Ir para conteúdo

A evolução das iscas artificiais


Kid M

Posts Recomendados

Quando comecei a pescar (há bastante tempo atrás), nossas opções de iscas artificiais eram poucas, que dizer de sua comercialização ! Não era artigo encontrado com facilidade e somente após muita pesquisa, algo era encontrado (Farina).

Tempo passado um período de minha adolescência nos EUA, havia reconhecido a praticidade de pescar com artificiais...

Apesar da pouca variedade de espécies encontradas (basicamente o Bass e as trutas), as iscas artificiais eram produtivas.

Evoluindo no tempo e nas pescarias aqui no Brasil, comecei - de fato - a pescar em Santarém especificamente Alter do Chão.

As iscas eram basicamente colheres, e a pescaria era de corrico ao longo dos pontos onde os tucunas aguardavam...

A evolução passou pelos plugs da Rapala, quase sempre de sucesso ao passarem perto dos peixes (inclusive piranhas)

A diversidade chegou e rapidamente os estoques de variedades, tamanhos, cores e modelos se tornaram uma obsessão. 

Muito mais que artigos de pesca, essas iscas se tornaram coleções dos pescadores, que tinham receio de perdê-las no uso

Também chegaram as iscas brasileiras, muitas delas cópias aprimoradas das originais vindas do exterior !

Tive oportunidade de conhecer / conversar e testar iscas de alguns fabricantes, repassando-lhes os devidos feedback. 

Mais recentemente, comecei a encontrar formas de pesca similares às praticadas nos EUA, com tipos de iscas para os BASS

Refiro-me aos Spinner Baits, as Shads, e até mesmo aos jigs, cada vez mais (e melhor) desenvolvidos.

Não sei o que nos espera do futuro em termos de evolução, mas certamente algo que posa ser mais produtivo que hoje!

 

Colher.png.0fe524dfea7b3e5121d2ec475275a299.png  Jigdepena.png.43520d5619e26407fce12d7ef800f925.png  

Spinnerbait.png.1f7b47f1b949a68aeec85854e382aa04.png  T20.png.39a444e652a5442da1ca4faa36313469.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid eu não tenho sua idade, mas comecei a pescar com iscas artificiais na decada de 90, ja fui bem fanatico, hj nem tanto.  O que tinhamos em mãos era isso mesmo, colher, isca rapala, as velhas bomber long, spinner e as nacionais Faria. Multifilamento fui ver só em 97 , berckley fireline ( tenho um carretel ate hj)  , pra quem ia de carretilha eram daiwa bw2 ou abu 4500 , ou qdo comecou vir as curados fim dos 90 e aquelas malditas varas pistolgrip. Kkkkkkk.  Linha mesmo usava Araty titaniun ( tenho 1 ate hj tb) .   A explosao de equipamentos foram de 2005 pra frente.   Quanto ao uso de Jigs e Shads  hj se deu mais a pressao de pesca do que aperfeicoamento ao meu ver.   Represas do Rio Grande  que pescava antigamente arremessando do meio pra margem, hj arremessamos da margem pro meio,  é muito pescador jogando plastico na cabeças dos bichos. Kkkkkkkkk.  Vo ver se tiro algumas fotos uma hora das traia q usava decada de 90 pra artificial. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Guto Pinto disse:

decada de 90, ja fui bem fanatico, hj nem tanto.

Sinal de maturidade Guto 

 

18 horas atrás, Guto Pinto disse:

colher, isca rapala, as velhas bomber long, spinner e as nacionais Faria

Isso mesmo - andava nas caixas (eram de capa dura e cheias de prateleiras que se abriam) de todo pescador entusiasta !

 

18 horas atrás, Guto Pinto disse:

berckley fireline

Tinha uma concorrente (na época) que era um pouco menos fina (da Fenwick) que foi uma atração no Araguaia !

 

18 horas atrás, Guto Pinto disse:

Jigs e Shads

Isso "no passado" era um "recurso" usado apenas para não se voltar para casa "de dedo"... quem pescava de superfície, não as aceitava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Kid M disse:

Sinal de maturidade Guto 

 

Isso mesmo - andava nas caixas (eram de capa dura e cheias de prateleiras que se abriam) de todo pescador entusiasta !

 

Tinha uma concorrente (na época) que era um pouco menos fina (da Fenwick) que foi uma atração no Araguaia !

 

Isso "no passado" era um "recurso" usado apenas para não se voltar para casa "de dedo"... quem pescava de superfície, não as aceitava...

Eu ainda não acostumei, se for pra pescar  tucunare no jig, prefiro sentar numa cadeira, abrir uma lata, iscar um lambari pelo nariz e jogar . Kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Kid M disse:

Sinal de maturidade Guto 

 

Isso mesmo - andava nas caixas (eram de capa dura e cheias de prateleiras que se abriam) de todo pescador entusiasta !

 

Tinha uma concorrente (na época) que era um pouco menos fina (da Fenwick) que foi uma atração no Araguaia !

 

Isso "no passado" era um "recurso" usado apenas para não se voltar para casa "de dedo"... quem pescava de superfície, não as aceitava...

Acho q não amadureci Kid, pois continuo um fanático pelos " plastiquinhos"!😂😂😂

Porém deixei de ser um colecionador, hj só compro o q realmente uso!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...