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Boat Brasil, antiga Pety Brazil


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5 horas atrás, Guto Pinto disse:

Ai Willian o msm Mariner no nosso Squalus mas era o 500s ano 94,  foto deve ser de 97, eu no piloto. To véio viu, kkkkkk 

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Que foto gratificante Guto! Parabéns por manter o motor, bom saber que é uma maquina duradoura. Vou cuidar bem dela também, falei com o Mirica mecânico e ele gosta muito dos Yamaha quadrado, ele prefere esses quadrados do que o bolinha, mas isso é pessoal né, ele disse que é uma das máquinas mais duradouras que a Yamaha já fez.

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20 horas atrás, William Issami Miyada disse:

Que top Guto! Estou com os mesmos motores seus, mas com adesivos trocados. O Yamaha com pintura e adesivo original, que é igual esse Mariner seu, e o meu Mercury que por baixo é esse Tohatsu tbm. Vou testar sim, se tiver que fazer qualquer coisa eu vou arrumar, esse Yamaha tem um valor sentimental muito grande por ter sido do meu pai, vou vender meu Mercury super e ficar só com ele. Já falei com o despachante, o barco vai dar transferência porque meu pai ainda é vivo, se fosse herança aí teria que fazer todo um processo diferente.

 

Nao vou ser presunçoso em dizer que eu sou o cara que mais te entende do fórum, mas certamente, sou um dos, afinal é só procurar os 3 mil post a respeito de tudo que eu fiz no lendário jonsao 15 que eu tinha.

 

Sem falar que tenho um fusca placa preta, adoro carro antigo etc etc etc etc...

 

Mas é só reler o que disse pra perceber sua empolgação e insanidade ao trocar o mercury 15 por esse yamaha 15.

 

Nem tanto em termos de projeto, pois o mercury é basicamente da mesma epoca de projeto, mas pelos beneficios em comparar um motor com 15-20-30 anos nas costas com um semi novo.

 

Td mais justo, mais forte, metal melhor, rolamentos, folgas, td é melhor hoje. MEsmo que o projeto seja antigo, a usinagem, a fabricação mudou muito e as tolerancias tb. 

 

O mercury/tohatsu é um motor excepcional, altamente confiavel, muito muito muito economico, com uma força proxima a um 25hp e que tem peças em qualquer esquina.

 

O yamaha tb vc encontra facilmente, talvez nao em qqr esquina pq ja saiu de linha, talvez nao com a mesma qualdiade de fabrica de 30 anos atras, mas encontra. E possivelmente um pouco mais caro. 

 

Fora que vc vai por peças novas com peças de 30 anos, por melhor que sejam, ha um descasamento natural. 

 

Ja o mercury eh semi novo, mais confiavel, mais seguro, mais silencioso, bebe menos e anda mais e vc ja pagou. 

 

Qual a razao disso??? 

 

Uma coisa é voce ter um motor sobressalente, uma reliquia, algo q é emocional, q vc pode usar de vez em nunca, dar um role, curtir.. outra eh entrar numa represa e num rio forte como em castilho ou em tres lagoas ou num tiete e ficar na mao no meio no nada... Motor de barco nao eh igual de carro, carro vc encosta e chama guincho, motor de popa falhou o toba tranca e o suor começa a escorrer imediatamente.

 

O guto tem esses motores, mas nem nele usa mais, ha 10 anos nao ve um rio, so liga 1x a cada 3 anos e lava ... No dia a dia ele usa um mercury 15 ou um yamaha 30 semi novo mantido a pao de ló, muito bem regulado e funcionando a cada 36h no maximo... 

 

Pode dar um role com o mariner ? claro q sim, a gente ate enche ele pra fazer isso, mas nao o faz. Se um dos motores dele quebrar, falhar, for pra revisao, e ele quiser muito ir, ele tem pelo menos outros 3 pra usar...

 

Eu mesmo tive essa epoca, tenho um mercury 30 e tinha o jonsao 15, depois que peguei o mercury, o 15 eu nem ligava mais , era so banho , flanelinha e quartinho.

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Exatamente isso.  Minha opinião Antes de vender o Super,   teste o motor, revise , use. Se apresentar confiança  e se não quer desfazer lo,    já  que não vai mais gastar com barco  eu pegaria um 30hp seminovo ou zero e ficaria com 2 motores o 15 pra um pescaria mais rápida e o 30 qdo for carregar mais peso ou andar mais longe. 

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7 horas atrás, William Issami Miyada disse:

Vou ver isso sim, mas o Mercury vai pra venda, pra mim se for ter 2 motores será outro 30HP mesmo. Mas o Yamaha tá muuuuuito, mas muuuuuito novo.

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Vish maria, vc ta com uma reliquia na mão.  6 conto vc fica sem se vc colocar a venda esse motor. Eu tive 3 desses, eles são , são extremamente robustos, não tem peças plasticas, silenciosos, alem de andarem bem e não serem gastões. Eu tive e andei quase tds 15hps possiveis, esses Yamahas são fora do comum.  Tem 2 defeitos só,  não tem proteção partida engatada e a regulagem agua rasa e parar basculado é manual . 

Revisa ele e pau  na máquina. Vc vai ver ele é um motor bem parecido com super em termo de manejo. Olha funcionamento dele como é

 

 

 

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2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Vish maria, vc ta com uma reliquia na mão.  6 conto vc fica sem se vc colocar a venda esse motor. Eu tive 3 desses, eles são , são extremamente robustos, não tem peças plasticas, silenciosos, alem de andarem bem e não serem gastões. Eu tive e andei quase tds 15hps possiveis, esses Yamahas são fora do comum.  Tem 2 defeitos só,  não tem proteção partida engatada e a regulagem agua rasa e parar basculado é manual . 

Revisa ele e pau  na máquina. Vc vai ver ele é um motor bem parecido com super em termo de manejo. Olha funcionamento dele como é

 

 

Que silencioso! A lenta dele é bem mais uniforme que meu Mercury Super, que faz: potato, potato, potato! Esse aí faz vrum, vrum, vrum! Falei com o Mirica, e ele disse que vai ver 100% das peças de borracha, inclusive os retentores da rabeta, falou que se tiver tudo em ordem pode usar ele sem medo, disse também que tem 100% das peças originais disponíveis ainda, porque é um motor que vendeu muito, que posso ficar sossegado em relação a manutenção. Olha a foto do barco no sítio, daqui a uns dias vou postar ele lavado. To feliz igual pinto no lixo, me escondendo das pessoas pra não me verem rindo sozinho! 🤣

 

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8 minutos atrás, William Issami Miyada disse:

 

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20250515_132411.jpg

Pqp  zerinho, se brincar ate os estrados devem ser originais.  Vc vai ver esse 15hp em 2 pessoas e as tralhas vai navegar entre 34 a 36kmh com trim regulado.  Helice original dele é 9 1/4 x 10.5.  Do Mariner por ser Marathon pra trabalho veio com 9 1/4 x 9 pra peso é melhor. 

Com um 30hp em 2 e tralha esse trem anda a 48kmh pra mais.  

Manda foto sim depois de td lavado,  él egal ver essas reliquias da decada de 90. 

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3 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Pqp  zerinho, se brincar ate os estrados devem ser originais.   

Ele tá com todos os estrados de madeira, intactos, to pensando em mantê-los, envernizar e mandar fazer um borrachão de EVA em cima deles, aí se cair alguma coisa no barco durante a pescaria o impacto não vai se concentrar num lugar só. Vai aumentar peso, mas já que tá aí, vou usar.

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9 minutos atrás, William Issami Miyada disse:

Ele tá com todos os estrados de madeira, intactos, to pensando em mantê-los, envernizar e mandar fazer um borrachão de EVA em cima deles, aí se cair alguma coisa no barco durante a pescaria o impacto não vai se concentrar num lugar só. Vai aumentar peso, mas já que tá aí, vou usar.

Coloque EVA sim por cima, cair chumbada, anzol ajuda por baixo do estrado  é um saco pra tirar, estrado sao leves.  Confere o viveiro pois eles eram de fibra e costumavam rachar com tempo vazando pra dentro do barco. De resto top, use e poste pra gente ai do forum como foi.  

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2 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Coloque EVA sim por cima, cair chumbada, anzol ajuda por baixo do estrado  é um saco pra tirar, estrado sao leves.  Confere o viveiro pois eles eram de fibra e costumavam rachar com tempo vazando pra dentro do barco. De resto top, use e poste pra gente ai do forum como foi.  

Vou postar tudo sim, mas meu pai deu certeza que tá 100%. Vou verificar bem esse viveiro, se tiver qualquer detalhe já mando arrumar tbm.

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1 hora atrás, William Issami Miyada disse:

O pessoal de um grupo de pesca disse que ainda fazem o Squalus a pedido na Levefort, mas eles passam um preço abusivo já que o que dá lucro são as lanchas.

Eles tem, mas os serie especial,   é td chapa 2mm, 1.50 boca, plataformado pesa muito e é pra 40hp.  Esses dai da década de 90 e comeco dos 2000 nao tem mais.  Squalus ja andei ate no 5007 e 6007 que eram borda média.  Tinha chata, campineiro,  delphin, marujo, apolus , marujo, marfim.  Hj realmente só lanchas. Caros sempre foram. 

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2 horas atrás, Guto Pinto disse:

Eu uso pelo menos 14mm, mas como vai colocar por cima um de 10mm acredito que fique bom

Valeu Guto, estava pensando nisso mesmo, 10mm pra não deixar o piso muito alto ppr cima do estrado.

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meus 2 cents de bolivares...

 

em td ha vantagens e desvantagens. Analise o que te é mais interessante.

 

Estrado de madeira:

 

Vantagens: forte, nao amassa o fundo do barco (essa acho que é a principal), bonito, permite ver o fundo se esta fazendo agua, onde etc)

Desvantagens: pesado pra kct, ruim de pegar coisas qdo caem, seja anzol, chumbada, ceva, minhoca, etc... fica feio com o tempo, faz barulho. Nada pratico

 

EVA:

Vantagens: é pesado nao se engane, mas é mais leve que madeira, facil de limpar, pegar as coisas que caem, nao faz barulho, é mais confortavel, e se der merda vc ainda usa como flutuador. Muito pratico

Desvantagens: se nao for feito corretamente, adcionando camadas, amassa o fundo do barco qdo pisa, rato gosta de comer e vc nao ve onde ta fazendo agua...

 

Meu eva tem 2 ou 2,5cm, com camadas entre as cavernas pra igualar e nao amassar o fundo do barco (item importantissimo).

 

Particularmente, eu prefiro o EVA, especialmente, se tiver bem feito, bem cortadinho, com camadas... Ou eu adcionaria alguma coisa meio durinha entre assoalho e eva pra dar sustentacao e nao amassar o barco, qqr coisa leve e meio dura, nao precisa ser totalmente dura, so o suficiente pra nao ficar todo peso num so pedaco ao andar no barco.

 

Fora o conforto, ainda uso pedacos de EVA pra ficar entre as fitas e as bordas do barco, isso da uma mega firmeza e nao amassa, e ainda protege a fita de rasgos, se eu precisar, ainda posso usar o EVA como cobertura pra alguma coisa nao voar...

 

Enfim, eu gosto de eva, o peso menor é muito importante, ainda mais pra qm vai usar um 15..

 

Só que é feio.

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Estrado da levefort sao finos e leves, o que junnta eles são tiras de alumínio rebitadas.  Nao deve pesar 5kg cada . Eu não tiraria os de madeira, mesmo pq vao entortar os ganchos de fixacao do estrado.  Eu apenas colocaria eva por cima e boa, nem colaria, no maximo uma fita com velcro pra não voar no transporte. 

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9 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Estrado da levefort sao finos e leves, o que junnta eles são tiras de alumínio rebitadas.  Nao deve pesar 5kg cada . Eu não tiraria os de madeira, mesmo pq vao entortar os ganchos de fixacao do estrado.  Eu apenas colocaria eva por cima e boa, nem colaria, no maximo uma fita com velcro pra não voar no transporte. 

Vou fazer isso, já comprei os EVAs, essa ideia do velcro é ótima, vou tentar passar uma cola de contato e fazer assim. Os estrados aparentam serem pesados, mas assim que eu tirei pra lavar o barco me surpreendi com a leveza. Meu pai disse que é madeira Teca, própria para fazer barcos, essa madeira durou 29 anos sem empenar nem quebrar, a Levfort caprichou demais.

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1 hora atrás, Astra-Taranis disse:

meus 2 cents de bolivares...

 

em td ha vantagens e desvantagens. Analise o que te é mais interessante.

 

Estrado de madeira:

 

Vantagens: forte, nao amassa o fundo do barco (essa acho que é a principal), bonito, permite ver o fundo se esta fazendo agua, onde etc)

Desvantagens: pesado pra kct, ruim de pegar coisas qdo caem, seja anzol, chumbada, ceva, minhoca, etc... fica feio com o tempo, faz barulho. Nada pratico

 

EVA:

Vantagens: é pesado nao se engane, mas é mais leve que madeira, facil de limpar, pegar as coisas que caem, nao faz barulho, é mais confortavel, e se der merda vc ainda usa como flutuador. Muito pratico

Desvantagens: se nao for feito corretamente, adcionando camadas, amassa o fundo do barco qdo pisa, rato gosta de comer e vc nao ve onde ta fazendo agua...

 

Meu eva tem 2 ou 2,5cm, com camadas entre as cavernas pra igualar e nao amassar o fundo do barco (item importantissimo).

 

Particularmente, eu prefiro o EVA, especialmente, se tiver bem feito, bem cortadinho, com camadas... Ou eu adcionaria alguma coisa meio durinha entre assoalho e eva pra dar sustentacao e nao amassar o barco, qqr coisa leve e meio dura, nao precisa ser totalmente dura, so o suficiente pra nao ficar todo peso num so pedaco ao andar no barco.

 

Fora o conforto, ainda uso pedacos de EVA pra ficar entre as fitas e as bordas do barco, isso da uma mega firmeza e nao amassa, e ainda protege a fita de rasgos, se eu precisar, ainda posso usar o EVA como cobertura pra alguma coisa nao voar...

 

Enfim, eu gosto de eva, o peso menor é muito importante, ainda mais pra qm vai usar um 15..

 

Só que é feio.

Se os estrados quebrarem vou trocar por EVA puro sim, o Mirica de Castilho faz esse serviço de entalhar o EVA grosso pra encaixar nas cavernas. Tem a opção de cortar EVA fino e colocar entre as cavernas, e depois colocar um tapetão inteiro por cima. Mas ele entalhado deve ficar melhor, mais profissional.

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22 minutos atrás, William Issami Miyada disse:

Vou fazer isso, já comprei os EVAs, essa ideia do velcro é ótima, vou tentar passar uma cola de contato e fazer assim. Os estrados aparentam serem pesados, mas assim que eu tirei pra lavar o barco me surpreendi com a leveza. Meu pai disse que é madeira Teca, própria para fazer barcos, essa madeira durou 29 anos sem empenar nem quebrar, a Levfort caprichou demais.

Os meu 2 estavam inteiros ainda e o barco era muito usado, ficava na beira do rio,  oque costima soltar sao os rebites que fixa eles na tira de alumínio 

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