Ir para conteúdo

Renato Barreto

Membro
  • Total de itens

    1.530
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    32

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Arcer em Marinha prorroga o prazo para renovação do Arrais Amador.   
    Aê galera, uma informação para quem tiver o Arrais Amador que já venceu ou está vencendo neste ano, a Marinha prorrogou o prazo para renovação até 31 de Dezembro, até essa data pode navegar sossegado com o documento vencido mesmo, sem risco de ser multado por esse motivo.
     
    DELIBERAÇÕES DA CFTP - INFORMAÇÕES IMPORTANTES
     
    PRORROGAÇÃO DE PRAZOS DE TÍTULOS DE INSCRIÇÃO (TIE/TIEM) E CARTEIRA DE HABILITAÇÃO DE AMADOR (CHA)
    A Diretoria de Portos e Costas (DPC) autoriza em caráter excepcional a prorrogação da validade até 31 de dezembro de 2022, restrita aos processos de renovação de Títulos de Inscrição (TIE/TIEM) e Carteira de Habilitação de Amador (CHA), existentes nesta Capitania.
    Fonte: https://www.marinha.mil.br/cftp/inicio
  2. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Fernando_Oliveira em Rio Cururu. Pousada Cururu Selvagem - Jun/2022   
    Era Agosto de 2020 quando o Luís Mário sugeriu uma pescaria na Pousada Cururu Selvagem, no Rio Cururu, área indígena da Tribo Kaiaby, no Sul do Pará. Este afluente do Rio Teles Pires (ou Rio São Manoel) é uma das operações de pesca mais exclusivas do Brasil. Com apenas 8 vagas, rapidamente fechamos o grupo com os colegas Zacarias, Trevisol, Rogério, Vanderley, João Manoel, Pedro, João Pedro e Fernando. A pescaria foi agendada para Junho de 2022, época que esperávamos o nível do Rio Cururu mais baixo e os Tucunarés mais ativos. Notem que devido a compromissos pessoais o Luis Mário acabou sendo substituído pelo colega João Pedro nesta pescaria.
    Chegar na pousada não é assim tão fácil. Saímos de Curitiba às 09h15 num voo da Azul com escala em Cuiabá e chegamos na cidade de Alta Floresta às 13h30 com um atraso de 35 minutos em relação ao previsto. No aeroporto já éramos esperados pelo Barreto, gerente do Teles Pires Lodge (Mantega), que é o operador da Pousada Cururu, e seguimos com o famoso ônibus da Pousada Mantega sem almoço e diretamente para a pista de pouso onde pegaríamos nossos voos fretados para o Teles Pires Lodge. Fomos acomodados em dois aviões monomotores, um Sertanejo do piloto Alceu e um Cessna 210 do piloto Eduardo.
     
    Com uma hora de voo chegamos ao Teles Pires Lodge onde fomos recepcionados pelo nosso amigo Wado e nos serviram um rápido aperitivo de isca de peixe para enganar a fome. Carregamos os barcos e seguimos para o Cururu. Foram 37 km em barcos de alumínio com motores de 40 hps até a Corredeira da Varanda. Neste ponto deixamos os barcos e seguimos por um quilometro de trilha até outro ponto do rio, onde pegamos outros barcos com motores de 30 hps. A bagagem seguiu num trator que faz o apoio nesta pequena trilha. Isto é necessário para evitar maior exposição de risco dos turistas na travessia das corredeiras e cachoeiras deste local. Finalmente, mais 15 km de rio e chegamos à Pousada Cururu às 18h30, depois de pouco mais de 09 horas de viagem.
    A pousada é composta por 4 amplos chalés com camas confortáveis, ar condicionado, varanda e banheiro privativo, a área de apoio tem o restaurante e o galpão de suporte, onde ficam os quartos dos funcionários e o almoxarifado. Todas as construções são feitas sobre palafitas para evitar maiores riscos nos períodos de cheia, quando o rio pode subir mais de 3 metros.   Como são apenas 8 vagas na pousada, nós éramos os únicos turistas no local. Nos dividimos em 4 duplas e fomos apresentados aos nossos guias, todos índios Kaiabys: Fran, Jenisson, Raphael e Paulo (que foi substituído pelo Daniel no segundo dia). A pescaria ocorre num trecho de aproximadamente 40 km do Rio Cururu (Rio acima até a Lagoa da Ilha e Rio abaixo até a Cachoeira da Varanda), suas lagoas e no Rio Arapari. Irei descrever a pescaria conforme o local e peixes principais, pois a pescaria foi muito rica em diversidade de peixes e técnicas que foram empregadas.
     

     

     

     
    Os poços do Cururu (Couro).
     
    A tradicional pesca de grandes exemplares de couro ocorre no Poço do Jaú e Poço da Praia, entre outros. São utilizadas varas médias (~50 libras) e pesadas (~80 libras) e iscas de minhocoçu e tuvira (encomendadas previamente por nós) e pedaços de peixes, principalmente piranhas pescadas no local. Foram vários peixes capturados neste locais, com destaques para Jaús, Pirararas, Jundiás, Corvinas, Piranhas, Barbados, Armaus e Cachorras. O exemplar destaque foi capturado pelo colega Zacarias no último dos seis dias de pesca, sendo uma Pirarara com mais de 60 Kg (talvez 70).
     
    Como não podem faltar as histórias de pescador, eu (Fernando) estava pescando com o Rogério no Poço da Praia no segundo dia e pegamos um dublé de Jundiás. Estávamos esperando o Rogério acabar de recolher o segundo Jundiá para tirar as fotos, ...quando os peixes foram atacados na lateral do barco por um jacaré-açu com aproximadamente 3 metros de comprimento (Baita susto!). O Jacaré mordeu um dos Jundiás e ficou fisgado por alguns minutos, até nos recuperarmos do susto e seguirmos o bicho por um trecho de rio para cortar a linha mais próxima ao Jaca. Detalhe: o Jacaré-açu é extremamente agressivo e não tem medo dos barcos ou pessoas, sendo o principal perigo neste rio. Olhando as fotos com calma podemos ver que o Jaca já estava se aproximando do barco e nós que não estávamos prestando atenção suficiente naquele momento.
     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     
    Praias e áreas rasas (Cacharas e Capararis).
     
    Nas diversas praias e áreas rasas dos Rios Cururu e Arapari ocorre a pesca de cacharas, capararis e trairões no visual. Como a água é muito clara é possível localizar o peixe na areia do fundo, daí a isca viva (tuvira) é atirada a montante e com o barco à deriva ou no motor elétrico se aguarda que a isca passe próxima ao peixe e ocorra o ataque.
    Todos os exemplares capturados foram soltos e a prática de visualização dos nossos guias era absurda, pois conseguiam ver os peixes muito antes que nós. É importante o  uso de óculos polarizados neste tipo de pesca.
     
    A presença de muitas piranhas nestes locais e o uso de material leve (máx. 25 libras) dá o tom do desafio, pois o arremesso com poucos centímetros de erro leva a isca para cardumes de piranhas e diversos tipos de enrosco.
     

     

     

     

     

     
    Corredeiras (Pacu boracha).
     
    No início das corredeiras da varanda nos aventuramos na pesca do Pacu Borracha utilizando as algas que nascem entre as pedras como iscas. Aqui também eram utilizados materiais leves e o maior desafio era um bom posicionamento do barco para que a isca flutuasse ao longo de um bom trecho de corredeiras.
     
    A fisgada com anzóis pequenos era suave, mas a briga era animal. Os Pacus se alimentam nos trechos de maior movimento de água e o formato do corpo deles somado à força das águas dá o tom da brincadeira. Notem que apesar da diversão, a proximidade das corredeiras e cachoeiras torna a brincadeira perigosa e todo cuidado deve ser tomado para se evitar acidentes.
     

     

     

     

     

     

     
    Arapari (Trairões).
     
    Os maiores trairões foram capturados no Rio Arapari e a pescaria mais divertida era com iscas artificiais barulhentas e coloridas na superfície. No meu barco, utilizamos uma Feed Popper de cabeça vermelha e uma Sumax de superfície com cabeça amarela, ambas com excelente ratling. Aqui eram feitos arremessos longos e recolhimento rápido para receber fisgadas magistrais de trairões entre 4 e 8 quilos. Este rio também é rico em Tucunarés e Bicudas.
     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     
    Lagoas e beiradas do rio (Tucunarés).
     
    Os peixes mais buscados foram os tucunarés, mas a captura não estava tão fácil. Pegamos dezenas de exemplares com jigs, iscas de subsuperfície (papa black, perversa, tantan,...)  e iscas de superfície (hélice, bonnie, t-20,..). Em algumas oportunidades eram vistos diversos exemplares na superfície, mas eles não atacavam as iscas, provavelmente por estarem cuidando de filhotes. Também apareceram vários Jacundás e alguns peixes elétricos. Os famosos tucunarés-fogo também deram as caras e esta variedade de espécies (paca, borboleta e fogo) de diversas colorações, somada à ferocidade e força destes peixes que deixam esta pescaria tão atrativa. A pescaria com tuviras também é bastante produtiva nestes pontos.
     
    Uma curiosidade foi a queda de pressão atmosférica de 1027 mb para 1011 mb no quinto dia de pesca, fazendo os tucunarés rarearem. A temperatura não chegou a variar fortemente, mas ao longo dos dias começava em 21 graus e chegava a um máximo de 33 graus, sendo bastante confortável para pescar. Claro que os piuns (mosquitos) mordiam dia e noite em qualquer parte do corpo que estivesse à vista e não ligavam para pressão ou temperatura. Nossa pescaria ocorreu em período de Lua Cheia até o início da Minguante.
     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     
    Beiradas de rio com árvores de flores amarelas (Matrinxã).
     
    Apesar da descrença dos nossos guias e do fato da temporada de matrinxãs já estar acabando, testamos a pescaria com pequenas iscas na sombra de árvores carregadas com flores amarelas. Foi uma técnica que aprendemos a muito tempo no Rio Juruena e, surpresa!, funcionou. Não foram muito exemplares, mas vários foram capturados nestas condições, inclusive alguns belos Jacundás.
     

     

     

     

     
    Retorno para casa.
     
    O retorno para casa é sempre bom, mas o convívio com a natureza e com os amigos sempre deixa saudades. Único transtorno na volta foi devido à irresponsabilidade da Azul Linha Aéreas que cancelou nosso voo de retorno e tivemos que ficar um dia aguardando em Alta Floresta, mas todos felizes com esta pequena aventura.
    Deixamos nosso agradecimento especial ao Zé Luiz, gerente da Pousada Cururu Selvagem, Dona Cida (cozinheira) e toda a equipe de terra da pousada e aos nossos amigos guias de pesca, sem os quais nada seria possível. 
     
    Abraços!
     

     

  3. Thanks
    Renato Barreto recebeu reputação de Cristiano Rochinha em Marinha prorroga o prazo para renovação do Arrais Amador.   
    Aê galera, uma informação para quem tiver o Arrais Amador que já venceu ou está vencendo neste ano, a Marinha prorrogou o prazo para renovação até 31 de Dezembro, até essa data pode navegar sossegado com o documento vencido mesmo, sem risco de ser multado por esse motivo.
     
    DELIBERAÇÕES DA CFTP - INFORMAÇÕES IMPORTANTES
     
    PRORROGAÇÃO DE PRAZOS DE TÍTULOS DE INSCRIÇÃO (TIE/TIEM) E CARTEIRA DE HABILITAÇÃO DE AMADOR (CHA)
    A Diretoria de Portos e Costas (DPC) autoriza em caráter excepcional a prorrogação da validade até 31 de dezembro de 2022, restrita aos processos de renovação de Títulos de Inscrição (TIE/TIEM) e Carteira de Habilitação de Amador (CHA), existentes nesta Capitania.
    Fonte: https://www.marinha.mil.br/cftp/inicio
  4. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Custom by Marco em Atando PASSADOR!   
    Custom by Marco há 30 anos na Customização de varas.

    www.cbmcomponentes.com.br
  5. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em Lançamento vara Venator ?   
    A MS  faz umas coisas que até hoje não entendo principalmente com varas , tiraram varas excelentes do mercado e que vendiam muito bem,   Green Bass,  Black Widow,  Hunter Fish Z, Liger, Venator.   Eu acho que eles focam pelo menos nas varas de melhor custo x benefício , visto que essas varas hoje que citei por serem de im10 a im12 e componentes fuji o preços seria bem salgado.   Acho que vara da MS top hj restou a Katana.  Porem tem muitas opções boas no mercado da Lumis, Saint e Maruri.  Ainda bem que guardei minhas "velhinhas".  Duas varas que tenho ou vi que são um excelente custox benfício pra pincho é  Saint Tucuna pro e Vizel 
  6. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Guto Pinto em Rio Xingu Maio 2022   
    Lugar muito bonito heim Guto, um paraíso para quem gosta de uma boa pescaria e curtir a natureza. Peixes bonitos vcs pegaram e essas cachorras largas aí deve dar uma boa briga.
  7. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Arcer em É vírus?   
    Na minha opinião esse fórum está precisando de uns moderadores mais atuantes, que entre todo dia para dar uma fiscalizada e não deixar bagunçar assim.... dois membros aqui que seriam bons moderadores é o Arcer e o Astra Taranis , os dois se caso fossem indicados pelo Fabricio e aceitassem, seriam boa opções.
  8. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Arcer em É vírus?   
    Astra voou na cerca de ser moderador  
  9. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em Dúvida sobre medida de fundo   
    Minha opinião amigo:
    -Primeiro pro seu pai mijar no barco melhor coisa é uma garrafinha dessas de 2l de desinfetante com alça, corta a ela fecha a tampa e faz um tipo cone,  melhor coisa, eu ja uso isso há anos, levanta põe o bilau lá dentro mija e joga fora lava e boa. 
     -Segundo sobre o barco, sim com 120 de fundo e 170 boca na medida de 5.5m será bem estável, são as mesma medidas do Marfim da Levefort, se for com fundo em V mais raso ou uma Semichata será mais estável ainda,  aí pode até fazer com 110  115 de fundo ,  a boca na minha opinão 1.60 já está ótimo, se for  6m melhor ainda .Porem tem locais que não comportam esse tipo de barco ´devido as marolas, acredito que seja seu caso, ai tem que ser V e bico fino mesmo como represas do Rio Paraná e alguns locais do Rio Grande e Tiete .  
    -Terceiro sim um barco nessas medidas um 40 ou 50hp tocará fácil, um motor 40 é muito mais potente que um 25 ou 30 principalmente quando se põe peso. 
    - Quarto chapa pra 40\50hp  tem que ser 2mm isso não tem nem conversa, e já põe 1.5mm na lateral .  
    -Quinto marca de motor,  eu tive Yamaha 40hp faixa amarela, ja´andei muito no Mercury 40 e no 50 tanto Tohatsu como Mercury 50hp, o Yamaha  é um motor que anda muito bem, mais que o 40hp mercury original, ele tá mais econômico que os anteriores, medi o consumo várias vezes e fica entre 17 a 18 litros/h ,  tem um carburador só facilitando a manutenção,  eu tive por 2 anos e rodei 40horas com ele, o que na minha região deu em média 80 dias de pescarias, sim eu moro a 35min do rio ,  o motor nunca afogou, falhou  , ou qualquer coisa, o câmbio na frente facilita muito , e hoje ele está mais barato que o Mercury  ao contrário da época que tive onde custava R$3mil mais , a pintura, tanque , mangueiras são melhores tb.  O Mercury 40hp tire da lista pois vai comprar um 50 "capado"  , então caso for de Mercury vá no 50hp , o 50hp por ter 3 cilindros ele funciona mais macio e é mais silencioso que Yamaha , ele em litros\h bebe praticamente igual em torno de 17 litros\h  porém andará mais em torno de 3 a 4kmh , ou seja no fim do dia ele beberá menos e chegará na frente , o problema do Mercury, ele não tolera nosso combustível direito, se pegar um combustível ruim  piora mais ainda,  é recorrente esse motor juntar borra nas cubas entupindo giglês ,  e como ele tem 3 carburadores a manutenção é mais dificil,  além de tem que saber equalizar esses carburadores, do Yamaha com 2 chaves e uma escova de dente se necessário vc limpa ele na beira do rio.  Se for de Mercury  esgote as cubas todas vezes que for deixar ele parado ou deixe elas cheias mas funcione o motor pelo menos a cada 15 dias pra minimizar isso.  Entre os dois vai de vc,  minha opinião se for ter um uso mais continuo vá de Mercury, se for ficar tempo parado vá de Yamaha .   Não vá na história que  todas pousadas  e guias hoje  usam  Mercury pois ele é melhor ,  todas pousadas e guias compram ele porque era mais barato, ele não tem nada de inovador a mais são projetos da Tohatsu da década de 90 pintados de preto, eles sim são em sua maioria mais economicos mas pelo projeto , nada de tecnologia , e naõ sou fanboy de nenhuma marca não, tanto que hj temos 1 mercury, 1 tohatsu 1 mariner e 1 yamaha, kkk .  Eu voltei de uma pescaria agora no Xingu que a pousada comprou 10 Yamahas 40hp zero, porque?  Porque hoje ele tá 2mil mais barato que o Mercury, estou vendo uma galera comprando Yamaha 30hp hoje, pelo mesmo motivo, o Mercury tá 19 e o Yamaha 17 . 
    As duas marcas são excelentes, só tem prós e contras. E um ressalvo como vai já gastar um $$ já parta pra um com partida elétrica, uma bateria de 50amp basta, tanto Mercury como o Yamaha vem com partida foriginal.  Um conselho , o Renato Barreto aqui do fórum tem um Fluvimar Boto com 40hp Yamaha  ,  barco muito usado nessas represas , se não me engano são 110cm fundo e 150 boca standart, dá uma perguntada pra ele como é o desempenho e comportamento do barco, as vezes um barco standart fique mais em conta que um projetado,  ou se caso sua região for boa pras semichatas o Calaça Grand flash bass todos  falam bem  dele
  10. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em É vírus?   
    Parece que os moderadores deixaram o fórum ao Deus dará 
  11. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Arcer em É vírus?   
    Com certeza isso é virus, vários usuários já denunciaram, mas acho estranho nenhum administrador ou moderador do fórum tomar nenhuma atitude, excluindo esse membro que só entra para colocar essas postagens. 
  12. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em É vírus?   
    Alguém do fórum poderia se manisfestar quanto a esses links que se alastraram por todo fórum, é vírus? Se for não poderia deletar antes que algum usuário desavisado tenha prejuízos clicando nesses links?

  13. Like
    Renato Barreto deu reputação a Guto Pinto em Limpeza motor de popa   
    Sem problema, eu uso shampoo automotivo, e por dentro um pano  e boa,  se precisar pode ate lavar dentro, só evitar quando motor tiver quente e deixa secar na sombra.  Olha o meu 18 Tohatsu que aquelas abelhas jataí entraram no furinho do capô e fizeram colméia dentro, foram umas 3 lavadas pra tirar tudo 

  14. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Arcer em Variante de tucunaré amarelo?   
    Coloração bonita e diferente desses tucunas amarelos, e tem um bom porte também, comparando com a média de tamanhos dos amarelos aqui do sudeste.  Talvez por serem de pesqueiros , tem a possibilidade de ser resultado de cruzamentos entre espécies.
  15. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em Variante de tucunaré amarelo?   
    Costumo dizer que esses são os tucunarés mais bonitos que pesco, já pesquei em todas as regiões do Brasil onde tem tucunarés e somente costumo pegar desses em pesqueiros na região de Campinas, alguém já pegou tucunarés com esse desenho por aí?

  16. Haha
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em Preparação da Pescaria # 5 (final)   
    Pescar já foi menos complicado, bons tempos que pra pescar bastava pegar a varinha e ir pro riacho rs
  17. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Adalberto Magrao em [REPROVADO] POUSADA BEIRA RIO- Pereira Barreto   
    Vixi...que lixo.
     
    Grato por avisar
     
    Tomara que ninguem vá e feche esse lixo
  18. Like
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em [REPROVADO] POUSADA BEIRA RIO- Pereira Barreto   
    A resposta com indiferença e ironia só reforça o que disse da pousada, só bastava um pouquinho de  profissionalismo e humildade pra pedir desculpas pelos problemas ocorridos
  19. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Arcer em [REPROVADO] POUSADA BEIRA RIO- Pereira Barreto   
    Lamentável essa falta de profissionalismo e de respeito pelos clientes. Percebe-se que falta um bom gerenciamento nessa pousada por parte dos donos.  E vc fez o correto postando aqui, pois quando os serviços e o atendimento é ruim temos que expor mesmo, para outros pescadores não cair nessa arapuca.  Já fiquei há uns anos atraz nessa pousada Beira Rio, em Pereira Barreto, mas não retornei mais pelo mau atendimento, descaso com os clientes e o incentivo á matança indiscriminada de tucunarés e de outros peixes. 
  20. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em [REPROVADO] POUSADA BEIRA RIO- Pereira Barreto   
    Pousada pra não se ir a segunda vez, colchões encardidos, vaso do banheiro imundo, não tem um prego pra vc pendurar nada e da nojo de se colocar suas roupas limpas em cima dos colchões, faltou coisas básicas no chalé, tive que passar nos chalés do lado pra pegar o que faltava no meu, inclusive trocar gás do fogão, atendimento péssimo pedi algumas coisas e simplesmente fui ignorado, se alguém da pousada contestar o que estou dizendo posso provar com fotos por exemplo das condições que se encontrava o vaso do banheiro  que agora acho desnecessário mostrar. Durante os três dias que fiquei no local ninguém se apresentou como responsável se colocando a disposição caso necessário, nota 0. Um chalé de pesca pode ser o mais simples não tem problema mas sujeira e mau atendimento é inaceitável.
  21. Haha
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em "Barata" na boca do tucunaré!???   
    Vou acrescentar uma lata de inseticida na tralha de pesca nunca se sabe né🤔
  22. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Wagner Costa em Qual material deve ser a redinha do passagua?   
    O de cordinha azul???? Deus me livre, coloquei fogo no meu, a malha é muito fina enrosca as artificiais, meia hora para tirar, pegue e de nilon branco com malhas maiores, vai de poupar muito tempo.
    Alicates tipo boca gripe agridem muito os peixeis
    Abçs
    Wagner
  23. Haha
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em Teste - Enquete   
    Srs:
    Finalmente o Grande Finale da nossa enquete rs mas antes algumas observações dos extremos, primeiro quero saber  onde o @Marcelo Terra e o @Marcel Werner compra seus materiais de pesca quero ficar cliente da loja onde o Marcelo compra as coisas dele que são tops demais  e correr da loja do Marcel  que lá o material  num é de  qualidade não kkkkkkkkkk
  24. Haha
    Renato Barreto deu reputação a Arcer em Teste - Enquete   
    Eu acho que uma garatéia furou o dedo do @Marcel Wernere ele criou raiva delas, já arrancou as garatéias das iscas dele e trocou por anzóis agora esculachou a resistência das garatéias no palpite dele kkkkkkkkkkk
  25. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Arcer em Teste - Enquete   
    Interessante esse teste.... não tenho muita certeza, tenho dúvida entre a garatéia e o split....mas acho que será o split ring da Bearking com uns 15 Kg. de força 
×
×
  • Criar Novo...