Ir para conteúdo

Guto Pinto

Membro
  • Postagens

    3.881
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    100

Histórico de Reputação

  1. Thanks
    Guto Pinto recebeu reputação de Paulo Pereira de Lima em Mercury 9.9 hp. Vale a pena? Primeiro motor.   
    9.9 é quase o preço de um 15 mercury Super.  Quem compra ele é por causa do peso, sao 26kg contra 41. É um motor pra um uso  mais específico , pra quem quer praticidade pelo peso, ou acesso ao rio é ruim,  pra quem vai navegar em lugares que a distancia é curta, em 2 pessoas . 
    Como vc vai pescar em 3, e usar araguaia iria de 15hp ou 18.  Sao motores mais polivalentes,  bons de comércio e da pra se usar em tds rios de boa. 15hp vai de yamaha se quer um motor  mais leve ou 15 Super ou 18 tohatsu se qser um pouco mais de potencia. 
  2. Haha
    Guto Pinto deu reputação a Saverio em A evolução das iscas artificiais   
    Guto, a minha vara pistolgrip se transformou em um suporte para GoPro para fazer filmagens sub. Como ela era em duas partes, adaptei um pedaço de acrílico na parte do pistol e coloquei o suporte dela, funciona perfeitamente.
  3. Like
    Guto Pinto recebeu reputação de Leonardo Rennó em Velocidade final Mercury 30hp   
    Essa velocidade  tá dentro do normal, seu motor deve estar andando com giro baixo e gastando bem. Esses bass tem  mto arrasto qdo poe peso mesmo. Uma helice passo 12 vai melhorar isso ai um pouco. 
  4. Upvote
    Guto Pinto recebeu reputação de Leonardo Nakata em Tacografo (rpm) ajuda com configuração Mercury   
    A posição dos Mercury 3cil 2t. É 3p 6c. 
  5. Thanks
    Guto Pinto recebeu reputação de William Issami Miyada em Material capô Mercury 15 Super é polímero ou fibra de vidro?   
    Ambos são fibra, depende muito da quantidade resina que se usa, a resina é de poliester.  Eu tive Mercury americano antigo que o capo era praticamente fibra pura, é até ruim pois a chance de uma pancada rachar é maior.  
  6. Like
    Guto Pinto recebeu reputação de GuilhermeLimahHB em Pescaria - Rio Xingu   
    Guilherme eu fui na Recanto do Xingu em 2022 cujo dono é o mesmo da Aldeia Tanguro., região de Canarana.  A pescaria lá se faz na Reserva pagando um valor por dia adicional.   A pescaria é todo dia descer 1h de 40hp ate juncao do 7setembro com o Culuene formando o Xingu e se pesca  uns 10km no Xingu.  A pescaria basicamente é apoitada com isca branca que se compra dos indios. Se usa mesma tralha pra tudo, os pontos pode entrar Cachara, Pirarara e  Jau e com muita sorte Piraiba como se pesca arremessando e o Rio não tem muita tranqueira a tralha basica pra lá é uma carretilha Black Max 50 com 150m de linha 0.82 e uma vara de 80lb , tá bom demais ,  pra cachorras, lá pega muito e grandes e junto sai umas Curvinas tb, bom é usar a vara de 30 a 40lb ima carretilha big game com linha 0.50mm ou multi 40 a 50lb. Lembrando que não se pode beber na area da reserva então a sagrada cervejinha só  na pousada fim do dia. Na aldeia tanguro o esquema é mais raiz, mas quantidade de peixe é .maior e de tamanho maior tb, fica na mesma regiao porem mais pra baixo . Porem como se fica na aldeia, nem cervejinha no fim do dia tem, kkkk
    Pescaria de tucunaré ao nao ser se mudaram algo nao se tem costume pesca los lá nem motores eletricos eles possuem, pessoal que vai pra lá vao só vão atras dos peixes de couro e quando enjoam pescam Cachorras. Lembrando que a regiao nao tem voos comerciais em cidades proximas entao ou vai de carro , ou voo particular ate a pousada.
    Se vc cita a pousada Rio Xingu no Pará em Altamira, eu fui em 2009, é sensacional, la se pesca de tudo como pincho ou apoitado, foi umas das melhores pescarias que ja fiz, mas depois da construção de Belo Monte não sei como ficou a regiao ou ate mesmo a pousada, nunca mais ouvi um relato de lá.
    Quanto a tralha do tucunare  , como ja fui no suiá miçu que é um afluente 4x e no xingu , Tucunas bem fortes mas dificil passar de 60cm uma vara de 16 a 17lb e multi 40lb ta otimo. 
  7. Thanks
    Guto Pinto recebeu reputação de JorgeSC em Melhor semi-chata motor até 30hp   
    A melhor é complicado , pois gosto é um item muito pessoal. Uma 5m pra ate 30hp que usei e gostei muito foi a Amazonas Super da Mogi Mirim. Ela tem fundo mais largo de 1.05m, boca 1.50m , borda bem alta , chapa 1.5mm.  E vc pode personalizar na fabrica . 
  8. Upvote
    Guto Pinto recebeu reputação de Arcer em Vara 8 ou 10 lbs   
    Sim eu tenho versao molinete,  assim como a Santiago.   Ambas sao bem desbalanceadas e acabamento ruim.   Uma opcao porem nunca vi ao vivo abaixo da 14lb.   É a Maruri loki , ela nao são 2 partes porem tem o cabo upset diminuindo tamanho. Se não me engano ela tem uma versao 5.7   3 a 7lbs.   Eu uso UL mas só usp molinete.  Vara carretilha minhas de pincho só acima de 12lb
     
  9. Upvote
    Guto Pinto recebeu reputação de Arcer em Vara 8 ou 10 lbs   
    Agora q percebi 2 partes.   Mas não é lenta não é media rapida
    Ixi 2 partes só conheço as albatroz speed fish mas nao gosto delas nao
  10. Upvote
    Guto Pinto recebeu reputação de Arcer em Vara 8 ou 10 lbs   
    Arcer eu não sei a versão carretilha,  mas eu tenho a Saint Spt 12lbs pra molinete, a varinha é top. Acho que tem a versão 10lbs pra carretilha 5.8.  A de molinete minha é 6.3 12lb e pesei ela deu 94g 
  11. Upvote
    Guto Pinto recebeu reputação de Arcer em Taxação de compras via shopee, aliexpress   
    Quem vê as lojas de pesca daqui são td certinhas.  Maiorias dos produtos de pesca nosso são oriundos do Paraguai e grande maioria vendidos pela net e mtos trazidos por meios que não sei como estao quase no mesmo preço que são vendidos aqui. O que ferrou mercado das tralhas de pesca foi a subida do dólar nos ultimos anos e nosso poder de compra cada vez pior.  Quanto a equipamentos China eu conto nos dedos da mão coisas que prestaram, pelo menos as que comprei.  
  12. Thanks
    Guto Pinto recebeu reputação de William Issami Miyada em Motores Tohatsu 18HP com mecânica compatível com Mercury 15HP   
    Sempre foram iguais, mesma mecanica, se nao me engano os cinzas  o carburador tb é o mesmo, só muda came aceleração.  Ja os acima disso tem carburador maior. 
  13. Thanks
    Guto Pinto recebeu reputação de Ariel Strey em Motor Evinrude 35 hp 3 cilindros!!   
    Ariel se vc cita o 35hp 3cil. Muitas lanchinhas aki no fim dos 90 usavam ele, e boa parte com helice 4 pás, elas  levantavam esqui  facilmente. E os 3 pás nesse motor maioria vinham helice de inox de fabrica.  Eu primeiro motor foi um Mercury 7.5hp e ele vinha com helice 2 pás,  depois mudei pra 3 pás, bixinho mudou da agua pro vinho. 
  14. Thanks
    Guto Pinto recebeu reputação de Ariel Strey em Motor Evinrude 35 hp 3 cilindros!!   
    Teoricamente sim
     
  15. Thanks
    Guto Pinto recebeu reputação de Allan Silva Oliveira em Motor de 15hp 2 tempos ou 20 Hp 4 tempos   
    Sem dúvida 15 2T, se vc pegar o 15 Mercury Super  ou de preferência um 18 Tohatsu que é o mesmo motor mais realmente dá os 18hp ele vai andar junto com os 20 4t e beber quase igual, a manutenção é fácil, tem peça desde original até paralela até no boteco da esquina, pode transportar de qualquer maneira e ainda vai ser mais leve, fora o pós venda que é muito mais fácil.  Apesar dos novos 20 4T Mercury e Suzuki e até o novo 25hp 4t Yamaha serem já injetados e serem mais leves que os anteriores , eles requerem uma mão de obra mais especializada e mais difícil ainda de encontrar.  Só  vai nessas potencias portáteis de 4T quem não quer fumaça e gosta de silêncio , pois no fringir dos ovos são as unicas vantagens deles. 
  16. Upvote
    Guto Pinto recebeu reputação de Renato Barreto em Motor de 15hp 2 tempos ou 20 Hp 4 tempos   
    Sem dúvida 15 2T, se vc pegar o 15 Mercury Super  ou de preferência um 18 Tohatsu que é o mesmo motor mais realmente dá os 18hp ele vai andar junto com os 20 4t e beber quase igual, a manutenção é fácil, tem peça desde original até paralela até no boteco da esquina, pode transportar de qualquer maneira e ainda vai ser mais leve, fora o pós venda que é muito mais fácil.  Apesar dos novos 20 4T Mercury e Suzuki e até o novo 25hp 4t Yamaha serem já injetados e serem mais leves que os anteriores , eles requerem uma mão de obra mais especializada e mais difícil ainda de encontrar.  Só  vai nessas potencias portáteis de 4T quem não quer fumaça e gosta de silêncio , pois no fringir dos ovos são as unicas vantagens deles. 
  17. Thanks
    Guto Pinto deu reputação a Cristiano Rochinha em RIOS ARAGUAIA E CRISTALINO 2023   
    Galera,tudo bem com vocês?!
     
    Bom,há alguns dias atrás ficamos sabendo da interdição de pousadas no rio Araguaia,mais precisamente na região do rio Cristalino,feita pela PF e ICMBIO através de ordem judicial.
    Motivo?? Construções em área ilegal,dentro do PARQUE ESTADUAL DO ARAGUAIA.....
    Pois muito bem...Frequento aquela região já à alguns anos e posso afirmar com todas as palavras que o que está sendo feito com o pessoal dessas pousadas é uma put@ SAFADEZA.....Sim,safadeza das maiores,coisa de cretinos que não tem o que fazer mesmo..Essas pousadas estão lá à anos e não agridem em nada,absolutamente nada o meio ambiente.Pelo contrário,o pessoal que nelas vive e trabalha são os únicos defensores da natureza daquela região,já que fiscalização por aquelas bandas praticamente não existe.
    Não são apenas pousadas.São os lares de trabalhadores que estabeleceram naquela região suas moradias e enxergaram o potencial turístico enorme que lá existe.São pessoas nascidas nas margens do Araguaia e que lá estão até hoje,e que agora,COINCIDENTEMENTE OU NÃO COM A TROCA DE GOVERNO (malditos) vem sofrendo essa perseguição canalha por parte de autoridades que se "dizem protetores do meio ambiente".
    Bom,só nos resta torcer para que as coisas terminem bem e a permanência dessas pousadas continue por muitos anos.
    Mas,vamos ao que interessa: A PESCA.
     
    Mesmo com as incertezas pairando no ar,seguimos num grupo de 8 amigos para lá..Nossa casa na região sempre foi e sempre será a pousada Cristal.
    Antes de chegarmos lá,sempre damos uma passada pela velha e conhecida Luiz Alves.
     

    Galera reunida em Luiz Alves.
     
    Pousada Cristal

     
    A pescaria no Araguaia já é sabida por todos que tem suas dificuldades devido a grande quantidade de botos e piranhas.E esse ano não foi diferente.Aliás,uma dica à quem ainda não conhece a região e pretende conhecer,nos últimos anos a incidência de botos tem sido cada vez maior a partir de fim de maio em diante.Marcar uma pescaria lá no mês de abril e início de maio promete ser muito bom,pois nessa época os botos e piranhas ainda não estão muito ativos.
    Mas nosso grupo sempre gostou de ir no mês de junho também pois nessa época normalmente encontramos excelentes condições de pesca no rio Cristalino.Todos os lagos ainda estão acessíveis e não há tanta mata inundada.
    E como foi boa a festa com os tucunas do Cristalino esse ano hein...
    Em anos anteriores chegamos a pegar bem mais quantidade de peixe,porém esse ano registramos os maiores peixes que já havíamos vistos lá...Vários azuis acima de 55cm foram capturados pelo nosso grupo...Eu consegui 2 lindos peixes,de 58cm e 59cm.
    Para o outro grupo que estava na pousada,saíram peixes de 62 e pasmem,um monstro de 66cm...Eu nem sabia que no Cristalino tinha tucunas tão grandes assim.
     

     
     
     
     

     
    Já a pescaria dos grandes de couro,apesar da dificuldade devido as piranhas e botos,rendeu bons peixes à quem teve muita persistência e esperança.Mesmo em meio as dificuldades em meu barco saíram 5 pirararas....Outra espécie que sou apaixonado.
     

     
    A pescaria nas praias rendeu alguns peixes de couro menores,como bargadas,cacharas e uma baby pira.
     

     
    A pescaria foi tão top que teve até direito à Campari com gelo e laranja no meio do rio Araguaia rsrsrsrs....

     
     
    Pra finalizar,deixo aqui umas imagens desse espetáculo da Natureza chamado rio Araguaia.

     
    Quero mais uma vez agradecer a todos da pousada Cristal.....À vocês meus amigos,TAMO JUNTO!!!!
     
    Já ouvi muitos pescadores dizendo que não voltam mais ao Araguaia por causa dos botos e piranhas....Minha opinião diverge totalmente rsrs...Se eu pudesse,voltaria amanhã.
    Abraços a todos e fiquem com Deus!
     
     






















  18. Upvote
    Guto Pinto deu reputação a Darlan Vinicius Meinerz em Snap Engate Rápido Aliexpress   
    Boa tarde Pessoal.
     
    Recentemente comprei uns snaps no aliexpress e quando chegaram fiquei surpreso com a qualidade e precisão das medidas anunciadas com o que chegou. Tive de comprar um estoque maior e veio novamente no mesmo padrão de qualidade.
     
    São snaps fabricados realmente com inox 304 e são brutos, bem reforçados e o melhor, um modelo de engate rápido onde a isca fica presa na parte circular, sem correr risco de desengate mesmo se forçar lateralmente.
     
    Eu peguei alguns do modelo S que é o menor, pra 80lb/40kg de resistência e ele é bem pequeno, ótimo para sul e sudeste e bem menores do que as versões nacionais dessa mesma libragem e mais leves, eles tem uma espessura de fio maior mas são menores na largura e comprimento, o que torna eles mais discretos e mais leves mesmo tendo uma resistência alta.
     
    E também peguei alguns do tamanho M que é o médio pra 160lb/80kg para Amazonia (que ainda não fui) que também suas medidas são bem menores que os nacionais para essa mesma libragem devido terem o fio mais espesso e tamanho reduzido.
     
    Ambos por serem de uma espessura maior, conseguem ter uma libragem alta e serem pequenos e baratos. Conseguir encaixar nos pitoes das iscas respectivamente conforme as suas necessidades. No caso, iscas pequenas até 8 cm o snap M não fica muito livre devido p modelo de engate rápido ter 2 fios ali na parte da isca, mas o S é o ideal para estas, o M fica pras iscas maiores pra Amazônia.
     
    Já o modelo L que é o maior anunciado, na realidade é o que tem as medidas dos nacionais em largura e comprimento para as versões de 120 lb, mas esse tem uma libragem de 200lb/100kg e achei desnecessário para mim.
     
    Enfim, eu conferi as medidas no paquímetro e batem e o material inox 304 bate também com a densidade (medido em uma proveta volumétrica e balança analitica) e achei interessante compartilhar devido o preço. Custa um pouco mais de 22 reais o pacote com 50 unidades.
     
    Aqui no Brasil as versões nacionais com espessura do fio menor, onde temos que ter snaps com largura e comprimento altos para uma libragem condizente,  acabam custando isso em um pacotinho com 5 unidades. E realmente, o tamanho M do aliexpress é o tamanho que eu encontro aqui nas lojas com um fio mais fino e sendo 50 lb. Ali é 160lb.
     
    Segue o link:
    R$19,71  30%de desconto | 50 pçs oceano snap 304 aço inoxidável split anel resistente duplo jig isca conector pesca auxiliar anéis sólidos enfrentar dispositivo
    https://a.aliexpress.com/_mM4NX1Q
     
     
  19. Upvote
    Guto Pinto recebeu reputação de Arcer em Molinete saint trully, cópia   
    Eu nao vo ao vivo. 156g era o venator 1000,  tinha tb o 1500 e o 2000.  Eu tenho o 1500. 
  20. Upvote
    Guto Pinto deu reputação a Renato Barreto em Carretilha Legacy da Marine   
    Falando em material de coroa, isso é muito relativo, a Doyo que fabrica essas carretilhas da Marine não iria colocar uma que desse problemas... por curiosidade fiz essa pergunta no Chat GBT (inteligência Artificial):  Qual dessas duas ligas metálicas tem maior resistência e durabilidade quando usadas em engrenagens, a liga de Duralumínio ou a de latão?
    Resposta: 
    "A liga de Duralumínio geralmente apresenta maior resistência e durabilidade do que o latão quando usadas em engrenagens. O Duralumínio é uma liga composta principalmente de alumínio, com adições de cobre, magnésio e manganês. Essa combinação de elementos confere ao Duralumínio uma excelente resistência mecânica, alta resistência à fadiga e boa resistência à corrosão. Além disso, o Duralumínio tem uma boa relação resistência-peso, o que o torna uma escolha popular em aplicações aeronáuticas e automotivas.
    Por outro lado, o latão é uma liga de cobre e zinco, que possui menor resistência mecânica em comparação ao Duralumínio. O latão é comumente utilizado em aplicações que exigem boa usinabilidade, como em peças de decoração, instrumentos musicais e torneiras, mas não é tão adequado para engrenagens que exigem alta resistência e durabilidade. É importante ressaltar que a escolha do material adequado para uma aplicação específica depende de diversos fatores, como as condições de operação, carga, velocidade, temperatura, entre outros."
     
    Agora com relação ao bronze, aí sim ele tem uma maior resistência e durabilidade, comparado com o duralumínio... mas quero ver essas carretilhas xing ling usarem bronze.
  21. Upvote
    Guto Pinto recebeu reputação de Arcer em Molinete saint trully, cópia   
    Esse é o Venator, Arcer   sério pensa num molinete que aguenta o pau,  eu tenho faz 4 anos,  e o meu é o 1500,  só uso aqui no Pardo no quintal de casa, ele nem sai da canoa, eu já pesquei de tudo com ele, Pacu na espera, Campineiro, Piauçu, Tucuna, entra na  Página do Face Doutores da Pesca e Ve fotos de 2018 até hj, 90% foi nele.    Junto com a varas  Revros 2.13m 15lb.   Se vc entrar nos videos vai ver que os bitelos tá tudo nele, e olhe que falo que tenho 2 Symetre, 2 sedona,  1 soltace, 1 catana, 1 okuma,  unico que chega perto é o Saint urano. 
  22. Like
    Guto Pinto recebeu reputação de Renato Barreto em Carretilha Legacy da Marine   
    Esse négocio de coroa em latão já enjoou, maioria quer carretilha leve até pra pescar piraiba. Se soltam com coroa em latão pesando mais que 200g  maioria reclama que é pesada pra pincho.  Quebrou a coroa troca ué. Vo andar de carro sem vidro elétrico só pq pode deixar na mão?   Sobre a carretilha parece a Coba da Doyo. Mas nesse preço  dificil fazer sucesso. 
  23. Upvote
    Guto Pinto recebeu reputação de Renato Barreto em Carretilha Legacy da Marine   
    Eu já moi coroa de latão pescando curvina e piapara kkkkk.   E  em compensação tenho uma Liger q comprei qdo lançou em 2013 , ja fiz umas 12 pescarias nela desde Serra da mesa, trairoes no Suiá,  Amazônia,  Xingu  e  Teles esse ano,  nunca nem abri ela pra ver como ta dentro,  só limpo, por fora e lubrifico rolamentos e guia. Acho q isso vai muito mais da peça atras da vara do que o equipamento em si. 
  24. Upvote
    Guto Pinto recebeu reputação de Arcer em Carretilha Legacy da Marine   
    Eu já moi coroa de latão pescando curvina e piapara kkkkk.   E  em compensação tenho uma Liger q comprei qdo lançou em 2013 , ja fiz umas 12 pescarias nela desde Serra da mesa, trairoes no Suiá,  Amazônia,  Xingu  e  Teles esse ano,  nunca nem abri ela pra ver como ta dentro,  só limpo, por fora e lubrifico rolamentos e guia. Acho q isso vai muito mais da peça atras da vara do que o equipamento em si. 
  25. Upvote
    Guto Pinto deu reputação a Mauricio.Florindo em Carretilha Legacy da Marine   
    tb acho isso muita tempestade em copo d'agua dos tunnings, eu tenho 3 abus (doyo tb) com coroa de alumínio, e não tenho dó delas não, pescam MUITO! tem meses do ano em que elas pescam 8...12 x por mês, o dia todo, e a manutenção que é bom só fiz 1x desde que chegaram 😂😂 
    depois cansei de ver pessoal falando mal de micromodulo, e vi um amigo meu cansar de rebocar pirarara (capturas acidentais) em pesqueiro, com uma curado K que muitos por aí enchem a boca pra falar que é a mais frágil da série. Entendi que hoje em dia o que mais manda na durabilidade do equipamento é a qualidade de fabricação, a qualidade das ligas metálicas e etc, já vi coroas de latão de carretilhas vagabundas arrebentarem tb... então é isso, o que manda hj em dia é qualidade de construção, não é a toa que carretas chinesas tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, melhoraram muito de anos pra cá.
    Adorei o projeto da legacy, parece absurdamente confortável, bem anatomica, me lembrou as antares e zillions novas 😁e uma coisa que reparei... é que ela tá um pouco pesada pro tamanho 🤔 uma carretilha com carretel de 32 mm. (menor que o carretel da lubina GTX por ex) pesar isso tudo, é pq pelo visto as peças internas vão vir bem reforçadas, ou pelo menos com bastante material.
    mas mesmo assim não vou abandonar minhas abus e trocar não, vou esperar elas serem moídas pelos peixes, que de acordo com alguns pescadores de internet, deve acontecer muito em breve pela coroa """""descartável"""""  e isso já faz uns 3 anos hein  😂😂  😂😂 
    tem mesmo!!! hoje em dia o que não falta é opção, tem carreta com estrutura pra todos os gostos de todas as marcas! e pra todos os bolsos tb!
    quem quiser uma "legacy" com coroa de latão, tem as revo EXD por ex... que a fabricante é a mesma, o peso é parecido, o preço é parecido, o sistema de freio é "parecido" e ainda vem com 2 carreteis, coroa de latao e chassi de al. opção tem!!! aliás até demais! hoje em dia o cara se perde com tanto modelo de carreta.
    e sobre as peças, nem é tão difícil não, geralmente é má vontade dos vendedores e lojistas mesmo que por não terem lucro na venda de peças de reposição ou o lucro é baixo...inventam um monte de desculpa! eu cansei de pedir peça pra um lojista da minha cidade, e ele vivia inventando que eles não tinham, que eles não mandam, e um monte de asneira; até conseguir que um amigo que viaja pra foz direto, pedi pra ele dar uma passada na casa japon, e foi TRANQUILISSIMO pra pedir as peças que eu queria... hj em dia pelo menos a marine tem disponibilizado peças de reposição de todas as carretas, só mandar o código da peça que eles tem, mas quem disse que o pessoal tem bom senso de falar a verdade! inventam e acabam queimando a marca. 
×
×
  • Criar Novo...