Ir para conteúdo

André Affonso

Membro
  • Postagens

    13
  • Registro em

  • Última visita

Histórico de Reputação

  1. Upvote
    André Affonso deu reputação a Eder Nascimento em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    Nossos amigos deram boas opiniões e concordo com cada uma delas. 
    Pesco em Três Marias - MG e cada ano que passa fica mais difícil a pesca do Tucunaré por isso a preservação é essencial para mantermos nosso lazer duradouro.
     
  2. Upvote
    André Affonso deu reputação a ThiagoRossi em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    André, minha forma de ver as coisas:
    CERTO

     
     
    ERRADO

     
    Boa pescaria
     
     
  3. Upvote
    André Affonso deu reputação a Angelo Vieira em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    Boa noite André, vcs já contrataram algum guia de pesca por lá ? Se não conheço um cara gente boa confiável e conhece td por lá ! Normalmente o pessoal pesca Tucuna lá no labirinto em pauliceia, um lugar muito perigoso por ter muitos troncos submerso! Caso quiser um piloteiro para a ocasião o nome dele é Sandro e o telefone de é (18) 99765-3212 !
    Boa pescaria, lá é show d bola! Na 1 semana de outubro estou indo pra lá tbm!
    Eu comecei a pescar Tucuna esse ano e minha 1 pesca foi lá faz uns 2 meses! Dá uma olhada no vídeo o primeiro q peguei lá !
    Só trouxe esses dois pra fazer com a família!

    leva umas iscas dessa q Pod salvar a pescaria caso não estiverem pegando na superfície!

  4. Upvote
    André Affonso deu reputação a Guto Pinto em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    Só uma ressalva , tenho  certeza que a cota são 10kg por pessoa independente ser Tucunaré ,Curvina ,Piapara, etc....  O pessoal costuma levar quanto pegar mas a lei não é essa
  5. Upvote
    André Affonso deu reputação a Hugo Sum de Souza Filho em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    O Guto escreveu muito bem. Infelizmente, ainda existe a cultura do "tucunaré é praga" e "pode-se matar o quanto quiser". Realmente, não existe cota para o abate, muito menos tamanho minimo (um absurdo!). Querendo ou não, ele é o nosso "black bass", peixe que mais movimenta dinheiro, campeonatos e é extremamente esportivo, a ponto de ser considerado o embaixador da pesca esportiva. Seja consciente, não mate "a vontade". Pode-se matar peixe sim, mas sem exageros (mais de 3 por pessoa já é exagero na minha opinião). Pesco tucunarés com frequencia lá e em outros lugares do estado de SP e posso lhe garantir: o peixe esta cada vez mais dificil de se encontrar, principalmente os troféus ou maiores. A sobrepesca gera: o nanismo (peixes com 25cm ou "tricões" já se reproduzindo), desinteresse por pousadas (= desemprego), diminuição da esportividade, menos renda para as cidades (menos pescadores pra gastar nos mercados, padarias, postos etc), menor venda de materiais de pesca etc. Ou seja, TODOS perdem.
    Alguns lembretes para todos:
    1-Tucunarés amarelos acima de 40cm e azuis acima de 50cm já são "troféus" no sudeste e excelentes matrizes, portando, se pegar: filme, tire fotos e SOLTE-OS. 
    2- Não mate amarelos abaixo de 30cm e nem azuis abaixo dos 40, pois são jovens ainda e rendem menos carne.
    Se cada um fizer a sua parte, sem aquele pensamento equivocado tipico de brasileiro: "Ah, mas se eu não aproveitar e matar, os outros vão matar", vai ter sempre peixe pra todo mundo, sem precisar fazer viagens dispendiosas e cansativas. Temos rios e condições EXCELENTES para os peixes, só esta faltando consciência dos pescadores. Vamos fazer a NOSSA parte, independente dos outros. Um abraço e espero que encontre os peixes.        
  6. Upvote
    André Affonso deu reputação a Eduardo Chedid em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    Na verdade não existe cota pra tucunaré por não ser peixe nativo e sim introduzido , então se vc tirar um caminhão deles não será indagado na estrada por ninguém , MAS COMO O DAIR COLOCOU BEM :
    ¨A cota depende da sua consciência ¨
     
    Isso vale pois temos que manter os espécimes na água para reprodução e nosso retorno para a pescaria.
    Chedid , então vc é ecochato ?
    Não , apenas fico triste quando vou pescar e vejo a turma tirar aquela fieira de peixes do rio sabendo que vão ficar no freezer por meses a fio , e as vezes acabar sendo jogados no lixo.
    Como faço então ? pois gosto de peixe
    Trago 3 peças (peixes ) para consumo no FDS com a família , alego que a pescaria foi péssima , e aproveito no meio do almoço e já marco a próxima para trazer mais peixes.
    Pra mim funciona que é uma maravilha.
  7. Upvote
    André Affonso deu reputação a Guto Pinto em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    Fernando pelo que sei é liberada o ano todo nao importa onde.   Só que na piracema tem umas ressalvas.  Só pode com isca artificial e isca viva com nota fiscal de criador . Não se pode pescar a 1500m da jusante ou montante das hidroelétricas ou a 1000m de desembocaduras de riachos afluentes corredeiras e cachoeiras.   Mas cada região tem algumas leis específicas o ideal é olhar antes. 
     
     
  8. Upvote
    André Affonso deu reputação a Fernando Ehlers em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    Guto,sendo que o tucunaré e considerado espécie exótica,poque que em certos trechos do rio paraná(água corrente) sua pesca é proibida na piracema,sendo liberado apenas em trechos alagados por barragens,tem alguma lei que regulamenta isso?
    A pergunta foi redigida para o Guto mas aberta para todos,quem souber favor responder!
    Abraços 
     
  9. Upvote
    André Affonso deu reputação a Guto Pinto em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    Cota para o estado de SP são 10kg mais 1 exemplar independente da espécie.  A diferença do Tucunaré assim como da Curvina e Apaiari que a pesca e o abate é permitido na Piracema devido serem espécies exóticas.  A medida é 35cm.  Algumas pousadas adotam um sistema de 5 exemplares por pessoa no máximo por dia.   
    Mas como o Dair disse, tenha consciência, nada de levar peixe pra vizinho parente, se for abater abata o que for comer na beira do rio, ou levar um exemplar pra comer com a família em casa e de preferência de tamanho médio, não mate as matrizes.  Esqueça e não ouça o  que muitos ainda dizem que  Tucunaré é praga , tem que matar tudo etc...  tá cada vez mais difícl pegar peixe no Sudeste, até o tucunaré, então preserve .  Com esse tanto de hidrelétrica que tem aqui se o Tucunaré acabar não restará nada pra pescar, pois os peixes de Piracema quase não conseguem mais se reproduzir
  10. Upvote
    André Affonso deu reputação a Dair Helaehil em Qual a Cota de Tucunarés em Paulicéia, SP ( Rio Paraná )   
    A cota depende da sua consciência.
×
×
  • Criar Novo...