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O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

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Fabrício Biguá

O que está acontecendo no mercado de Bassboat?!?!

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Este tópico começou com uma desaprovação feita pelo nosso amigo @Nerooo a um estaleiro de bassboats que não entregou o combinado na compra.

Aqui o tópico:

https://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/46317-xtreme-boats-reprovado/

 

Daí fiz esse blá-blá-blá-blá aqui pra baixo, e misturei um assunto com o outro. Então, dividi o tópico.

 

Nero...sabe um problema q temos hoje acontecendo no mercado de bassboats no Brasil?!?! Vou postar aqui pra baixo algumas impressões minhas, isso pq muita gente nos lê e tira proveito do q vamos aprendendo neste mercado. Já vou avisando, o  texto é longo e chato. Tb não quero ser o dono da verdade. 

 

Vamos lá...Nos últimos anos tenho observado o motivo da maioria dos problemas que acontecem entre estaleiro/vendores/clientes!??!

 

Uma das principais causas, se deve ao fato de q todo mundo q tem um bassboat se acha vendedor de um. Claro q não estou falando do caso do Neroo, estou sendo generalista. Deixa eu ver se consigo explicar melhor.

Um dos grandes problemas ocorridos entre o estaleiro e o cliente, diria que em 90% dos casos, a culpa é do cliente mesmo, que quer se dar bem sempre

Sei q muita gente vai querer me jogar pedra, mas q se lasquem. NÃO ESTOU FALANDO DA XTREME em si, irei incluir todos o envolvidos no mesmo "balaio", inclusive OS ESTALEIROS DO BRASIL....

 

A maioria dos problemas se devem primeiramente ao estaleiro, passa pelo tal do "cliente vendedor/representante" da marca, e termina lá no cliente final. A coisa é tão complicada, que TODOS SAEM PERDENDO.

 

O ESTALEIRO

O estaleiro solta no ouvido do seu novo cliente que qualquer amigo dele q comprar um barco da empresa ele poderá ganhar comissão (ou até mesmo  desconto para trocar de barco futuramente). Essa é a propaganda mais barata que eles podem fazer. É barata porque é praticamente de graça, o boca a boca é enorme, e essa propaganda é feita a todo tempo e a qualquer hora (24h nas mídias sociais, pescarias, encontros e etc). 

Em minha humilde opinião os estaleiros estão dando um tiro no pé ao abrir essa percentagem de comissão paga para todos. Hj todo mundo sabe o quanto se  pode barganhar no valor do barco (seja o vendedor, seja o cliente). Uma merda!!! Hj quase nenhum estaleiro consegue ganhar dinheiro vendendo um conjunto completo de "cabo a rabo", isso pq todo mundo sabe onde encontra mais barato cada pecinha a ser instalada, afinal, se ele paga comissão no casco, certamente paga no resto do conjunto, então, lá se vai o cliente atrás de quem não cobre comissão. Na verdade os estaleiros deram força pro "inimigo" ao divulgar o que não deveria.

Detalhe, acaba que NINGUÉM GANHA DINHEIRO neste processo, a não ser o próprio estaleiro (q tb não ganha o suficiente para manter uma indústria e dezenas de funcionários)....Demorei a entender isto, mas é a mais é a pura verdade, eu acho...hehe

 

 

O CLIENTE "VENDEDOR/REPRESENTANTE"

Ou o que acha que vai conseguir vender algum barco. Na grande maioria das vezes o novato só quer mesmo mostrar o novo barco, mas como o assunto é muito interessante e o pouco que ele aprendeu ser torna "muito" em um curto espaço de tempo, e os amigos mais próximos acabam querendo comprar um conjunto tb, ou seja, o novato acredita que é um vendedor realmente.

Este cara veste a camisa da empresa e quem contrária-lo, aff...sai dando porrada pra todo lado.

Ocorre q este cara tb é um perigo, pois ele, diferentemente de você, q ao ter uma decepção com a empresa logo veio e mandou a porrada nela (1% apenas faz isso palmas::), mas o "cliente vendedor" geralmente e, em pouco tempo, fica sabendo dos defeitos do barco escolhido (pois todos tem vantagens e desvantagens; defeitos e soluções), mas neste caso ele omite todos os defeitos para não se queimar com o estaleiro, e tentar ganhar um $$$$ sabe-se lá quando, ou quanto. Ele tb omite a insatisfação para não perder numa futura revenda.

T tem muito cara bom neste grupo, mas diria q entre 80% a 90% (chutando), é totalmente PARCIAL com os erros do estaleiro, assim como é parcial com as lojas/marcas de motores de popa, motor elétrico, e tudo o q você pensar de um barco. Tem cara querendo ganhar dinheiro do parafuso ao sonar (o q é compreensível).

 

O CLIENTE 

Este geralmente só quer comprar um barco e pescar. Só isso?!?!

Mais ou menos. Naonao::

Temos uma pancada deste tipo de cliente q sabe destas "jogadas" de mercado q postei acima, ou acha que sabe, e tenta de todas as formas se aproveitar da situação.

Ele usa e abusa do cliente representante que falei acima (o q tb é compreensível, afinal, quem vai dar 100 mil ou mais num conjunto sem barganhar?!?!), mas se esquece que existem inúmeras variáveis na compra de um bom conjunto, como o valor da comissão de cada estaleiro, situação financeira de cada estaleiro, prazo de entrega, amizades envolvidas, necessidade de vender, frustrações e acertos envolvidos em tudo, e por aí vai...São zilhões de variáveis.

O modelo de casco a ser escolhido é o mais fácil de todas as etapas de escolha de um conjunto, tenham certeza disso.

...mas o q este cliente "esperto" faz?!?!? Ele suga o máximo de informações conseguidas e depois vai direto no estaleiro fechar a compra.

Em toda a conversa que ele teve com os vários "clientes vendedores/representantes" foram feitas de forma "indireta", ou seja, cada um fingindo não saber das intenções do outro...rsrsrs...mas ele vai lá, chupar toda informação de quem ele pode, de fazer "leilão" com os todos os estaleiros, e negocia diretamente para não pagar comissão pra ninguém (o q tb é compreensível).

 

Tem algum problema em tudo isso?!?!?

Claro que não!!! Ah, e volto a frisar, não estou falando isso de você ou de qualquer outro amigo pescador. Estou é tentando alertar todos os envolvidos no processo, por já ter feito parte de todos os grupos e constatar que isso tem atrapalhado toda a cadeia. O estaleiro não decola, e uma grande parte dos clientes se frustam. Já fui cliente, cliente "vendedor", e já estive representando o estaleiro, ou, os estaleiros. HJ SOU PESCADOR!

 

Todos os q espremem ao máximo esta cadeia de produção se lascam. Não existe milagre no comércio. Todos precisam ganhar, principalmente o estaleiro. Estamos em um Pais com 210 milhões de habitantes, e deveremos ter uns 3.000 bassboats na água (somados todos os estaleiros), ou seja, representatividade ZERO. Temos um Governo que não valoriza a indústria, pior, um povo que não valoriza sua indústria. Como eles podem reverter isto?!?! Vixi, sei lá. :gorfei:

 

Conheço apenas uma meia dúzia de dois "clientes vendedores", ou pseudos representantes de estaleiros que são pessoas com conhecimento verdadeiro do que falam e que vendem. Estes, podem sim, ajudar e muito a indústria e o cliente final, pois, usando da verdade, consegue entregar o que realmente o cliente precisa.

Aí alguém pode falar...."este Fabrício é prego, tá falando dele mesmo!!"...Aí eu respondo, "Ô coitado!!"

O segundo bassboat mais top q vendi foi uma lástima. Tudo deu errado. O que era para ser "a" propaganda da empresa foi um fiasco.😱

 A pintura saiu errada e ruim (aplicação horrível), os cheques dos pagamentos entraram antecipadamente, não teve capricho na produção/instalação, nada. Cagaram para a oportunidade. Na época compramos tudo de mais top q tinha no mercado. Até para os EUA eu fui buscar peças. Ah, e o preço do conjunto foi cheio. Era para todos saírem satisfeitos, até o cliente, que apenas pagou pela comodidade e confiou em mim...mas não, foi uma merda só. Eu fiquei puto. Aloprei no estaleiro e falei q daquele jeito não indicava mais nenhum amigo e blá-blá-blá-blá.

Ninguém ganhou nesta negociação, ninguém....Todo o trabalho foi jogado fora. TODO.

Como ficou faltando parte do pagamento, o estaleiro resolveu abri mão deste valor em face das pertinentes reclamações feitas.

De bom é q isso serviu como experiência. 

Foi assim que, aos poucos, fui começando a entender este mercado, fui aprendendo onde estava pisando e o que os clientes buscavam. 

 

Hj, ainda novato, mas já com uns 7 anos aprendendo, uns 30 barcos montados (a maioria de amigos), e menos afoito, descobri que tá quase "tudo errado" ou q fiz muita coisa errada. 

Quem é o culpado disso todo!??! Acho q todos...rsr

O cliente final se aproveitando da situação passa dias e noites tentando sugar informações de um vendedor/representante inexperiente que se deixou levar pelo prazer do assunto ou pela proposta do estaleiro, que acaba não ganhando nada pq "prostituiu" o mercado dele. :choquei:

 

O ideal seria o estaleiro ter público suficiente para q ele fizesse e vendesse apenas o casco.

Ou que o estaleiro vendesse tanto que a própria indústria de motores, acessórios, carretas, o procurasse fazendo com que o preço de compra destes itens pra ele fossem realmente diferenciados.

Isso pq não é justo que um representante/vendedor passe dia e noite para fazer uma venda de casco, indicando qual o melhor motor, hélice, elétrico, sonar, carreta, e etc, para depois ver o "espertão" comprando tudo "por fora".

Claro q estou falando isso do verdadeiro vendedor/representante da marca. Conversa entre amigos e donos de barcos, isso tb é muito prazeroso (talvez até mais q vender) e é a parte mais top de todo este mercado.

 

Agora, quanto vale a comodidade ou a informação imparcial que irá colocar em prática exatamente aquilo que você quer ou que você pode pagar neste momento!??! Quanto custa o repasse destas informações que são feitos no final da noite e se arrastam pela madrugada seja escolhendo os detalhes das cores (chega a levar 15 dias para decidir apenas a cor do barco), indicando lojas, produtos, melhor preço, e zilhões de dicas, para não ganhar nada. Pergunto:

- QUANTO VALE TUDO ISSO?!!?

 

Depende...

Vou usar agora o seu exemplo, me permita. Sou fã do capricho usado nos barcos da XTREME. É um barco interessante sim...mas tem um detalhe aí, EU FABRÍCIO (OPINIÃO MINHA), acho o estaleiro muito humilde/simples/precário, para o tipo de negócio dele. Talvez o de todos?!?  Não disse q o dono é nada, me refiro unicamente ao estaleiro, ok?!?!

Fato é que todos os usuários de bassboats, q sabem um pouquinho o que acontece no mercado, sabiam que o dono estava vendendo a fábrica e indo para o exterior. TODOS!!!  O Vinícius tb não escondeu isso de ninguém.

Ah, e não estou dizendo que ele seja desonesto (pois tenho certeza q não é)...mas você vai passar um pouquinho de raiva para conseguir tudo o q combinou pq do exterior ele não vai conseguir resolver o seu problema.

Transom, selim, pedestal e documentos?!?!? Me perdoe, mas isso não é "prejuízo". Fique tranquilo, você vai receber o q pagou, só vai passar um pouco de raiva (q tb é prejuízo, claro)...rsr. O combinado não sai caro.

 

Ah, quer ver um problema de verdade, no seu caso mesmo??! E a garantia do seu conjunto!?! E o Pós-Venda?!?! Quanto isso vai desvalorizar o suado investimento que você acabou de fazer?!?! Por baixo digo q você já perdeu uns 10 mil na brincadeira só pelo fato do dono ter ido embora do País. E olha, isso é apenas a minha opinião, tá!?!? Digo isto para que daqui a pouco não venha o dono com o pé na minha cara...rsrs...Não sei se ele foi definitivamente.

Mas relaxe, tem muita, mas muitttaaa coisa pior aí neste mercado.

 

Já vi barco na estreia dele ir para o fundo de lago (não disse o estaleiro). 😱

Em 12h o dono do estaleiro já estava na margem do lago com o cliente. Pegaram o barco de volta, e deram-lhe um novinho 15 dias depois. Quanto vale isso?!?! Uhmmm, eu acho q vale muito, outros acham q não passou da obrigação do estaleiro...rsrs. 

Ocorre q depois da poeira abaixada, constataram que as falhas foram de ambos. O estaleiro não colocou espuma expansiva suficiente nas partes ocas do casco, além de ter colocado apenas 01 (uma) única e mediana bomba de porão.

Do outro lado o dono do barco estacionou o novo barco bem na saída de água da calha de um enorme telhado. Ele estava num flutuante, choveu muito a noite inteira, a bomba de porão não conseguiu jogar aquela quantidade de água pra fora e o barco foi pro fundo. 

O prejuízo?!?! Aff...imagina aí?!?! Barco top, como 250hp, sonares, elétrico, tudo top...:choquei:

Olha, sou de perguntar pra você.... que estaleiro nos dias de hoje teria $$$ para bancar este prejuízo?? seila:: Além de grana o cara teve culhão pra caramba. Quanto vale isso!??!

 

Hj, pela dificuldade do mercado, respeito muito todos estes caras.

Também valorizo muito mais meu tempo, o pouco q aprendi e as pessoas que me respeitam. Se percebo que alguém quer me explorar, ou me usar para lá na frente atravessar uma venda, ou fazer uma compra no caladinho para economizar mixaria, respondo apenas o q ele me perguntou, procuro ser o mais educado e imparcial possível, e deixo ele ser feliz.

Constatei que na maioria das vezes em que o cliente não tinha condições $$$$ para comprar exatamente aquilo q podia pagar, ele se lascou.

Passados 1 ou 2 anos ele percebe q errou na escolha, compra tudo novamente, e se lasca. Vende tudo, começa de novo, e se lasca. Tudo pq o maior prazer dele não é o de ter um barco legal. Ele gosta mesmo é da sensação de ter conseguido aprender tanto, sem pagar nada ou por ter conseguido economizar 5 ou 10 mil pela sua esperteza....rsrs...É sério, tem muita gente assim.

Alguns que atendi anos atrás voltam a me procurar para dizer que se arrependeram, ou que gastaram 2 ou 3 vezes mais, por não terem seguido as dicas.

Para aqueles que acreditaram no que eu repassei, a grande maioria se tornaram meus amigos próximos e estamos sempre pescando e nos falando. Nunca fui um vendedor "nato", que, para ganhar comissão, vende um casco de 20 pés com motor de 30hp. E olha que tem gente que valoriza este tipo de vendedor.

 

Na maioria dos barcos que ajudei a montar, sabe quanto eu ganhei?!?! Em 90% dos casos, NADA!!!.

Em outros ganhei uma capa (quando liguei lá para comprar e acabei ganhando), ou um selim, ou sou atendido de forma mais atenciosa. Em 5% ou menos da ajuda prestada eu ganhei algum dinheiro.

O q me deixa mais satisfeito não é ganhar 1 mil, ou 3 mil, ou mais em uma negociação (claro q isso é bom tb, valoriza o trabalho. Não seria hipócrita de dizer que numa o fiz por dinheiro). Agora, como sou humano, tb tenho meu lado capeta..rsrsr...já ri demais ao ver vários e vários "espertões" se lascando e perdendo rios de dinheiro pq fizeram a escolha errada ou buscaram o mais fácil. Tá já errei, deixo claro.

O espertão não quis dar força ou comissão para ninguém, mas em contrapartida perdeu 10 mil, 30 mil, 50 mil, lá na frente, além de ter perdido muito tempo e passado muita raiva...rsrs

 

Acho q é isto...Misturei um monte de assuntos, escrevi mal pra caramba e tive q reorganizar novamente o texto (e nem sei se está compreensível ainda).

 

Desculpa o textão chato....Como muita gente lê o que postamos, ainda mais um tópico de DESAPROVAÇÃO, escrevi mesmo assim. 

Espero que ele ajude os novatos neste fantástico mundo dos barcos de alta performance. Fato é que tudo é caro. A escolha errada do passo de uma única hélice pode gerar um gasto/perda de 3 mil reais. Imagina o tanto de acessórios que tem num barco destes que pode nos dar prejuízo pela escolha errada?!?!

 

Mas temos tb o lado bom disso tudo. Além do prazer inenarrável de navegar rápido e em segurança, o de arrumar amigos incríveis. Já dei a sorte de me deparar com alguns na água, vários com barcos fantásticos que, ao me reconhecerem aqui do fórum, me falaram que hj tem aquele modelo "X" de barco pq leram tópicos como este que o ajudaram na melhor escolha. Pra mim isso não tem preço. Por isso perdi todo este tempo para fazer este textão bem aqui no seu tópico. :amigo:

 

Eu tb já passei muita raiva tb...rsrs...

Só para deixar registrado, em uma certa ocasião, ainda como "representante" novato, consegui a proeza de vender 4 bassboats tops e completos em apenas 3 horas. Cheguei a pensar que havia nascido para aquilo (ô coitado...kkk).

Detalhe, quase tudo com preço cheio. Me recordo que na época eles custaram R$ 420.000,00 (fora sonares, elétricos e carretas).

Passei 3 meses trabalhando igual um cachorro para escolher a cor de todos (faixa, filetes, fundo, cor de banco, painel, e etc), indicar melhores acessórios, pintura de carreta, tipo de pneu, de led, de bomba de porão, de volante, das lojas de peças nacionais e internacionais que compensavam mais a compra de tudo, mandado cheques para a empresa, além de ter sido arrochado centenas de vezes quanto a data de entrega, onde cada coisa seria instalada, feito entrega técnica, ensinado a pilotar, e etc...quando, ao final de tudo, sabe quanto eu ganhei?!?! 

R$ 4.500,00 😱

Sim, ganhei pouco mais de 1% para ter toda esta dor de cabeça.

Depois, só na negociação que fiz dos 4 elétricos, eu ganhei R$ 5.000,00, Isso pq o estaleiro não quis me dar comissão e eu fui lá e comprei por fora.

 

Pense num mercadinho complicado este viu. Se não ficar esperto, vai perder dinheiro com força.

 

Abs...e aos poucos vamos trocando ideias aqui pra baixo, caso alguém da turma queira se alongar ainda mais...rsrs 🤪

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Já tive um bassboat. Acertei em cheio na compra, graças a posts aqui do fórum. E olha que nem me aprofundei muito, li o básico. 

 

Depois percebi o erro na minha escolha em relação à finalidade (era pequeno para o trabalho de guia de pesca), mas como pescador o barco me agradava perfeitamente. Eu adorava cada característica do meu barco, era super funcional e não tinha nenhum luxo, por menor que fosse. Era perfeito pra mim. 

 

E quaaaase que eu comprei um X1 na época. Desejo sorte ao Nero. 

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nao tenho o que reclamar do meu

comprei semi novo  conjunto com apenas 24 horas de uso, pra epoca ainda paguei super barato

unica coisa que adicionei foi carregador on board e troquei motor eletrico

navega bem com segurança , planeio super rapido

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Em 16/08/2019 em 20:14, Fabrício Biguá disse:

Puts, q merda.

 

Mas relaxa, vai passar um pouquinho de raiva mas daqui a pouco eles tem mandam as peças faltantes. O pessoal da Xtreme não é desonesto. Já o Vinícius aparece. Ele deve estar resolvendo alguma bronca.

 

Nero...sabe um problema q temos hoje acontecendo no mercado de bassboats no Brasil?!?! Vou postar aqui pra baixo algumas impressões minhas, isso pq muita gente nos lê e tira proveito do q vamos aprendendo neste mercado. Já vou avisando, o  texto é longo e chato. Tb não quero ser o dono da verdade. 

 

Vamos lá...Nos últimos anos tenho observado o motivo da maioria dos problemas que acontecem entre estaleiro/vendores/clientes!??!

 

Uma das principais causas, se deve ao fato de q todo mundo q tem um bassboat se acha vendedor de um. Claro q não estou falando do caso do Neroo, estou sendo generalista. Deixa eu ver se consigo explicar melhor.

Um dos grandes problemas ocorridos entre o estaleiro e o cliente, diria que em 90% dos casos, a culpa é do cliente mesmo, que quer se dar bem sempre

Sei q muita gente vai querer me jogar pedra, mas q se lasquem. NÃO ESTOU FALANDO DA XTREME em si, irei incluir todos o envolvidos no mesmo "balaio", inclusive OS ESTALEIROS DO BRASIL....

 

A maioria dos problemas se devem primeiramente ao estaleiro, passa pelo tal do "cliente vendedor/representante" da marca, e termina lá no cliente final. A coisa é tão complicada, que TODOS SAEM PERDENDO.

 

O ESTALEIRO

O estaleiro solta no ouvido do seu novo cliente que qualquer amigo dele q comprar um barco da empresa ele poderá ganhar comissão (ou até mesmo  desconto para trocar de barco futuramente). Essa é a propaganda mais barata que eles podem fazer. É barata porque é praticamente de graça, o boca a boca é enorme, e essa propaganda é feita a todo tempo e a qualquer hora (24h nas mídias sociais, pescarias, encontros e etc). 

Em minha humilde opinião os estaleiros estão dando um tiro no pé ao abrir essa percentagem de comissão paga para todos. Hj todo mundo sabe o quanto se  pode barganhar no valor do barco (seja o vendedor, seja o cliente). Uma merda!!! Hj quase nenhum estaleiro consegue ganhar dinheiro vendendo um conjunto completo de "cabo a rabo", isso pq todo mundo sabe onde encontra mais barato cada pecinha a ser instalada, afinal, se ele paga comissão no casco, certamente paga no resto do conjunto, então, lá se vai o cliente atrás de quem não cobre comissão. Na verdade os estaleiros deram força pro "inimigo" ao divulgar o que não deveria.

Detalhe, acaba que NINGUÉM GANHA DINHEIRO neste processo, a não ser o próprio estaleiro (q tb não ganha o suficiente para manter uma indústria e dezenas de funcionários)....Demorei a entender isto, mas é a mais é a pura verdade, eu acho...hehe

 

 

O CLIENTE "VENDEDOR/REPRESENTANTE"

Ou o que acha que vai conseguir vender algum barco. Na grande maioria das vezes o novato só quer mesmo mostrar o novo barco, mas como o assunto é muito interessante e o pouco que ele aprendeu ser torna "muito" em um curto espaço de tempo, e os amigos mais próximos acabam querendo comprar um conjunto tb, ou seja, o novato acredita que é um vendedor realmente.

Este cara veste a camisa da empresa e quem contrária-lo, aff...sai dando porrada pra todo lado.

Ocorre q este cara tb é um perigo, pois ele, diferentemente de você, q ao ter uma decepção com a empresa logo veio e mandou a porrada nela (1% apenas faz isso palmas::), mas o "cliente vendedor" geralmente e, em pouco tempo, fica sabendo dos defeitos do barco escolhido (pois todos tem vantagens e desvantagens; defeitos e soluções), mas neste caso ele omite todos os defeitos para não se queimar com o estaleiro, e tentar ganhar um $$$$ sabe-se lá quando, ou quanto. Ele tb omite a insatisfação para não perder numa futura revenda.

T tem muito cara bom neste grupo, mas diria q entre 80% a 90% (chutando), é totalmente PARCIAL com os erros do estaleiro, assim como é parcial com as lojas/marcas de motores de popa, motor elétrico, e tudo o q você pensar de um barco. Tem cara querendo ganhar dinheiro do parafuso ao sonar (o q é compreensível).

 

O CLIENTE 

Este geralmente só quer comprar um barco e pescar. Só isso?!?!

Mais ou menos. Naonao::

Temos uma pancada deste tipo de cliente q sabe destas "jogadas" de mercado q postei acima, ou acha que sabe, e tenta de todas as formas se aproveitar da situação.

Ele usa e abusa do cliente representante que falei acima (o q tb é compreensível, afinal, quem vai dar 100 mil ou mais num conjunto sem barganhar?!?!), mas se esquece que existem inúmeras variáveis na compra de um bom conjunto, como o valor da comissão de cada estaleiro, situação financeira de cada estaleiro, prazo de entrega, amizades envolvidas, necessidade de vender, frustrações e acertos envolvidos em tudo, e por aí vai...São zilhões de variáveis.

O modelo de casco a ser escolhido é o mais fácil de todas as etapas de escolha de um conjunto, tenham certeza disso.

...mas o q este cliente "esperto" faz?!?!? Ele suga o máximo de informações conseguidas e depois vai direto no estaleiro fechar a compra.

Em toda a conversa que ele teve com os vários "clientes vendedores/representantes" foram feitas de forma "indireta", ou seja, cada um fingindo não saber das intenções do outro...rsrsrs...mas ele vai lá, chupar toda informação de quem ele pode, de fazer "leilão" com os todos os estaleiros, e negocia diretamente para não pagar comissão pra ninguém (o q tb é compreensível).

 

Tem algum problema em tudo isso?!?!?

Claro que não!!! Ah, e volto a frisar, não estou falando isso de você ou de qualquer outro amigo pescador. Estou é tentando alertar todos os envolvidos no processo, por já ter feito parte de todos os grupos e constatar que isso tem atrapalhado toda a cadeia. O estaleiro não decola, e uma grande parte dos clientes se frustam. Já fui cliente, cliente "vendedor", e já estive representando o estaleiro, ou, os estaleiros. HJ SOU PESCADOR!

 

Todos os q espremem ao máximo esta cadeia de produção se lascam. Não existe milagre no comércio. Todos precisam ganhar, principalmente o estaleiro. Estamos em um Pais com 210 milhões de habitantes, e deveremos ter uns 3.000 bassboats na água (somados todos os estaleiros), ou seja, representatividade ZERO. Temos um Governo que não valoriza a indústria, pior, um povo que não valoriza sua indústria. Como eles podem reverter isto?!?! Vixi, sei lá. :gorfei:

 

Conheço apenas uma meia dúzia de dois "clientes vendedores", ou pseudos representantes de estaleiros que são pessoas com conhecimento verdadeiro do que falam e que vendem. Estes, podem sim, ajudar e muito a indústria e o cliente final, pois, usando da verdade, consegue entregar o que realmente o cliente precisa.

Aí alguém pode falar...."este Fabrício é prego, tá falando dele mesmo!!"...Aí eu respondo, "Ô coitado!!"

O segundo bassboat mais top q vendi foi uma lástima. Tudo deu errado. O que era para ser "a" propaganda da empresa foi um fiasco.😱

 A pintura saiu errada e ruim (aplicação horrível), os cheques dos pagamentos entraram antecipadamente, não teve capricho na produção/instalação, nada. Cagaram para a oportunidade. Na época compramos tudo de mais top q tinha no mercado. Até para os EUA eu fui buscar peças. Ah, e o preço do conjunto foi cheio. Era para todos saírem satisfeitos, até o cliente, que apenas pagou pela comodidade e confiou em mim...mas não, foi uma merda só. Eu fiquei puto. Aloprei no estaleiro e falei q daquele jeito não indicava mais nenhum amigo e blá-blá-blá-blá.

Ninguém ganhou nesta negociação, ninguém....Todo o trabalho foi jogado fora. TODO.

Como ficou faltando parte do pagamento, o estaleiro resolveu abri mão deste valor em face das pertinentes reclamações feitas.

De bom é q isso serviu como experiência. 

Foi assim que, aos poucos, fui começando a entender este mercado, fui aprendendo onde estava pisando e o que os clientes buscavam. 

 

Hj, ainda novato, mas já com uns 7 anos aprendendo, uns 30 barcos montados (a maioria de amigos), e menos afoito, descobri que tá quase "tudo errado" ou q fiz muita coisa errada. 

Quem é o culpado disso todo!??! Acho q todos...rsr

O cliente final se aproveitando da situação passa dias e noites tentando sugar informações de um vendedor/representante inexperiente que se deixou levar pelo prazer do assunto ou pela proposta do estaleiro, que acaba não ganhando nada pq "prostituiu" o mercado dele. :choquei:

 

O ideal seria o estaleiro ter público suficiente para q ele fizesse e vendesse apenas o casco.

Ou que o estaleiro vendesse tanto que a própria indústria de motores, acessórios, carretas, o procurasse fazendo com que o preço de compra destes itens pra ele fossem realmente diferenciados.

Isso pq não é justo que um representante/vendedor passe dia e noite para fazer uma venda de casco, indicando qual o melhor motor, hélice, elétrico, sonar, carreta, e etc, para depois ver o "espertão" comprando tudo "por fora".

Claro q estou falando isso do verdadeiro vendedor/representante da marca. Conversa entre amigos e donos de barcos, isso tb é muito prazeroso (talvez até mais q vender) e é a parte mais top de todo este mercado.

 

Agora, quanto vale a comodidade ou a informação imparcial que irá colocar em prática exatamente aquilo que você quer ou que você pode pagar neste momento!??! Quanto custa o repasse destas informações que são feitos no final da noite e se arrastam pela madrugada seja escolhendo os detalhes das cores (chega a levar 15 dias para decidir apenas a cor do barco), indicando lojas, produtos, melhor preço, e zilhões de dicas, para não ganhar nada. Pergunto:

- QUANTO VALE TUDO ISSO?!!?

 

Depende...

Vou usar agora o seu exemplo, me permita. Sou fã do capricho usado nos barcos da XTREME. É um barco interessante sim...mas tem um detalhe aí, EU FABRÍCIO (OPINIÃO MINHA), acho o estaleiro muito humilde/simples/precário, para o tipo de negócio dele. Talvez o de todos?!?  Não disse q o dono é nada, me refiro unicamente ao estaleiro, ok?!?!

Fato é que todos os usuários de bassboats, q sabem um pouquinho o que acontece no mercado, sabiam que o dono estava vendendo a fábrica e indo para o exterior. TODOS!!!  O Vinícius tb não escondeu isso de ninguém.

Ah, e não estou dizendo que ele seja desonesto (pois tenho certeza q não é)...mas você vai passar um pouquinho de raiva para conseguir tudo o q combinou pq do exterior ele não vai conseguir resolver o seu problema.

Transom, selim, pedestal e documentos?!?!? Me perdoe, mas isso não é "prejuízo". Fique tranquilo, você vai receber o q pagou, só vai passar um pouco de raiva (q tb é prejuízo, claro)...rsr. O combinado não sai caro.

 

Ah, quer ver um problema de verdade, no seu caso mesmo??! E a garantia do seu conjunto!?! E o Pós-Venda?!?! Quanto isso vai desvalorizar o suado investimento que você acabou de fazer?!?! Por baixo digo q você já perdeu uns 10 mil na brincadeira só pelo fato do dono ter ido embora do País. E olha, isso é apenas a minha opinião, tá!?!? Digo isto para que daqui a pouco não venha o dono com o pé na minha cara...rsrs...Não sei se ele foi definitivamente.

Mas relaxe, tem muita, mas muitttaaa coisa pior aí neste mercado.

 

Já vi barco na estreia dele ir para o fundo de lago (não disse o estaleiro). 😱

Em 12h o dono do estaleiro já estava na margem do lago com o cliente. Pegaram o barco de volta, e deram-lhe um novinho 15 dias depois. Quanto vale isso?!?! Uhmmm, eu acho q vale muito, outros acham q não passou da obrigação do estaleiro...rsrs. 

Ocorre q depois da poeira abaixada, constataram que as falhas foram de ambos. O estaleiro não colocou espuma expansiva suficiente nas partes ocas do casco, além de ter colocado apenas 01 (uma) única e mediana bomba de porão.

Do outro lado o dono do barco estacionou o novo barco bem na saída de água da calha de um enorme telhado. Ele estava num flutuante, choveu muito a noite inteira, a bomba de porão não conseguiu jogar aquela quantidade de água pra fora e o barco foi pro fundo. 

O prejuízo?!?! Aff...imagina aí?!?! Barco top, como 250hp, sonares, elétrico, tudo top...:choquei:

Olha, sou de perguntar pra você.... que estaleiro nos dias de hoje teria $$$ para bancar este prejuízo?? seila:: Além de grana o cara teve culhão pra caramba. Quanto vale isso!??!

 

Hj, pela dificuldade do mercado, respeito muito todos estes caras.

Também valorizo muito mais meu tempo, o pouco q aprendi e as pessoas que me respeitam. Se percebo que alguém quer me explorar, ou me usar para lá na frente atravessar uma venda, ou fazer uma compra no caladinho para economizar mixaria, respondo apenas o q ele me perguntou, procuro ser o mais educado e imparcial possível, e deixo ele ser feliz.

Constatei que na maioria das vezes em que o cliente não tinha condições $$$$ para comprar exatamente aquilo q podia pagar, ele se lascou.

Passados 1 ou 2 anos ele percebe q errou na escolha, compra tudo novamente, e se lasca. Vende tudo, começa de novo, e se lasca. Tudo pq o maior prazer dele não é o de ter um barco legal. Ele gosta mesmo é da sensação de ter conseguido aprender tanto, sem pagar nada ou por ter conseguido economizar 5 ou 10 mil pela sua esperteza....rsrs...É sério, tem muita gente assim.

Alguns que atendi anos atrás voltam a me procurar para dizer que se arrependeram, ou que gastaram 2 ou 3 vezes mais, por não terem seguido as dicas.

Para aqueles que acreditaram no que eu repassei, a grande maioria se tornaram meus amigos próximos e estamos sempre pescando e nos falando. Nunca fui um vendedor "nato", que, para ganhar comissão, vende um casco de 20 pés com motor de 30hp. E olha que tem gente que valoriza este tipo de vendedor.

 

Na maioria dos barcos que ajudei a montar, sabe quanto eu ganhei?!?! Em 90% dos casos, NADA!!!.

Em outros ganhei uma capa (quando liguei lá para comprar e acabei ganhando), ou um selim, ou sou atendido de forma mais atenciosa. Em 5% ou menos da ajuda prestada eu ganhei algum dinheiro.

O q me deixa mais satisfeito não é ganhar 1 mil, ou 3 mil, ou mais em uma negociação (claro q isso é bom tb, valoriza o trabalho. Não seria hipócrita de dizer que numa o fiz por dinheiro). Agora, como sou humano, tb tenho meu lado capeta..rsrsr...já ri demais ao ver vários e vários "espertões" se lascando e perdendo rios de dinheiro pq fizeram a escolha errada ou buscaram o mais fácil. Tá já errei, deixo claro.

O espertão não quis dar força ou comissão para ninguém, mas em contrapartida perdeu 10 mil, 30 mil, 50 mil, lá na frente, além de ter perdido muito tempo e passado muita raiva...rsrs

 

Acho q é isto...Misturei um monte de assuntos, escrevi mal pra caramba e tive q reorganizar novamente o texto (e nem sei se está compreensível ainda).

 

Desculpa o textão chato....Como muita gente lê o que postamos, ainda mais um tópico de DESAPROVAÇÃO, escrevi mesmo assim. 

Espero que ele ajude os novatos neste fantástico mundo dos barcos de alta performance. Fato é que tudo é caro. A escolha errada do passo de uma única hélice pode gerar um gasto/perda de 3 mil reais. Imagina o tanto de acessórios que tem num barco destes que pode nos dar prejuízo pela escolha errada?!?!

 

Mas temos tb o lado bom disso tudo. Além do prazer inenarrável de navegar rápido e em segurança, o de arrumar amigos incríveis. Já dei a sorte de me deparar com alguns na água, vários com barcos fantásticos que, ao me reconhecerem aqui do fórum, me falaram que hj tem aquele modelo "X" de barco pq leram tópicos como este que o ajudaram na melhor escolha. Pra mim isso não tem preço. Por isso perdi todo este tempo para fazer este textão bem aqui no seu tópico. :amigo:

 

Eu tb já passei muita raiva tb...rsrs...

Só para deixar registrado, em uma certa ocasião, ainda como "representante" novato, consegui a proeza de vender 4 bassboats tops e completos em apenas 3 horas. Cheguei a pensar que havia nascido para aquilo (ô coitado...kkk).

Detalhe, quase tudo com preço cheio. Me recordo que na época eles custaram R$ 420.000,00 (fora sonares, elétricos e carretas).

Passei 3 meses trabalhando igual um cachorro para escolher a cor de todos (faixa, filetes, fundo, cor de banco, painel, e etc), indicar melhores acessórios, pintura de carreta, tipo de pneu, de led, de bomba de porão, de volante, das lojas de peças nacionais e internacionais que compensavam mais a compra de tudo, mandado cheques para a empresa, além de ter sido arrochado centenas de vezes quanto a data de entrega, onde cada coisa seria instalada, feito entrega técnica, ensinado a pilotar, e etc...quando, ao final de tudo, sabe quanto eu ganhei?!?! 

R$ 4.500,00 😱

Sim, ganhei pouco mais de 1% para ter toda esta dor de cabeça.

Depois, só na negociação que fiz dos 4 elétricos, eu ganhei R$ 5.000,00, Isso pq o estaleiro não quis me dar comissão e eu fui lá e comprei por fora.

 

Pense num mercadinho complicado este viu. Se não ficar esperto, vai perder dinheiro com força.

 

Abs...e aos poucos vamos trocando ideias aqui pra baixo, caso alguém da turma queira se alongar ainda mais...rsrs 🤪

Texto muito bom... de coragem.

Difícil é não traçar paralelos entre o que vc escreveu e outras ramificações da pesca onde o cliente quer economizar um amendoim condenando uma cadeia enorme que vem por trás de quem tenta fazer a coisa mais certa possível.

Sofreremos muito nos próximos anos.

Saudações.

 

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Em 19/08/2019 em 08:36, Vagner disse:

nao tenho o que reclamar do meu

comprei semi novo  conjunto com apenas 24 horas de uso, pra epoca ainda paguei super barato

unica coisa que adicionei foi carregador on board e troquei motor eletrico

navega bem com segurança , planeio super rapido

ESSE É O MELHOR... SEMI NOVO... DE PROCEDÊNCIA... SÓ ACELERAR E SER FELIZ....

Valeu

@Emerson Matias

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