byPereira Postado Novembro 29, 2025 Autor Denunciar Compartilhar Postado Novembro 29, 2025 Em 24/11/2025 em 11:10, Willian Furlanetto disse: Bom dia! Com bom custo-benefício, próximo a Manaus, te indico o Rio Preto da Eva ou o Rio Mutuca. Essas pescarias na região de Manaus geralmente não precisam de transporte aéreo, o que deixa o pacote mais barato. Já acertei boas pescarias nesses dois rios. Vale lembrar que o Rio Preto da Eva tem menos pressão de pesca, mas nossa turma já pegou muito peixe bom no Mutuca também. Rio Preto da Eva – Pousada Serena Rio Mutuca – Rancho Mutuca ou Rancho Minha Tralha Em Barcelos, um ótimo custo-benefício é o Barco Marruá. Porém, o transporte aéreo deixa o pacote um pouco mais caro. Existe a opção de ir de barco expresso de Manaus a Barcelos, que acredito custar cerca de R$ 600,00 ida e volta. Entretanto, são longas horas dentro do expresso. Show de bola Willian, obrigado pelo apoio !!! Willian Furlanetto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Meneghetti Postado Janeiro 27 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 27 Em 17/10/2025 em 10:13, TiagoAsa disse: O valor fica bem proximo de encarar uma pra Venezuela, a diferença é que para Venezuela precisa se desprender de um tempo maior que nem sempre é possivel. Mas tenho vontade de fazer a ida pra Venezuela, só a experiência da viagem deve ser top d+ Amigo, ja fiz essa pra Venezuela, Rio Passiva e redondezas, caríssima, 4 dias de navegação, 2 pra ir e 2 pra voltar cansativo pra kct, lanchas ótimas, com WI_FI, acomodações medianas. Pega peixe grande sim e pega bem, mas não é tudo aquilo que diz ai nas redes de internet Edmar Alves reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Meneghetti Postado Janeiro 27 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 27 Em 15/10/2025 em 13:33, byPereira disse: Pessoal, é o meu primeiro post aqui... Dei uma olhada pra ver se já existia algum post com as informações que eu preciso mas não encontrei. Acontece que eu e meu amigo estamos programando ir pela primeira vez para a Amazônia ano que vem 2026, e não estamos com a melhor das condições financeiras. Encontrei uma viagem para o rio Juma (que sei que não possui tantos peixes grandes) por R$7.000,00 por 5 dias de pescaria modalidade all-inclusive, pescaria organizada pelo Fabin (Salminus Fishing no Youtube, é um produtor de conteúdo que acompanho regularmente e gosto do seu trabalho). Me pareceu uma boa opção especialmente porque não há necessidade de pagar tudo de uma vez (que comprometeria a maior parte capacidade do meu cartão de crédito), pode ser feitos pagamentos regulares da forma que quiser até 30 dias antes da pescaria. Nesses 7 mil não está incluso o aereo pra Manaus (somos de BH/MG) então creio que na melhor das hipóteses ainda gastemos mais uns mil a 1.500,00. Há alguma opção melhor do que esta gastando o mesmo tanto? As opções que eu vi pra Barcelos (que eu ouvi dizer que é mais comum de ir e pegar troféus maiores) só achei por 12 mil ou mais... Se alguém tiver alguma opção de pescaria mais produtiva (mais peixes/maiores peixes), não ligamos pra conforto rsrs, o negócio é pegar peixe. Amigo, como já dito aqui, Rio JUMA, cai fora, esquece, jogar dinheiro fora, Rio Juma acabou a mais de 10 anos. Não pega mais nada há muito tempo Hoje, no máximo pega 1 peixe cansado por dia, com jig ou shad, Por favor, não dá pra ir pra Amazônia e ficar jogando um pedaço de ferro ou de borracha no fundo do rio, sofrível heim, melhor ir em qualquer pesqueiro Se ficar hospedado na foz do Juma, nas redondezas do Tracajá / Maçarico, verá uma pousada a cada 50 metros a beira do Mamori, tem congestionamento das voadeiras. Se subir o Juma, redondezas do Canarana, Cutrapa, terá um pouco mais de tranquilidade, porem, mesma coisa, pescaria será muito pobre. Todos rios próximos de Manaus são e estão fracassados em pescaria Sugiro escolher outro local, mais afastado, mais caro sim, mas as chances são maiores Poderia escrever aqui um livro sobre essa região Renato Barreto, Gabriel Bragatto e Edmar Alves reagiu a isso 1 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucaoCR Postado Janeiro 29 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 29 Em 27/01/2026 em 10:21, Renato Meneghetti disse: Amigo, ja fiz essa pra Venezuela, Rio Passiva e redondezas, caríssima, 4 dias de navegação, 2 pra ir e 2 pra voltar cansativo pra kct, lanchas ótimas, com WI_FI, acomodações medianas. Pega peixe grande sim e pega bem, mas não é tudo aquilo que diz ai nas redes de internet Renato, não anima mandar um relato detalhado aqui no fórum sobre sua pescaria no Rio Pasiva? Tenho muito curiosidade de mais detalhes, o pouco que se tem de infos na internet são posts de pessoas que trabalham vendendo as pescarias por lá, então sempre tem um viés por trás. Willian Furlanetto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Paulo ML Postado Janeiro 29 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 29 Com a alta dos preços em Barcelos e grande pressão de pesca, Roraima está sendo uma excelente opção, principalmente Água Boa com a Portotur e Xeruini com a Vila Nova. Indico o parceiro João Medeiros da agência História de Pescador. Willian Furlanetto reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LucaoCR Postado Janeiro 29 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 29 7 minutos atrás, Joao Paulo ML disse: Com a alta dos preços em Barcelos e grande pressão de pesca, Roraima está sendo uma excelente opção, principalmente Água Boa com a Portotur e Xeruini com a Vila Nova. Indico o parceiro João Medeiros da agência História de Pescador. Já pesquei em Roraima e é incrível a quantidade de peixes. É mais difícil de sair 80up, em alguns rios inclusive o operador já informa que é impossível, mas a produtividade de peixes entre 60 e 80 é bem alta. Joao Paulo ML reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Paulo ML Postado Janeiro 30 Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 30 19 horas atrás, LucaoCR disse: Já pesquei em Roraima e é incrível a quantidade de peixes. É mais difícil de sair 80up, em alguns rios inclusive o operador já informa que é impossível, mas a produtividade de peixes entre 60 e 80 é bem alta. Sim parceiro, exatamente, bem o que eu busco atualmente, produtividade e diversão sem se incomodar tanto com o gigante LucaoCR reagiu a isso 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Willian Furlanetto Postado Fevereiro 2 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 2 Em 27/01/2026 em 09:41, Renato Meneghetti disse: Amigo, como já dito aqui, Rio JUMA, cai fora, esquece, jogar dinheiro fora, Rio Juma acabou a mais de 10 anos. Não pega mais nada há muito tempo Hoje, no máximo pega 1 peixe cansado por dia, com jig ou shad, Por favor, não dá pra ir pra Amazônia e ficar jogando um pedaço de ferro ou de borracha no fundo do rio, sofrível heim, melhor ir em qualquer pesqueiro Se ficar hospedado na foz do Juma, nas redondezas do Tracajá / Maçarico, verá uma pousada a cada 50 metros a beira do Mamori, tem congestionamento das voadeiras. Se subir o Juma, redondezas do Canarana, Cutrapa, terá um pouco mais de tranquilidade, porem, mesma coisa, pescaria será muito pobre. Todos rios próximos de Manaus são e estão fracassados em pescaria Sugiro escolher outro local, mais afastado, mais caro sim, mas as chances são maiores Poderia escrever aqui um livro sobre essa região Bom dia. Discordo um pouco dessa tese de que todos os rios próximos a Manaus estão “fracassados” em termos de pescaria. Nossa turma já fez ótimas pescarias perto de Manaus, no Rio Preto da Eva e no Rio Mutuca. Concordo que a pressão de pesca no Juma e no Mutuca é realmente insana, com muita gente concentrada nos mesmos locais. Mesmo assim, já tivemos pescarias muito boas. Tanto no Rio Preto da Eva quanto no Mutuca já saíram peixes 80 up na nossa turma. E, falando em pressão de pesca, a região de Barcelos não fica atrás. Se não for em rios exclusivos ou em operações de pesca com valores mais elevados, é difícil encontrar locais com baixa pressão de pesca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Meneghetti Postado Fevereiro 4 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4 Em 02/02/2026 em 11:13, Willian Furlanetto disse: Bom dia. Discordo um pouco dessa tese de que todos os rios próximos a Manaus estão “fracassados” em termos de pescaria. Nossa turma já fez ótimas pescarias perto de Manaus, no Rio Preto da Eva e no Rio Mutuca. Concordo que a pressão de pesca no Juma e no Mutuca é realmente insana, com muita gente concentrada nos mesmos locais. Mesmo assim, já tivemos pescarias muito boas. Tanto no Rio Preto da Eva quanto no Mutuca já saíram peixes 80 up na nossa turma. E, falando em pressão de pesca, a região de Barcelos não fica atrás. Se não for em rios exclusivos ou em operações de pesca com valores mais elevados, é difícil encontrar locais com baixa pressão de pesca. Quando afirmo fracassados me oriento por todo o contexto dos rios próximos a Manaus e pela vivencia de 40 anos de experiência pescando nessa região. Na década de 90 eu fazia 3 pescaria por ano só no JUMA, uma no fim da cheia, no meio da vazante e no final da vazante. Era muito, mas muito difícil errar uma pescaria, muitas vezes pescava só pela manha, nem volta a tarde. 80up que tanto se fala hoje, era comum pegar vários. Nos anos 2000 em diante abriram 1 bilhão de pousadas. A pesca em si, começou a decair e fracassar a cada ano. Os próprios donos de pousada ajudaram a destruir tudo e acabar com os peixes. O morador ribeirinho passa a rede no rio, pega TUDO, pirarucu de 30cm, tucunaré, peixes de couro, etc. e vai vender para os donos de pousadas, até hoje é assim. Hoje querem vender a pesca esportiva e o turismo ecológico. Eu acredito que vocês pegaram peixes, afinal uma turma de 6, 8, 12 pessoas, etc., 5 ou 6 dias nos rios, das 6h00 as 18h00, alguém vai pegar um ou outro peixe, não há duvida. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Willian Furlanetto Postado Fevereiro 4 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 4 39 minutos atrás, Renato Meneghetti disse: Quando afirmo fracassados me oriento por todo o contexto dos rios próximos a Manaus e pela vivencia de 40 anos de experiência pescando nessa região. Na década de 90 eu fazia 3 pescaria por ano só no JUMA, uma no fim da cheia, no meio da vazante e no final da vazante. Era muito, mas muito difícil errar uma pescaria, muitas vezes pescava só pela manha, nem volta a tarde. 80up que tanto se fala hoje, era comum pegar vários. Nos anos 2000 em diante abriram 1 bilhão de pousadas. A pesca em si, começou a decair e fracassar a cada ano. Os próprios donos de pousada ajudaram a destruir tudo e acabar com os peixes. O morador ribeirinho passa a rede no rio, pega TUDO, pirarucu de 30cm, tucunaré, peixes de couro, etc. e vai vender para os donos de pousadas, até hoje é assim. Hoje querem vender a pesca esportiva e o turismo ecológico. Eu acredito que vocês pegaram peixes, afinal uma turma de 6, 8, 12 pessoas, etc., 5 ou 6 dias nos rios, das 6h00 as 18h00, alguém vai pegar um ou outro peixe, não há duvida. Concordo plenamente que a pesca nos anos 90 e até em 2000 era totalmente diferente da realidade de hoje. A falta de fiscalização, de leis efetivas e o aumento da pressão de pesca tornaram a pescaria cada dia mais difícil, isso é indiscutível. No entanto, essa situação não ocorre apenas nas regiões próximas a Manaus. Acertar uma boa pescaria em Barcelos ou em outras regiões também está se tornando cada vez mais difícil. Com certeza, os rios próximos a Manaus não são mais como há 40 anos. Acredito que isso valha para toda a Amazônia. Como você mesmo disse, antigamente era muito difícil errar uma pescaria; hoje, é difícil acertar uma, independentemente da região. Quando falamos em custo-benefício, é natural que exista ainda mais pressão de pesca. Mas o fato é que acertar uma pescaria em Barcelos já está se tornando algo tão raro quanto acertar uma pescaria nos rios próximos a Manaus. Renato Meneghetti e Joao Paulo ML reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Meneghetti Postado Fevereiro 15 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 15 Em 29/01/2026 em 17:53, LucaoCR disse: Renato, não anima mandar um relato detalhado aqui no fórum sobre sua pescaria no Rio Pasiva? Tenho muito curiosidade de mais detalhes, o pouco que se tem de infos na internet são posts de pessoas que trabalham vendendo as pescarias por lá, então sempre tem um viés por trás. Sim, vamos lá: A operação inicia-se em São Gabriel da Cachoeira (SGC), ou seja, da sua origem até Manaus e depois até SGC é por conta a risco do pescador. Chegando em Manaus tem opções de aéreo 3x semana feito pela AZul, comprando com antecedência tem preços bons, porem, tem que se informar sobre o despacho de bagagens, pois há varias restrições, ou então, voo fretado, dependendo do tamanho do grupo vale a pena pesquisar, muito mais flexibilidade e disponibilidade. Há também embarcações que saem de Manaus, demoram até 48 hs, para chegar em SGC, embarcações com suítes ou não, fazem duas paradas obrigatórias, em Barcelos e outra em Santa Isabel Rio Negro, paradas demoradas. Saindo de SGC pela manha cedinho, em lancha rápida, navega umas 8 ou 10 horas até uma cidadezinha chamada CUCUI, divisa Brasil x Venezuela/Colombia. Dorme nessa cidadezinha, acorda cedo e inicia novamente a jornada, mais 8 ou 10 hs de lancha até a "pousada" na Venezuela. A pousada em si é bem simples, 2 grandes quartos (6 pescador em cada quarto), tem ar condicionado e tem WI-FI. Comida simples, bebidas a vontade, que por sinal viajam junto nas lanchas Depende do pacote, pesca 6 ou 7 dias Rio Pasiva, Pasimonia, ambos afluente do Rio Negro. Varas 25lb é suficiente, mais que isso é algo bem pessoal Eu usei linhas de 40lb, eu não uso leader. Iscas de 11 a 15cm (Helices, Superficie, meia agua e fundo) Eu não pesco com jig ou shads. Ir para Amazônia, para jogar ferro e borracha no fundo dos rios/lagos, não dá. Minha pescaria em quantidade foi muito boa, porem, nada do dito troféu de 90cm, ninguém pegou, alias o maior foi 74cm Assim foram os 7 dias que pesquei lá. Não posso reclamar pegamos todos os dias, porem, sei de casos que não pegaram nada, acontece em toda pescaria Terminou a pescaria, inicia-se o retorno, mesma coisa, 8 ou 10 hs até Cucui, dorme e depois mais 8 hs até SGC, dorme depois Manaus. Em resumo: - Eu não faria novamente, tem que reservar no mínimo 14 dias, pois, se perder/atrasar um voo, F.........EU. - Incluindo todas as despesas até sair de casa,(translado, aviões, hotéis, pescaria, etc, etc,) e retornar para casa, (sou de SP) ficou mais de 30k - Esses quatro dias viajando de lancha são muito cansativos, a volta então, é terrível. Pegamos chuva na ida e na volta, - A pescaria acontece em afluentes do rio negro. Já fiz esse tipo de pescaria em Santa Isabel Rio Negro, que foi até melhor, pela metade do valor. - Me disseram que agora há um controle de imigração/fronteira em San Carlos, na Venezuela, tem que apresentar passaporte e imagino que deve ter uma $$$ pra pagar, quando eu fui não havia isso. - Já há operações na mesma região/rios da Venezuela que podem ser feitas de hidroavião, eu não conheço Enfim é isso, escrevi demais, se precisar algo mais só falar aqui Forte abraço e sucesso Renato Barreto e Joao Paulo ML reagiu a isso 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vagner Postado Fevereiro 17 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 17 Pescarias em Roraima hoje ja esta custando mesmo valor que barcelos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Paulo ML Postado Fevereiro 18 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 18 Em 15/02/2026 em 11:05, Renato Meneghetti disse: Sim, vamos lá: A operação inicia-se em São Gabriel da Cachoeira (SGC), ou seja, da sua origem até Manaus e depois até SGC é por conta a risco do pescador. Chegando em Manaus tem opções de aéreo 3x semana feito pela AZul, comprando com antecedência tem preços bons, porem, tem que se informar sobre o despacho de bagagens, pois há varias restrições, ou então, voo fretado, dependendo do tamanho do grupo vale a pena pesquisar, muito mais flexibilidade e disponibilidade. Há também embarcações que saem de Manaus, demoram até 48 hs, para chegar em SGC, embarcações com suítes ou não, fazem duas paradas obrigatórias, em Barcelos e outra em Santa Isabel Rio Negro, paradas demoradas. Saindo de SGC pela manha cedinho, em lancha rápida, navega umas 8 ou 10 horas até uma cidadezinha chamada CUCUI, divisa Brasil x Venezuela/Colombia. Dorme nessa cidadezinha, acorda cedo e inicia novamente a jornada, mais 8 ou 10 hs de lancha até a "pousada" na Venezuela. A pousada em si é bem simples, 2 grandes quartos (6 pescador em cada quarto), tem ar condicionado e tem WI-FI. Comida simples, bebidas a vontade, que por sinal viajam junto nas lanchas Depende do pacote, pesca 6 ou 7 dias Rio Pasiva, Pasimonia, ambos afluente do Rio Negro. Varas 25lb é suficiente, mais que isso é algo bem pessoal Eu usei linhas de 40lb, eu não uso leader. Iscas de 11 a 15cm (Helices, Superficie, meia agua e fundo) Eu não pesco com jig ou shads. Ir para Amazônia, para jogar ferro e borracha no fundo dos rios/lagos, não dá. Minha pescaria em quantidade foi muito boa, porem, nada do dito troféu de 90cm, ninguém pegou, alias o maior foi 74cm Assim foram os 7 dias que pesquei lá. Não posso reclamar pegamos todos os dias, porem, sei de casos que não pegaram nada, acontece em toda pescaria Terminou a pescaria, inicia-se o retorno, mesma coisa, 8 ou 10 hs até Cucui, dorme e depois mais 8 hs até SGC, dorme depois Manaus. Em resumo: - Eu não faria novamente, tem que reservar no mínimo 14 dias, pois, se perder/atrasar um voo, F.........EU. - Incluindo todas as despesas até sair de casa,(translado, aviões, hotéis, pescaria, etc, etc,) e retornar para casa, (sou de SP) ficou mais de 30k - Esses quatro dias viajando de lancha são muito cansativos, a volta então, é terrível. Pegamos chuva na ida e na volta, - A pescaria acontece em afluentes do rio negro. Já fiz esse tipo de pescaria em Santa Isabel Rio Negro, que foi até melhor, pela metade do valor. - Me disseram que agora há um controle de imigração/fronteira em San Carlos, na Venezuela, tem que apresentar passaporte e imagino que deve ter uma $$$ pra pagar, quando eu fui não havia isso. - Já há operações na mesma região/rios da Venezuela que podem ser feitas de hidroavião, eu não conheço Enfim é isso, escrevi demais, se precisar algo mais só falar aqui Forte abraço e sucesso “Para jogar ferro e borracha no fundo do rio” foi boa kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vagner Postado Fevereiro 18 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 18 Em 15/02/2026 em 11:05, Renato Meneghetti disse: Sim, vamos lá: A operação inicia-se em São Gabriel da Cachoeira (SGC), ou seja, da sua origem até Manaus e depois até SGC é por conta a risco do pescador. Chegando em Manaus tem opções de aéreo 3x semana feito pela AZul, comprando com antecedência tem preços bons, porem, tem que se informar sobre o despacho de bagagens, pois há varias restrições, ou então, voo fretado, dependendo do tamanho do grupo vale a pena pesquisar, muito mais flexibilidade e disponibilidade. Há também embarcações que saem de Manaus, demoram até 48 hs, para chegar em SGC, embarcações com suítes ou não, fazem duas paradas obrigatórias, em Barcelos e outra em Santa Isabel Rio Negro, paradas demoradas. Saindo de SGC pela manha cedinho, em lancha rápida, navega umas 8 ou 10 horas até uma cidadezinha chamada CUCUI, divisa Brasil x Venezuela/Colombia. Dorme nessa cidadezinha, acorda cedo e inicia novamente a jornada, mais 8 ou 10 hs de lancha até a "pousada" na Venezuela. A pousada em si é bem simples, 2 grandes quartos (6 pescador em cada quarto), tem ar condicionado e tem WI-FI. Comida simples, bebidas a vontade, que por sinal viajam junto nas lanchas Depende do pacote, pesca 6 ou 7 dias Rio Pasiva, Pasimonia, ambos afluente do Rio Negro. Varas 25lb é suficiente, mais que isso é algo bem pessoal Eu usei linhas de 40lb, eu não uso leader. Iscas de 11 a 15cm (Helices, Superficie, meia agua e fundo) Eu não pesco com jig ou shads. Ir para Amazônia, para jogar ferro e borracha no fundo dos rios/lagos, não dá. Minha pescaria em quantidade foi muito boa, porem, nada do dito troféu de 90cm, ninguém pegou, alias o maior foi 74cm Assim foram os 7 dias que pesquei lá. Não posso reclamar pegamos todos os dias, porem, sei de casos que não pegaram nada, acontece em toda pescaria Terminou a pescaria, inicia-se o retorno, mesma coisa, 8 ou 10 hs até Cucui, dorme e depois mais 8 hs até SGC, dorme depois Manaus. Em resumo: - Eu não faria novamente, tem que reservar no mínimo 14 dias, pois, se perder/atrasar um voo, F.........EU. - Incluindo todas as despesas até sair de casa,(translado, aviões, hotéis, pescaria, etc, etc,) e retornar para casa, (sou de SP) ficou mais de 30k - Esses quatro dias viajando de lancha são muito cansativos, a volta então, é terrível. Pegamos chuva na ida e na volta, - A pescaria acontece em afluentes do rio negro. Já fiz esse tipo de pescaria em Santa Isabel Rio Negro, que foi até melhor, pela metade do valor. - Me disseram que agora há um controle de imigração/fronteira em San Carlos, na Venezuela, tem que apresentar passaporte e imagino que deve ter uma $$$ pra pagar, quando eu fui não havia isso. - Já há operações na mesma região/rios da Venezuela que podem ser feitas de hidroavião, eu não conheço Enfim é isso, escrevi demais, se precisar algo mais só falar aqui Forte abraço e sucesso valew pelo RElato mas diz ai qual data foi e as condiçoes que pegou o rio Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Renato Meneghetti Postado Fevereiro 18 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 18 1 hora atrás, Vagner disse: valew pelo RElato mas diz ai qual data foi e as condiçoes que pegou o rio fui no final de novembro/23, rio na caixa, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Joao Paulo ML Postado Fevereiro 18 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 18 Em 04/02/2026 em 12:02, Willian Furlanetto disse: Concordo plenamente que a pesca nos anos 90 e até em 2000 era totalmente diferente da realidade de hoje. A falta de fiscalização, de leis efetivas e o aumento da pressão de pesca tornaram a pescaria cada dia mais difícil, isso é indiscutível. No entanto, essa situação não ocorre apenas nas regiões próximas a Manaus. Acertar uma boa pescaria em Barcelos ou em outras regiões também está se tornando cada vez mais difícil. Com certeza, os rios próximos a Manaus não são mais como há 40 anos. Acredito que isso valha para toda a Amazônia. Como você mesmo disse, antigamente era muito difícil errar uma pescaria; hoje, é difícil acertar uma, independentemente da região. Quando falamos em custo-benefício, é natural que exista ainda mais pressão de pesca. Mas o fato é que acertar uma pescaria em Barcelos já está se tornando algo tão raro quanto acertar uma pescaria nos rios próximos a Manaus. Tá difícil acertar em Barcelos mesmo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Vagner Postado Fevereiro 18 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 18 4 horas atrás, Joao Paulo ML disse: Tá difícil acertar em Barcelos mesmo! na verdade ta dificil acertar em qualquer lugar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Fevereiro 19 Denunciar Compartilhar Postado Fevereiro 19 Algumas observações... Estamos presenciando um "novo tempo" nas programações de pesca, principalmente das turmas que usam "semanas fechadas" com seus grupos. Já falei sobre isso antes, de modo que não se sintam "provocados" com isso... mas é de se esperar que muitas dezenas de pescadores navegando simultaneamente nos diversos rios que abrigam os grandes troféus, é motivo de mudança do que esperar nessas viagens... Não bastam apenas as incertezas dos "repiquetes" fora de uma série histórica - parece até se tratar de algo direcionado justo quando se está por lá... No que pese a incidência de um quantidade inimaginável de operações de pesca saindo de Barcelos, a quantidade de rios que desaguam nessa região do rio negro fazem com que ótimas pescarias se realizem em locais nem tão distantes assim... Contudo, é necessário estar preparado para curtir o local, a operação, a gastronomia, as brincadeiras com os amigos, para somente então tratar dos "troféus". Nos dias atuais, "correr atrás" de troféus de 80 cm é algo repetitivo, embora não tenhamos a lembrança do tempo que leva para o "bitelo" chegar nesse porte. Acredito que seja necessário diminuir as expectativas (muitas delas insufladas pelos operadores / guias de pesca) de encontrar (e embarcar) peixes assim. Com a idade (ou maturidade), as adaptações nas tralhas são inevitáveis, tornando-as mais leves para gerar a sensação procurada ao fisgar um exemplar... Para muitos dos atuais pescadores, peixes de porte médio não entram nas estatísticas de captura, só os acima de "tantos centímetros". Usar tralhas mais leves, permitem que a esperada sensação da adrenalina se faça presente em cada batida, independente de seu porte. Claro que encontrar o lugar onde o peixe esteja ativo e presente é missão e tarefa dos guias de pesca (ainda que por conta das gorjetas). Aproveitar o entorno onde se pesca é algo mágico, permitindo aos "bem aventurados" a oportunidade de embarque de peixes que permanecem nas nossas lembranças, independente do seu porte ou peso. Preste atenção que esse é um meio seguro de assegurar dias inesquecíveis onde quer que esteja pescando. Joao Paulo ML e Anderson Caldana reagiu a isso 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.