fernando melo Postado Março 31, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Março 31, 2009 Na revista Pesca & Companhia deste mês ( março ) há uma matéria útil e também curiosa, fala sobre a influência da lua nas pescarias. A proposta da revista era dar um parecer profissional sobre esse assunto que, muitas vezes, é tratado como sendo pura superstição de pescador. Críticas à parte ( a matéria poderia ser mais profunda ) a participação do Nakamura ajudou muito, pois ele dá algumas dicas sobre pesca de Robalo e Tucunas e lendo a matéria, dá pra conferir outras informações técnicas. Como eu pesco somente em água-doce marquei algumas informações de meu interesse, como por exemplo: ? A influência da lua na pesca ( de água-doce ) se dá no quesito luminosidade. Assim, cada espécie responde de uma forma diferente, a lua cheia não significa uma pesca melhor independente da espécie; ? Os tucunarés se alimentam durante o dia, assim quando a noite é de lua clara esses peixes acabam se alimentando mais cedo e, dessa forma, com freqüência ?desaparecem? durante a pescaria diurna; ? Os grandes bagres tem hábitos noturnos, assim, quando a lua está cheia eles ficam mais ?tímidos? e preferem a atividade diurna, em águas mais sujas; e ainda, ? A luminosidade das luas claras deixa as piranhas mais ativas, obviamente aumentando sua agressão às linhas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Felipe Teixeira Postado Março 31, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Março 31, 2009 Ja li a reportagem ... mto boa msm Fernando !!! Parabens pela citação Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Março 31, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Março 31, 2009 Pois é Fernando, Sou dos que "respeita" o posicionamento e esclarecimento da revista, PORÉM : Não troco o risco de perder um luar de lua cheia na beira do rio, por qualquer dessas vantagens apontadas ! Pescaria de tucuna é de dia que acontece, e com o sol no céu, de modo que as noites são reservadas para a apreciação do luar e os sons da natureza, algumas vezes saboreando um tucuna e um vinhozinho... alegre:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean Postado Março 31, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Março 31, 2009 Ainda não li a reportagem... A revista está parada em um canto e falta somente essa matéria e mais outra!!! Leio depois!!! legal:: legal:: legal:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Walther Volpini Postado Março 31, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Março 31, 2009 Grande Kid. Estou contigo em número, gênero, grau e qualidade. Falou tudo. Abração mestre:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
fernando melo Postado Março 31, 2009 Autor Denunciar Compartilhar Postado Março 31, 2009 É isso aí Kid, também concordo contigo quanto ao prazer de pescar numa lua cheia. Mas com relação à questão técnica, no meu caso, todos os grandes bagres que peguei foram de dia, principalmente no final da tarde, é o horário que vejo os bagres se exporem mais, inclusive chegando perto dos barrancos e lugares mais rasos. Na minha última pescaria no Rio Tocantins fiz questão de pegar uma data onde as 2 últimas noites foram de lua cheia, ficar no meio do rio, em um bom poço pescando de fundo com a lua cheia... maravilhoso! E nessa noite a lua tava tão clara que dava pra trocar anzol e isca sem usar a lanterna, inesquecível. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruca Postado Abril 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Abril 1, 2009 Eu particularmente também adoro lua cheia para pescar... Já ouvi dizer realmente que os peixes de couro ficam mais tímidos a noite devido a luminosidade, mas até que peguei uns jaús, pirararas e barbados (xingu)... Quanto ao tucunaré, também tenho minhas dúvidas sobre a melhor lua, até hoje não cheguei a uma conclusão. Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lamana Postado Abril 1, 2009 Denunciar Compartilhar Postado Abril 1, 2009 Por sinal, ela está chegando, dia 09/04. Celebrada muito antes do cristianismo, a pascôa é a primeira lua cheia depois do inverno no hemisfério norte legal:: . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.