Ir para conteúdo

Customização da carretilha Black Eagle, é possível? Vale a pena?


Luis Souza

Posts Recomendados

Galera, boa noite!

Estou com uma carretilha Black Eagle que utilizo em pesqueiros. Já a utilizei por 3 vezes e gostei muito do equipamento, porém vi algumas análises no youtube que me preocuparam um pouco. Ainda não peguei um peixe de "grande" porte a ponto de forçar a carretilha, no máximo alguns tambas de 8 a 15kg. Minha grande preocupação é em relação ao drag que parece não entregar o que promete, e também com o desgaste da coroa, e gostaria de saber se é possível, e se vale a pena fazer a customização dessa carretilha, trocando o disco de freio que produz o alarme por um mais forte, e também substituir a Coroa por uma de latão ?

 

Antes da Black Eagle utilizei por um bom tempo uma Black Tamba da Maruri e não tive problemas com ela... Com a Black Tamba já tirei até algumas Pirararas de mais de 40kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 14/11/2022 em 22:18, Luis Souza disse:

Galera, boa noite!

Estou com uma carretilha Black Eagle que utilizo em pesqueiros. Já a utilizei por 3 vezes e gostei muito do equipamento, porém vi algumas análises no youtube que me preocuparam um pouco. Ainda não peguei um peixe de "grande" porte a ponto de forçar a carretilha, no máximo alguns tambas de 8 a 15kg. Minha grande preocupação é em relação ao drag que parece não entregar o que promete, e também com o desgaste da coroa, e gostaria de saber se é possível, e se vale a pena fazer a customização dessa carretilha, trocando o disco de freio que produz o alarme por um mais forte, e também substituir a Coroa por uma de latão ?

 

Antes da Black Eagle utilizei por um bom tempo uma Black Tamba da Maruri e não tive problemas com ela... Com a Black Tamba já tirei até algumas Pirararas de mais de 40kg.

pode usar sem medo, em pesqueiros a gente usa linha de mono 0,40...0.45 no máx, essas linhas são elásticas e fracas... amortecem muito a pressão do peixe, e aguentam no máx. 20 lb de tensão em linhas muuuuuuuuuito boas, ao passo de se travar muito o drag, a linha cede MUITO antes de causar algum dano na carretilha, a gente em pesqueiro trabalha com o drag por volta de 3...4 kg de pressão se muito, as carretilhas hoje em dia são modernas o suficiente pra aguentar isso. Hoje em dia as coroas de alumínio estão muito boas e com ligas modernas. 

esses relatos de quebra que vejo, quando vou a fundo é quase sempre por mau-uso, um amigo meu tem uma curado K que a galera mete o pau no guia fio, na coroa micromodulo e ele já perdeu a conta de quantos tambas...piras (intrusas) e até um pirarucu gigante já tirou nela, ela nunca foi pra manutenção, e ele é até bem relaxado, já vi povo falando de quebrar com tucunaré azul...PELAMOR!!!! 

Hoje em dia quem manda é: qualidade da marca (consequentemente qualidade de sua matéria prima, forjas e etc) e como o pescador usa seu equipamento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim é possível a customização, com o rolamento de apoio inferior do pinhão colocação de 3 rolamentos internos e troca do sistema de fricção, mas nesse caso irá sobrecarregar a coroa em alumínio, e já respondendo a sua pergunta. 

Não, ainda não é possível a troca do conjunto motriz por outro de latão ou bronze, pois ficaria bem caro para fazer. 

Citando aqui meu grande AMIGO KID pela indicação, deixo abaixo o link do review /parecer técnico da máquina citada

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Luis, normalmente essas dúvidas quanto à durabilidade do material surgem por duas coisas:

- Coroa em alumínio: Sabidamente, o alumínio é menos resistente que o latão, embora seja mais leve;

- Micromódulo: Dizem que por ter os dentes menores, são menos resistentes também;

 

Minha opinião sobre isso: Toma um pouco de cuidado com essas afirmações que normalmente vemos falando que equipamento X ou Y, por conta disso ou daquilo, não aguenta, estraga fácil e etc. Depende muito mais do seu cuidado e da forma que vocêusa, do que de outros fatores. Óbvio que existem recomendações e equipamentos melhores que outros para certas aplicações, mas não se prenda muito á essa paranóia - se o pescador for relaxado, vai acabar estragando até mesmo os equipamentos mais robustos.

 

Quanto ao Drag: De 5Kg a 6Kg são mais do que suficientes para qualquer pescaria que normalmente fazemos. Só deve pensar em algo diferente caso vá atrás de peixes como a Pirarara... mas aí é outra modalidade, tudo muda.

 

Caso você tenha condições de comprar um Tatula, Type HD ou outras que sabidamente são mais brutas, manda ver... do contrário, use a sua com "cuidado" que não terá problemas. 

 

Aliás... por "cuidado", não entenda que seja usar a carretilha com luvas ou toda delicadeza rsrs... É apenas usar a tralha adequadamente, sem forçar (exemplo: colocar uma linha 0.45 e travar o freio ao máximo; ou ainda usar o dedão para pressionar o carretel com força, com objetivo de não deixar o peixe tomar linha. Enfim, o esmero que eu entendo que todo mundo deve ter com sua tralha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...