Parzianello Postado Segunda às 17:33 Denunciar Compartilhar Postado Segunda às 17:33 boa tarde pescadores! Tenho uma curiosidade de pescar tucunaré com um equipamento mais finesse, principalmente quando se trata de inverno ou quando a represa oscila muito o seu nível, situações que geralmente o peixe "some". Pensando nisso, comprei um carretel de linha de fluorcarbono, pensando em usar com jigs mais leves, montagem midosto e até pequenos spinners. Minha dúvida agora é o seguinte, monto esse equipamento com molinete ou carretilha? no molinete que seria minha preferência tenho medo que a linha fique torcida após algum tempo e comece dar muitos nós. Pensando no uso de snap com girador tenho receio que com o uso de pequenas iscas e pesos ele acabe atrapalhando o trabalho da isca. No caso da carretilha acredito que somente o arremesso seria mais "chato", por se tratar de pequenas iscas... Enfim, espero que minha duvido tenha ficado clara, se alguém tiver alguma experiência para me ajudar, ficarei grato! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Segunda às 19:16 Denunciar Compartilhar Postado Segunda às 19:16 Guilherme, Não entendi bem a questão do uso de fluorcarbono como linha de pesca. Acho que é um tipo de linha bem mais dura e de difícil manejo quando em grande extensão de arremesso ! Se não quiser usar multi com o lider de fluorcabono, por que não pensar em usar uma linha de mono tradicional? Pesco com molinete (na verdade só com molinete) e não consigo perceber essa dificuldade... A bem da verdade, só uso o fluorcarbono como líder, e mesmo assim com "má vontade". Arcer reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlos Sommer Postado ontem às 14:09 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 14:09 Guilherme, Vou te passar minha única experiência usando flúorcarbono como linha principal: Coloquei um carretel de flúor baratinho em um molinete Joker para pescar pequenas traíras em um tanque particular de um amigo. Foi uma tragédia... a linha embolou e se torceu toda, não dava pra arremessar. Perdi o carretel de linha e a paciência e nunca mais tentei. Depois fui fuçar pra saber o que tinha feito errado, e cheguei em duas conclusões pelo que li: 1 - Para essa finalidade, a linha Flúor precisa ser de MUITO BOA qualidade. Do contrário, ela vai dar trabalho mesmo, se torcer e tudo mais... Como não queria investir mais, nem procurei opções de linhas melhores. Acho que usei a Vexter na época e deu esse problema aí. 2 - O molinete também precisa ser muito bom, pois a linha fluor se comporta de forma diferente das demais e é fácil de torcer, dar nó e etc. Com carretilha nunca tentei, mas acho que deve ser o mesmo princípio. A propósito... essa pescaria mais leve ou "finesse" é gostosa demais, né? rsrs Espero ter ajudado. Arcer reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Parzianello Postado ontem às 16:54 Autor Denunciar Compartilhar Postado ontem às 16:54 2 horas atrás, Carlos Sommer disse: Guilherme, Vou te passar minha única experiência usando flúorcarbono como linha principal: Coloquei um carretel de flúor baratinho em um molinete Joker para pescar pequenas traíras em um tanque particular de um amigo. Foi uma tragédia... a linha embolou e se torceu toda, não dava pra arremessar. Perdi o carretel de linha e a paciência e nunca mais tentei. Depois fui fuçar pra saber o que tinha feito errado, e cheguei em duas conclusões pelo que li: 1 - Para essa finalidade, a linha Flúor precisa ser de MUITO BOA qualidade. Do contrário, ela vai dar trabalho mesmo, se torcer e tudo mais... Como não queria investir mais, nem procurei opções de linhas melhores. Acho que usei a Vexter na época e deu esse problema aí. 2 - O molinete também precisa ser muito bom, pois a linha fluor se comporta de forma diferente das demais e é fácil de torcer, dar nó e etc. Com carretilha nunca tentei, mas acho que deve ser o mesmo princípio. A propósito... essa pescaria mais leve ou "finesse" é gostosa demais, né? rsrs Espero ter ajudado. Sou muito fã também dessa pesca finesse! Quando fisga um peixe num dia difícil, o molinete cantando, da uma sensação de prazer maior que a de pegar um peixe num dia bom de pesca haha! Eu ganhei duas linhas fluorcarbono numa rifa, uma 10 lbs da seaguar red label, e outra sunline fc sniper de 20 lb, por conta disso queria montar um conjunto utilizando essas linhas para uma pesca mais leve. Pelo que vi ambas dessas linhas são utilizadas como linha principal, diferente da vexter que é usada para confecção de leader. Acho que vou acabar montando essa linha de 10 lb num molinete nasci 1000 que tenho numa vara 10 lbs, a linha de 20 lbs vou montar numa curado com a vara veritas 17 lbs e testar elas nos tucunas do teles pires. É uma modalidade de pesca que não é convencional para nós, tem muita pouca informação sobre o uso em nossos peixes, acho que vai ter que colocar na pratica e ir tirando as próprias conclusões do que vale ou não a pena. Carlos Sommer reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Parzianello Postado ontem às 16:57 Autor Denunciar Compartilhar Postado ontem às 16:57 21 horas atrás, Kid M disse: Guilherme, Não entendi bem a questão do uso de fluorcarbono como linha de pesca. Acho que é um tipo de linha bem mais dura e de difícil manejo quando em grande extensão de arremesso ! Se não quiser usar multi com o lider de fluorcabono, por que não pensar em usar uma linha de mono tradicional? Pesco com molinete (na verdade só com molinete) e não consigo perceber essa dificuldade... A bem da verdade, só uso o fluorcarbono como líder, e mesmo assim com "má vontade". Obrigado pelas dicas Kid! Tenho essa duvida pois ganhei duas linhas de fluorcarbono que são recomendadas para uso de linha principal... como tenho a oportunidade de usa-las sem levar em consideração o custo fiquei curioso de qual a forma "mais correta" de montar esses conjuntos e adaptar para minha pescaria. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Arcer Postado ontem às 19:33 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 19:33 Em 28/04/2025 em 16:16, Kid M disse: Guilherme, "Não entendi bem a questão do uso de fluorcarbono como linha de pesca." "por que não pensar em usar uma linha de mono tradicional?" Simples porque a mono tradicional tem elasticidade e se rompe mais facilmente quando sofre algum tipo de atrito e a fluoro é mais resistente ao atrito e a elasticidade é quase zero isso faz com que alguns pescadores acreditem que ela é melhor, melhor sim em algumas situações não pra ser usada como linha principal, acho uma bobagem usar fluorocarbon como linha principal com a qualidade das multi que temos hoje, vou citar aqui só dois motivos, o preço e a diminuição na distância dos arremessos devido a memória do fluorocarbon. Quem sabe pra uma pesca vertical no mar em lugares com muitas pedras muito altas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado ontem às 20:53 Denunciar Compartilhar Postado ontem às 20:53 Não usaria, teria q usar uma fluor muito fina pra ter um arremesso bom, o tucunare briga sujo tem lixa na boca, chance de perder peixe é grande. Eu usei mto tempo aqui nos amarelos linha mono 0.23mm 0.25mm e leader fluor 0.33 qdo usava UL pra eles, acabei desistindo era muita memoria e perdi muito peixe. Unica mono q foi razoável foi a nanofil da berckley mas o custo é de matar. Acabei por passar pra multi 8 ou 9x 0.12mm e continuando com leader 0.30 a 0.33 qdo estao veiacos Arcer reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Arcer Postado 22 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 22 horas atrás 2 horas atrás, Guto Pinto disse: Não usaria, teria q usar uma fluor muito fina pra ter um arremesso bom, o tucunare briga sujo tem lixa na boca, chance de perder peixe é grande. Eu usei mto tempo aqui nos amarelos linha mono 0.23mm 0.25mm e leader fluor 0.33 qdo usava UL pra eles, acabei desistindo era muita memoria e perdi muito peixe. Unica mono q foi razoável foi a nanofil da berckley mas o custo é de matar. Acabei por passar pra multi 8 ou 9x 0.12mm e continuando com leader 0.30 a 0.33 qdo estao veiacos Tem coisas q não da pra remar contra pq vieram pra ficar e vieram pra ficar porque simplesmente são melhores, linha multifilamento na pesca de bait é uma delas. E esse negócio de falar ahhh mas é que o japonês usa lá no Japão, se ele usa é problema dele não é porque ele usa lá que eu vou ter que achar que é melhor aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Arcer Postado 22 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 22 horas atrás 7 horas atrás, Parzianello disse: Quando fisga um peixe num dia difícil, o molinete cantando, da uma sensação de prazer maior que a de pegar um peixe num dia bom de pesca haha! Fato. Um peixe capturado depois de 3h de arremessos sem uma ação sequer é muito mais prazeroso que aquele dia que os peixes estão "fáceis", e pior as vezes só de arremessar centenas de vezes sem nenhuma ação significativa já te faz ter um bom dia. *Pescador é caso de estudos. Parzianello reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.