Caro SAverio...
Eu tenho acompanhado teus posts com as fotos em macro, acho muito interessante e espetacular. Mas fico em silencio, pois ja dizia meus pais: burro inteligente fica quieto ...
Nao posso opinar algo de que sequer já vi próximo a mim.
Sou tecnico textil formado pelo SENAC em SP (ok, faz longos anos)... E te digo, que dificilmente um tecnico textil teria capacidade de afirmar algo vendo fotos somente, talvez nem colocando a mao.
Sobre se é carbono, se é branco, translucido, opaco, seja lá qual for a cor, isso não importa, existem carbonos de cores distintas, inclusive branco. Semi transparente, etc.
O que podemos visivelmente falar, é que isso é uma trama sintética (que pode ser poliamida, poliester, etc.), e de fato não são alinhadas sequer na mesma conformidade, está mais para um monte de fibra refugadas que foram trituradas e então expostas a algum processo de autoclave ou cura com algum endurecedor (assim como fibra de carbono ou fibra de vidro).
O que por si só não melhora ou piora a performance estrutural, obviamente, visualmente fica ruim e provavelmente se usa mais material endurecedor que o desejado, portanto, em teoria prejudicando o resultado final que poderia ser melhor com fibras bem alocadas.
O que mais me demonstra uma qualidade ruim, é a quantidade de contaminantes na mesma, denotando que ou é um material de refugo ou simplesmente não ocorre uma seleção mínima de materiais.
Sobre botar fogo, seja carbono, plastico, fibra, ertc, o resultado vai ser o mesmo, fumaça preta e uma encrenca pra tirar da mesa depois.
O que torna a fibra de vidro tao forte e barato, é justamente suas fibras nao terem ordem alguma... mas isso tb a torna pesada e com falhamentos que com o tempo aparecem...
Enfim, gosto do teu topico e dos teus post, mas qdo um burro fala o outro abaixa a orelha... Espero que nao perca o tesao de continuar com isso.