Ir para conteúdo

BARCELOS - SAUDE


Posts Recomendados

 

Nota sobre o Caso de Raiva Humana confirmado na Comunidade Tapira no Rio UNINI

Durante nossa estadia em Barcelos ouvimos comentarios do surgimento de uma doença é que a causa ainda era desconhecida.

Agora,  a Secretaria de Saude de  Barcelos, divulgou nota - abaixo que se trata de raiva humana transmitida  por morcegos e mosquitos e que foram tomadas as providencias.

As pessoas que estiveram ou vão para a  região do RIO UNINI que apresentarem algum sintomas da doença tem um ponto de parâmetro para inicio de tratamento e cuidados que devem observar se forem para a região do RIO UNINI. 

 

Comunidade-Tapiira-RESEX-do-Unini_foto-R Comunidade Tapiíra, Unini. (Foto Rosângela Jesus/ Facebook da Resex Unini)

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Barcelos/AM informa que no último sábado (18/11) enviou equipe de saúde composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, vacinadores e profissionais de zoonoses, para as comunidades do Rio UNINI a fim de realizar atividades de assistência à saúde, ações educativas e de controle de zoonoses.

Estas atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com a equipe de vigilância ambiental da FVS/AM, Secretaria de Saúde de Novo Airão e Reserva Extrativista (Resex) do Rio UNINI.
Destacamos que a equipe da Secretaria de Saúde de Barcelos vem realizando atendimento individual a todos os moradores das comunidades do Rio UNINI, vacinação de cães e gatos e também sorovacinação profilática para raiva humana em todas as pessoas agredidas por animais.

Salientamos que estas ações de controle e prevenção da raiva humana são mantidas ao longo do ano, inclusive em fevereiro de 2017 a equipe de zoonoses da SEMSA/Barcelos realizou uma viagem as comunidades do Rio UNINI ofertando vacinação para cães e gatos e atividades de educação em saúde demonstrando aos comunitários a importância de manter os animais domésticos vacinados e nesta mesma oportunidade foi realizado também captura de morcegos.

É essencial que todos os moradores destas localidades onde há a presença de morcegos (hematófagos ou não) utilizem medidas de prevenção, tais como vacinação de todos os cães e gatos, o uso de Mosquiteiros e repelentes e também a telagem das casas.
Ressaltamos que não existe vacina preventiva para Raiva Humana, a SEMSA/Barcelos está aplicando sorovacinação profilática apenas nas pessoas que foram agredidas por morcegos.
Foi disponibilizado para o município até o momento 750 doses de soroterápicos, sendo 250 de humana, 250 vacina anti-rábica canina e 250 soro anti-rábico e novas remessas estão sendo enviadas ao município conforme a necessidade.

Ainda foi solicitado a FVS/AM a disponibilização de 1100 mosquiteiros impregnados de longa duração (MILDs) para ser implantado em todas as residências do Rio UNINI.  A Prefeitura Municipal de Barcelos e a Secretaria de Saúde não estão medindo esforços para garantir a realização de todas as ações necessárias ao cuidado e proteção dos munícipes do Rio UNINI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Edson disse:

Raiva transmitido por mosquitos ???

Ta errado essa notícia, apenas mamíferos são hospedeiros do vírus da raiva. Não tem a possibilidade de ser transmitida por mosquitos.

Mas pelo o q eu li, Edson....eles não disseram q o mosquito q transmitiu a raiva.

O mosquiteiro foi disponibilizado, neste caso, para a proteção contra os morcegos...rsrss...joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nada a ver com mosquitos... A suspeita de transmissão de raiva humana foi levantada por conta do histórico dos pacientes com mordida de morcegos hematófagos. 

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/morre-crianca-vitima-de-raiva-humana-no-am-irmao-morreu-ha-duas-semanas-com-mesma-doenca.ghtml

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...