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O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

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Edu_Nakiri

VOU instalar o elétrico.... Dicas ?

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O Trickão tá com um motor elétrico simples (um Maruri 12V de pedal). Comprei um Motorguide xi5 de 80Lb (24V)

 

Hoje busco a segunda bateria e fds parto para a instalação. Sim, eu mesmo. Adoro fazer essas coisas... rs

A parte da fixação do motor imagino que seja bem intuitiva, né ?

E as baterias serão ligadas em série (para dar os 24V) e, como vai uma de cada lado do barco, vou ter que arrumar um cabo para conectar as duas.

 

Dicas que eu gostaria:

- Tem algum "segredo" para a posicionar o elétrico ? Imagino que seja colocá-lo no lugar do Maruri, de modo que o "deploy" seja livre de encostar no casco.
- Qual a bitola da fiação ligar uma bateria na outra ? Eu imaginei de comprar um cabo desses de "chupeta" (dos que prestam) e trocar os conectores. Mas... precisa de tudo isso ?
- Pelo que andei lendo, embora os motores 24V sejam muito mais fortes, eles demandam menos energia que os 12V. Então entendo que a fiação atual que vai da bateria até o motor elétrico possa ser mantida, certo ?
- Os onboards podem ficar conectados direto nas baterias ? Eles não drenam nada de corrente ?

Well... e mais alguma que alguém julgue útil compartilhar... rs



Valeu !

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Edu...não tem muito mistério não.

Quanto a bitola do fio a ser utilizado, eu recomendo q ele não seja muito fino, isso pq quando você dá velocidade máxima no elétrico, a demanda de energia aumenta e a fiação esquenta bastante.

16mm acredito q esteja bom sim.

 

Ligação em série (para 24v).

 

Cubra os bornes para q nada de meta caia em cima e feche curto.

 

E no mais é isso. joia:::

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Edu eu Recomendaria o cabo de força utilizado em som automotivo uso da marca pompeia ele e muito bom vantagens em relação ao cabo de energia. ele e mais maleável o percentual do cobre e  maior e tem mais camada de proteção que o cabo de energia então teoricamente esquenta menos. acredito que para ligar uma bateria na outro seria ideal um cabo de 35mm. para o motor elétrico acredito que 16mm atenderá. mais por segurança eu colocaria 25mm seu motor e de 80lbs em máxima velocidade como o Fabrício falou puxa muito.

 

São só recomendações..

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