Ir para conteúdo

Robalos na Bahia ? Ação e Emoção!!! 2º Dia - Pevões


Posts Recomendados

Robalos na Bahia ? Ação e Emoção!!!

Pequenos, médios, grandes e ENORMES robalos aliados a uma estrutura formidável fazem de Jaguaripe-Ba um dos maiores seleiros da pesca esportiva do Brasil.

----------------------

por Beto Andrade

----------------------

Segundo dia de pesca ? Dia dos Pevões

Novo rumo no segundo dia de pesca. Ao invés de explorar os Rios Jaguaripe e Mucujó como no dia anterior, fomos explorar o Rio da Dona e seus afluentes.

Começamos a pescaria em um dos afluentes do Dona. Um rio estreito que fica em sua margem direita bem próximo à foz. A faixa de mangue desse rio é curta mas é preciso pescar com a maré na altura certa para se ter sucesso.

O bom é quando a maré esta cobrindo as galhadas mas só tocando o mangue , não adentrando muito. Isso porque se ela adentra muito no mangue, os robalos ficam espalhados e difíceis de serem fisgados entre as arvores e arbustos do mangue.

A água estava limpa e sem ventar ficava ótimo para trabalhar as isca de superfície. Gabriel coloca um stick e eu também, mas no meu primeiro arremesso, com a carretilha desregulada para o peso da isca, faço uma bela ?cabeleira?.

Enquanto estou tentando me livrar da cabeleira, Gabriel vai recebendo ataques no stick, Eu não sabia se olhava para a cabeleira de minha carretilha ou se olhava aquele stickzinho sendo bombardeado pelos robalos.

Finalmente, quando consigo arremessar o stick 80 do Naka sou premiado logo como um robalinho. O legal foi que bastou um toquinho no stick para o robalo atacar. Esses peixinhos deveriam estar com fome mesmo! rsrs

Imagem Postada

Robalinho no Magick Stick 80 cor rosa

Imagem Postada

Robalinho no Magick Stick 80 cor rosa

Filmagem nº6 - O rebojo.

Imagem Postada

Filmagem nº7 - Pegando

Imagem Postada

Gabriel também aprovou as iscas do Nakamura, usando um Stick 90 ele também fisgou vários robalinhos. O tamanho da isca ( 9 cm) parece não assustar os pequenos. O nado bastante natural da isca é que faz a diferença.

Imagem Postada

Gabriel com um robalinho pego no Magick Stick 90 laranja

Como os pequenos estavam muito ariscos não dando tempo para os grandes comerem eu troco de isca colocando uma Maria 90 para de certa forma tentar inibir a ação dos menores e atrair os grandes.

Uma puxada diferente e forte ao fundo me fez ter certeza de que não se tratava de um robalo. Quando o peixe chegou próximo ao barco vi que se tratava de uma caranha. Essa gulosa tem os dentes muito afiados que acabou deixando minha querida isca cheia de marcas.

Imagem Postada

Caranha. Nunca coloquem o dedo na boca desse peixe!

Filmagem nº8 - Logo no início da pescaria que Beto pega 3 robalos.

Imagem Postada

Filmagem nº9 - Beto pega e perde o robalo duas vezes mas no final pega de novo.

Imagem Postada

Em busca dos Pevões

?Cansado? de tanto pegar trick e pevinha, Gabriel me chama para o ponto onde eu fisguei na outra pescaria o peixe de meu avatar.

Imagem Postada

Ponto que colocamos o nome de ?Ponto do Beto?. Gabriel, a meu pedido, vai colocar até uma placa de bronze nesse lugar com meu nome. rsrs

Sempre que alguém for pescar em Jaguaripe com a Bahia Top Fishing, peça para ir no ?Ponto do Beto?, é certeza de grandes pevas! Rsrsrs

Foi só arremessar a isca e dar um ?chamadinha? que o primeiro peva apareceu.

Imagem Postada

Peva no ponto certeiro

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00426.jpg

Liberdade! Eu volto depois para te fisgar com uns quilinhos a mais!

Impressionado com a quantidade de pevas (fisgamos uns 4 sem foto) no local, eu coloco uma isca mais atrativa para os flechas para ver se sai algum no local. Essa isca é a Borá 10 . Nunca vi uma isca com um balanceamento tão perfeito. A cada ?chamada? ela deixa um rastro de bolhas, além de ter um nado mais errático do que muitas twich bait.

Faço um arremesso e nada, outro e nada, aí o Gabriel me aparece com uma cabeleira monstruosa em sua carretilha e me pede para eu desfazer. Segundo ele, eu teria mais habilidade para fazer isso.

Habilidade que nada, ele queria mesmo era pegar minha Borá. E no seu primeiro arremesso, com minha vara, ele fisga um bonito peva e ainda me pede para embarcar o peixe dele. Isso que é 1 X 0, bem tomado! Huahuahuahu

Filmagem nº10 ? ?Robalo que eu estrei a isca nova de Beto! kkkk?

http://i183.photobucket.com/albums/x243/jaguaripe3/th_9d7b572c.jpg

Eu não poderia deixar barato esse placar, tomei minha isca de volta e dessa vez foi eu quem pegou um pevão.

Descobri que a Borá 10 do Naka além de excelente para flecha é muito boa para os pevões também!

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00422.jpg

Pevão sarado!

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00423.jpg

?Peva com cara de flecha?

Depois desse peva de respeito, a gente só queria ficar perturbando um ao outro. Ficamos tomando mais cerveja do que pescando. E mesmo assim ainda fisgamos mais uns 4 ou 5 pevinhas descendo o rio ao sabor da correnteza.

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00429.jpg

Filmagem nº11 - Contar peixe da azar na pescaria.

http://i95.photobucket.com/albums/l147/Jaguaripe2/th_af10ec54.jpg

http://i108.photobucket.com/albums/n35/betosajtrail/DSC00430.jpg

OBS: O relato do primeiro dia dessa pescaria pode ser observado em: http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... php?t=1079

Beto Andrade

1 Conjunto - Vara Rapala Bronze 12 lbs 5' 3'' + Carretilha Quantum Accurist

2 Conjunto - Vara Daiwa Megaforce 17 lbs 5' 3'' + Carretilha Brisa 3000

3 Conjunto - Vara Daiwa 25 lbs 6' 6'' + Carretilha Shimano Cu201

Iscas mais utilizadas:

Magic Stick 80 e 90 by Nelson Nakamura

Maria The First 70 e 90

Cultiva Mira Bait

Borá 10 by Nelson Nakamura

Camarão Tsunami

Gabriel Velloso

1 Conjunto - Vara Braspon 25 lbs 5' 6'' + Carretilha Brisa 3000

Iscas:

Magic Stick 90 by Nelson Nakamura

Maria The First 70 e 90

Cultiva Mira Bait

Borá 10 by Nelson Nakamura

Camarão Tsunami

Camarão Maré

Camarão D.o.a

Empresa de Pesca Esportiva

Bahia Top Fishing

Contato: Gabriel Velloso

Tel: 71 - 9999 4300 / 75 - 3642 2017

www.bahiatopfishing.com.br

O programa de pesca pode ser observado no site:

http://www.fishpoint.com.br/2006/jagua.htm

Agradecimentos

Queria agradecer mais uma vez a Gabriel da Bahia Top Fishing pelo excelente serviço prestado. Só ter o trabalho de colocar a isca na boca do peixe é bom de mais! Brigadão!

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto !

Fecho de ouro nesse seu Relato com todos os ingredientes necessários aos mais técnicos e também aos mais curiosos... Descrição da tralha, iscas principais e tudo como manda o figurino !

Parabéns por tudo isso, e mais ainda por compartilhar suas experiências conosco !

Já está chegando o momento de conhecer ( pessoalmente ) o Gabriel... :roll:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos pelos eleogios! Se algum dia puderem vir à Bahia, não percam a oportunidade!

"Pescar" aqui não é só pescar propriamente dito. É estar em contato com pessoas acolhedoras, com um clima muito agradável, com uma culinária fantástica e com diversas opções de lazer.

Lá em Jaguaripe por exemplo tem diversão para a família toda. Passeio no "Pantanal Baiano", visita a ilha deserta ( uma praia quase virgem de águas transparentes), visita a artesanatos de peças de argila, etc...

A estrutura de hotéis e pousadas também é muito boa! O pescador pode literalmente relaxar! A Pousada Porto Jaguaripe tem uma ótima estrutura.( http://www.pousadaportojaguaripe.com.br ... usadas.htm )

Só pra deixar vocês com água na boca, quando eu chego da pescaria fico relaxando aqui:

Imagem Postada

Abração galera!!

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto !

Fecho de ouro nesse seu Relato com todos os ingredientes necessários aos mais técnicos e também aos mais curiosos... Descrição da tralha, iscas principais e tudo como manda o figurino !

Parabéns por tudo isso, e mais ainda por compartilhar suas experiências conosco !

Já está chegando o momento de conhecer ( pessoalmente ) o Gabriel... :roll:

Não só conhecer o Gabriel como já passou da hora de vc conhecer a Moqueca de Dona Helena

Imagem Postada

Quando quiser ir pra Jaguaripe me fale que eu terei o maior prazer de ser o guia dos Mocorongos. Sei que habilidade com as iscas vcs tem de sobra, mas talvez as iscas de vcs sejam um pouco grandes demais... Tô falando isso pq ví sua coleção de marias 140.

Então eu poderia fornecer algumas de minhas iscas e dar umas dicas sobre o robalo para vcs (grandes pescadores de tucunarés).

Grande abraço

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Beto A,

A "moqueca da D Helena" já me foi cantada em prosa e verso... ( pelo visto, com justo motivo ! )

Tenho conversado com o Gabriel ( MP ), mas já estou ( realmente ) pensando em dar um pulo até lá... ( não demora ! )

Com relação a sua "oferta" de ser nosso "guia", tá contratado !

Antes porém, vamos marcar lá em casa ( na sede dos Mocorongos ) para que possamos conversar a respeito ! Vou ver se reúno mais alguns dos Mocorongos interessados em participar... Deixa comigo que te aviso !

Só para evitar dúvidas, aquelas iscas Maria The First 140 que você viu, não são todas minhas e sim do pessoal que estava indo pescar naquele ano ! Os pedidos e providências são tomados por mim, daí a incidência delas lá "na sede"... Hoje contudo, temos dado total prioridade às iscas de superfície, embora reconheça que essas The First ( que andam sumidas no mercado ) são verdadeiras "assassinas" ! Os tucunas não aguentam vê-las nadando... :P

Fique certo também que suas "dicas" em torno das iscas a serem usadas para os robalos, serão muito apreciadas por todos, até porque você já mostrou e demonstrou que "é do ramo" !

Até breve !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...