Ir para conteúdo

Renato Barreto

Membro
  • Total de itens

    1.364
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    18

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Shoji Ito em O que deseja com a sua "tralha de pesca" ?   
    Ao projetar e definir tralhas de pescaria devem levar em consideração o bem estar do peixe, não somente o lado do pescador, o equipamento deve estar dimensionado de forma que atenda os anseios do pescador (esportivo) e dê a continuidade de viver do peixe.
    Principalmente nas pescarias nas regiões de BARCELOS E SANTA ISABEL DO RIO NEGRO, o que adianta embarcar um peixe semi-morto ,se, não consegue sobrevir após a soltura ou for uma presa fácil de outro predador, por  ex, uma vara de 14 , 17 libras para embarcar um açú acima de 7 kg, vai travar uma briga que leva a exaustão ,  para soltar deve dar as minímas condições de sobreviver, senão não adianta dizer que pratica pesca esportiva.      
  2. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Cristiano Rochinha em O que deseja com a sua "tralha de pesca" ?   
    Minha humilde opinião: Todos os colegas acima tem suas razões,mas o que o @Shoji Ito disse também deve ser sempre levado em consideração: De que adianta uma tralha leve demais e brigar com o peixe até a total exaustão?? A tal "fórmula" no meu ver é simples: BALANCEAR O EQUIPAMENTO PRA CADA PESCARIA,ou seja,nem pra mais nem pra menos,simples assim...Varas e linhas intermediárias. Enquanto uns dizem que se deve pescar tucunaré na Amazônia com linha de 65lb e outros pescam com linhas de 40lb,fique no meio termo...Use de 50lb.....Ninguém quer rebocar o peixe ,mas também todos nós queremos devolver nosso troféu o mais sadio possível a natureza não é?! Um exemplo: acredito que todos vocês tem acompanhado as pescarias de piraíba no Suriname do Johnny Hoffman né? Já repararam que toda piraíba pescada por ele (ou pelo menos a grande maioria) chega a superfície totalmente exausta,já de barriga pra cima,demonstrando total exaustão e falta de forças sequer pra nadar....Já houve caso até de na hora de soltar o peixe,pararem a filmagem e não mostrar o peixo indo embora..Será que sobreviveu??? Quando ele está pescando com molinete até tenho confiança no equipamento,pois realmente são robustos e projetados para tal,mas e com carretilhas de perfil baixo e varas de 60lb??Como ele já fez algumas vezes....Eu realmente acho equipamento leve demais pelo tamanho dos peixes,mas respeito a opinião contrária.
     
  3. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Jorel em Carretilha mão esquerda x mão direita   
    Boa explicação...Também sou destro e faço o mesmo...só consigo usar carretilha com manivela esquerda 
  4. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Kid M em LINHAS DE MONOFILAMENTO PORQUE NÃO ?   
    Edmar,
    Todas essas alternativas são decorrentes de processos evolutivos da indústria fabricante.
    Peixes de "boca dura", via de regra precisam de uma resposta mais rápida, e para isso a pouca elasticidade das multifilamentos é inquestionável.
    Nada que impeça contudo o uso das monofilamentos, que capturam tanto quanto, embora tenham mais elasticidade (muitas vezes imperceptível).
    Outro fator a ser considerado é a capacidade de carregamento de linha x tamanho do molinete / carretilha. Se a busca é por pesca cada vez mais esportiva, é necessário reduzir o porte (peso) do material, sem abrir mão da "reserva de linha". Para isso, as multifilamento possuem diâmetro bem mais fino (comparada com a resistência das de monofilamento) e permitem maior disponibilidade.
    Já vi gente pescando (e pegando) tucunarés açús com molinete 1500... (freio aberto) e linha monofilamento. Vai mesmo de gosto e prática com o equipamento.
  5. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Jorel em Concorrente das Shimanos ?   
    Essas carretas Lews é fabricada na mesma fabrica da Doyo, onde é feita algumas carretilhas melhores da MS, tipo a Black Widow, Venator, Contender, Liger, Katana, Chroma....estão no mesmo patamar de qualidade, com algumas poucas diferenças....mas a vantagem que vejo nas carretas da MS é de encontrar peças, caso futuramente precise.
  6. Like
    Renato Barreto recebeu reputação de Edson C. Martins (CAPITÃO) em Carteira de Pesca Definitiva   
    A novela continua..."Novo site para Licença de Pesca “não funciona”, reclamam pescadores"
    https://pescaecia.com.br/2019/05/06/novo-site-licenca-de-pesca-nao-funciona/
  7. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Fabricio.Passos em Emissão de licença de pesca-dificuldades   
    A PMA e os fiscais do Ibama estão cientes da dificuldade de emitir no site a licença definitiva, então se tiver portando a licença provisória com o comprovante de pagamento, não há problemas.
  8. Like
    Renato Barreto recebeu reputação de Edson C. Martins (CAPITÃO) em Emissão de licença de pesca-dificuldades   
    A novela continua..."Novo site para Licença de Pesca “não funciona”, reclamam pescadores"
    https://pescaecia.com.br/2019/05/06/novo-site-licenca-de-pesca-nao-funciona/
  9. Like
    Renato Barreto recebeu reputação de Edson C. Martins (CAPITÃO) em Emissão de licença de pesca-dificuldades   
    O site para emissão da licença de pesca mudou, é este agora: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/aquicultura-e-pesca/formulario-de-cadastro-de-pescador-amador
     Como vc fez o teu cadastro ainda no site antigo, tem essa reportagem que saiu na revista Pesca e Cia que ensina qual o procedimento neste caso:
    https://pescaecia.com.br/2019/04/18/licenca-de-pesca-definitiva/
     
  10. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Fabricio.Passos em Emissão de licença de pesca-dificuldades   
    A PMA e os fiscais do Ibama estão cientes da dificuldade de emitir no site a licença definitiva, então se tiver portando a licença provisória com o comprovante de pagamento, não há problemas.
  11. Haha
    Renato Barreto recebeu reputação de Jorel em Não arremessa bem. Shimano Scorpions DC 7   
    O nosso amigo @Jorel adora essa carretilha...logo ele aparece aqui pra lhe dar umas dicas do quê fazer com ela 
  12. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Jorel em Não arremessa bem. Shimano Scorpions DC 7   
    A melhor  opção  mesmo é  vender por um bom preço  pra quem diz que ela é otima
  13. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Angelo Roberto em A volta dos velhos tempos da Caterva   
    Por uma questão de princípios, sou obrigado a me retratar pois julguei uma pessoa pela cor da camisa e não por sua capacidade de ajudar ao próximo.
    Venho publicamente pedir desculpas ao Zeca, pois sinto que o menosprezei como ser humano.
    Quero parabeniza-lo pelo trabalho que o mesmo vem fazendo pelo Nelson Maciel, muitos não sabem, mas o Nelson que sempre ajudou muita gente hoje
    passa por um momento delicado de saúde e requer além de um apoio espiritual um apoio monetário. 
    Espero que quem leia isto aqui se proponha a colaborar com as ações do Zeca em apoio ao Nelson que muito fez por nosso esporte e é um baita ser humano.
    Não procuro com isto o perdão de uma atitude pré-conceituosa, procuro só mostrar que muita coisa pode se transformar quando agimos com calma e respeito
    ao próximo.
    Me desculpe Zeca e que tenha um sucesso enorme em sua empreitada.
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  14. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Taylor Oliveira em Mercury 30Hp 2T com vela de Iridium. Virou um canhão.   
    Boa noite, sempre gosto de relatar minhas experiências e modificações aqui, pois sempre que preciso, vocês estão aqui me ajudando ...
    Tentando resolver a dúvida em se vale a pena instalar velas de Iridium em motor de popa,vim relatar minha experiência... Coloquei um par de velas de Iridium no meu Mercury 30 hp 2t e o motor se transformou... coloquei umas velas da china que custaram 40R$ o par sem taxa alfandegária....muito barato e parecem ser muito boas, são da marca chinesa Resultado:Motor melhora demais a partida a frio,muito mesmo,o som do motor fica mais suave e sereno,a lenta ficou mais acelerada que com as velas originais...o rpm do motor subiu 250 rpm com as velas de Iridium... incrível a diferença...a vela de Iridium que coloquei,tem o isolador projetado,ela tem a ponta ignifera um pouco mais perto da cabeça do pistão...o código da vela INT de Iridium é BP7HIX. A vela parece mt boa..minha velocidade subiu de 44-45km/h para 48-49km/h como no print abaixo...sempre medido em 2 pessoas de 80kg.
    Outra coisa que fiz foi alterar o ponto de ignição do motor. Andei lendo num fórum gringo sobre passar o Mercury 25hp para 30,as mudanças que são feitas,e lá eles recomendam o ponto ficar em 23° e não em 25° .coloquei exatamente como na figura a seguir...o resultado: velocidade de até 51km/h, o GPS chegou a dar máxima de 54km/h,mas não considero esse valor real,a velocidade constante foi de 49km/h oscilando até 51km/h.. o RPM ficou em incrível 5610 rpm,motor com um ronco top demais ...ficou um canhão no motor,meu pai até estranhou...
    Irei postar algumas fotos  para vocês avaliarem...
    Tem umas fotos comparando as velas também..
    Lembrando que meu barco é um Calaça flashbass 5.5 plataformada com 106kg,motor 30hp com 51kg,bateria 100ah com 25kg, eletrico 44lbs com 12kg,tanque gasolina com 19litros,cooler com 10kg,bolsa e caixas com 10kg, 2 ocupantes de 82kg cada,2 cadeiras giratórias com 5kg cada ...
    A marcha lenta do motor ficou serrada, perfeitamente lisa e nem precisa esperar aquecer,pois ele não engasga...
    Fiquei mt surpreso com o resultado...
    Qualquer dúvida estamos aqui... abraço

    comparacao das velas...

    essa é a vela original de reserva

    notem que o ponteiro vermelho está em 53km/h

    essa foi a imagem sobre a posição da mesa nas marcações de graus so avanço

    traducao do inglês 





  15. Like
    Renato Barreto deu reputação a Angelo Roberto em Perigo - Pescar com tempestade!!!   
    Você só ouve um trovão se estiver vivo, parece uma imbecilidade mas é uma verdade pois o som só vai chegar bem depois do raio.
    As velocidades que envolvem um raio:
    -Velocidade do som é igual a 340,29 metros por segundo.
    -Velocidade da luz e igual a 299.792.458 metros por segundo.
    -Velocidade de um raio é de 1.980.000 metros por segundo.
    A probabilidade de você ser atingido por um raio de de 1 pra 1,5 milhões, mas quem calculou isto não levou em consideração a densidade demográfica no local e nem
    a localização das ocorrências em relação ao ponto.
    A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões a 1 bilhão de Volts. A corrente é da ordem de 30 mil Ampéres, ou seja, a corrente utilizada por 30 mil lâmpadas de 100W juntas. Em alguns raios a corrente pode chegar a 300 mil Ampéres.
    Me desculpem o termo, mas esta energia "fode" o que atingir, então é coisa séria.
    Vale lembrar que um raio sempre atingirá o ponto mais alto na sua área de contato com o chão, então numa tempestade a melhor posição que você pode assumir é deitar-se rente ao chão e sempre que possível perto de algo mais alto que você. 
    Novos estudos revelam a existência de bolhas de energia estática vagando pelo ar, são de menores intensidades mas não menos nefastas, ocorrem substancialmente em condições de 
    teto baixo, alta pressão e umidade, então nem sempre é só a ocorrência de chuva que trás perigo. Os períodos próximos a chuva (logo antes e logo depois) também devem ser observados
    com tempo de risco.
    Nunca discutimos a importância de um capitão no barco, é aquela pessoa que com um pouco de conhecimento e autoridade vai determinar a pescaria com segurança e proporcionar 
    a alegria da volta. É este cara chato que vai evitar o excesso de velocidade nas estradas, a não ingestão de bebida alcoólica pelo motorista.
    Eu sempre me imaginei chegando na casa do meu parceiro de pesca  informando uma noticia fatal a sua família, que merda seria. O pescador precisa agir com mais prudência no geral e 
    deixar de ser fominha em demasia.
    O bom senso é o melhor alimento da vida.
  16. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Jorel em Perigo - Pescar com tempestade!!!   
    Fica o alerta ai pessoal! Dia de tempestade, não tem essa de dar o ultimo arremesso não... Tem que sair da água imediatamente... Esse aí ainda deu sorte!!! ⚡⚡️⚡ ☔☔
     



  17. Like
    Renato Barreto recebeu reputação de Henrique Rossini em Cota zero para o Tucunaré em SP !!!   
    Eu sou a favor e torço para passar...mas estou cético com relação a aprovação dessa Lei...Acho o mesmo que o Guto disse:- Se nem o Dourado passou, imagina o tucunaré que é peixe exótico aqui nos rios e represas de SP....só por milagre seria aprovada....e também de nada adianta ter Leis e não haver uma fiscalização efetiva!!!
  18. Thanks
    Renato Barreto recebeu reputação de Diego Juliana em Linha Multifilamento Daiwa J-Braid X8..alguem já testou?   
    Uma ajuda pra quem tem dúvida em converter medidas PE p/ MM....essa formula aí é bem fácil p/ fazer a conversão e dá para fazer na calculadora de qualquer Cel.

  19. Like
    Renato Barreto recebeu reputação de Batista em REVIEW TÉCNICO DA CURADO K 200 HG POR EDUARDO CHEDID/LDS TUNING.   
    Isso é realmente o essencial...fazer manutenção e saber usar, respeitando o limite...já vi coroa e pinhão de Abu Garcia C4 6601(Suéca) ser estourado pelo mau uso, forçar de mais o equipo.
  20. Upvote
    Renato Barreto recebeu reputação de Armando Ito em Diferença de medição de libragem de multi   
    No mercado americano, que é o confiável, as especificações da sufix 832 são essas =  0.23mm - 20lbs,  0.29mm -30lbs , 0.33mm - 40lbs., 0.34mm - 50lbs. 
    As vendidas no Brasil não são falsas, mas são oriundas do mercado chinês, trazidas de lá por importadora, com outras especificações, q não são tão confiáveis.
     
  21. Like
    Renato Barreto recebeu reputação de Batista em REVIEW TÉCNICO DA CURADO K 200 HG POR EDUARDO CHEDID/LDS TUNING.   
    Isso é realmente o essencial...fazer manutenção e saber usar, respeitando o limite...já vi coroa e pinhão de Abu Garcia C4 6601(Suéca) ser estourado pelo mau uso, forçar de mais o equipo.
  22. Upvote
    Renato Barreto deu reputação a Jorel em "Tek" "tek" Curado K   
    A Curado K do meu amigo Carlos no meio da pescaria começou com um barulho estranho e estragou seu dia de pesca, então ele pediu pra eu ver o que tinha acontecido com a carretilha, o problema pode ter sido falta de lubrificação, sujeita, desgaste da unha ou de devanador ou tudo isso junto rs, o problema era que a engrenagem de plástico do eixo central não estava conseguindo virar a engrenagem do devanador de linha, as vezes virava as vezes não conseguia virar e fazia barulhos, como se pode ver no vídeo é muito interessante um sistema que tem pra proteger essas engrenagens pois elas são pequenas e de plástico se travassem e forçasse a manivela simplesmente quebraria elas esse sistema não deixa isso acontecer ele age como uma fricção que patina se o sistema travar, eu não sei se tem esse sistema em outras carretilhas mas ele é muito interessante, quanto ao que tava causando o travamento como disse pode ser o excesso de sujeira e falta de lubrificação e sujeira, ou a unha do devanador gasta só tendo outra unha nova pra comparar o desgaste ou sendo um profissional da área, um dos lados da unha estava menor que o outra não sei se isso é normal ou não, fiz uma chapinha mais grossa que a original e coloquei atrás da unha fazendo com que ela entre mais nas fendas do devanador, outro motivo pode ser o desgaste do devanador o que esse procedimento também sanaria o problema, o importante é que o barulho sumiu, se ele voltar futuramente acho que teria que trocar devanador e unha espero que não pro meu amigo não ficar triste rs, 
    Obs. Pessoal carretilha é uma máquina  necessita de manutenção periódica para fazer limpeza e lubrificação senão da pau, e no Brasil é complicado se adquirir peças de reposição por isso é bom que nossas carretilhas sejam bem cuidadas, nosso colega @Eduardo Chedid é profissional nessa área, se fosse ele saberia se aquela unha ou o devanador está com desgaste excessivo  e a necessidade da substituição desse conjunto deixando a carreta 100% novamente.
     
  23. Like
    Renato Barreto recebeu reputação de Francisco Colla em Sugestão de Escolha de carretilhas   
    Destas 3 opções para a AM eu escolheria a Shimano Bantam....mas outra boa opção da Shimano que vc poderia considerar e que tem uma boa relação custo/beneficio da para este tipo de pescaria é a Curado K 200/201 XG ou então a nova Tatula 100 XS / XLS da Daiwa, que diminuiu o tamanho e o peso, pesando agora 195 Gr.

  24. Haha
    Renato Barreto recebeu reputação de Francisco Colla em 1ª Edição do Rali Mundial de Pesca no Rio Amazonas   
    Próxima etapa desse torneio vai ser no tanquão do Maeda 
  25. Haha
    Renato Barreto recebeu reputação de Armando Ito em Cutelaria - lista de melhores facas para churrasco   
    Caracas...muito louco...Essas facas devem ser literalmente um "Estouro" !!!  kkkkkkk
×