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Espessura do casco do Levfort Squalus 600 B50


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  • 1 mês depois...

cara em 96 to pra te falar q ainda nao falavam nisso de espessura de chapa como eh hoje... era so chapa fina ou chapa grossa... ng media nao.

 

mas teu barco é pra usar um 25/30hp .. um 40 hp ja exige uma chapa mais grossa e reforços q pelo q me lembre nas fotos q ja postou nao tem .... posta de novo a popa do teu barco pra tirar a duvida ai... as travessas, reforços etc... 

 

da uns croks na chapa da popa, se for mais sonora eh chapa fina, se vc sentir algo tipo um paralama, um local mais denso igual do carro, eh chapa grossa...

 

ja ja o guto entra e te fala, ele teve um squalus dessa epoca tb...

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  • 2 semanas depois...
Em 11/07/2025 em 12:34, Guto Pinto disse:

Nessa epoca do seu 1.2mm, mas era bem feito, ele nao vibra fundo, e os arrebites são navais e não comuns. 

Acho q apartir de 2000 eles vieram com chapa 1.5.mm

Falei com meu amigo, Mirica, que reforma barcos. O casco tem 1.5 mm no fundo e 1.2 mm nas laterais. Ele também disse que nesses barcos anos 90, o arrebitamento é bem melhor, e as chapas de alumínio são de uma liga diferente, de muita qualidade. Os barcos atuais baratos, segundo ele são feitos de alumínio reciclado e é bem mais frágil.

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Seu amigo Mirica tem um bom conhecimento empírico. Certamente se ele bateu os dedos na chapa, escutou sons diferentes entre elas. E disso empiricamente, deduziu que a chapa lateral é 1.2 e no fundo 1.5. Um padrão conhecido largamente em embarcações. 

 

Mas duvido que usou um parquimetro pra isso eheheh Isso é uma medição técnica. 

 

E ele deve estar certo sim. Fique tranquilo quanto a isso.

 

Quanto ao rebitamento do barco, de fato, o trabalho manual antigamente era melhor feito que os atuais, além do que, os rebites hoje voce compra por kilo, vendido apenas como aluminio, sabe-se la qual aluminio. E antigamente eles (da Levefort), utilizavam rebite de aluminio naval, provavelmente liga 6000, isso é um fato. O rebitamente era feito manualmente, na base da marreta e calor... Hoje é uma rebitadeira a ar comprimido, onde o cabra que rebita ta se lixando, a empresa quer rapidez, e o fornecedor nao faz a menor ideia que ta sendo usado pra barcos (pq vc compra pra rebitar bau de caminhao).

 

Entao, de novo, ponto pro teste empirico do Mirica, cabra bom.

 

Chapas de aluminio de liga diferente, aluminio reciclado, etc... Ai o conhecimento empírico de uma cadeia de aluminio deslizou e foi agua abaixo.

 

Comecemos com o basico, o aluminio. Existem trocentas ligas de aluminio, cada uma com uma caracteristica e uma aplicacao distinta. Nao existe melhor ou pior, e sim a mais adequada a tal função.

 

O aluminio possui uma qualidade inerente a ele absolutamente interessante e por isso existe uma cadeia de reciclagem mundial tao ou maior que a propria extração original dele: o aluminio nao perde as propriedades originais, mesmo se recicla-lo inumeras vezes. Ele é aquilo e ponto final. Nem o aço faz isso.

 

Portanto, aluminio reciclado nao eh ruim. Problema é o que vc coloca de materia prima, se vc nao sabe qual liga entra, nao sabe qual liga sai. Pode o trump reclamar a vontade, nao tem como mudar isso.

 

Portanto, aluminio reciclado, utiliza 95% menos energia para ser produzido que o original. Tornando-o bem mais barato e portanto, logo, uma cadeia importantissima e rica o requer para diversas formas : latinhas, embalagens, fiações, peças nao estruturais de carros, construção civil , vagao de trem , bau de caminhao etc...

 

É praticamente impossível uma empresa de embarcação, ter prioridade nessa cadeia, ela vai pagar caro no aluminio, nao tem conversa. O reciclado a siderurgica ja produz com contratos multimilionarios garantindo 100% da producao a ser enviada pro cliente ou a canais proprios.

 

Então pq o Mirica falou isso??

 

Pq existem inumeros tipos de aluminio, lembra? O povo usava qqr porcaria, inclusive ligas que nem aluminio eram, quem nunca viu um barco enferrujado na beira de um rio? Feito de latao, calha de chuva etc??

 

Tem aos montes, é só digitar no yt : construindo meu barco ... tem 200 videos de gente fazendo em casa, com zinco, etc...

 

O que existe de fato, e sempre existiu, foram barcos mal construidos, mal projetados, mal rebitados, mal cavernados, com ligas erradas e que se desfazem so de pegar uma chuva no coberto.

 

tem barco de aluminio da canadyan, da levefort, metalglass, fluvimar, mogi mirim com 30-40 anos nas costas, e o q os diferenciam eram a construcao bem feita.

 

Basicamente, se usa aluminio naval, ligas 5083 e 5082 pra fazerem barcos, muito raramente algum barco da serie 6000 (Esses mais usados em equipamentos, guarda corpo, etc), o mais comum eh 5082, aluminio naval comumente comprado em chapas de ate 6m (sim por isso os barcos de 6 m normalmente tem 5,80 5,90m, e barcos acima disso sao muito mais caro pq exigem soldagem nas chapas).

 

Mirica conhece bastante, ponto pra ele, mas aluminio reciclado nao rola. Rolava aluminio errado (nao ruim pra ser exato), e muitas chaparias malucas ...

 

Tem um post meu aqui no forum onde tem fotos de um barco desses apodrecendo ao lado da represa do rio grande... 

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4 horas atrás, William Issami Miyada disse:

Falei com meu amigo, Mirica, que reforma barcos. O casco tem 1.5 mm no fundo e 1.2 mm nas laterais. Ele também disse que nesses barcos anos 90, o arrebitamento é bem melhor, e as chapas de alumínio são de uma liga diferente, de muita qualidade. Os barcos atuais baratos, segundo ele são feitos de alumínio reciclado e é bem mais frágil.

O Astra ja falou um tanto bom.  Qto a chapa batendo da pra saber sim mas diferença só, nao da pra saber espessura. 

Levefort foi a melhor marca de barcos, hj só fazem lancha.  O Squalus 600 antes de sair de linha custava 18k isso a 3 ou 4 anos atras, ou seja quase o dobro de uma barco similar.  Por isso nunca mais ng comprou barco levefort.  Qualidade tem preço, marca e fama tb. 

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14 horas atrás, Guto Pinto disse:

O Astra ja falou um tanto bom.  Qto a chapa batendo da pra saber sim mas diferença só, nao da pra saber espessura. 

Levefort foi a melhor marca de barcos, hj só fazem lancha.  O Squalus 600 antes de sair de linha custava 18k isso a 3 ou 4 anos atras, ou seja quase o dobro de uma barco similar.  Por isso nunca mais ng comprou barco levefort.  Qualidade tem preço, marca e fama tb. 

A Levfort faz o Squalus 600 com 1.5mm de fundo e 1.2mm nas laterais a pedido. Antes de ganhar esse do meu pai eu cotei com eles, me cobraram R$23.000,00. Achei que eles estavam cobrando esse valor de forma abusiva, só pra me fazer desistir de pedir um, kkkkk! Esse preço é real mesmo, eles até fazem, mas cobram pelo nome e qualidade.

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17 horas atrás, Astra-Taranis disse:

Seu amigo Mirica tem um bom conhecimento empírico. Certamente se ele bateu os dedos na chapa, escutou sons diferentes entre elas. E disso empiricamente, deduziu que a chapa lateral é 1.2 e no fundo 1.5. Um padrão conhecido largamente em embarcações. 

 

Mas duvido que usou um parquimetro pra isso eheheh Isso é uma medição técnica. 

 

E ele deve estar certo sim. Fique tranquilo quanto a isso.

 

Quanto ao rebitamento do barco, de fato, o trabalho manual antigamente era melhor feito que os atuais, além do que, os rebites hoje voce compra por kilo, vendido apenas como aluminio, sabe-se la qual aluminio. E antigamente eles (da Levefort), utilizavam rebite de aluminio naval, provavelmente liga 6000, isso é um fato. O rebitamente era feito manualmente, na base da marreta e calor... Hoje é uma rebitadeira a ar comprimido, onde o cabra que rebita ta se lixando, a empresa quer rapidez, e o fornecedor nao faz a menor ideia que ta sendo usado pra barcos (pq vc compra pra rebitar bau de caminhao).

 

Entao, de novo, ponto pro teste empirico do Mirica, cabra bom.

 

Chapas de aluminio de liga diferente, aluminio reciclado, etc... Ai o conhecimento empírico de uma cadeia de aluminio deslizou e foi agua abaixo.

 

Comecemos com o basico, o aluminio. Existem trocentas ligas de aluminio, cada uma com uma caracteristica e uma aplicacao distinta. Nao existe melhor ou pior, e sim a mais adequada a tal função.

 

O aluminio possui uma qualidade inerente a ele absolutamente interessante e por isso existe uma cadeia de reciclagem mundial tao ou maior que a propria extração original dele: o aluminio nao perde as propriedades originais, mesmo se recicla-lo inumeras vezes. Ele é aquilo e ponto final. Nem o aço faz isso.

 

Portanto, aluminio reciclado nao eh ruim. Problema é o que vc coloca de materia prima, se vc nao sabe qual liga entra, nao sabe qual liga sai. Pode o trump reclamar a vontade, nao tem como mudar isso.

 

Portanto, aluminio reciclado, utiliza 95% menos energia para ser produzido que o original. Tornando-o bem mais barato e portanto, logo, uma cadeia importantissima e rica o requer para diversas formas : latinhas, embalagens, fiações, peças nao estruturais de carros, construção civil , vagao de trem , bau de caminhao etc...

 

É praticamente impossível uma empresa de embarcação, ter prioridade nessa cadeia, ela vai pagar caro no aluminio, nao tem conversa. O reciclado a siderurgica ja produz com contratos multimilionarios garantindo 100% da producao a ser enviada pro cliente ou a canais proprios.

 

Então pq o Mirica falou isso??

 

Pq existem inumeros tipos de aluminio, lembra? O povo usava qqr porcaria, inclusive ligas que nem aluminio eram, quem nunca viu um barco enferrujado na beira de um rio? Feito de latao, calha de chuva etc??

 

Tem aos montes, é só digitar no yt : construindo meu barco ... tem 200 videos de gente fazendo em casa, com zinco, etc...

 

O que existe de fato, e sempre existiu, foram barcos mal construidos, mal projetados, mal rebitados, mal cavernados, com ligas erradas e que se desfazem so de pegar uma chuva no coberto.

 

tem barco de aluminio da canadyan, da levefort, metalglass, fluvimar, mogi mirim com 30-40 anos nas costas, e o q os diferenciam eram a construcao bem feita.

 

Basicamente, se usa aluminio naval, ligas 5083 e 5082 pra fazerem barcos, muito raramente algum barco da serie 6000 (Esses mais usados em equipamentos, guarda corpo, etc), o mais comum eh 5082, aluminio naval comumente comprado em chapas de ate 6m (sim por isso os barcos de 6 m normalmente tem 5,80 5,90m, e barcos acima disso sao muito mais caro pq exigem soldagem nas chapas).

 

Mirica conhece bastante, ponto pra ele, mas aluminio reciclado nao rola. Rolava aluminio errado (nao ruim pra ser exato), e muitas chaparias malucas ...

 

Tem um post meu aqui no forum onde tem fotos de um barco desses apodrecendo ao lado da represa do rio grande... 

Eu acho que o que ele quiz dizer com alumínio reciclado, deve ser o alumínio barato da atualidade. Antigamente reciclava-se menos. Mas quanto a existir alumínio reciclado de boa qualidade isso é fato, depende muito da liga. E os barcos de antigamente deviam ser melhor montados mesmo. Hoje o pessoal conta número de cavernas e espessura da chapa, mas quem conhece mesmo pensa mais em qualidade do alumínio e processo de montagem.

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