Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Custom by Marco

Coisas do misterioso Rio Negro! ( AM) compartilhando

Posts Recomendados

Remexendo álbuns de foto de papel eis que....

Compartilhando

Minha primeira viagem nos anos 90, precisamente em 92, para a pesca dos grandes tucunaré na região de Barcelos Manaus.
Isso no tempo que não existia piloteiro, eram os pescadores "turistas" que tinham que saber pilotar o Poupa e o elétrico e achar onde estava o peixe.🤪

Reparem no barco regional da época, hoooo... barquinho pesado e difícil navegar com motorzinho 15, principalmente quando passava as balsas da Petrobras  hehehhehehe

O mais interessante foi essas escritas e gravuras nas pedras, que no minimo tem milhares de anos!
Exatamente apos uma tempestade de vento e chuva que me da arrepio até hoje só de lembrar 😟😟

56816004_10213283853922382_2669178748326117376_n.jpg

56635111_10213283856762453_3370140161475084288_n.jpg

56887199_10213283855482421_7175133722876837888_n.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
12 minutos atrás, FabianoTucunare disse:

E as fotos dos gigantes ??? Imagino como era... um sonho já fora da realidade 😑😑😑😑😰😰😰

 Me recordo que eram 3 álbuns e infelizmente 2 deles simplesmente sumiram, mas ainda não desisti deles! heheheheeh

 Fabiano,sem romantizar ,realmente era algo fora do comum nos anos 90. Eu presenciei muitas vezes tucunaré batendo em cima de Aruana de médio porte e em varias ocasiões cardume de acus gigantes batendo em cardume de jaraqui grande. Mas..... è aquilo que você falou,esse tempo já se foi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente aquela época era para se encontrar somente os "sarados" pela frente e em grande quantidade, emoção a flor da pele em cada ataque. Imagino com a tecnologia empregada em nossos equipamentos de pesca atualmente, como seria realizar uma aventura como a sua. De se lastimar que hoje com equipamentos de ponta, porém sem exemplares para coloca-los a toda prova. Se desse para voltar no tempo.... enfim... Só nos resta torcer para que, quem sabe um dia, nossos rios sejam preservados e voltem a ser  habitados por peixes como outrora. Apenas um pedido meu amigo, quando encontrar os outros álbuns que compartilhe as fotos conosco.

Parabéns pela aventura.......

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, Rogério Araujo Pinheiro disse:

Que top essas fotos! Parabéns.... poderia colocar uns relatos de pescarias antigas aqui no forum.... seria bem legal.

 

Marco aceite a ideia do Rogério e nos presenteie com o relato completo dessa pesca, bem como informações sobre essas gravuras nas pedras. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sensacional poder ver essas fotos e saber um pouco mais de como eram as pescarias na região nesse época, com certeza essas gravuras devem ser milenares! 😃

Inclusive, esses dias mesmo estava vendo no Youtube no canal do Marco Antonio Guerreiro alguns vídeos de pesca justamente dos anos 90 na Amazônia. Com certeza era muito diferente do que temos hoje, tanto em quantidade, tamanho, material e até mesmo as batidas dos peixes. 

Também reforço o pedidos dos amigos a cima para o @Custom by Marco possa fazer uns relatos das pescarias, seria bem interessante também compartilhar um pouco do material que era utilizado, acredito até que outros pescadores vão poder compartilhar um pouco de suas histórias e enriquecer o post!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal só imagino como deveria ser... ``MAS´´ com toda certeza do jeito que está indo as coisas, nossos filhos daqui não muitos anos também vão ficar imaginando como era top as pescaria no ano de 2019, pois vai haver muito pouco peixe, e vão ficar sonhando e pensando, imaginando como deveria ser uma pescaria de pegar 10 açus em um dia de pesca... Triste realidade, pois compartilhei pescarias no Paranazão na Argentina muitos anos atrás e sinto a mesma diferença nos dias de hoje... Vai restar a saudade...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito fera, Marcão...a internet ajudou muito, mas por outro lado atrapalhou muito mais...rsrs....Imagine aquela região melhor preservada?!?!

Acredito q durante uma boa temporada, com água no nível ideal e peixe ativo, se consiga fazer sim, excelentes pescarias como antigamente...mas q aquela quantidade de voadeiras transitando na região assustam bastante os peixes, isso assustam.

Se achar o álbum, poste as fotos aí pra turma...joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×