-
Postagens
10 -
Registro em
-
Última visita
-
Dias Ganhos
1
Histórico de Reputação
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a -Mariano- em Aventura na Amazonia Peruana
Já imaginou acampar num rio que você nem sabe o nome, onde nao existe operação de pesca, em um país que nunca visitou, só com um palpite e o Google Earth? Pois é… foi exatamente isso que eu fiz — e não é que deu certo?
Tudo começou há alguns anos, quando vi um vídeo de tambaquis gigantes sendo pescados num rio de águas cristalinas nas montanhas peruanas. O vídeo não dizia muito sobre o local, mas fiquei impressionado com a beleza e o tamanho dos peixes. A imagem ficou na cabeça, e ao mesmo tempo fui ficando um pouco chateado com a situacao do medio negro que todos já conhecem: excesso de operacoes e afluentes com dono, pescarias cada vez mais caras e/ou fracas. Por fim, resolvi entrar em contato com o pessoal do vídeo, mas eles simplesmente ignoraram minhas mensagens e ali.... meu amigo... virou questão de honra: agora eu ia pescar lá, só não sabia ainda o como.
Com dicas de amigos do Peru e muitas horas no Google Earth (estilo aquele filme Lion!!), identifiquei uma região promissora e decidi arriscar minha semana de pesca amazônica para tirar a dúvida sobre aquele lugar. Se der certo teria um novo destino; se der errado... bom, já tinha me ferrado algumas vezes na amazônia, só seria "mais uma" e ainda teria história para contar (e fazer esse relato rsrsrs).
Sobre a organização da viagem, daria até pra escrever um livro. Mas, resumindo: encontrar um parceiro de pesca e um apoio local disposto a acampar quase às cegas foi muito difícil. Foram muitas ligações, porque nenhuma agência de turismo de aventura do Peru topou o desafio. Montei um planejamento provisório, fizemos algumas reuniões virtuais e fomos ajustando o itinerário juntos. Definimos uma data quase no auge da seca e, nos meses seguintes, fui estudando a região e marcando waypoints no celular. O apoio local fez uma viagem de reconhecimento, já que nunca havia pescado ali. Chegando lá, ele pediu autorização às comunidades locais e confirmou: o lugar parecia promissor.
O foco seria o tambaqui, mas também tentaríamos os dourados peruanos (Salminus iquitensis), jatuaranas no fly e bait, e, claro, uns jaús na linguiça.
Achei que nunca ia acontecer… mas o dia finalmente chegou.
1º e 2º dia
Saída bem cedo no sábado do Galeão, com conexão em Lima até o destino final. Saímos dos 3.400 m de Cusco para uma longa jornada: quase 12 horas de carro subindo até os 4.300 m e depois descendo até os 600 m da selva cusquenha — e mais 10 horas de barco por paisagens incríveis até o ponto de pesca. O Peru é realmente muito bonito!
Já na região de pesca, fiquei empolgado: à medida que subíamos o rio, vários dos pontos que eu tinha marcado no GPS batiam exatamente com os do vídeo. A pescaria prometia. Chegamos ao ponto do acampamento por volta das 16h do domingo, ainda a tempo de dar uns pinchos. Naquela noite, meu parceiro Santiago engatou um bom peixe na isca viva (acreditamos que era um jaú), mas o bicho não quis dar as caras.
3º dia
Acordamos bem cedo com um visual espetacular: selva de Yungas, também chamada de nuboselva ou selva alta — aquela faixa entre 300 e 2.000 metros de altitude no lado leste dos Andes, que vai do norte da Argentina à Venezuela. Segundo alguns biólogos, é a selva mais bonita do mundo (e eu concordo!).
Toda madrugada acordávamos no meio das nuvens, mas assim que o sol aparecia, o nevoeiro ia embora e as montanhas se revelavam. Neste dia, seguimos subindo o rio, batendo isca em vários pontos até o segundo acampamento. O resultado do dia foi modesto: apenas alguns dourados peruanos na artificial.
Salminus iquitensis, bem parecido com o Salminus Brasiliensis, porem o peso dele nao passa dos 4-5kg
4º dia
Conversamos com as autoridades locais, que permitiram a pesca em uma área “exclusiva” do rio, com a condição de não incomodar os moradores nem matar peixes ou animais. Segundo o responsável pelo controle da região, era a primeira vez que ele via alguém usando isca artificial e fly por lá.
A ansiedade de bater isca em pontos ainda “virgens” era grande, mas logo veio a decepção: quanto mais subíamos, mais raso e pobre em estrutura o rio se tornava. Foi aí que entendi que rio de montanha tem uma lógica diferente: a estrutura dele muda muito, e muito rápido, comparado aos rios da amazonia.
Ainda assim, quando o lugar é preservado, a diferença é gritante. Na Argentina, de cada 10 pontos promissores, 1 ou 2 têm dourados caçando. Aqui, literalmente todos os pontos bons tinham algum morador. Outro destaque: a quantidade absurda de pegadas de animais nas praias.
5º dia
Visual lindo, muitos dourados (pequenos)... mas nada dos tambaquis. Até esse momento, tínhamos ZERO ações deles. Decidimos então começar a descer o rio, já que a parte baixa parecia ter mais estrutura.
Fomos batendo isca o dia todo, ainda sem sinal dos redondos, e o ânimo da turma já estava caindo quando chegamos ao novo ponto de acampamento no final da tarde. Foi aí que um dos barqueiros comentou que sempre via tambaquis saindo d’água no poço logo à frente, no fim da tarde.
E começou o show. Parecia um pesque-pague: os bichos explodindo na superfície, comendo algo que não conseguimos identificar — já estava meio escuro. Mesmo assim, pegamos a canoa no remo, bem devagar, e começamos a bater isca.
Não deu 5 minutos e veio a tomada de linha mais violenta que já senti no bait, e olha que já tive a sorte de pegar 80 up, mas aquilo era loucura, parecia que eu tinha engatado um Jacaré de 1 metro. Mostrei a carretilha soltando linha sem parar pro meu parceiro e falei: “Cara, isso não tem lógica”. Tambaqui de pesque-pague tem força? Imagina um criado em rio de cachoeira, numa vara 20 lb... deu trabalho!
Final da briga, peixe na mão. Finalmente tudo se alinhou — desde aquele vídeo de 7 anos atrás até chegar ali, naquele lugar remoto, e tirar o troféu. Com ctz no meu top 3 de peixes da vida.
6º e 7º dia
Já na parte baixa do rio, mais próxima da cidade, foi festa: variedade e quantidade de peixes, todos no bait. Destaque para uma bela cachara de mais de 10 kg do Santiago, e um tambaqui que eu perdi após quebrar minha vara ao meio e arrancar um passador na primeira arrancada. As fotos falam mais que qualquer comentário.
Nos 45 do segundo tempo, já no último poço, o Rodrigo ainda não tinha tirado o dele... e não é que ele salva a pescaria ali mesmo? Com direito a dublê comigo e uma bela yatorana.
Fechamos com chave de ouro. Hora de voltar à civilização, tomar uma gelada (depois de alguns dias sem gelo) e encarar o caminho de volta.
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Matheus Assoni em Pescaria Lago de Furnas Março 2025.
Boa noite, pescadores!
Aqui vai mais um relato de pescaria e essa foi mais que especial: a pescaria de aniversário do meu irmão.
O local escolhido foi, mais uma vez, o belíssimo Lago de Furnas. Embarcamos de SP para Muzambinho no dia 09 de março, um domingo à noite.
Já no dia 10 de março, por volta das 6h da manhã, rumamos para a Pousada Jatobá, em Carmo do Rio Claro, onde ficamos hospedados por 4 dias.
Dessa vez, nosso guia foi o grande amigo Aloísio, que mais uma vez não mediu esforços nem combustível para irmos atrás dos azulões de Furnas!
Sabíamos que nossa pescaria não seria fácil, já que a previsão indicava 4 dias de extremo calor e o guia já tinha nos avisado que o comportamento do peixe estava estranho. Mesmo assim, estávamos confiantes e ansiosos para esticar a linha.
Primeiro dia
Nossa primeira manhã de pesca foi bem difícil... poucas ações, e as que tivemos eram de peixes pequenos. Insistimos até depois das 12h e, em seguida, fomos almoçar.
Na parte da tarde, voltamos por volta das 14h30. O calor era absurdo e os peixes continuavam manhosos. Quando tínhamos ação dos maiores, eles batiam uma vez e não voltavam.
Quase às 18h, no último ponto, em um tronco no meio do lago, um azulão explodiu na T20 e errou o bote na isca do meu irmão. Logo em seguida, joguei o jig no mesmo lugar e não deu outra... uma porrada seca e o primeiro e maior peixe do dia/viagem embarcado: um BAITA azulão!
Colocamos no viveiro e continuamos batendo isca em volta do tronco. Quando tiramos o peixe da água, vimos que a fêmea o acompanhou até a ponta do barco. Mais alguns arremessos de jig e... conseguimos capturar a fêmea também! Um baita dublê aos 45 do segundo tempo no primeiro dia.
Segundo dia
A parte da manhã continuou difícil. Decidimos parar para almoçar mais cedo, perto de uma “ilha” cheia de maliceiros afundados, onde no dia anterior havíamos perdido um peixe bom.
Aproveitamos para dar uma refrescada no lago e tomar uma breja.
Após o rango, partiu segundo tempo! Fomos batendo isca em direção à ilha de maliceiro afundado, mas um pouco afastados da margem por causa do calor. De repente, o primeiro tucunaré de respeito do dia explodiu na T20 prateada do meu irmão!
Continuamos na ilha e pouco depois foi a minha vez: porrada na Bonnie 95 e mais um tucuna bonito embarcado.
O restante da tarde rendeu inúmeros trickzinhos e algumas ações de peixes maiores, mas sempre batendo uma vez e não voltando.
Encerramos o segundo dia com um pôr do sol lindo... rsrs
WhatsApp Video 2025-08-25 at 02.23.48.mp4
Terceiro dia e aniversário do meu irmão
Decidimos subir a represa. Como nos outros dias, o sol já queimava forte às 8h da manhã e a água estava bem quente. Pegamos diversos trickzinhos e tiramos poucas fotos.
Como pescaria pra nós é muito mais que peixe, paramos cedo para almoçar e tinhamos decidido fazer fazer um churrasco. O nosso grande amigo Aloísio fez e ficou absurdo de bom e no ponto!
E o lugar? Uma paisagem fera para "comemorarmos" o dia do meu irmão.
Depois do churrasco e das brejas/campari... kkkkk... voltamos pra pescaria da tarde.
No primeiro ponto, o guia avistou um chuveirinho de longe. Chegamos perto, meu irmão jogou a T20 prateada e não deu outra: porrada certeira! O macho atacou forte, mas errou a isca; a fêmea veio logo atrás e não perdoou. kkkk
O menino estava com sorte...Mais adiante, em um montado de maliceiros afundados, outro ataque na T20 e mais um tucuna bonito para foto.
Depois dessas duas ações, o sol castigou ainda mais e só restaram os peixes pequenos. Pra garantir a diversão, apelamos para uma meia-água pequena e pegamos vários trickzinhos. Assim se encerrava nosso penúltimo dia nesse lago maravilhoso.
Quarto e último dia
O sol estava ainda mais forte! Pela manhã tivemos algumas ações de trickzinhos ajeitados, mas sem fotos.
Como era o último dia, decidimos almoçar em um restaurante flutuante top na beira do lago, onde comemos uma baita traíra espalmada.
Agradacer ao nosso amigo/Guia Aloisio que nos proporcionou a melhor estrutura possível nesses 4 dias de pesca! Um dos melhores guias com quem já pescamos, um cara impar e fora da curva!
E assim se encerrava uma das pescadas mais dificeís que ja enfrentamos no Lago de Furnas, independente de peixe é sempre muito bom estar com quem se gosta fazendo o que se gosta!
"Pescaria não é só peixe"
Até a próxima!!
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Adalberto Magrao em Serra da Mesa - Maio 2025 - POUSADA SERRA NEGRA
@Garrote anexo o volume atual. Esta 5% mais baixo de quando estive em maio
@Leonardo R T Nakata....boa sorte
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Adalberto Magrao em Serra da Mesa - Maio 2025 - POUSADA SERRA NEGRA
Leonardo, se vc for nessa pousada tenta pegar o Guia Celino, o cara é nascido na região, conhece tudo , e é muito gente boa.
boa sorte
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Adalberto Magrao em Serra da Mesa - Maio 2025 - POUSADA SERRA NEGRA
Eu ja tinha ido para Serra da Mesa em 6 oportunidades mas desde 2014 que não iria para la.
Meu Amigo Silvio Garrote me convidou para ir, então fizemos todo planejamento de datas.
Dentre outras pousadas la por nós conhecidas, decidimos escolher a Pousada Serra Negra a qual não conhecemos mas por tratar-se de ficar próxima aos pontos de pesca.
Embarcamos em Guarulhos, voo Latam , com 1 hora e meia de voo.
Em Brasilia alugamos um Carro na Unidas e partimos.
São 350km até a pousada, sentido Padre Bernardo, sendo 31 km de Estrada de terra, após passar por Niquelandia.
As estradas estão muito boas e a estrada de terra dá para andar bem tambem.
A Pousada é Bem confortavel. Quartos bons, chuveiro quente, ar condicionado e TV. Um café da Manhã reforçado, almoço e jantar tipicos de Fazenda( Otimos).
O Legal ainda que estão construindo uma parte nova para acomodar mais de 20 pescadores. Ficamos na parte velha.
O Lago esta bem cheio, com 80% de capacidade. É um mundão de agua. Para chegar nos pontos de pesca navegamos entre 15 e 30 minutos não mais que isso.
Pescamos 5 dias, e a pescaria foi bem dura.
Os bichos não queriam superficie, estavam pedindo mais meia agua, mesmo assim estava dificil de engatar um trofeu, mas sempre insistindo.
Não gostamos de deixar o Guia pescar mas devido as dificuldades deixamos ele dar uns pinchos..kkkkk e ele só foi no Jig e bem pesado no fundo.
Guia Celino, gente boa demais, nascido na região e ja é guia mais de 20 anos.
Sairam durante a semana 2 azulões de 60 UP e alguns entre 40 e 50, e bastantes trick de 20 a 30.
Muita estrutura submersa fazia com que tinha muitos enroscos. Num desses engatou um e o Guia mergulhou para tirar..kkkkkkkkk foi uma gozação danada.
Um ataque que tivemos foi num finalzinho de tarde, pedimos para o Guia arremessar tambem, para variar ele colocou o Jig, aquele tipo Xuxinha, então deu uma paulada e tomou linha, a briga começou e o bicho fugiu mas deixou de presente o Jig todo aberto......minha Nossa...
Mas Graças a Deus correu tudo bem, como falei a Pousada é muito Hospitaleira, proximo aos pontos, inclusive voltava para almoçar todo dia e depois pescava de tarde.
O Junior proprietario é muito gente boa e prestativo, barcos sempre impecaveis e prontos para a pescaria
Contatos: https://www.pousadaserranegrago.com.br/ Junior (62-9817.42.23)
Guia Celino (62) 9613.20.35
Abrsç a todos amigos do Forum
Outubro estaremos em Barcelos na Pousada Paca Açu
VID-20250527-WA0006.mp4
20250529_150629.mp4 VID-20250529-WA0066.mp4
20250528_095632.mp4
VID-20250526-WA0055.mp4 -
Leonardo R T Nakata deu reputação a Astra-Taranis em Limpando o tanque, trocando mangueira de combustível, colocando em ordem o Mercury 30hp
Caros, resolvi ir dar um talento na tralha aos poucos, ano que vem quero voltar a pescar e pra isso tudo tem que estar perfeito, e pra nao pesar no bolso, to fazendo uma coisa por mes.
Esse mes foi religar o motor depois de uns 4 anos parados, limpar tanque que tinha gasolina e oleo velhos na mesma idade, trocar a mangueira etc...
Primeira coisa é jogar a gasolina antiga fora... Nem cheiro de gasolina tinha mais, bem estranho... Levei num posto e descartamos junto aos oleos usados.
Segunda coisa é colocar gasolina podium, chacoalhar muito, deixar agir um tempo e novamente ir no posto descartar... pq a podium ? pq ela tem um poder de limpeza excelente, entao usei 2 litros pra isso, ficou limpinho dentro...
Depois eh por motor pra funcionar, nada demais, limpar cuba, etc... com oleo triplicado pra manter boa lubrificacao sempre, mesmo parado.
Descarte de resto de gasolina de novo... Virei amigo dos frentistas eheheh mentira, essa ultima vez doei pro Bombeiros...
Comprei 3 metros de mangueira de combustivel da Balflex. Essa mangueira pra quem nao conhece é famosa em restauracao de carros antigos, é de uma qualidade absurda. Nao dobra, nao desmancha, alem de ser bonita pra caramba... É outro patamar de construcao, nao tem nada haver com o que usamos em popa.
Pelejei 10 dias tentando de td q eh coisa pra enfiar a mangueira dos conectores e nao consegui, tive que devolver a mesma e comprar outra mangueira. Dessa vez eu comprei original yamaha... sem erro tambem.
Feito a troca em casa mesmo, mangueira flexivel, otima qualidade, picotei a mangueira do mercury, nao rodei 1 tanque cheio inteiro ate hoje com ele, tem 12 horas o motor. Mas o motor eh 2018, entao ja tava cabreiro da mangueira estar ruim.
Nao estava dobrando pra dentro, como é comum nessa mangueira cinza, mas tb nao estava a parte transparente 100% colada com a parte cinza, certamente logo iria ter problemas.
Feito a troca, tanque limpo, motor funcionando perfeito, tudo lavado, pronto pra dar manutencao agora nos cubos da carreta e deixar tudo perfeito pras proximas pescarias.
Fazendo devagar, da pra fazer em casa, nao pesa no bolso e ainda pega tudo de qualidade.
-
Leonardo R T Nakata recebeu reputação de Tiago Furlan em KIT PITÃO E HÉLICE DO CHICÃO p/ iscas Grandes e Médias.
Parabéns Chicão! Usei nas minhas iscas na última temporada e só tenho elogios 👏👏👏
Kit bem reforçado e com um barulho fantástico
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Vagner em GELADEIRA PORTATIL : DREIHA CBX 40 LITROS OU STONNI ADVENTURE 40 LITROS
a temperatura no gelo nunca erra , sou tradicional ate esperimenter algo novo que realmente funcione e de mesnos trabalho , ai vai de onde estamos ne , um acampamento onde nao tem gelo mas tenha gerador ai ja funciona
-
Leonardo R T Nakata recebeu reputação de Arcer em GELADEIRA PORTATIL : DREIHA CBX 40 LITROS OU STONNI ADVENTURE 40 LITROS
Não possuo nenhuma, mas ouço falarem bem da marca Elber
Deve ser para substituir as caixas térmicas comuns.
-
Leonardo R T Nakata recebeu reputação de Francisco Jr em KIT PITÃO E HÉLICE DO CHICÃO p/ iscas Grandes e Médias.
Parabéns Chicão! Usei nas minhas iscas na última temporada e só tenho elogios 👏👏👏
Kit bem reforçado e com um barulho fantástico
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Adriel De Sousa Silva em 6 Piraíbas em um dia! (Com direito a dublê) - Araguaia 2025
Como meu primeiro post no grupo acho que está tudo okay né?? kkkkkkkk... Brincadeiras à parte, quero relatar minha primeira vez que fui pescar no Araguaia.
Primeiro dia que cheguei, fomos pescar subindo o rio (Saindo de Luiz Alves), como eu já estava esperando, não teve nenhuma ação, o máximo que eu consegui fazer foi pescar candiru hahahaha..
No nosso segundo dia, a coisa já foi completamente diferente, inclusive deixar uma indicação do piloteiro Coroa, do grupo Só Piraíbas, (Instagram do Coroa) que é extremamente profissional e atencioso, gente boa demais.
Chegamos as 6 da manhã no ponto, em frente ao Fio Velasco. E em poucos minutos pegamos o primeiro:
Resumindo essa nossa pescaria, foram 6 peixes antes do almoço! Passamos o resto do dia inteiro no mesmo lugar, totalizando 12 horas parado com o barco, resiliência e vontade de pegar peixe hahahaha.
40 minutos depois pegamos o segundo.... e o terceiro na mesma hora.
A partir dali eu já estava sossegado, foram 4 dias no Araguaia, e eu fui sem expectativa de pegar nada, nunca pesquei antes no Araguaia, a pescaria é bem diferente do que eu sou acostumado de pescar na Serra da Mesa, o lugar é lindo e cheio de vida animal, achei top demais.... inclusive mandar um abração pro meu pai Marquinhos Biguá, na proxima vez eu te levo 😄
Fotos da pescaria e dos peixes:
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Guilherme Stival em Isca customizada Mocorongos
Pra quem tiver interesse em acompanhar o trabalho dele é bem legal.
iscas raras, importadas, garimpadas…para todos os gostos.https://www.instagram.com/eunaocolecionoiscas?igsh=dDRleGUzbHRwM3Jw
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Guilherme Stival em Isca customizada Mocorongos
Um amigo que comercializa iscas postou agora esse video de uma Biruta 110 customizada para a turma Mocorongos!
Ele garimpa iscas e comercializa. Se alguém da turma tiver interesse em adquirir eu passo o contato dele!
Se alguém puder nos contar a história dessa isca, será demais também!
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Beto Caranha em Isca customizada Mocorongos
Kidão, 2008 nós fomos para Barcelos! Ainda tenho as minhas iscas custom guardadas com carinho! Olha eu recebendo ai umas do Cachara... Alguma premiação diária que teve...
O grupo aí no Angatu.
O chefe Kid aí com as iscas na mão!
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Kid M em Isca customizada Mocorongos
Boa noite Guilherme !
Já havia visto (no Instagran) a conversa do Leo Juliani a respeito disso.
Na verdade tentei retornar a ele, mas não tive sucesso - sou ruim de Instagran.
Mas enfim, vamos aos fatos, até porque fui eu quem providenciou essa isca.
Antes contudo é necessário esclarecer que nas nossas "viagens de pesca", sempre havia "um mimo" diferenciado como brinde aos integrantes.
Nosso parceira à época era o Hilton Lelis, que mexia com carros de corrida, mas era também um ótimo customizador de iscas (pinturas)
Ele produziu (de forma artesanal) iscas para os Mocorongos por muitas pescarias. Quase que entrava para o Grupo de certa feita. Chegou pelo FTB.
A cada ano que passava, mais eram as demandas de boas iscas, sem qualquer exclusividade.
Usamos diversas marcas da época, tais como as Jennerlure, KV, Rapala, Rebel, Lori, Borboleta e Moro Deconto.
As iscas passaram a ser tão "requintadas", que muitas das vezes sequer eram banhadas, tamanho o "olho gordo" dos seus donos...
Essa pescaria foi feita a partir de Porto Velho, com traslado de carro até Humaitá (cidade mais quente que já enfrentei) e embarque num Regional...
Pensem em tudo que possa ser considerado como ruim aconteceu nessa nossa viagem para o rio Marmelos, junto de um posto do Ibama.
A pescaria foi muito fraca, principalmente pela insistência dos piloteiros em pescar de corrico ! Na verdade os caras eram bem fracos.
Muita água para pouco peixe, mas conseguimos pegar uns amarelões que minimizaram a experiência nesse local.
A isca que preparamos foi essa mesmo, com distribuição aos integrantes (estávamos em oito) de 2 unidades, sendo uma 110 e outra de 90.
Por uma gentileza do pessoal fabricante, conseguimos esses modelos sem pintura, podendo assim fazer a customização. Garateias eram 5x
Certamente que as minhas estão devidamente guardadas, praticamente aposentadas... felizmente na família, todos gostam de pescaria.
As cores escolhidas sempre são em função de alguma homenagem ou gosto da maioria. Por sermos (na essência) tricolores, a homenagem foi feita.
Essa resenha foi longe, pois não tínhamos gelo, acabou a comida (compramos um java porco dos ribeirinhos, bem como um tracajá), um único banheiro, nada de AC, e para culminar, as picanhas que havia trazido (Wessel) viraram ensopado nas mãos da cozinheira! Quase a pescaria acaba "em morte"...
Lembrei agora o nome do "Comandante", um tal de Cleudinho, devedor com credores presentes em todos os pontos de atracação...
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Guto Pinto em Funcionando Motores de popa parados
Ideal quem tem um Motor de Popa que não use funcioná -los as vezes, evitando problemas futuros como borras, ressecamentos de mangueiras e rotores de bomba dagua, e até engripamento de anéis. Isso diminui a chance de quando forem pra agua não deixarem na mão.
Pois bem esses dias fiz isso com dois motores do meu Véio. Um Mariner 15hp ( by Yamaha) ano 93 que não vai pro rio faz 7 anos e um Mercury 5hp ano 2008 que já não usa há uns 2 anos, ambos tirados zero. Meu pai não quer desfaze-los, mas não adianta deixar no quartin empoeirando tb. Uso gasolina nova, com mistura dobrada, funciono uns 25min , esgoto, dreno carburador e boa. Não gosto orelhão, apesar q esses motores deke tb ele não encaixa.
FB_VID_3568854666041988915.mp4
Bonus, estreia desse motor em 1993 no Rio São Francisco em 3Marias, eu então com 11 anos, tempo passa...
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a VitorMorais em Móvel para guardar/organizar tralha de pesca
Fala amigo, aqui em casa, fiz assim! fica na área de serviço. eu aproveito para guardar umas coisas de bike aí tb.. nao tenho tantas varas assim.. mas caso vc tenha, da para fazer duas divisórias dessas ai. o suporte de vara, o marceneiro tava criando caso para fazer, aí eu mesmo comprei aquele de plastico e parafusei aí. Se nao to enganado sao 8 varas cada lado, 16 no total.
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Cristiano Rochinha em PARAIBUNA SURPREENDENDO
Fala galera,tudo bão com 6???!!!
Venho aqui só deixar um breve relatinho de minha primeira pescaria embarcada na represa de Paraibuna,atrás dos tucunas que lá vivem.
Sempre soube da existência deles por lá,mas confesso que não sabia que eles já estavam num excelente tamanho,ainda mais se comparado com outras represas próximas à essa ,como Igaratá,Bragança Pta ou Nazaré.....E só fiquei sabendo de bons peixes por lá através desse fórum.
Ainda aqui pelo fórum conheci o @Rafael Takahiro,conversando sobre outros locais de pesca,até que ele marcou a primeira pescaria lá e me disse dos bons peixes fisgados.
Depois de uma troca de conversas,conseguimos marcar uma data pra irmos lá dar uma pescada juntos,com o guia Romualdo.
Romualdo vem se destacando nas pescarias de tucuna por lá,e fica aqui minhas recomendações e elogios à ele.Realmente,um excelente guia de pesca.
Como eu estava em Atibaia e o Rafael em SP,marcamos de nos encontrar num ponto de café já próximo ao local da saída da pescaria,e quero aqui destacar que esse local fica a apenas 1:45m de minha casa em Atibaia e +ou- mesma distância de muitas regiões da grande São Paulo,ou seja,um ótimo divertimento bem perto de casa.
Uns dias antes,pescando com o Romualdo,o Rafael já tinha acertado um azulão de 58cm,então,fomos esperançosos pra nossa empreita.
O local do embarque.....
No período da manhã a água da represa estava um espelho.Sol quente e sem vento,então o Romualdo iniciou a pescaria procurando os casais em beiradas de barrancos...Uma pescaria feita no visual.É procurar os peixes,parar o barco e insistir com iscas que afundam até que eles ataquem...
Os primeiros peixes logos foram localizados pelo olhar atento do Romualdo,mas estavam bem manhosos...Não digo ariscos,pois sempre que achávamos algum,mesmo com muitos arremessos sem sucesso,eles sempre ficavam no mesmo local.Saíam,afundavam,mas rapidamente voltavam pro local,muitas vezes,ninhos já inativos.
A estratégia então no período da manhã foi essa.Achar os peixes e insistir naquele peixe até pegar.E deu resultado.
Pelo o que me lembro,todos os peixes que vimos no barranco conseguimos pegar.Só lembrando que como tínhamos que acertar na cara dos bichos,nessa modalidade de pescarias as melhores iscas são de profundidade,como aquelas de 3 garateias de barbelas longas e jigs...Iscas como Mega Bass Oneten e Lori Mais,na cor verde limão e jigs de 10g branco.
Inclusive,logo nessa minha primeira pescaria já consegui um belo amarelão no jig....Peixão de 54cm..Peixão pois estamos falando de uma represa a menos de 200km da capital...
Pescaria começou num excelente padrão.
Seguem as fotos...
O Rafael acertou esse lindo azurelo...
E o amarelão que rendeu uma boa briga..E por cima,ainda deu dublê...Toopppp!!!
Já surpreendido com o resultado da manhã,paramos pra um almoço as margens da represa e partimos pro segundo tempo.
No período da tarde o vento começou a atrapalhar e houve uma pequena mudança no clima.
Aí como ficou difícil achar os peixes no visual ,começamos a pinchar em fundos de grotas mais abrigados do vento,e em locais com mais estruturas de pauleiras e capim...
E mais uma vez acertamos bons peixes....Inclusive alguns na superfície (Bonnie 85 e Alabama).
Mas alguns lindos peixes embarcados,inclusive belos dublês...Mais um período produtivo!!
Encerramos a pescaria por volta das 17h...Um temporal parecia se aproximar,e já estávamos super satisfeitos com o resultado.Dia realmente top!!!
Acredito que não tem mais como "esconder" esse ponto.A proximidade com grandes cidades torna a divulgação bem rápida,mas se ao menos todos fizerem sua parte de devolver esses peixes à água,quem sabe não teremos um ótimo ponto de pesca próximo de nossas casas por mais uns bons anos???!!!!
Quero agradecer mais uma vez ao @Rafael Takahiro pelo convite e aproveitar para deixar o contato do Romualdo aqui à quem se interessar.
Romualdo - 12-99774-1092
Abraços e fiquem com Deus!!!
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Astra-Taranis em Engate tomada para carretinha e sistema de iluminação
Caríssimos,
Já tem um ou dois tópicos antigos (mas que nao mudaram uma unica virgula sobre o tema) a respeito, onde eu explico detalhadamente o pq uso essas tomadas, entre outras coisas.
Resumindo:
Qualquer uma dessas tomadas de metal estará bem investido. São caras sim, mas valem o gasto.
Utilizo sempre da marca BERCO, pq já estou acostumado, não tenho nenhum senão contra outras marcas, apenas uso esta há mais de 40 anos, e uns 2 anos atras mandei um email pra eles explicando isso e que a parte interna (de plastico pra isolar do metal) estava trincada, me mandaram sem custo todo miolo delas, atendimento excepcional! Isso de um produto já com mais de 20 anos de uso.
A tomada em linha, é usada em caminhões, acho que deve ser mais fácil de ser achada, já a redondinha era padrão antigamente mas hoje o povo olha o custo e compra aquelas porcarias de plastico.. .Acabou que ficou um pouco mais dificil achar (na net acha em 1 click).
vai do gosto do fregues qualquer uma delas, a redondinha é fácil por nos engates, já em linha provavelmente precisará de uma adaptação rápida pra encaixar. Nada de outro mundo.
Vantagens significativas: nao estraga, nao bambeia, nao solta, nao apodrece, nao desmancha na mão, não vara do outro lado qdo coloca, enfim... Só vejo vantagens.
Dica: utilize os bornes sobrando, serao acho que 3 bornes. Pegue um deles e use como terra da carreta, nao use a bola do engate como terra, pois a bola tem folga, fazendo piscar e dar curto circuito nas laternas ou no carro... e ai o custo é grande.
Sobre as lanternas, olha... Vai do gosto do fregues tb ... Em termos de praticidade e segurança, eu ficaria com lanternas tradicionais, de filamento normal. Pelo simples e unico fato que qqr farmacia, posto de gasolina, padaria tem elas pra vender caso queimem... e elas queimam...
Sao melhores? NAO. Sao mais duraveis? NAO. Mas é aquilo, molhou, queimou, oxidou, bateu, sujou??? Vai ali com 2 merreis vc compra uma e ate sua sogra troca...
Ja as de led, iluminam mais, sao mais duraveis, mais tecnologicas e melhores. Mas nao acha em qqr esquina. Infelizmente. E alem de uma multa pode salvar uma vida se estiver queimada.
A grande vantagem do LED é que hoje os carros ao detectarem uma luz tradicional, vao sinalizar como queimada ou dar alguma falha no painel. Elas geram uma resistencia (afinal sao lampadas) e com isso o computador entende que esta tendo algo de errado no sistema de iluminacao... Pra isso alguns carros exigem um modulo na instalacao, coisa simples tb, qqr loja de auto eletrico tem. Ja as lampadas de LED por usarem quase nada de energia, a variacao é de miliwatts, e não é detectada pelo sistema do carro.
Entao pense nisso. Ou ja compra o modulo e esquece...
Sobre a capa da lanterna... eu ja fui fan das blindadas, que nao entra agua... hoje eu acho que vai do gosto do fregues, se ela for permeavel, obrigatoriamente vc tem q tirar a eletrica antes de entrar na agua (alias ate as blindadas ne meu amigo... sejamos inteligente...) ... pelo menos as simplezinhas vc pega uma cerveja, liga um ac/dc, pega aquele pano lindo novo que a esposa usa pra passar nos vidros de casa, um banquinho e 1x por ano retira e limpa as lentes no tanque.... aproveita pra usar o pincel de maquiagem dela pra dar aquele talento na lente... aproveita e passa um wd40 nos terminais, etc...
servicinho de 3 minutos q vc obviamente vai gastar uns 80minutos ate o estoque de breja acabar....
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Cesar Feliciano em Engate tomada para carretinha e sistema de iluminação
Ola Amigos resolvi dar uma reformada na caretinha e cansado desses conectores de plástico q sempre dão problemas
Qual a dica de melhores e iluminação tbm ja q as lanternas tbm ja foram pro saco uma quebrada e outra q so acende metade parecendo um aquário rsrs
vi algumas opções no ML caso alguém ja tenha usado algum queira deixar a experiência de modelos de confiança .
conector de alumínio
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2936160393-tomada-engate-retangular-carreta-macho-femea-6-polos-metal-_JM#polycard_client=wishlist&wid=MLB2936160393&sid=bookmarks
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2097755409-tomada-carreta-carretinha-reboque-engate-6-pinos-_JM#polycard_client=wishlist&wid=MLB2097755409&sid=bookmarks
Lanternas
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2670581390-lanterna-led-carretinha-reboque-barco-com-re-par-luz-placa-_JM#polycard_client=wishlist&wid=MLB2670581390&sid=bookmarks
https://www.mercadolivre.com.br/kit-lanterna-led-cristal-p-carretinha-2-luz-de-placa-12v/p/MLB35047218#polycard_client=wishlist&wid=MLB3893049151&sid=bookmarks
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Darlan Vinicius Meinerz em Alguém pode explicar?🙂
É a lei de Lenz.
Em resumo:
O movimento de um objeto metálico que seja condutor elétrico (no caso o alumínio conduz eletricidade mesmo sendo paramagnético), dentro do campo magnético do imã causa uma variação do fluxo magnético, de tal forma que este gera uma força de oposição ao movimento e induz uma corrente elétrica no objeto metálico. Essa força de oposição ao movimento é a chamada frenagem magnética. Veja o vídeo abaixo:
https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.facebook.com/fisikaosexperimentos/videos/sabemos-que-o-alum%C3%ADnio-n%C3%A3o-sofre-influ%C3%AAncia-de-um-ima-mas-ser%C3%A1-mesmoexiste-uma-r/246085444207281/&ved=2ahUKEwj1742O4oqLAxVWBLkGHXpvCt4QwqsBegQIEBAF&sqi=2&usg=AOvVaw1TZGX0wImND-nCBpsHksvY
-
Leonardo R T Nakata recebeu reputação de Guilherme Stival em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25
Obrigado pelas informações Guilherme!!
Tomara que estabilize até lá 🙏 Estava precisando de água mesmo no Negro
Que seja uma boa pescaria pra nós!
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Guilherme Stival em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25
Também chego no mesmo dia! Acompanhando o nível do Rio todo dia 😂
Torcendo para dar uma estabilizada.
-
Leonardo R T Nakata deu reputação a Guilherme Stival em Nível do Rio Negro em Barcelos - Temporada 24/25
Negro pegou muita água em Barcelos.
De 2,39 (09/12/2024) para 4,04 (07/01/2025).