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O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

Fabrício Biguá

Corta Corrente e Acelerador de Pedal. A importância de se usar.

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Alguns ainda me perguntam sobre a importância de utilizar acelerador de pedal no barco. Aí está um vídeo que sanará de vez a sua dúvida.

Usar a chave corta corrente é desnecessário citar a importância...mas o vídeo tb comprova isso.

Confesso que fiquei surpreso ao ver que o Yamaha SHO, ao perceber que o comando estava ganhando velocidade, automaticamente subir o trim. Não sei se isso é nativo do motor ou se é algum opcional. Nos motores Mercury, isso é opcional e é vendido a parte com o nome de Active Trim.

Mas fica a dica. Andem sempre com o corta corrente preso ao corpo. joia:::

 

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Realmente é muito importante o corta corrente quanto o acelerador de pedal.

Como você disse Fabrício, cair na água é o de menos, pensando na gravidade que pode ser o acidente caso o barco atinja alguém.

Também reparei que o barco ganhou velocidade(não sei como) mas pelo que vi, o trim abaixou e não levantou. É só ver o ângulo que o motor fica em relação ao barco.

Agora como o barco ganhou velocidade e o trim mexeu?

 

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14 horas atrás, João Biguá disse:

Acho que a explicação mais lógica foi menos peso, já que a carga foi jogada fora.

Mas demorou um tempo para que o barco ganhasse velocidade, não foi no instante em que os pescadores foram arremessados

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21 horas atrás, Luiz Nogueira disse:

Também reparei que o barco ganhou velocidade(não sei como) mas pelo que vi, o trim abaixou e não levantou. É só ver o ângulo que o motor fica em relação ao barco.

Agora como o barco ganhou velocidade e o trim mexeu?

 

15 horas atrás, João Biguá disse:

Acho que a explicação mais lógica foi menos peso, já que a carga foi jogada fora.

 

Não, não...foi o q disse lá no início do tópico...

Nos motores Mercury, existe uma ferramenta opcional para ajudar na navegação chamada Active Trim.

image.png

 

Essa ferramenta automaticamente calcula a melhor relação entre trim e velocidade do barco. A ferramenta serve exatamente para o q vemos no vídeo do acidente, ou seja, com o barco em baixa velocidade o trim abaixou e, a medida em que foi ganhando velocidade, automaticamente ele foi subindo para ganhar desempenho.

Só não sabia que existia isso no Yamaha SHO. Vou checar aqui se essa ferramenta vem no SHO ou se é opcional. joia:::

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Tenso demais, fiquei com coração acelerado. Tem que ter todos os cuidados mesmo, se o barco vai para cima deles, vixi! Queria nem ver!

Próxima vez que eu andar de baas primeira coisa que vou reparar é se tem corta corrente, mas acho que tem pq sempre vejo uma cordinha presa no Guia, acho que é para desligar o motor nesses casos.

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