Joao Caio Postado Novembro 9, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 9, 2025 Última ida pro Araguaia do ano, foi espetacular! Vou deixar os videos no final. Era segunda 13 de outubro e não tinha nada programado pra ir pescar. Mas nesse dia surgiu uma vaga com o guia que queríamos pescar para o final de semana (Guia Tenir, da família batista de Aruanã) . Como sou de goiânia e estava em uma semana mais tranquila, o araguaia fica a poucas horas de carro, ja marcamos a pescaria! No mesmo dia ja comecei a arrumar tralha e preparando o barco pra levar (pescador quase não é ansioso pra ir pescar 😂😂), as carretilhas e equipamentos ja estavam quase prontos (8 idas araguaia nesse temporada). Porém sabem como é, né? Sempre falta aquele anzol, aquela chumbada que está faltando no estojo mesmo tendo várias 😂 E sempre aquela dúvida de qual equipamento levar. Como íamos apenas eu e meu irmão, e cada um já tem suas tralhas pra pesca pesada, ja fui separando minhas carretilhas preferidas já pensando nos peixes que poderia pegar. E no dia 16/10 na quinta pegamos a estrada com destino ao nosso maravilhoso rio Araguaia. Saímos as 19:30 de goiânia (o plano era sair 17:30h kkk). Paramos para fazer aquele lanche reforçado em Itauçu a cerca de 76km de Goiânia onde há várias lanchonetes ótimas e seguimos viagem. Chegamos na cidade de Aruanã as 01:20, na madrugada do dia 17/10, já na sexta. Geralmente quando vamos para Aruanã ficamos sempre no Hotel sesi Aruanã que é ótimo, mas como marcamos de última hora ja estava lotado para essa data. Acabamos ficando na pousada SOS piraiba. Não conhecia a pousada. Mas ao chegar já fomos muito bem recepcionados pelo Edson as 01:20 da manhã. Colocamos o barco para dentro da pousada e fomos dormir o mais rápido possível para pescar na manhã seguinte. Levantamos as 06:30 do dia 17, o guia Tenir ja estava no esperando. Ja fomos para o café da manhã, muito bem servido e caprichado na pousada. Destaque também para os quartos, bem arrumados, limpos e bem organizados e valor muito bom. Como levamos nosso próprio barco e já tínhamos guia, não usamos esse serviço da pousada. As 07:10 já estávamos no rio, o nosso guia Tenir decidiu por descer o rio, e fomos atrás dos pontos. Primeiro paramos principalmente nos finais de praias, nas quedas d'aguas pra pegarmos iscas (douradas, corvinas, mandubés). Passamos por cerca de 2 pontos e nada de ação, no 3º ponto já pegamos 2 corvinas e depois os peixes sumiram (provavelmente um boto por perto). Lá pelas 11:00 paramos no primeiro ponto de piraíba nem no meio do canal do rio, e não tivemos nenhuma ação. Fizemos um almoço no rápido no barco enquanto esperávamos em outro ponto e nada de ação. Durante a tarde também muito parado. Foi um dia quase inteiro sem ações (exceto dos mald$@&/ botos rsrs), com poucos peixes menores capturados, inclusive em pontos onde o Guia disse ter pego muitos peixes durante a semana. Detalhe que o rio tinha pegado (subido o nível) durante essa semana e os pontos acabaram por mudar. Chegamos de volta em Aruanã quase anoitecendo, rodamos cerca de 120km nesse dia no rio, que foi bem tranquilo em tempo de navegação por estarmos com motor 250hp. Durante a noite conversando com o Tenir, decidimos pegar o carro na manhã do dia seguinte e ir para Itacaiu, uma cidade cerca de 50km de aruanã (rio acima). Chegamos em Itacaiu as 08:00 e ja fomos para o porto. Nosso objetivo era só peixe grande, mas levamos apenas lambari de isca, com intuito de usarmos iscas naturais do próprio rio. Subimos o rio paramos no primeiro ponto já as 08:20 atrás das iscas. Em 2 minutos pegamos 2 douradas/apapas, uma menor e uma grande de mais ou menos 50cm. Ja com as douradas pra usar da isca, fomos pro primeiro ponto dos peixes grandes. Nesse dia a estratégia era parar mais nas beiradas para achar as pirararas. Paramos em um poço cerca de 15cm acima de itacaiu, dava cerca de 7 a 8m de profundidade e tinha uma uma leve curva onde formava bastante correnteza e rebojo. Cortamos a dourada grande no meio e iscamos, inclusive fiz video das iscas as 09:50. Era um ponto que se o peixe puxasse linha iria acabar no meio da estrutura, então a fricção estava muito forte. As 09:56, só 6 minutos esperando. Vi a vara se curvando devagar, e de repente começou aquela tomada de linha de fazer a carretilha gritar (música para os ouvidos), muita emoção nesse momento pois o peixe entrou no meu equipamento. Como a fricção estava bem travada e vara 200lbs, foi um verdadeiro cabo de guerra. Mesmo assim o peixe tomou bastante linha, percebi na hora que se tratava de um peixe enorme, e senti que ele havia passado em uma estrutura. Nesse momento a experiência do guia fez toda a diferença, ele fez algumas manobras com o barco e conseguimos livrar a linha da estrutura, após isso ele ja levou o barco para uma praia que estava do nosso lado. Nessa hora já tava respirando pesado de tanto fazer força 😂😂. Foi quando puxando bem, o peixe subiu mais na superfície la ainda no meio do rio e eu vi que se tratava de uma grande piraíba, a emoção nessa hora é inexplicável. Em 9 minutos de um verdadeiro cabo de guerra consegui trazer o peixe ate a praia e dominar ele. Foi uma briga rápida, mas também um cabo de guerra com vara 200lbs e fricção quase travada! O Guia pegou o peixe, e deixou ele bem na rasura. Uma enorme piraiba bem na nossa frente! Mesmo não sendo minha primeira, a emoção de fisgar e tirar um peixe desses é inexplicável! Fizemos a medição e bati meu recorde de piraiba, ela deu 1.74m. Batemos algumas fotos, fizemos alguns vídeos. E fomos pra soltura! A rainha do araguaia saiu nadando lentamente e subindo contra a correnteza do rio. A emoção era tanta que ate esquecemos do calor de 40°, entramos na agua e aproveitamos o momento. Soltura: Seguimos subindo o rio, pegamos mais iscas mas não tivemos mais ações de peixes grandes. Pouco antes do almoço, outro guia conhecido parou perto de nós, e falou que já haviam pegado 16 cacharas só na parte da manhã e nos passou o ponto, mas decidimos continuar atrás dos gigantes. Na hora do almoço esticamos as linhas, usando corvinas e branquinhas de isca no meio do canal com chumbadas bem pequenas e o guia foi preparar um ceviche de corvina que acabávamos de pegar com molho shoyo enquanto eu ia no churrasco. Acabei de acender a churrasqueira, e quando percebemos a carretilha do meu irmão ja estava gritando!! Rsrs Primeira puxada bem forte, uma boa briga, e quem veio? Mais uma piraiba, dessa vez uma "filhote" com seus 1.10 a 1.20m aproximadamente, tiramos algumas fotos e ja soltamos ela pra terminar o almoço. Passado um tempo, ja começamos a descer o rio. Nesse dia subimos 80km, e ja fomos descendo pra parar em mais pontos. Foram 2 ações de pirarara que perdemos na fisgada. Ja era mais de 18h do sábado e decidimos como último ponto o local onde pegamos e piraiba e ja fui exagerando na isca, com metade de uma dourada e um pedaço de outra (1 kg de isca kkk). Soltei minha isca exatamente no mesmo ponto e altura de onde tinha pego a piraiba. Se passaram 5 minutos e quando vi a carretilha estava fritando com a tomada de linha, fui la é na dei aquela fisgada pra conferir. Tentei forçar pra diminuir a tomada de linha do peixe, parou por um tempo e depois continuou a tomar linha. Esse peixe tinha uma força enorme, com a carretilha quase travada e vara 200lbs e comigo fazendo força pra não ser puxada pra fora do barco, ele chegou as estruturas. Ficamos 10 minutos tentando tira-lo, inclusive com o drone (chumbo com ganchos que o guia joga pra pegar a linha do outro lado da estrutura), mas infelizmente dessa vez foi a vez do peixe, fomos vencidos! Ja era quase noite e o GPS do sonar ajudou a voltamos, ja que nessa época passamos por locais com até 50cm de profundidade. Esse foi um nada breve resumo detalhado desses dois dias abençoados de pesca! Essa época é a época que o rio está mais baixo, então é indicado sempre andar com um guia de confiança, pois passamos em lugares de 40,50cm de profundidade apenas, e ainda tem pedreiras próximas a Aruanã e Itacaiu. Sobre equipamento, faz toda a diferença em uma pescaria e momento desses. Carretilhas e varas fortes ajudam muito a dominar o peixe, e no conforto na pescaria, principalmente quando se tem que recolher 300 a 400m de linha em vários pontos. O barco ajuda demais no conforto também, estávamos em uma Calaça Riviera 670 com motor Mercury 250HP, o que facilita muito o deslocamento em grandes distâncias, e mordomias que a alguns anos eu nem imaginava, como geladeira/frezzer para as bebidas e internet starlink. Pode levar muito bebida, aquele sol de 40° castiga a gente hehe!! Equipamentos utilizados Carretilhas Shimano Talica 50 Shimano Tiagra 30W (a maior saiu nela) Shimano Talica 50 Varas Shimano Terez 200lbs Intergreen Hematita 150lbs Carretilhas com cama de linha multifilamento power pro 150lbs e linha mono max force 0.92mm. O Guia Tenir, indico totalmente. Pessoa muito responsável, conhece demais o rio!! Cristiano Rochinha, Renato Barreto e Leonardo R T Nakata reagiu a isso 1 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Novembro 9, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 9, 2025 Parabéns pela pescaria e as imagens postadas ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cristiano Rochinha Postado Novembro 10, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 10, 2025 O Bom e Velho Araguaia nunca decepciona!!! Saudades desse lugar... Valeu por compartilhar!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fabrício Biguá Postado Novembro 11, 2025 Denunciar Compartilhar Postado Novembro 11, 2025 Blz pura, Caio!??! Show de pescaria...e obrigado pelo relato. Vi aqui q vc mandou os vídeos no formato .mov direto pro bando do fórum...Ocorre q esse formato não abre direto na tela e o usuário tem q baixar o vídeo. Como vc postou muitos (algo perto de 1Gb) e isso pesa muito o banco do nosso servidor...solicitaria a vc q postasse-os no youtube e colocasse o link aqui...isso nos ajudaria muito. Tem como fazer isso?!?! Grande abraço e parabéns mais uma vez pela aventura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.