Ir para conteúdo

CASTANHÃO - BERÇO DOS TUCUNARÉS GIGANTES DO CEARÁ


Posts Recomendados

Parabéns Sgambatti,

Material extremamente bem exposto, com farta documentaçãom fotográfica ! joia:::

Sem dúvida alguma, uma das melhores reportagens postadas aqui no Fórum !

Recomendo-lhe que numa próxima, veicule-a na nossa Revista eletrônica, pois está ótima para isso ( um pouco mais condensada, é claro ! ).

Muito show mesmo ! aplauso::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 50
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Parabéns Sgambatti,

Material extremamente bem exposto, com farta documentaçãom fotográfica ! joia:::

Sem dúvida alguma, uma das melhores reportagens postadas aqui no Fórum !

Recomendo-lhe que numa próxima, veicule-a na nossa Revista eletrônica, pois está ótima para isso ( um pouco mais condensada, é claro ! ).

Muito show mesmo ! aplauso::

Grande KID !

Obrigado parceiro!

Me parece que esse mês vai sair algo na revista Biguá News!

Se precisar de mais informação estamos ai!

GRANDE Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tucunas de lá são monstruosos. É a Amazônia no Nordeste. Parabéns pelos esforços e conquistas. Talvez devêssemos fazer alguma coisa pela "nossa Serra da Mesa" !!!???

Fala Marcio!

Cara tem que conhecer o lugar, é top demais!

Com relação a Serra da Mesa, nosso companheiro Eribert (Tucunazul) tem feio muito por lá, eu particularmente faço um trabalho na região de Colinas do Sul onde fico grande, ese de conscientização, e sei que devido as minhas denúncias o IBAMA an dou por lá!

Serra da Mesa se não me engano estão querendo fazer algo pioneiro, acho que é idéia do Eribert e tem o Kruel nomeio disso!

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Parabéns pelo tópico e pela iniciativa, foi um Ato de muita coragem, só de ler ja deu vontade de fisgar um gigante desse. palmas:: palmas::

Mas fiquei com uma dúvida, é a primeira vez que leio relatos sobre a adaptação de tucunaré amazonico numa represa que esteja fora do seu habitat natural, particularmente achei que essa adaptação era apenas do tucunaré amarelo e o tucunaré azul, devido ao impacto ambiental que outra especie pode trazer, esse cichla pinima trouxe algum dano com as especies nativas, dano diferente ao causado pelo tucunaré amarelo ou azul?.

Será possível a adaptação dessas espécies de gigantes em outras represas do brasil, mais especificamente no sudeste e no centro-oeste?

abraçoo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico e pela iniciativa, foi um Ato de muita coragem, só de ler ja deu vontade de fisgar um gigante desse. palmas:: palmas::

Mas fiquei com uma dúvida, é a primeira vez que leio relatos sobre a adaptação de tucunaré amazonico numa represa que esteja fora do seu habitat natural, particularmente achei que essa adaptação era apenas do tucunaré amarelo e o tucunaré azul, devido ao impacto ambiental que outra especie pode trazer, esse cichla pinima trouxe algum dano com as especies nativas, dano diferente ao causado pelo tucunaré amarelo ou azul?.

Será possível a adaptação dessas espécies de gigantes em outras represas do brasil, mais especificamente no sudeste e no centro-oeste?

abraçoo

Fala Andre!

Não vi nenhum impacto ambiental por lá, para se ter uma idéia lá existe também a caranha, curimba, piranha, pirarucu, traira entre outros e nada se nota.

Acredito que no Sudeste e Centro-Oeste essa espécie possa se dar bem devido ao clima, mais como sabemos que tal atitude é contra a lei não pensamos ainda nisso! (até parece que não! aguarde daqui uns anos! kkkkk)

Abraxxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Concordo plenamente com o Espirro..

Aqui no Ceará quando se descobri um bom açude as pessoas da região logo batem o açude com redes e acabam com os peixes dele, por isso quando as pessoas do interior perguntam sobre alguns açudes bom é preferivel nem falar. Mas como ele disse nao se pode só por a culpa no povo por que realmente eles nao tem a consciencia do que estão fazendo. Os açudes daqui na verdade são feitos com a intenção de abastecer a populaçao com agua e tambem dar a pesca para as pessoas ganharem seu sustento, a pesca esportiva ja fica em segundo plano. Oque devia ser feito era realmente redobrar a fiscalização e a conscientização das pessoas.

Ótimo Tópico joia:::

Parabens :))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de relato parceiro, não escreverei muitas coisas das suas atitudes por aqui por não ter espaço suficiente rsrsr, mas vc sabe que estamos juntos neste projeto. Com certeza qdo o JG aprender a ler ficara muito orgulhoso pelo pai que tem.

Parabens e Abrxs ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de relato parceiro, não escreverei muitas coisas das suas atitudes por aqui por não ter espaço suficiente rsrsr, mas vc sabe que estamos juntos neste projeto. Com certeza qdo o JG aprender a ler ficara muito orgulhoso pelo pai que tem.

Parabens e Abrxs ::tudo::

Valeu Luiz pelas palavras! Estamos juntos nessa parceiro!

Coloca o logo do nosso grupo ai e um avatar!

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Sgambatti e Yuri,

Só hoje tomei conhecimento desse impressionante relato sobre o Castanhão! Confesso que estou impressionado com esse lugar, com o tamanho dos peixes e a beleza das paisagens. Sensacional!

O que vocês relatam é um espelho do que vem acontecendo já há muito tempo em algumas barragens do Sudeste e Centro-Oeste. Só para citar algumas: Itumbiara/Tupaciguara, São Simão, Capitólio, Presidente Epitácio, Serra da Mesa... em todos estes lugares, ocorre exatamente o que você relata aí em detalhes!

Parabéns pela iniciativa de denunciar e pressionar as autoridades para tentar por fim a essa barbárie!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sgambatti e Yuri,

Só hoje tomei conhecimento desse impressionante relato sobre o Castanhão! Confesso que estou impressionado com esse lugar, com o tamanho dos peixes e a beleza das paisagens. Sensacional!

O que vocês relatam é um espelho do que vem acontecendo já há muito tempo em algumas barragens do Sudeste e Centro-Oeste. Só para citar algumas: Itumbiara/Tupaciguara, São Simão, Capitólio, Presidente Epitácio, Serra da Mesa... em todos estes lugares, ocorre exatamente o que você relata aí em detalhes!

Parabéns pela iniciativa de denunciar e pressionar as autoridades para tentar por fim a essa barbárie!

Fala Gustavo!

Valeu mesmo, acredito que estamos fazendo a nossa obrigação, acabei de chegar do Ceará, passei 6 dias pescando lá e 4 nos robalos de nosso Nordeste! Top! A coisa está mudando no Castanhão parceiro! As coisas estão melhor, fico muito feliz, vcs não têm idéia, sou apaixonado por esse lugar!

Aguardem mega relato e novidades no sentido de preservação do local!

Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo trabalho amigo..tomara que as coisas se resolvam bem por lá.

Infelizmente parece que seu "secret point" tá ficando detonado.

Que pena esse Brasil........

Fala PRD!

Nada parceiro as notícias são as melhores, vc não tem noção com o era, devido as nossas ações juntamente com a APEECE, DNOCS e IBAMA está melhorado em 80%, a meta é que em 2010 nossos projetos sejam consluídos e o Castanhão será um exemplo ao demais locais!

GRANDE Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Rodrigo,

Gostaria de parabeniza-lo pela materia do Castanhao, e te dizer que voce atraves de sua materia " belissima materia" foi o grande incentivador e me motivado a enfrentar 850 Km de estrada de Teresina / Piaui a um Paraiso chamado Castanhao localizado em Nova Jaguaribara/CE.

O local é maravilho, as pessoas são hospitaleiras ( melhor exemplo disto é o sr. XEXEU, cabra simples, prestativo e mentiroso como um bom pescador deveria ser, hehehehe!!!!!! ). Apesar de muito recente tudo naquele local, já podemos observar albuns avansos quando o assunto é turismo de pesca. ( a pousada dos Maias possue uma estruta fisica bem legal, existe um posto de combustivel com uma lojinha bem surtida, vende oleo nautico, refrigerantes, gelo, lanches em geral ) e o principal que já existe no local pessoas como os irmão Guias o Lucio e o Ricardo, pessoal do bem, otimos guias conhecem a regiao como ninguem e profissionais ao extremo não deixando faltar nada................

Vejo sempre o seus relatos e ouvi falar de voce lá no castanhao e gostaria de oferecer a minha ajuda no que for possivel para ajudar a preservação do Castanhao..........Todos nos os pescadores esportivos principalmente os do nordeste temos que tomar providencias para regulamentar a pesca predatoria ( redes e arpões principamente ) naguela regiao.

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, semana passada, estive lá e o Ricardo falou que um pescador ribeirinho pegou acho que com vara de bambu acredite um peixao de 11Kg que estava a venda no mercado da cidade. Como pode um peixe deste ser retirada da agua...........Na oportunidade durante a pescaria apesar de estar em um periodo ruim as aguas estao muito baixas encontramos diversas redes de todos os tamanhos e ninguem fiscalizando nada.......

grande abraço e estou a disposição

Kerlon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Kerlon!

Obrigado pelas palavras, realmente mudou muito de antes para agora, em 2009 foi o ano de nossas vitórias, juntamente com a APEECE (Associação dos Pescadores Esportivos do Ceará) conseguimos sensibilizar muita gente e de uma vez por todas colocar na cabeça de muita gente, entre esses Xexéu, Donos das pousadas de Jaguaribara (Maias e Pereirinha), dos guias Lucio, Ricardo (irmão Lucio) e Gil que o peixe vivo é mais rentável para eles do que ele morto, foi difícil parceiro mais conseguimos, hoje esses guias são um exemplo para o Brasil as coisas por lá estão indo muito bem, longe do ideal mais uma melhora de 80% ocorreu.

Só para conhecimento, esse ano foram 6 blit´s do Ibama contra 1 do ano passado, isso porque chegamos junto, conheci o Sr. Fabio Bandeira, resposnável pela fiscalização no local que fica no comando de Iguatu, pessoa muito especial, pois nunca vi um funcionário tão ativo em prol da preservação, através desse conhecimento passamos o que vinha ocorrendo e onde "pegar" (coordenadas de GPS, nome dos responsáveis, rtc...) essas pessoas, "batata", mais de não sei quantos kilômetros de redes apreendidas, sem contar caminhões com pescado apreendidos e distribuídos para as comunidades e muitas pessoas presas e autuadas, sendo matrial apreendido, multas aplicadas e carteiras de pescador caçada, pois o pescador local recebe do governo para não pescar na piracema e muitos foram pegos.

Outra conquista foi o I CASTPESCA, campeonato organizado pela APEECE, esse com apoio da prefeitura, UFC e outros que divulgou o potencial bem como a pesca esportiva, já que 100% dos peixes foram soltos, pessoas que matavam tudo após esse campeonato passaram a soltar peixe, lógico que aos poucos, hoje sei de muitos que se levarem um peixe, levam porque o mesmo não conseguindo se recuperar.

Mais uma conquista foi o Curso dado pelo IBAMA em Jaguaribara, esse para formaçõa de guias, espetáculo a repercussão, esse encabeçado pela APEECE e principalmente por uma das pessoas que admiro e que nunca vi fazer tanta coisa em prol do local, Sr Odorico Moraes, se o Castanhão está do jeito que está hoje ele é o maior responsável por isso.

As pousadas também mudaram muito lá, frequento a pousada Pereirinha a pelo menos 3 anos e finalmente conseguimos sensibilizá-los, hoje é uma das pessoas que mais insentivam o Pesque, Fotografe e Solte, das penúltima vez que fui lá comentei com ele de colocar um quadro na pousada dele, dessa última vez tive uma surpresa, da uma olhada abaixo:

Imagem Postada

É isso mesmo, além de colocar um quadro pintou na parede Pesque, Fotografe e Solte! Seu um show! O local escolhido foi o restaurante, local que todos os pescadores a noite frequentam, com isso alguns que ainda levam peixe comentam "caramba esses caras não matam esses peixes não é!!??", fogo né, mais com isso estamos cada vez mais deixando quem pratica o pesque e solte colocar suas fotos lá e te falo, só da pessoa ver aquilo já começa a repençar sua atitude!

Enfim Kerlon, essas são algumas das principais conquistas, acredito que temos muito ainda que melhorar mais ficamos felizar de saber que a luta não está sendo em vão! Vamo que vamo parceiro, o que precisar de mim estou a disposição, montei um barco lá e se caso não conseguiga barco, motor, etc... eu te alugo para não deixar de ir na data que quizer!

Prazer em conversar com você parceiro, feliz natal e um ótimo ano novo para vc e sua família!

GRANDE Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Rodrigo!

Fico feliz em saber que você tem dados reais que as fiscalizações estão acontecendo mais intensamente, parabens!!!!!!!!

Na semana passada também vi colado no vidro do restaurante da pousada "Os Mais " alguns adesivos " pesque fotografe e solte " o que demostra claramente que os moradores estão começando a entender o valor do peixe vivo...

Quanto ao Sr. Odorico é impressionante o que este cidadão tem feito por Jaguaribara, todos falam muito bem de suas atitudes.

Gostaria de ratificar que estou a disposição dos senhores para ajudar no que for preciso e estarei no mês de janeiro, após o recesso , dando o primeiro passo buscando filiar-me a APEECE.

um grande abraço, feliz natal a voce e sua familia

Kerlon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Rodrigo!

Fico feliz em saber que você tem dados reais que as fiscalizações estão acontecendo mais intensamente, parabens!!!!!!!!

Na semana passada também vi colado no vidro do restaurante da pousada "Os Mais " alguns adesivos " pesque fotografe e solte " o que demostra claramente que os moradores estão começando a entender o valor do peixe vivo...

Quanto ao Sr. Odorico é impressionante o que este cidadão tem feito por Jaguaribara, todos falam muito bem de suas atitudes.

Gostaria de ratificar que estou a disposição dos senhores para ajudar no que for preciso e estarei no mês de janeiro, após o recesso , dando o primeiro passo buscando filiar-me a APEECE.

um grande abraço, feliz natal a voce e sua familia

Kerlon

Show Kerlon!

A sua filiação junto a APEECE vai acrescentar e muito a essa luta!

GRANDE Abraxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ressuscitando o tópico para ter noticias da situação atual. ::fisherman

FALA JORGE!

HOJE A SITUAÇÃO DO CASTANHÃO MELHOROU MUITO, 1º QUE OS MUNICÍPIOS E ESTADO ENXERGARAM O POTENCIAL DA PESCA ESPORTIVA LÁ E EM TODO O ESTADO DO CEARÁ, TAMBÉM MELHOROU PORQUE TEMOS HOJE UM INTEGRANTE DE NOSSO GRUPO DE PESCA (TUCUNAS BRASIL FISHING TEAM), O YURI MAMEDE A FRENTE DA APEECE (http://www.sisnave.com.br/_apeece/conte ... ref=apeece), COM ISSO UM TRABALHO ASSUSTADOR DE CONSCIENTIZAÇÃO ESTÁ SENDO FEITO, ALÉM DISSO TEMOS PESSOAS BASTANTE INFLUENTES DE LÁ QUE ESTÃO DO NOSSO LADO (PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE) COM ISSO O IBAMA (MPA) ESTÁ BEM MAIS ATUANTE.

RESUMINDO, MELHOROU DE MAIS, POR;EM AINDA TEM QUE SE COMBATER MUITOS MERGULHADORES E OUTROS QUE TENTAM ACABAR COM ESSE PARAÍSO!

ABRAXXX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...