Ir para conteúdo

Cristiano Rochinha

Membro
  • Postagens

    1.560
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    55

Histórico de Reputação

  1. Like
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Carlos Diego Train em *** Polêmica! Novo Recorde Mundial Tucunaré Açu "Fraudado"***   
    Me desculpem os que pensam ao contrário:MAS QUE MERDA QUE O MERCADO DA PESCA ESPORTIVA ESTÁ VIRANDO HEIN???!!!
    Qual a necessidade disso tudo???Obviamente,apenas dinheiro...
  2. Like
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Joao Paulo ML em Duo realis pencil 130   
    Ao pessoal que citou aí a Trairão,da Imakatsu,temos uma réplica muito boa que é a Thundera,da Albatroz...Praticamente idêntica.Se não me engano tem nos tamanhos 90 e 130,e custa menos da metade do preço.Um amigo meu usa ela com muito sucesso nos trairões,e segundo ele,aguenta mais as dentadas do que a própria Trairão original.
  3. Upvote
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Arcer em INDICAÇÃO RIO JUMA   
    Não cheguei a ir na pousada dele não,apenas conversei algumas vezes com ele e cheguei a entrar uma vez na pousada...Ele sempre com o preço bem mais em conta que todas as outras pousadas...Amigos aqui da minha cidade foram,e boa parte também não volta mais.
  4. Upvote
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Arcer em INDICAÇÃO RIO JUMA   
    Sim,conheço ele e a pousada...Você não foi o único que foi lá e teve experiência negativa.
  5. Upvote
    Cristiano Rochinha deu reputação a Joao Paulo ML em Duo realis pencil 130   
    matou a pau, tá feita a pescaria!
     
    eu levo só um pouco mais que isso
     
    3 estojos médios, 1 com meia água (além de perversa e curisco, biruta, rapala subwalk 9 e bora 12, principalmente), 1 com as zaras que mencionei, e um com hélices e poppers (popper uso quase nada).. e além disso jig e spinner bait.. da umas 40 iscas..
     
    também tenho preferência por hélice, no caso uso somente HR 5,25 Dini e CCM tormenta 135
  6. Upvote
    Cristiano Rochinha deu reputação a Bruno Rodrigo Nogueira em Duo realis pencil 130   
    Aproveitando o tópico, já q disse q isca com mais de 12 cm não presta, vou ir mais além.
    Quando comecei a pescar na Amazônia carregava no mínimo 100 iscas. Com o passar do tempo vi q isso é totalmente desnecessário, e que iscas " enormes" também são( além de não nadarem direito)!
    Dessa forma, hj levo apenas t20, João pepino, sara sara, Spitfire ( por não ter rattlin), curisco, perversa, jig, shad e hélice( q é minha paixão e uso 95% do tempo). Dessa forma, não carrego mais do q 25 iscas no total e não sinto a menor falta!!
  7. Upvote
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Arcer em INDICAÇÃO RIO JUMA   
    Essa é o famoso " O BARATO SAI CARO".
  8. Thanks
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Ricardo SK em Duo realis pencil 130   
    Uma vez tentei usar a Z130,da Deconto...E faço suas as minhas palavras...Ohhh isca ruim.....
  9. Like
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Renato Barreto em CORREDEIRAS DO RIO TOCANTINS   
    Galera,seis tão bão??!!!
     
    Venho aqui fazer um breve relatinho de uma pescaria feita entre amigos no mês de outubro de 2023....
    Fomos conhecer o belíssimo trecho do rio Tocantins abaixo da hidrelétrica de Peixe Angical,na cidade de Peixe,Tocantins.
     
    Primeiramente quero agradecer ao @Rafael Takahiro,pois foi através de um relato dele aqui nesse fórum que programei essa pescaria.Além dos contatos locais,me deu dicas importantes pra região.Valeu Rafael....Quando quiser dar uns pinchos aqui no rio Grande é só falar...
     
    Bom,sobre a pescaria em si,como já citei anteriormente,fomos explorar o local pela primeira vez. Éramos 8 pescadores todos marinheiros de primeira viagem por aquelas águas...E por falar em águas...Meus amigos...Que águas!!!!!
    Lugar lindo de águas cristalinas,cheias de grandes pedreiras e ilhas...Pontos que alternam entre rasuras de pedras e cascalho com areia à poços e remansos mais profundos.Um verdadeiro espetáculo,principalmente aos aficcionados por pesca com artificiais em águas rápidas.

     
    Em muitos pontos onde paramos era incrível a quantidade  e o tamanho dos piaus que ficavam nadando bem de boa por baixo do barco.
    Além deles,vimos também muitos outros peixes encardumados nas rasuras,como grande armaus,barbados,bicudas e um grande cardume de maparás,peixe de couro cada vez mais raro...
     
    Sobre a pescaria,como disse anteriormente,fomos conhecer e explorar a região,então alternamos as modalidades atrás de diferentes espécies.
     
    Na primeira manhã de pesca,fomos atrás das apapás e cachorras.
    Para as apapás usamos alguns plugs de meia água com alguns resultados,mas indiscutivelmente as iscas que mais funcionaram foram os jigs...Sempre eles.....
    Nessa primeira manhã encontramos um cardume delas,porém todas pequenas..Mas já é uma ótima diversão pra começar...

     
    Para as cachorras insistimos bastante nas iscas de hélice,porém elas estavam muito,muito manhosas...Mesmo varrendo grandes corredeiras,não tive nenhuma ação delas na superfície...Apenas conseguimos algumas pequenas na isca viva e algumas "facão" em iscas de meia água.

     
    O destaque dessa primeira manhã ficou com o parceiro Douglas que pegou um grande apapá no popper....Até aquele momento era o maior que eu já tinha visto...Imaginem a pancada!!

     
    O barco dele também conseguiu tirar algumas boas bicudas,porém não recebi as fotos...
     
    No período da tarde fomos atrás dos tucunas em águas mais tranquilas...Não pescamos eles por muito tempo,então pegamos somente alguns tricks e um bom azul pego pelo parceiro Scarelli.

     
    Ainda nesse dia,fizemos também uma boa pescaria de corvinas,alternando entre iscas vivas e jumping-jig.

     
    No segundo dia mudamos totalmente o foco: Fomos atrás dos pacus-caranhas e tambaquis,usando ração de cachorro como isca.
     
    Paramos num ponto que mais parecia um pesqueiro,tamanha era a quantidade desses peixes redondos que ali encardumaram pra comer a ração que jogávamos pra cevar.
    Mas vejam bem: ENCARDUMARAM PRA COMER A RAÇÃO QUE "JOGÁVAMOS NA ÁGUA PRA CEVAR",pois a ração que ia em nossos anzóis elas apenas cheiravam mas nem relaram o beiço rsrsrs...Pensem nuns peixes astutos...Acredito que a limpidez da água tenha atrapalhado um pouco essa pescaria,pois os peixes percebem o barco de longe e então se alimentam mais longe do barco,dificultando assim com que o anzol que desce ao sabor da correnteza,passe no local exato onde eles estão comendo.Acredito que com a água um pouco mais "amarelada" essa pescaria seja mais produtiva.
    Vimos muitos,muitos redondos mesmo comendo,inclusive verdadeiros monstros de tambaquis...Mas simplesmente voltamos dedão para o rancho...Paciência!!
    Nesse retorno ao rancho para o almoço ainda vimos um cardume de barbados num rasura entre pedrais...Marcamos o lugar e voltamos de tarde pra pesca-los...Barbado é um dos peixes de couro que mais gosto de pescar...

     
    Antes do retorno ao rancho,ainda demos mais alguns pinchos com artificias e tiramos algumas cachorras facão e pequenas apapás.
     
    Inconformados com o baile que levamos dos redondos,no dia seguinte resolvemos voltar no mesmo ponto.
    Estávamos em 2 barcos.Mesmas iscas,mesmas técnicas.
    Com muita insistência,o parceiro Chico no barco ao lado conseguiu tirar 2 caranhas e na sequência tiramos a nossa também...Nada grande,mas quem já pegou peixe redondo em águas rápidas sabe da labuta que é...Esportividade ao máximo.

     
    Não raro esses peixes são fisgados na artificial nessa região.
     
    Já estávamos quase nos preparando pra voltarmos ao rancho pra almoçar,quando nosso guia Kezim fisgou um tambaqui monstro...Daqueles que mais parecem uma "mesa redonda" mesmo.
    Ao passar a vara para meu parceiro Scarelli,o peixe subiu o rio bem rápido,fazendo a linha bambear...O resultado vocês já devem imaginar...Acredito que nessa bambeada de linha,o anzol quase se soltou,veio à "balançar na boca do peixe"pois era um Chinu bem pequeno,e nisso,o verdão meteu os dentes no leader e cortou a linha...Adeus trofeu!!!! Faz parte....
     
    O período da tarde desse terceiro dia de pesca seria o último,então resolvemos voltar às apapás,dessa vez no ponto onde aquela grandona foi fisgada no primeiro dia.
    O vento nesse período soprou forte e impossibilitou a pesca com iscas de superfície,então partimos mais uma vez pros jigs.
    Decisão acertada...As brutonas estavam lá,e com vento e tudo,fizemos a festa num cardume,tendo várias ações de peixe grande e embarcando 6 delas.Foi sem dúvida o melhor período da pescaria.

     
    Mas se pra mim ainda faltava um troféu,ele veio...
    Simplesmente o maior apapá que já vi...Na euforia e cuidado em devolver o peixe rápido à água,já que é uma espécie sensível fora dela,acabamos nem lembrando de medir,mas seguramente ficava muito próximo ou na casa dos 80cm....Já posso dizer até que já peguei um mini tarpon rsrsrs...

     
    É realmente um peixe fantástico,e muito bruto...Foi jogar pra dentro do barco e ver o snap se "esbagaçar" todo...Animal!

     
    E assim chegou ao fim essa breve pescaria de 3 dias...Valeu demais conhecer o local e se aventurar por aquelas águas.
    Mais uma vez quero agradecer ao @Rafael Takahiro pelas dicas.Muito obrigado!
     
    Vou também deixar aqui o contato do guia que organizou tudo pra nós por lá:
    Beiçola : 63-984454940
    Gente de confiança!!!
     
    Um grande abraço à todos e até a próxima!

    WhatsApp Video 2023-12-04 at 13.42.03.mp4  
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  10. Upvote
    Cristiano Rochinha deu reputação a Kid M em O que vem a ser "conscientização na pesca esportiva"?   
    Esse é um tema que se torna cada vez mais citado quando se fala em Pescar & Devolver, ingrediente básico para qualquer pescador que se posiciona como "esportivo". Mas é algo bem maior que isso... até porque é "mais simples" usufruir da possibilidade de encontrar a diversão na pesca e "limpar a consciência" através da devolução das peças embarcadas.
    A bem da verdade, me parece que muito antes de se devolver um peixe fisgado, é preciso que o mesmo "exista" e esteja saudável para ser capturado. Temos a enorme oportunidade de viver num país continental, onde a diversidade das espécies nos permite ter uma imensa quantidade de espécies espalhadas ao longo de nossas divisas geográficas.
    Lembrar também, que "já conseguimos" avançar nessa situação privilegiada de grandes áreas fluviais, "permitindo" (quase sempre por acidente) o ingresso das espécies "exóticas", ou sejam, aquelas cuja origem não é natural e sim gerada pelo impacto de criações comerciais extrapolarem o confinamento onde deveriam ser mantidas...  
    Mais do que isso, e na busca de maior produtividade nos "pesque pague" existentes em todo o pais, já superamos a base da natureza e temos diversos produtos híbridos que, em tese, não se reproduzem...
    Resta-nos contudo o aprimoramento de nossa sociedade no tocante ao tema, tanto na motivação, quanto no respeito (entendam nisso a premissa das licenças, das épocas de reprodução / piracema, etc...).
    Não me acho diferente dos demais pescadores, talvez - quem sabe - apenas um pouco mais preocupado naquilo que deixarei para meus netos em termos dessa atividade prazerosa que é pescar. 
    Somos afortunados (não duvidem disso) em ter tantos pontos de pesca, seja nas águas marinhas, seja nas águas doces. Claro que saborear um peixe fresco é ótimo, mas ele será muito melhor se for solto e crescer para novamente ser capturado. Evitando dúvidas, "não é pecado" usar parte do resultado da pesca, MAS se torna algo indefensável "levar tudo" para casa e/ou distribuir entre amigos e vizinhos (sem falar dos custos de transporte e refrigeração).
    Já trouxe peixe para casa, em bastante quantidade inclusive, mas com a maturidade da vida e observação de termos que ir cada vez mais longe para encontrar fartura, terminou ensinando que pescaria esportiva não é isso!
    É preciso respeitar em todos os sentidos, as demandas da natureza, principalmente na cadeia alimentar das espécies, que somente dessa forma geram o necessário equilíbrio da vida aquática.
    Por fim, é preciso também entendermos nessa equação de "conscientização", que um enorme parte desse "pescadores anônimos" não são esportistas, mas gente que vive desse comércio da pesca. Difícil convencer uma pessoas dessas a suspender essa atividade, migrando para outra cosia, muitas vezes inexistente.
    A equação é difícil, mas ainda é viável...  
  11. Upvote
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Arcer em E lá se vai mais uma ano...   
    Desejo à todos do Fórum um feliz Natal e um ótimo Ano Novo!!!
    Fiquem com Deus!!
  12. Upvote
    Cristiano Rochinha deu reputação a Kid M em Parece que foi ontem... mas recordar é viver !   
    Nessas percepções de "lembrar do passado", veio a minha memória minha primeira captura de um tucunaré com isca artificial. Mesmo fora da época adequada e com o rio Tapajós cheio d'água, a captura de um belo exemplar de tucunaré que devia ter perto de 2 quilos, na belíssima região de Alter do Chão, próxima à Santarém - PA. O ano era 1989, e os pescadores se resumiam aos 3 irmãos APF, que deram início ao Grupo Mocorongos, até como forma de homenagear essa primeira "tentativa" de pescaria com iscas artificiais... (tudo era tão diferente naquele tempo).
     

     
    Lembro-me de estar usando uma vara telescópica japonesa (quase 3 m de comprimento), comprada na Zona franca de Manaus, junto com molinetes Daiwa (esses 2 molinetes tenho até hoje). A linha era de monofilamento (50 lb), suficientemente resistente para os exemplares da região (já castigados pela pesca contínua dos moradores de Santarém). Quanto as iscas, ainda era um tempo em que as preferências (e aconselhamento) eram de uso das colheres do Tony Acetta, em diferentes versões e cores, sempre trabalhadas no corrico (ou "arrasto', se preferirem).
    Esta foto abaixo é de uma dessas colheres, com o mesmo tipo de "pena" complementar, se bem que o material, mais usado pelos que por lá pescavam, era apenas da isca sem penas.   
     

     

     
    E vocês, também já utilizaram essa isca que ainda hoje atrai diversos predadores ?
     
  13. Upvote
    Cristiano Rochinha deu reputação a Kid M em Lembrando do passado... das primeiras pescarias   
    Depois de ter participado de um tópico do Arce, que através de uma imagem de um livro de Pesca Esportiva de tempos atrás (+ de vinte anos), me deu vontade de lembrar "das coisas" antigas, que eram disponíveis para a pesca, muito antes de serem chamadas de "esportivas".
    Passadas as varinhas de bambu (quem não as tinha para pescar lambari), meu primeiro material de pesca me foi dado por meu pai, que não era pescador, mas era pai... 
    Tratava-se de um molinete francês fabricado / vendido pela Michel (modelo 300), cujo modelo consegui encontrar na internet, após pequena pesquisa - na verdade não sei se ainda o tenho, mas isso não seria impossível de ser verdade.
     

     
    Esse era o molinete ! Como era muito jovem (lá pelos 10/12 anos) o uso do molinete ficou "prejudicado" pela necessidade da presença de um adulto, coisa que já não era fácil à época ! Posteriormente se tornou um "instrumento de trabalho", ainda que de pesca no mar, nas balaustradas do bairro da Urca no Rio de Janeiro. 
     

    Não demorou muito para conseguir um "novo presente" (desta feita de Natal) um Super Paoli com algo mais adequado ("copiado" na verdade) aos pescadores das "cocorocas" das águas ainda limpas da baía da Guanabara.

    Já estava no curso ginasial e com um colega de classe (amigo até hoje) que morava no tranquilo bairro da Urca (perto do quartel), com uma enorme balaustrada em frente de casa que usaríamos muito ao longo dos tempos. Sardinhas cortadas eram as iscas dos 2 ou 3 anzóis das paradas usadas. Muitas boas lembranças desse tempo.
    Varas de bambu, com encaixes para superarem os 2,4 m de altura... Pegávamos bastante peixe, quase sempre doados..
     
    Alguém passou por esses equipamentos no condicionamento & brevê de pescador ?
  14. Upvote
    Cristiano Rochinha deu reputação a Guilherme Stival em Minha 2ª temporada em Barcelos - AM   
    Fala pescadores! Estou aqui hoje para compartilhar minha segunda temporada de pesca em Barcelos - Am. 
     
      Estávamos em um grupo de 16 pescadores com a barco hotel da operação Julyana Tur. Saímos de barcelos no dia 03/12/2023 e retornamos em 09/12/2023.
      
      Diferente da minha primeira vez, essa foi uma pescaria bem mais produtiva, a quantidade de peixes me surpreendeu. Até os pescadores menos experientes conseguiram aumentar seus recordes pessoais pegando peixes acima de 70cm com jigs e iscas de meia água.

      A quantidade de peixes entre 60cm e 76cm foi enorme, o fez com que a semana de pesca fosse fantástica. Abaixo alguns exemplares:


     
    Agora uma atenção especial para o troféu da semana! Saiu apenas 1 80up durante a semana mas foi um 80 de respeito. Meu grande amigo João Paulo Fagundes estava em sua 5ª temporada por Barcelos e nunca tinha capturado um peixe acima de 80, porém, estreiou com um um Açú de respeito, um Açu de 87cm (régua BGFA) pego na hélice.



    A cada dia que passa me apaixono mais pela amazônia e pela pescaria desse peixe incrível. Em breve estarei de volta com mais relatos com Fé em Deus!
     
     
  15. Upvote
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Debian em TRAIRÕES GIGANTES ,DOURADOS E JAÚS!!!   
    Galera,tudo certo com vocês?
    Venho aqui fazer um breve relato de 2 pescarias que fiz nas últimas semanas. A primeira foi por volta do dia 20 de Agosto,no rio Cuiabá e a segunda foi semana passada, de 13 a 17 de Setembro,no norte do Mato Grosso.
    Vamos lá:
    Sou um cara que gosta de fuçar um pouco atrás de esquemas alternativos de pesca,na maioria das vezes pra fugir dos esquemas mais tradicionais e caros e também pra achar operações de pesca com fácil logística e que demande menos tempo,menos dias de trabalho a se perder.
    Assim então,achei uma operação de pesca urbana,na cidade de Cuiabá,MT.
    Entrei em contato com o guia Reinaldo Maruyama e ele me explicou sobre a sua operação:
    Como o nome já diz,PESCA URBANA CUIABÁ....E é bem isso mesmo,pescaria dentro da capital matogrossense.A hospedagem é por conta do cliente,no caso fomos num hotel indicado pelo Reinaldo,e de lá,6:30h da manhã partíamos de carro junto com o Reinaldo para uma marina a cerca de 10 minutos do hotel.
    A saída para a pesca então acontece por volta de 7:15h,onde subimos o rio Cuiabá,pra pegarmos o trecho mais conservado do rio,livre da poluição que infelizmente ainda degrada alguns trechos do rio na parte de baixo da cidade.
    O foco da pescaria lá são os dourados,100% no bait, e também os jaús nos pedrais do rio Cuiabá.Na pescaria de dourados também se pegam as esportivas piraputangas.
    Bom,o hotel numa avenida a 10 minutos do centro da cidade oferece bastante conforto a um preço bem acessível e excelente café da manhã. HOTEL APOEMA.
    Sobre a logística oferecida pelo Reinaldo,nota 10....Antes da pescaria já deixamos acertado com ele o que queríamos que ele levasse,as cervejas,refri,carne pra churrasco no rio e alguns aperitivos.
    O barco com 2 excelentes plataformas que dão mais conforto e segurança pra pinchar em pé frente as fortes corredeiras do Cuiabá.
    A pescaria começa a cerca de pouco mais de 5 minutos de navegação da marina e se estende rio acima por um trecho com cerca de 7 a 8 grandes corredeiras,onde em todas elas temos excelentes condições de pesca tanto pros dourados como pros jaús.
    No primeiro dia,pescamos apenas de bait atrás do rei do rio.
    A pescaria pinchando nas margens do rio se mostrou mais produtiva em termos de quantidade de peixe,porém todos de menor porte.Utilizando iscas como PAPA-BLACK,SPIT FIRE E RAPALA X-RAP,tivemos boa quantidade de ações de douradinhos...Peixes muito esportivos e que escapam muito,mesmo utilizando anzois no lugar das garateias.
    Já nas corredeiras e quedas d água,percebi que é uma pescaria de mais persistência mesmo...Passamos em alguns desses pontos dando por volta de 30 a 40 arremessos nos mesmo locais sem sucesso.Porém quando parávamos e insistíamos por mais tempo num determinado local,os peixes davam as caras...Aí sim peixes já maiores que os das margens.
     
    Alguns peixes do primeiro dia:

     
    Inúmeros são os pontos pra se dar uma pinchada lá....

     
    E um belo churrasco em uma das ilhas do rio Cuiabá.....Sem dúvida alguma lugar e condição pra se esquecer que estamos dentro de uma capital.

     
    A pescaria é encerrada as 17:30h.
    Voltamos pra Marina e o guia nos deixa novamente no hotel.
     
    No segundo dia,tiramo um período pra ir atrás dos jaús.Tralha pesada e minhocussu de isca.
    Taí mais uma coisa que me impressionou: já não bastasse os dourados pescados dentro da cidade,em praticamente meio dia de pesca de jaú capturamos 2 exemplares,um bem pequeno mas outro que impressionou pela beleza,força e tamanho em se tratando de mais um peixe nobre pescado dentro da cidade também...Show demais!!!


     
    Mas não podíamos deixar de pinchar mais uma vez atrás do rei do rio,e lá fomos...
    Meu parceiro Juliano estava determinado a pegar um dourado no popper...Missão não muito simples....Mas com muita persistência e bons incentivos do guia, a missão foi cumprida...Peixe lindo demais estourou no popper em uma das corredeiras...Coisa linda!!


    6.mp4  
     
     

    27.mp4 Cenas lindas e assim encerramos essa rápida pescaria de 2 dias na capital matogrossense.
    Agradecimentos ao meu parceiro Juliano Pisteker e ao guia Reinaldo Maruyama,grande guia e excelente profissional da pesca esportiva.
    Reinaldo :065-99269-7681
     
    A segunda pescaria foi num rio no norte do MT que conheci em 2020 através de amigos moradores da região.
    O foco dessa pescaria são os trairões,mas também se pegam os tucunarés.
    Meus amigos,que pescaria espetacular...TRAIRÕES ENORMES E 80% TUDO NA SUPERFÍCIE.
     
    Como não há estrutura de pesca no local,o esquema é acampamento selvagem as margens do rio.
    Pescaria com equipamento leve,varas de 16lb pra pegar trairões de mais de 10kg...Já imaginam a encrenca né...
    Foram 3 dias de aventura em 4 pessoas,2 barcos.Rio no auge da seca o que favorece a pesca com iscas de superfície,contudo as zaras....Quanto mais barulhentas,melhor....
    Em alguns momentos do dia,onde os peixes diminuem as ações na superfície,aí partíamos pras iscas de fundo,principalmente cranckbaits também com ótimos resultados.
    Nessa pescaria não consegui colher imagens de vídeos,pois o esquema de acampamento dificulta um pouco esse trabalho. Tínhamos apenas uma tomada pra dividir entre 4 pessoas,e o trabalho pós pescaria seguia no acampamento como cuidar da cozinha,abastecer os barcos pro dia seguinte etc,o que dificultava mexer com outras coisas....Mas imagens de belos peixes conseguimos obter....Sem falar nas pancadas que levamos de trairões de todos os tamanhos nas iscas de superfície...Um dos peixes mais doidos que já vi na minha vida mesmo...
     

     
    TUCÃO DE 58CM PEGO EM FRENTE AO ACAMPAMENTO!

     
    Agora,meus amigos...A cereja do bolo dessa pescaria realmente ficou pro final do segundo tempo.
    Como estávamos em 2 barcos,um pescava em cada margem do rio.
    Já era por volta de 5h da tarde quando combinamos dar os últimos arremessos pra descermos de volta ao acampamento,já estávamos a cerca de 1h de navegação.
    E o improvável aconteceu...Os 2 maiores peixes da pescaria pegaram juntos,um em cada margem do rio...Do meu amigo,no cranckbait e o meu na superfície...Nunca havia pego um peixo desse tamanho na superfície....Trairões de 88cm e 86cm....O meu parecia ovado....Gordo e pesado demais...Que espetáculo!!!

     
    Realmente uma pescaria espetacular!!!
     
    É isso aí galera,esse foi um breve relatinho dessas 2 aventuras.....Deu pra matar a vontade de dar uma pescada...Que a próxima venha em breve.
    Abraços a todos!!!
     
     
  16. Thanks
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Edmar Alves em CORREDEIRAS DO RIO TOCANTINS   
    Obrigado Edmar...Pode ir que não vai se arrepender!
  17. Upvote
    Cristiano Rochinha deu reputação a Miron Júnior em RIOS ARAGUAIA E CRISTALINO 2023   
    É interessante como esse ano aumentou o tamanho dos tucunas la do cristalino,sairam muitos peixes grandes,impressionante mesmo...quanto aos botos e piranhas,eu vou varias vezes ao ano la e infelismente esta cada dia mais dificil pescar,principalmente com as piranhas...
  18. Thanks
    Cristiano Rochinha deu reputação a Fabrício Biguá em CORREDEIRAS DO RIO TOCANTINS   
    Esse lugar é bonito demais...aff.
    Da barragem até a cidade do Peixe...só tem pintura...As corredeiras tb são um show a parte.
     
    Obrigado por compartilhar sua aventura conosco. 
  19. Thanks
    Cristiano Rochinha deu reputação a Guilherme Liotti em CORREDEIRAS DO RIO TOCANTINS   
    top !!
  20. Thanks
    Cristiano Rochinha deu reputação a Marcelo Terra em CORREDEIRAS DO RIO TOCANTINS   
    Que show Cristiano!!! 
     
    Lugarzinho marromenu hein  kkkkkk  TOPZERA
     
    E que monstro 
     

  21. Upvote
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Arcer em CORREDEIRAS DO RIO TOCANTINS   
    Galera,seis tão bão??!!!
     
    Venho aqui fazer um breve relatinho de uma pescaria feita entre amigos no mês de outubro de 2023....
    Fomos conhecer o belíssimo trecho do rio Tocantins abaixo da hidrelétrica de Peixe Angical,na cidade de Peixe,Tocantins.
     
    Primeiramente quero agradecer ao @Rafael Takahiro,pois foi através de um relato dele aqui nesse fórum que programei essa pescaria.Além dos contatos locais,me deu dicas importantes pra região.Valeu Rafael....Quando quiser dar uns pinchos aqui no rio Grande é só falar...
     
    Bom,sobre a pescaria em si,como já citei anteriormente,fomos explorar o local pela primeira vez. Éramos 8 pescadores todos marinheiros de primeira viagem por aquelas águas...E por falar em águas...Meus amigos...Que águas!!!!!
    Lugar lindo de águas cristalinas,cheias de grandes pedreiras e ilhas...Pontos que alternam entre rasuras de pedras e cascalho com areia à poços e remansos mais profundos.Um verdadeiro espetáculo,principalmente aos aficcionados por pesca com artificiais em águas rápidas.

     
    Em muitos pontos onde paramos era incrível a quantidade  e o tamanho dos piaus que ficavam nadando bem de boa por baixo do barco.
    Além deles,vimos também muitos outros peixes encardumados nas rasuras,como grande armaus,barbados,bicudas e um grande cardume de maparás,peixe de couro cada vez mais raro...
     
    Sobre a pescaria,como disse anteriormente,fomos conhecer e explorar a região,então alternamos as modalidades atrás de diferentes espécies.
     
    Na primeira manhã de pesca,fomos atrás das apapás e cachorras.
    Para as apapás usamos alguns plugs de meia água com alguns resultados,mas indiscutivelmente as iscas que mais funcionaram foram os jigs...Sempre eles.....
    Nessa primeira manhã encontramos um cardume delas,porém todas pequenas..Mas já é uma ótima diversão pra começar...

     
    Para as cachorras insistimos bastante nas iscas de hélice,porém elas estavam muito,muito manhosas...Mesmo varrendo grandes corredeiras,não tive nenhuma ação delas na superfície...Apenas conseguimos algumas pequenas na isca viva e algumas "facão" em iscas de meia água.

     
    O destaque dessa primeira manhã ficou com o parceiro Douglas que pegou um grande apapá no popper....Até aquele momento era o maior que eu já tinha visto...Imaginem a pancada!!

     
    O barco dele também conseguiu tirar algumas boas bicudas,porém não recebi as fotos...
     
    No período da tarde fomos atrás dos tucunas em águas mais tranquilas...Não pescamos eles por muito tempo,então pegamos somente alguns tricks e um bom azul pego pelo parceiro Scarelli.

     
    Ainda nesse dia,fizemos também uma boa pescaria de corvinas,alternando entre iscas vivas e jumping-jig.

     
    No segundo dia mudamos totalmente o foco: Fomos atrás dos pacus-caranhas e tambaquis,usando ração de cachorro como isca.
     
    Paramos num ponto que mais parecia um pesqueiro,tamanha era a quantidade desses peixes redondos que ali encardumaram pra comer a ração que jogávamos pra cevar.
    Mas vejam bem: ENCARDUMARAM PRA COMER A RAÇÃO QUE "JOGÁVAMOS NA ÁGUA PRA CEVAR",pois a ração que ia em nossos anzóis elas apenas cheiravam mas nem relaram o beiço rsrsrs...Pensem nuns peixes astutos...Acredito que a limpidez da água tenha atrapalhado um pouco essa pescaria,pois os peixes percebem o barco de longe e então se alimentam mais longe do barco,dificultando assim com que o anzol que desce ao sabor da correnteza,passe no local exato onde eles estão comendo.Acredito que com a água um pouco mais "amarelada" essa pescaria seja mais produtiva.
    Vimos muitos,muitos redondos mesmo comendo,inclusive verdadeiros monstros de tambaquis...Mas simplesmente voltamos dedão para o rancho...Paciência!!
    Nesse retorno ao rancho para o almoço ainda vimos um cardume de barbados num rasura entre pedrais...Marcamos o lugar e voltamos de tarde pra pesca-los...Barbado é um dos peixes de couro que mais gosto de pescar...

     
    Antes do retorno ao rancho,ainda demos mais alguns pinchos com artificias e tiramos algumas cachorras facão e pequenas apapás.
     
    Inconformados com o baile que levamos dos redondos,no dia seguinte resolvemos voltar no mesmo ponto.
    Estávamos em 2 barcos.Mesmas iscas,mesmas técnicas.
    Com muita insistência,o parceiro Chico no barco ao lado conseguiu tirar 2 caranhas e na sequência tiramos a nossa também...Nada grande,mas quem já pegou peixe redondo em águas rápidas sabe da labuta que é...Esportividade ao máximo.

     
    Não raro esses peixes são fisgados na artificial nessa região.
     
    Já estávamos quase nos preparando pra voltarmos ao rancho pra almoçar,quando nosso guia Kezim fisgou um tambaqui monstro...Daqueles que mais parecem uma "mesa redonda" mesmo.
    Ao passar a vara para meu parceiro Scarelli,o peixe subiu o rio bem rápido,fazendo a linha bambear...O resultado vocês já devem imaginar...Acredito que nessa bambeada de linha,o anzol quase se soltou,veio à "balançar na boca do peixe"pois era um Chinu bem pequeno,e nisso,o verdão meteu os dentes no leader e cortou a linha...Adeus trofeu!!!! Faz parte....
     
    O período da tarde desse terceiro dia de pesca seria o último,então resolvemos voltar às apapás,dessa vez no ponto onde aquela grandona foi fisgada no primeiro dia.
    O vento nesse período soprou forte e impossibilitou a pesca com iscas de superfície,então partimos mais uma vez pros jigs.
    Decisão acertada...As brutonas estavam lá,e com vento e tudo,fizemos a festa num cardume,tendo várias ações de peixe grande e embarcando 6 delas.Foi sem dúvida o melhor período da pescaria.

     
    Mas se pra mim ainda faltava um troféu,ele veio...
    Simplesmente o maior apapá que já vi...Na euforia e cuidado em devolver o peixe rápido à água,já que é uma espécie sensível fora dela,acabamos nem lembrando de medir,mas seguramente ficava muito próximo ou na casa dos 80cm....Já posso dizer até que já peguei um mini tarpon rsrsrs...

     
    É realmente um peixe fantástico,e muito bruto...Foi jogar pra dentro do barco e ver o snap se "esbagaçar" todo...Animal!

     
    E assim chegou ao fim essa breve pescaria de 3 dias...Valeu demais conhecer o local e se aventurar por aquelas águas.
    Mais uma vez quero agradecer ao @Rafael Takahiro pelas dicas.Muito obrigado!
     
    Vou também deixar aqui o contato do guia que organizou tudo pra nós por lá:
    Beiçola : 63-984454940
    Gente de confiança!!!
     
    Um grande abraço à todos e até a próxima!

    WhatsApp Video 2023-12-04 at 13.42.03.mp4  
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     
  22. Thanks
    Cristiano Rochinha deu reputação a Marcelo Terra em Iscas antigas   
    E a própria 
     
    Até hj tenho uma em um dos estojos de iscas. Uma verde limão, nado errático, três garateias e já peguei muito peixe com ela...
     

  23. Upvote
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Marcelo Terra em Iscas antigas   
    Infelizmente também não sei Debian...Me desfiz de algumas dessas iscas já à muitos anos...Devia ter ficado com elas...
  24. Upvote
    Cristiano Rochinha recebeu reputação de Arcer em Iscas antigas   
    Essa número 5 é uma clássica MIRROLURE....Se não me engano uma 70MR ou algo parecido....Fez muito sucesso nos tucunas nos aureos tempos de Tupaciguara...
    Já a 4 me fez lembrar das iscas FARIAS...Não sei se é uma delas,mas me veio à mente pela semelhança...
     
  25. Upvote
    Cristiano Rochinha deu reputação a Arthur Santos da Luz em Pescarias em Paraty-RJ   
    Olá amigos pescadores!!!  
     Venho aqui trazer um relato das minhas ultimas pescarias feitas com o pé no chão e material ultra light aqui em Paraty, pescaria muito divertida e de fácil acesso para qualquer um... 
    O robalo é sempre o alvo mais desejado

     

     
    Mas as vezes entra uma ou outra surpresa como esta corvina 

     

     

     

     

     

     

     

     

     
    Até um parati graúdo entrou no micro jig e fez minha alegria, coisa bem inusitada  

     

     

     
    Pescar com conjunto ultra light e pequenas iscas é garantia de diversidade de espécies! 
     
    Equipamento utilizado: 
    Vara Maruri Finessi 8lb 
    Molinete Shimano FX2000
     Iscas: micro jigs, Savage 65, camarão artificial Maré 
     
    Um grade abraço a todos! 

     
     
     
×
×
  • Criar Novo...