Astra-Taranis Postado 14 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 14 horas atrás Há muitas formas de se criticar, algumas são tão ruins que acabam sendo ignoradas por quem precisa fazer algo. Mesmo voce estando certo. Eu tentei fazer esse topico como uma critica a ser levada a sério. Mas acho que nem a Marinha se leva a sério, então resolvi só mostrar mesmo e aceitar que jamais seremos ou teremos uma Marinha que de orgulho de prestar continencia. Vamos lá, meu barco está há anos parado e resolvi que iria por tudo em ordem, motor, carreta, documentos, etc. etc. etc. Fui verificar a parte documental do barco e a mesma está vencida. 1º ponto a se deixar claro: em qualquer instancia governamental, onde voce precise de uma assessoria/despachante/semelhante, entenda: há dificuldades inúmeras criadas para te vender facilidades. Traduzindo: esta errado. Há negligencia, ingerencia ou ainda sendo educado: há desrespeito ao bem público e ao cidadão. Nem vou entrar no mérito legal e moral da coisa. Portanto, se é complicado, se voce cidadão nao tem acesso fácil, se demanda um monte de papelada, etc, etc, etc, voce precisa de alguem que corra atras pra voce e tenha esquemas pra facilitar, do contrario vai te custar mais tempo e muito mais caro do que fazer com ele. 2º ponto: se não é possível se fazer on line, também está errado. Não é possível estarmos em 2025 e eu precisar ir em alguma cidade diferente da minha pra conseguir algum documento. E as vezes várias vezes. Com o custo de uma viagem, hospedagem, comida, etc... Isso cheira mal. 3º ponto: não pode ser caro. Entendo a necessidade de se cobrar uma taxa, mas não dá pra cobrar caro. Isso depõe contra o crescimento do próprio país e do próprio órgão, no caso a Marinha. Ineficiencia custa caro, simples assim. Dito isso, eu procurei um despachante náutico. (vou dar um tempo aqui pra vc refletir sobre essa frase acima e tudo que escrevi antes....) Repetindo, tive que procurar um despachante nautico. O mesmo disse que eu teria que criar um processo de renovação do documento do meu barco (respira... pq eu to respirando... como assim?? renovar, processo.... se eu faalhar um ano de IPVA/Licenciamento, basta eu ir no banco, pagar as taxas e ta resolvido, que porcaria é essa de renovar, processo, etc.?? lembra dos itens acima???). E também pagar uma taxa de renovacao e seguro obrigatorio. Total R$525.00 Vamos deixar claro outra coisa: nesse preço há o custo do despachante, claro. Mesmo assim, outros lugares custam em média R$450 esse mesmo serviço. Ora Sra Marinha, como assim? O serviço prestado, ou melhor dizendo, obrigatório, portanto, voces possuem infraestrutura pra tal, é tão ineficiencia e ruim, que abre uma lacunha de MERCADO, onde milhares de despachantes nauticos, sobrevivem, cobrando 1/3 ou mais de um salário mínimo apenas para cumprir regras de sua autoria? Isso é ultrajante. Nefaslto, Sórdido. E não to falando dos despachantes, pq eles só estão cumprindo o papel capitalista: qr ? eu faco pra vc e cobro. Nao qr? Faz vc mesmo. Só que não é simples fazer. É distante fazer. Da minha cidade até santos, onde foi feito a minha documentacao, so de viagem, vou gastar 2 mil reais... E moro no estado de SP ! 450km de distancia. Enfim. Vou fazer o documento? Nao. Não sei quando vou usar o barco, não sei se compensa. Talvez valha o risco de usar 1 ou 2x ao ano sem documentação. Viro ilegal por puro desejo do próprio meio legal. Poderia fazer? Sim. Mas custa caro pra um trabalhador que usa pouco. Custa 100 reais por ano. Meu carro que uso todos os dias, não tem piracema, não tenho que viajar e pagar 10 pedagios cobrados duplamente apenas pra navegar 1 dia num rio sem peixe como o Rio Grande, custa quase o mesmo por ano. Não faz sentido. Uma pena. Assim o mercado nautico encolhe, o cidadão encolhe, o Estado encolhe e a Marinha que seria motivo de orgulho, se torna ela mesma pequena e age diariamente contra ela mesma. Queria entender isso. Pq? Pq tao caro? Pq tao longe? pq tao dificil? pq tao burocratico? Pq tao ineficiente? Vai ficar parado na garagem ou andar ilegal. Afinal, eu pagaria apenas pra nao ter preocupação. Ja que ser pego numa fiscalizacao é algo rarissimo... e como tb navego de forma rarissima, as chances viram nulas. Mas o cidadão de bem, ta sempre levando nas costas. TiagoAsa reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado 14 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 14 horas atrás Óia....e num é q nessa eu concordo 100% com vc?!?! O Governo atrapalha tudo o que pode e mais um pouco. E a grande maioria do povo ainda acha q vc, assim como qualquer dono de embarcação, é rico, que deveria pagar mesmo. Infelizmente é assim. TiagoAsa e Astra-Taranis reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado 14 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 14 horas atrás Sem contar que agora com o processo de agendamento esta demorando o dobro para se conseguir documentar o barco, estou a 2 meses onde mais da metade do tempo foi tentando agendar um horário para dar entrada no processo. Tem que seguir o exemplo do DETRAN que hoje o processo esta bem facilitado. Mas o custo ainda é alto. Astra-Taranis reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 14 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 14 horas atrás 17 minutos atrás, Fabrício Biguá disse: Óia....e num é q nessa eu concordo 100% com vc?!?! O Governo atrapalha tudo o que pode e mais um pouco. E a grande maioria do povo ainda acha q vc, assim como qualquer dono de embarcação, é rico, que deveria pagar mesmo. Infelizmente é assim. Nao sabia q vc discordava de mim nas outras coisas ahahhaa Brincadeira a parte, tem isso, vc tem uma latinha de cerveja flutuante, uma carretinha sem vergonha e eh considerado rico... eh complicado... Sou tão rico q fiquei anos sem navegar no meu barco (que eh meu!) , venceu o documento pq eu sou rico pra caramba (deve ser muitos bens e esqueci do barco...) e agora eu tenho torrando 1/3 do salário mínimo pra enfiar num documento dum barco q em 10 anos (tem essa ainda, antes eram 10 anos, agora sao 5 anos!!!!) Usei 5x..... Qria ser rico assim, morro de medo de passar fome na velhice pq nem aposentadoria vou ter, e sou rico segundo a sociedade e governo... Fabrício Biguá reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Astra-Taranis Postado 14 horas atrás Autor Denunciar Compartilhar Postado 14 horas atrás 11 minutos atrás, TiagoAsa disse: Sem contar que agora com o processo de agendamento esta demorando o dobro para se conseguir documentar o barco, estou a 2 meses onde mais da metade do tempo foi tentando agendar um horário para dar entrada no processo. Tem que seguir o exemplo do DETRAN que hoje o processo esta bem facilitado. Mas o custo ainda é alto. Tiago, entao, fui alertado sobre isso, q esta demorando de 2 a 5 meses, logo, se eu quiser navegar no ano q vem, preciso dar entrada e pagar agora, pq vai saber ne, se vai ta pronto... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado 13 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 13 horas atrás Uma vergonha isso, tanto documentação como tirar arrais, que os locais de prova são ridículos. Parece que querem que tds andem errado , e governo nisso deixa ate de arrecadar. Deveriam passar td hj pra ambiental local, informatizar, passar pro detran, poupa tempo da vida, tem trocentas opcoes, hj se faz td on line, até vestibular e esse lance nautica continua na era da maquina de escrever olivetti. Desde 12 anos piloto e tenho barco, ate hj nunca registrei um barco meu ou tirei arrais, to nem ai, vou continuar assim até facilitarem isso. Tenho conhecidos que perderam 2 , 3 dias de trabalho, pra regularizar uma canoa , fora risco de dar com burros nagua e demorar 6 meses pra chegar o doc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Manoel Leonello Lucas Postado 12 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 12 horas atrás Algo de errado nao esta certo, quando a prova para tirar uma licença de pilotagem é pelo computador kkkk, logo de cara já perde a credibilidade Eu renovei tanto a minha arrais quanto a documentação do meu barco semana passada, fiz com despachante, mas mesmo assim tive que ir no distrito naval mais proximo para tirar uma foto... de que raios serve a bosta do gov.br... Mas nao podemos esquecer que estamos falando de Brasil, então se nao for burocratico, e sem sentido, está errado.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TiagoAsa Postado 11 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 11 horas atrás 1 hora atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse: Algo de errado nao esta certo, quando a prova para tirar uma licença de pilotagem é pelo computador kkkk, logo de cara já perde a credibilidade Eu renovei tanto a minha arrais quanto a documentação do meu barco semana passada, fiz com despachante, mas mesmo assim tive que ir no distrito naval mais proximo para tirar uma foto... de que raios serve a bosta do gov.br... Mas nao podemos esquecer que estamos falando de Brasil, então se nao for burocratico, e sem sentido, está errado.. tem esse ponto da renovação da arrais ainda, a minha vence em novembro, e como é da antiga, precisarei ir tirar foto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guto Pinto Postado 6 horas atrás Denunciar Compartilhar Postado 6 horas atrás 6 horas atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse: Algo de errado nao esta certo, quando a prova para tirar uma licença de pilotagem é pelo computador kkkk, logo de cara já perde a credibilidade Eu renovei tanto a minha arrais quanto a documentação do meu barco semana passada, fiz com despachante, mas mesmo assim tive que ir no distrito naval mais proximo para tirar uma foto... de que raios serve a bosta do gov.br... Mas nao podemos esquecer que estamos falando de Brasil, então se nao for burocratico, e sem sentido, está errado.. A prova é ridícula, até analfabeto passa, pra que fazer presencial lá no fim do mundo? , pior que vestibular. Ou já faz o curso pratico e aplica a prova no mesmo local e dia, aqui eles fazem a prática, que tb é ridicula, bota 10 nego numa lancha e dirige em linha reta, ai a prova é a 300 400km daqui num fds marcado . Eu não vejo nexo nenhum nisso. Se a marinha não da conta e tem que ser precencial tercerize isso, passa pra esfera municipal . Qualquer professor pode aplicar essa prova. Eles fazem de tudo pra todo mundo andar irregular, vc pega locais inóspitos, ou locais como os rios que pesco que nem se tiver a 3 guerra mundial a marinha virá acaba que induz td mundo não ter doc de nada , nem habilitação. Pergunta pro pessooal se os guias de pesca da Amazonia, etc possuem arrais? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.