrás de Marine Sports. Com certeza equipamentos de ótimo custo benefício, durabilidade e manutenções baratas, caso necessite. Molinete existe uma série de linhas muito boas, inclusive essa que você citou (só não compre da linha Arena ou Elite, que são um pouco inferiores). As varas da linha Evolution da Marine são imbatíveis no quesito custo benefício, super duráveis e com ótimas ações.

Com relação a vara ser interiça ou de duas partes, isso vai muito do gosto do pescador. Eu particularmente não gosto e não compraria, mas tem mestres aqui no fórum que podem lhe dar aulas de vantagens da de duas partes, por isso que isso é muito particular. Vara é uma coisa que é muito importante que você "veja com as mãos", pois só assim poderá realmente ficar satisfeito com a compra.

Ah, como sempre, a dica do @Kid M é ótima. A isca Curisco na minha opnião é uma das melhores, mais eficazes do mercado e com muita facilidade para seu trabalho. Aliás, é difícil dizer que alguma da linha do Nelson Nakamura seja ruim...Se quiser ir de superfície, por exemplo tem uma chamada Sará Sará, que é uma "stick zarada" fantástica. Da um trabalhinho para aprender a trabalhar ela, mas você aprende rápido.

 

Abraço e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo Ramon,

Vc já ouviu muita coisa boa aqui, então vou tentar ser meio breve.

De modo geral, pra quem tá iniciando em pescaria eu sugeriria os seguintes parâmetros pra comprar o primeiro equipamento (em especial varas): peso/distância de lançamento de isca e força do peixe. Pelo que vc falou de pesca de represa/pesqueiros, creio que uma vara de 17lbs vai te suprir bem - creio que o único momento no principio de pescaria aonde vc possa sentir falta de algum equipamento diferente é em pesca de bóia cevadeira, que é uma prática muito comum nos pesqueiros de SP e exige varas com libragem maior pra arremesso. Mas pra todos os outros tipos de pesca que vc pode vir a fazer creio que uma vara de 17lbs vai te atender bem. A única coisa que sugiro vc pensar um pouquinho é com relação ao tamanho: varas menores são mais confortáveis pra isca artificial, enquanto que pra grandes lagos/pesqueiros vc pode querer varas maiores. Creio que algo entre 1,80 a 2,00 possa ser o melhor pra combinar os dois mundos. Quanto ao modelo/marca, como o Diego falou a Marine Sports tem muita coisa boa por preços bem acessíveis.

Creio que a qualidade do molinete não influencia muito no começo de pescaria. Dentro do que vc falou eu iria no da Marine Sports, não só pelo preço mas principalmente pelo tamanho: pela numeração deve ser o menor dentre eles, e como vc estará pescando tanto com isca artificial quanto em pesqueiros (imagino que isca natural) então um molinete tamanho entre 2000 e 3000 vai te suprir muito bem. 

Além da vara e molinete e iscas, eu recomendaria vc prestar bastante atenção na linha. Há dois tipos principais: nylon (mais comum) e multifilamento (pequenos fios trançados juntos, proporcionando muita força em espessura pequena. Multifilamento é muito bom pra isca artificial, mas é mais cara, então eu iria de nylon. Mas sugiro que vc compre uma linha de nylon boa: eu diria que no começo a qualidade da linha é muito mais importante que a vara ou o molinete. Linhas ruins tendem a ficar todas enroladas depois de poucos usos, em formato de mola (é o que chamam de memória), e isso dificulta muito na pesca, seja pra arremesso, seja pra trabalho de isca, seja pra fisgada. Se vc for comprar em casa de pesca, peça por uma linha de nylon boa e macia, pois creio que isto te ajudará muito. Estas linhas não são as mais baratas de nylon, mas também não são caras: no final do ano eu comprei um carretel de 300m de 35lb por uns 38 reais (não lembro o preço ao certo, mas foi menos de 40 reais com certeza). Com esse mesmo carretel de 300m vc poderia encher de linha o seu molinete e também do seu tio e do seu primo, o que daria não mais que 15 reais pra cada um. Se tivesse que escolher eu inclusive escolheria economizar na vara/molinete pra poder ter uma linha boa.

No mais, boas pescarias! e cuidado que esse troço vicia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desafio bom esse...

 

Quanto ao equipamento, já disseram tudo e mais um pouco....

 

Locais interessantes de pesca na regiao de Salvador.... Vários lagos e lagoas de Salvador tem aparecido tucunaré, a exemplo do parque de Pituaçu e o proprio Dique...

Bem próximo temos a Barragem de Santa Helena com o nosso tucunaré pinima, espécie que pode ultrapassar os 10kg, mas na média lá são peixes menores, de até 2kg e em quantidade....

Tem ainda a Barragem do Joanes, localizado na região de Candeias, barragem pequena mas mto produtiva... 

 

Tem muitos amigos de salvador que gostam de pescar nestas duas barragens de caiaque também...

 

Já em Feira de Santana, vc tem a maior barragem, Pedra do Cavalo... aqui os bocudos são monstros... apesar de ser a mesma espécie de tucunare das outras barragens, os bitelos estão por aqui.

Aproveito para convidar vc e todos amigos a estar conosco no dia 8 de abril de Santo Estevão - 35km de feira - a particiar do I Torneio Cabras da Pesca, com premiação TOP sendo sorteada e um excelente momento para interagir com o restante dos pescadores esportivos do estado e do país. Neste evento contará também com a presença do Mestre Nelson Nakamura, com curso de arremesso e tudo mais!!

Vou deixar a link sobre o TORNEIO CABRAS DA PESCA.

 

Torneio Cabras da Pesca e também pelo site www.cabrasdapesca.com.br

 

 

Quanto a pesqueiros agora....

Em camaçari tem o Gigantes, tem pirarucu de mais de 80kg lá e tamba acima de 20, pega facil... lugar show de bola

Kid comentou do de amélia rodrigues, o tal Capixaba... não vá la... o proprietário estraga o local, não recomendo... neste local é proibido a soltura do peixe, pescou tem que pagar.. nao rola.

Vc tem mais pesqueiros na Ilha de Itaparica, Cruz das Almas e mais alguns que se quiser divulgo depois...

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...