Ir para conteúdo

Sobre a cheia histórica no AM/09. Vai dar pescaria?


Posts Recomendados

Amigo, estou com pescaria marcada para o dia 23/10 com o Marlon, você tem conversado com frequência com ele. Pelo que venho lendo se nenhum repiquete nos atrapalhar a pescaria promete para final de outubro.Estou com uma turma aqui do Sul (Santa Catarina), 12 pessoas no total, estou contando os dias he,he.

Att

Ricardo Peretti

Buenas a todos Fabrício, Gustavo entre outros estou com um bom presentimento sobre esta temporada, fazem 4 anos que vivo no estado do Amazonas, e nunca tinha visto tanta atividade de peixes como esta acontecendo depois dessa cheia recorde e essa opinião não é somente minha, é também de pessoas oriundas aqui do estado mesmo.

Tenho pescado tucunas do barranco por aqui, a coisa ta boa de mais e se a agua continuar baixando neste nível e se não aparecerem pancadas de chuvas como disse nosso meteorologista Fabrício vai ser uma temporada histórica, claro que não tanto quanto a de 2005 quando pegava tucuna com a mão, né Fabricio,hahaha.

Estarei indo este ano novamente com o Marlon acho que é dia 18/10, alguem por ai esta nesta semana?

ano passado fui com ele e a água tava praticamenta na copa das árvores e mesmo assim conseguimos fisgar alguns acima de 6 kg até 9 kgs.

Um abraço a todos.

Maninho,

Coloca ai seus relatos desses pinchos do barranco... Mesmo relato com 1 foto so ta valendo...

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 178
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

E aí pessoal?!? Alguém tem novidades de lá? Pelo que eu vi, tem umas pancadas fortes de chuva previstas para os próximos dias em Barcelos e Sta. Isabel, mas passa. Depois "seca" de novo. Alguém teve notícia de lá (subindo, baixando ou neutro)?

Abraços!!!

p.s.: O coração tá a mil!!! Ontem chegaram as últimas iscas (Jennerlure Turbo 17, Juana cabeça vermelha e umas Dr. Spock da KV) e as varas que eu mandei reformar!!! Tá tudo pronto! Só falta uma bolsa nova e mais duas caixas plásticas... Arrumo a tralha esse fim de semana!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai rezando aí Gustavão!!!

E aí pessoal?!? Alguém tem novidades de lá? Pelo que eu vi, tem umas pancadas fortes de chuva previstas para os próximos dias em Barcelos e Sta. Isabel, mas passa. Depois "seca" de novo. Alguém teve notícia de lá (subindo, baixando ou neutro)?

Abraços!!!

p.s.: O coração tá a mil!!! Ontem chegaram as últimas iscas (Jennerlure Turbo 17, Juana cabeça vermelha e umas Dr. Spock da KV) e as varas que eu mandei reformar!!! Tá tudo pronto! Só falta uma bolsa nova e mais duas caixas plásticas... Arrumo a tralha esse fim de semana!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí pessoal?!? Alguém tem novidades de lá? Pelo que eu vi, tem umas pancadas fortes de chuva previstas para os próximos dias em Barcelos e Sta. Isabel, mas passa. Depois "seca" de novo. Alguém teve notícia de lá (subindo, baixando ou neutro)?

Abraços!!!

p.s.: O coração tá a mil!!! Ontem chegaram as últimas iscas (Jennerlure Turbo 17, Juana cabeça vermelha e umas Dr. Spock da KV) e as varas que eu mandei reformar!!! Tá tudo pronto! Só falta uma bolsa nova e mais duas caixas plásticas... Arrumo a tralha esse fim de semana!!!

Gustavão....a água deu uma subidinha uns 20 dias atrás...mas já começou a abaixar novamente.

Na última semana abaixou apenas 7cm....mas tá q tá... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Previsão de Consenso

ATUAÇÃO DO FENÔMENO EL NIÑO MODIFICA O CENÁRIO DAS CHUVAS NO CENTRO-SUL DO BRASIL

A previsão climática de precipitação para o trimestre setembro, outubro e novembro de 2009 (SON) indica maior probabilidade de chuvas acima da média nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Na Região Sul, há maior probabilidade de chuvas acima da normal no setor norte e ligeiramente acima da normal no setor centro-sul. Por outro lado, os modelos climáticos apontam para a ocorrência de totais pluviométricos na categoria abaixo da normal climatológica no norte da Região Norte, como resultado da previsão de atividade do fenômeno El Niño nos próximos meses.Nas demais áreas do Brasil, a probabilidade é de ocorrência de chuvas na categoria normal. Neste trimestre, os valores de temperatura estão previstos na categoria acima da normal climatológica nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, com temperaturas em torno da média climatológica sobre o restante do País. Ressalta-se, contudo, a possibilidade da incursão de massas de ar frio mais intensas no decorrer deste trimestre, uma característica normal da estação de primavera.

Veja o Infoclima

FONTE: CPTEC (http://clima1.cptec.inpe.br/)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, José...

Neste caso, vou fugir das chuvas de Brasília, indo para o rio Negro. alegre:: alegre:: alegre::

Choveu pacas, aqui neste final de semana, coisa que eu não via há uns 20 anos... mau:: mau:: mau::

Abraços e grato pelas informações...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamana, meu amigo, valeu demais!!! Tô que nem cavalo no brete!!! Só esperando a hora da largada!!! Toda pescaria é assim... aó chega lá eu tenho que ficar me policiando para não forçar a barra no primeiro dia... FALTAM 36 DIAS!!!! danca:: danca:: É nóis no Negrão!!! alegre:: alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Vejam só esse post extraído do http://www.peacockbassassociation.com:

"'m a bit late in getting out a report but have been busy taking care of fishing here almost everyday in Florida for our favorite fish and my four kids at home. I ran two trips from July 10 to July 24, fishing the always beautiful Marmelos River. 16 Anglers over two weeks caught 3300 peacock bass up to 15 pounds and I believe we had 55 over ten. As always on this clear river the fly fishing was outstanding (though we didn't purely fly fish)! My partner on one day and myself caught over 60 peacocks in three hours while wade fishing in the eddy areas along the beach's. A total blast!

It was River Plates opening week for the 09/10 season so there was a few snags in the beginning of the trip with us losing one day of fishing due the paperwork with the Indians. The food was pretty normal River Plate with buffet style breakfast and diners. Overall the first week was fair food wise and the second was a bit better as the camp got rolling. We are at River Plate because of the fishing and remote camps, not looking for gourmet food. The tents were clean and comfortable and the A/C worked great. The guides were good, the boats had brand new Suzuki's on all, The weather was dry the whole two weeks so perfect weather wise.

Water levels droped about a foot over the two weeks and yes, the second week produced more fish. Both weeks fished well especially if you used half ounce Jungle Jigs and 4 inch fly's. The topwater bite was somewhat slow in the beginning but improved as well with High Rollers 5.5" working great. I also had a blast using Baby Torpedoes and 15 pound Power Pro on a medium action rod and a number 20 Quantum spinning reel. You would see huge schools of 2 to 8 pounmd fish trashing up the shore line especially in the mornings. If you love to fish the Marmelos is a great fishing river just don't expect 20 pound plus monsters and it's a great fly fishing river as well.

Another note to dropping water was from the time I arrived and left Manaus we seen the water drop about two feet in Manaus and I am hearing it has dropped a bunch more so looks like a good season starting out for 09/10.

River Plates new Express/fast boat sported a brand new 300 hp four stroke Suzuki which ran fantastic. The boat is also sporting easy boy style leather seats which we found very comfortable. The trip up and down the river while taking longer than the float plane sure lends itself for the camera's.

Well, I'm sure I left something out but can't complain about the fishing trip at all. I go back down October 16, then again December 4 and again January 15 so will look to post more after returning and will try and be more attentitive to get the word out. I thought I would mention that I have one opening for the December 4 trip and four openings for the January 15 trip as well both with River Plate camps. Good luck to all!

Tight lines,

Alan Zaremba"

O cara pescou no Rio Marmelos (só a River Plate Outfitters tem acesso) durante duas semanas inteiras (um dia eu chego lá!). Fiquei bem impressionado com a quantidade de peixes e com os relatos dele sobre o nível das águas.

A região é totalmente distinta da de Barcelos/Santa Isabel, mas achei interessante ele dizer que as águas em Manaus baixaram 2 pés (60 cm) em duas semanas. Boas notícias, vocês não acham? Baixando em Manaus, o efeito é cascata, ou seja, Manaus "puxa" água de Moura, que "puxa" de Barcelos, que "puxa" dos afluentes em volta (Padauari, Cuinini, Demeni, Preto...) e assim vai!!!

Tenho um amigo que pescou nesse esquema (River Plate Outifitters) e adorou! Quer por que quer pescar com eles de novo e tals... Não sei. Fico cabreiro desse esquema de americano! Esses caras ralatam pescaria com 15 peixes acima de 7 kg por pescador dia!!! Esse amigo meu pegou um ou dois peixes acima de 5 kg... Eles claramente privilegiam os gringos e deixam o bagaço pros brasileiros. Inclusive eles cobram mais dos gringos por isso!!!

Depois eu traduzo isso tudo pra todo mundo!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

Vejam só esse post extraído do http://www.peacockbassassociation.com:

"'m a bit late in getting out a report but have been busy taking care of fishing here almost everyday in Florida for our favorite fish and my four kids at home. I ran two trips from July 10 to July 24, fishing the always beautiful Marmelos River. 16 Anglers over two weeks caught 3300 peacock bass up to 15 pounds and I believe we had 55 over ten. As always on this clear river the fly fishing was outstanding (though we didn't purely fly fish)! My partner on one day and myself caught over 60 peacocks in three hours while wade fishing in the eddy areas along the beach's. A total blast!

It was River Plates opening week for the 09/10 season so there was a few snags in the beginning of the trip with us losing one day of fishing due the paperwork with the Indians. The food was pretty normal River Plate with buffet style breakfast and diners. Overall the first week was fair food wise and the second was a bit better as the camp got rolling. We are at River Plate because of the fishing and remote camps, not looking for gourmet food. The tents were clean and comfortable and the A/C worked great. The guides were good, the boats had brand new Suzuki's on all, The weather was dry the whole two weeks so perfect weather wise.

Water levels droped about a foot over the two weeks and yes, the second week produced more fish. Both weeks fished well especially if you used half ounce Jungle Jigs and 4 inch fly's. The topwater bite was somewhat slow in the beginning but improved as well with High Rollers 5.5" working great. I also had a blast using Baby Torpedoes and 15 pound Power Pro on a medium action rod and a number 20 Quantum spinning reel. You would see huge schools of 2 to 8 pounmd fish trashing up the shore line especially in the mornings. If you love to fish the Marmelos is a great fishing river just don't expect 20 pound plus monsters and it's a great fly fishing river as well.

Another note to dropping water was from the time I arrived and left Manaus we seen the water drop about two feet in Manaus and I am hearing it has dropped a bunch more so looks like a good season starting out for 09/10.

River Plates new Express/fast boat sported a brand new 300 hp four stroke Suzuki which ran fantastic. The boat is also sporting easy boy style leather seats which we found very comfortable. The trip up and down the river while taking longer than the float plane sure lends itself for the camera's.

Well, I'm sure I left something out but can't complain about the fishing trip at all. I go back down October 16, then again December 4 and again January 15 so will look to post more after returning and will try and be more attentitive to get the word out. I thought I would mention that I have one opening for the December 4 trip and four openings for the January 15 trip as well both with River Plate camps. Good luck to all!

Tight lines,

Alan Zaremba"

O cara pescou no Rio Marmelos (só a River Plate Outfitters tem acesso) durante duas semanas inteiras (um dia eu chego lá!). Fiquei bem impressionado com a quantidade de peixes e com os relatos dele sobre o nível das águas.

A região é totalmente distinta da de Barcelos/Santa Isabel, mas achei interessante ele dizer que as águas em Manaus baixaram 2 pés (60 cm) em duas semanas. Boas notícias, vocês não acham? Baixando em Manaus, o efeito é cascata, ou seja, Manaus "puxa" água de Moura, que "puxa" de Barcelos, que "puxa" dos afluentes em volta (Padauari, Cuinini, Demeni, Preto...) e assim vai!!!

Tenho um amigo que pescou nesse esquema (River Plate Outifitters) e adorou! Quer por que quer pescar com eles de novo e tals... Não sei. Fico cabreiro desse esquema de americano! Esses caras ralatam pescaria com 15 peixes acima de 7 kg por pescador dia!!! Esse amigo meu pegou um ou dois peixes acima de 5 kg... Eles claramente privilegiam os gringos e deixam o bagaço pros brasileiros. Inclusive eles cobram mais dos gringos por isso!!!

Depois eu traduzo isso tudo pra todo mundo!

Abraço!

Gustavao,to achando que isso eh conversa de pescador(gringo).rsrrsrs.

Naquela regiao da muito peixe,mas acima de 10 kg eh dificil.O cara escreveu que pescaram 3.300 tucunas acima de 15 lb,ahi eh p rolar de rir!!!

Abracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O barco vai pegar a gente lá também, mas eu não sei direito ondo nós vamos... Vai ser definido na véspera! Vocês vão no Angatu?

Felipe, vocês vão para onde? É capaz de a gente se cruzar em algum rio!!!

Sta Izabel ... e vcs

Nao nao Gustavo ... vamos em uma embarção nova, da companhia Amazon Sport Fishing ! N sei o nome ainda ... só recebi algumas fotos e pelo visto é conforto total !

danca:: danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Celso, fico pensando isso também... Mas por outro lado, esse rio é fechado. Ninguém pesca lá, só os índios. O único operador que entra é o River Plate Outfitters. Então acho que pode ser verdade. Imagina só um rio desses sem pressão de pesca??? É voltar 40 anos no tempo e ver como se pescava naquela época! Pelas histórias que eu ouço, aqui no Araguaia, que não é extraordinário em termos de tucunaré, era uma fartura só...

Meu amigo que foi nesse esquema esse ano (tem 20 dias que ele chegou de lá), pegou 60 tucunas por dia (média de peixes embarcados, sem considerar tamanho, por pescador, por dia)!!! E os guias disseram que a pescaria deles foi fraca!!! E esse cara não é de mentir de jeito nenhum!!!

Se você fizer as contas, 3.300 peixes em 14 dias de pesca daria 236/dia. Eram 16 pescadores, ou seja, a média por pescador foi de 15 peixes maiores de 15 lbs por dia. É muito? Sim. Mas é impossível? Acho que não.

Eles chegam em lugares MUUUUUITO remotos! O hidroavião pousa e depois uma lancha rápida os pega e leva para as cabines flutuantes. A tal lancha tem um motor de 300hp, poltronas de ônibus e viaja a quase 100 km/h.

Logo, tendo a acreditar no gringo! Até porque o relato dele não é isolado.

Abraço,

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o site! Chique demais!!! Se vocês cruzarem com um barquinho chamado Demini Sport Fishing, pode abanar que "é nóis"!!! Abração!!!

O barco vai pegar a gente lá também, mas eu não sei direito ondo nós vamos... Vai ser definido na véspera! Vocês vão no Angatu?

Felipe, vocês vão para onde? É capaz de a gente se cruzar em algum rio!!!

Sta Izabel ... e vcs

Nao nao Gustavo ... vamos em uma embarção nova, da companhia Amazon Sport Fishing ! N sei o nome ainda ... só recebi algumas fotos e pelo visto é conforto total !

danca:: danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o site! Chique demais!!! Se vocês cruzarem com um barquinho chamado Demini Sport Fishing, pode abanar que "é nóis"!!! Abração!!!

O barco vai pegar a gente lá também, mas eu não sei direito ondo nós vamos... Vai ser definido na véspera! Vocês vão no Angatu?

Felipe, vocês vão para onde? É capaz de a gente se cruzar em algum rio!!!

Sta Izabel ... e vcs

Nao nao Gustavo ... vamos em uma embarção nova, da companhia Amazon Sport Fishing ! N sei o nome ainda ... só recebi algumas fotos e pelo visto é conforto total !

danca:: danca::

Combinado Gustavo .... alegre:: alegre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Celso, fico pensando isso também... Mas por outro lado, esse rio é fechado. Ninguém pesca lá, só os índios. O único operador que entra é o River Plate Outfitters. Então acho que pode ser verdade. Imagina só um rio desses sem pressão de pesca??? É voltar 40 anos no tempo e ver como se pescava naquela época! Pelas histórias que eu ouço, aqui no Araguaia, que não é extraordinário em termos de tucunaré, era uma fartura só...

Meu amigo que foi nesse esquema esse ano (tem 20 dias que ele chegou de lá), pegou 60 tucunas por dia (média de peixes embarcados, sem considerar tamanho, por pescador, por dia)!!! E os guias disseram que a pescaria deles foi fraca!!! E esse cara não é de mentir de jeito nenhum!!!

Se você fizer as contas, 3.300 peixes em 14 dias de pesca daria 236/dia. Eram 16 pescadores, ou seja, a média por pescador foi de 15 peixes maiores de 15 lbs por dia. É muito? Sim. Mas é impossível? Acho que não.

Eles chegam em lugares MUUUUUITO remotos! O hidroavião pousa e depois uma lancha rápida os pega e leva para as cabines flutuantes. A tal lancha tem um motor de 300hp, poltronas de ônibus e viaja a quase 100 km/h.

Logo, tendo a acreditar no gringo! Até porque o relato dele não é isolado.

Abraço,

Gustavo

Olha só Gustavo, mudando um pouco de assunto, era bom que um biólogo confirmasse a minha informação ou não...

Mas quanto a quantidade de tucunarés do Araguaia em relação ao Negro, pode-se dizer que a do Araguaia é absurdamente maior. São água absolutamente mais ricas em fauna. Então o Araguaia é uma assumidade sim... hehehe... Como te disse vou recorrer a algum biólogo pra rever isto aqui. Mas te dou quase certeza desta informação.

Em números de indivíduos por m3 de água a bacia do Rio Negro é beeeem mais pobre. Vou pedir ajuda aos universitários biólogos sobre estas informações que eu obtive. joia:::

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade.

Àgua branca (Araguaia) tem muito mais nutrientes do que agua negra (nergro e afluentes). Por isso é capaz de sustentar uma quantidade muito maior de organismos. Basta vc ver a quantidade de aves que vc observa no Araguaia e na região do Negro. As vezes alguem que faz uma pescaria nessa região em uma epoca de agua muito baixa pode ate ter uma impressao contraria, mas é que lá as regiões inundaveis onde peixe se dispersa na cheia sao imensamente maiores, quando a agua some os peixe se refugia em poucos locais, é o inverso do repiquete.

O problema do Araguaia é que é um rio muito menor.....os barcos de pesca e hoteis em geral levam os turistas p pescar nos lagos....se come muito tucunare assado nos almoços por lá...tanto que quando vc vai em um desses lagos por volta de julho, agosto, eles ja estao tao batios que vc raramente tem ação de peixe.

Conversando com alguns piloteiros de Luis Alves em julho tambem me diseram que o rio nao esta muito bom de dourada nao....em função de pesca exessiva.

Tem alguns lagos isolados e de acesso ruim que vc pega um tucunaré-pitanga atras do outro, mas todos de pequeno porte.

O normal seria uma abundãncia de tucunares que nem a gente via no rio riozinho da ilha do bananal, onde vc pega um tucunaré por arremesso e muito azulão grande.

Ou seja, embora o turismo da pesca ajude na preservação do rio como um todo, se nao houver um controle da coisa algumas espécies podem ser prejudicadas.

Celso, fico pensando isso também... Mas por outro lado, esse rio é fechado. Ninguém pesca lá, só os índios. O único operador que entra é o River Plate Outfitters. Então acho que pode ser verdade. Imagina só um rio desses sem pressão de pesca??? É voltar 40 anos no tempo e ver como se pescava naquela época! Pelas histórias que eu ouço, aqui no Araguaia, que não é extraordinário em termos de tucunaré, era uma fartura só...

Meu amigo que foi nesse esquema esse ano (tem 20 dias que ele chegou de lá), pegou 60 tucunas por dia (média de peixes embarcados, sem considerar tamanho, por pescador, por dia)!!! E os guias disseram que a pescaria deles foi fraca!!! E esse cara não é de mentir de jeito nenhum!!!

Se você fizer as contas, 3.300 peixes em 14 dias de pesca daria 236/dia. Eram 16 pescadores, ou seja, a média por pescador foi de 15 peixes maiores de 15 lbs por dia. É muito? Sim. Mas é impossível? Acho que não.

Eles chegam em lugares MUUUUUITO remotos! O hidroavião pousa e depois uma lancha rápida os pega e leva para as cabines flutuantes. A tal lancha tem um motor de 300hp, poltronas de ônibus e viaja a quase 100 km/h.

Logo, tendo a acreditar no gringo! Até porque o relato dele não é isolado.

Abraço,

Gustavo

Olha só Gustavo, mudando um pouco de assunto, era bom que um biólogo confirmasse a minha informação ou não...

Mas quanto a quantidade de tucunarés do Araguaia em relação ao Negro, pode-se dizer que a do Araguaia é absurdamente maior. São água absolutamente mais ricas em fauna. Então o Araguaia é uma assumidade sim... hehehe... Como te disse vou recorrer a algum biólogo pra rever isto aqui. Mas te dou quase certeza desta informação.

Em números de indivíduos por m3 de água a bacia do Rio Negro é beeeem mais pobre. Vou pedir ajuda aos universitários biólogos sobre estas informações que eu obtive. joia:::

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando pro assunto do Negrão (vai ou não da pescaria), alguém tem novidades???

O Cézar (dono do Demini, o barco que a gente vai pescar) falou que tá baixando em Santa Isabel e em Barcelo ainda mais!!! E que vai estar ideal quando nós formos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...