Ir para conteúdo

Como perceber o funcionamento correto da válvula termostática?

Posts Recomendados

Bom dia senhores! Tenho uma dúvida em relação a válvula termostática de motores de popa. Meu Yamaha 15HP tem já seus 31 anos, e eu acho que nas revisões nunca foi retirada e verificada essa válvula. Tem algum macete para saber se ela funciona corretamente? Tem prazo de horas para trocar? Meu motor só é antigo, mas deve ter menos de 50 horas de uso, era do meu pai e ficou mais de 20 anos parado. Essa válvula quando está fechada, deixa a água sair fria no jato indicador? Quando a água sai morna é porque abriu? Na meu carro, eu boto a mão na mangueira do arrefecimento, embaixo do radiador, se estiver quente a válvula termostática abriu, se estiver fria tá fechada, tem algum macete parecido pra ver se tá funcionando nos motores de popa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, William Issami Miyada disse:

Bom dia senhores! Tenho uma dúvida em relação a válvula termostática de motores de popa. Meu Yamaha 15HP tem já seus 31 anos, e eu acho que nas revisões nunca foi retirada e verificada essa válvula.

se nao foi retirado, troque de mecanico....

20 minutos atrás, William Issami Miyada disse:

Tem algum macete para saber se ela funciona corretamente?

tira, ela verifica se nao ta corroida, e por numa tuperware com agua acima de 60graus, deve comecar a se mover, e acima de 90 graus tem que abrir toda... simples, nao precisa de ferramenta, so pede pra um adulto aquecer a agua pra vc...

Tem prazo de horas para trocar?

desconheco, mas se ela nao tiver oxidada, sem problemas, eh algo fisico mecanico, fez o testezinho ai, ta de boas

Meu motor só é antigo, mas deve ter menos de 50 horas de uso, era do meu pai e ficou mais de 20 anos parado. Essa válvula quando está fechada, deixa a água sair fria no jato indicador?

o mijador eh um indicador, mas nao o leve como consideracao, use a bacia do motor em funcionamento, eh muito mais confiavel.

Quando a água sai morna é porque abriu?

na teoria sim, na pratica o calor pode irradiar e vc ter uma falsa leitura. 

Na meu carro, eu boto a mão na mangueira do arrefecimento, embaixo do radiador, se estiver quente a válvula termostática abriu, se estiver fria tá fechada, tem algum macete parecido pra ver se tá funcionando nos motores de popa?

se o motor ta funcionando ta abrindo, se ele do nada em aceleracao depois de alguns minutos simplesmente morrer e nao ligar, eh pq nao abriu e derreteu td.... 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
  • Criar Novo...