Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Shoji Ito

BARCELOS - SAUDE

Posts Recomendados

 

Nota sobre o Caso de Raiva Humana confirmado na Comunidade Tapira no Rio UNINI

Durante nossa estadia em Barcelos ouvimos comentarios do surgimento de uma doença é que a causa ainda era desconhecida.

Agora,  a Secretaria de Saude de  Barcelos, divulgou nota - abaixo que se trata de raiva humana transmitida  por morcegos e mosquitos e que foram tomadas as providencias.

As pessoas que estiveram ou vão para a  região do RIO UNINI que apresentarem algum sintomas da doença tem um ponto de parâmetro para inicio de tratamento e cuidados que devem observar se forem para a região do RIO UNINI. 

 

Comunidade-Tapiira-RESEX-do-Unini_foto-R Comunidade Tapiíra, Unini. (Foto Rosângela Jesus/ Facebook da Resex Unini)

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Barcelos/AM informa que no último sábado (18/11) enviou equipe de saúde composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, vacinadores e profissionais de zoonoses, para as comunidades do Rio UNINI a fim de realizar atividades de assistência à saúde, ações educativas e de controle de zoonoses.

Estas atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com a equipe de vigilância ambiental da FVS/AM, Secretaria de Saúde de Novo Airão e Reserva Extrativista (Resex) do Rio UNINI.
Destacamos que a equipe da Secretaria de Saúde de Barcelos vem realizando atendimento individual a todos os moradores das comunidades do Rio UNINI, vacinação de cães e gatos e também sorovacinação profilática para raiva humana em todas as pessoas agredidas por animais.

Salientamos que estas ações de controle e prevenção da raiva humana são mantidas ao longo do ano, inclusive em fevereiro de 2017 a equipe de zoonoses da SEMSA/Barcelos realizou uma viagem as comunidades do Rio UNINI ofertando vacinação para cães e gatos e atividades de educação em saúde demonstrando aos comunitários a importância de manter os animais domésticos vacinados e nesta mesma oportunidade foi realizado também captura de morcegos.

É essencial que todos os moradores destas localidades onde há a presença de morcegos (hematófagos ou não) utilizem medidas de prevenção, tais como vacinação de todos os cães e gatos, o uso de Mosquiteiros e repelentes e também a telagem das casas.
Ressaltamos que não existe vacina preventiva para Raiva Humana, a SEMSA/Barcelos está aplicando sorovacinação profilática apenas nas pessoas que foram agredidas por morcegos.
Foi disponibilizado para o município até o momento 750 doses de soroterápicos, sendo 250 de humana, 250 vacina anti-rábica canina e 250 soro anti-rábico e novas remessas estão sendo enviadas ao município conforme a necessidade.

Ainda foi solicitado a FVS/AM a disponibilização de 1100 mosquiteiros impregnados de longa duração (MILDs) para ser implantado em todas as residências do Rio UNINI.  A Prefeitura Municipal de Barcelos e a Secretaria de Saúde não estão medindo esforços para garantir a realização de todas as ações necessárias ao cuidado e proteção dos munícipes do Rio UNINI.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Raiva transmitido por mosquitos ???

Ta errado essa notícia, apenas mamíferos são hospedeiros do vírus da raiva. Não tem a possibilidade de ser transmitida por mosquitos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
21 horas atrás, Edson disse:

Raiva transmitido por mosquitos ???

Ta errado essa notícia, apenas mamíferos são hospedeiros do vírus da raiva. Não tem a possibilidade de ser transmitida por mosquitos.

Mas pelo o q eu li, Edson....eles não disseram q o mosquito q transmitiu a raiva.

O mosquiteiro foi disponibilizado, neste caso, para a proteção contra os morcegos...rsrss...joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem nada a ver com mosquitos... A suspeita de transmissão de raiva humana foi levantada por conta do histórico dos pacientes com mordida de morcegos hematófagos. 

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/morre-crianca-vitima-de-raiva-humana-no-am-irmao-morreu-ha-duas-semanas-com-mesma-doenca.ghtml

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×