Ir para conteúdo

CORUMBA IV - PORTO DO VALE


Posts Recomendados

Como já e do conhecimento de todos os amigos, esta para ser aberto um novo poit de pesca (PORTO DO VALE) aqui na represa de CORUMBA IV, foi solicitado pelo proprietário, que eu Adhemar, opinasse sobre o que o pescador espera encontrar em um ponto de pesca.

Gostaria de saber dos pescadores como exemplo. Já vai ser oferecido

Barco

Motores

Piloteiros e guias de pesca

Restaurante flutuante com bar e banheiros

Guarda barco com serviço de decida de embarcações

Catamara para passeio dos familiares

E se e do interesse dos pescadores a fundação de uma associação ou cooperativa de pescadores, com sede no local.

Aguardo ajuda dos amigos, estaremos montando um local para nos pescadores esportivos no qual poderemos levar também a família para pratica de outras formes de laser.

Obrigado, e um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito das suas ideias.

Acho q tá legal.

Agora podia ter

Um disk pizza para os paulista

Um pão de queijo na hora para os mineiros

Um disk garotas para alegrar a galera a noite.

Uma rede wirelles para o Adhemar, lembra q em Sm vc tava reclamando q não pegava nada. :mrgreen: :mrgreen:

Se precisar de mais alguma coisa te falo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adhemar, como vcs está tendo a idéia de fazer um tipo de associação de pescadores. Sugiro que pense como se fosse um clube para os associados. Com áreas de churrasqueiras cobertas para que a pessoa possa fazer o próprio churrasco, pois nem sempre a pessoa vai com a familia para pescar, prefere curtir a represa, tomar banho e fazer um churrasquinho!

Realizações de Torneios de pesca e disponibilizando os barcos do local para alugar nos Tornéios.

Realizações de Workshops de pesca esportiva para ensinar pessoas que não estão acostumadas a pescar a arremessar com carretilhas, trabalhar uma isca de superfície, hélice e etc.

Aluguel de Equipamento de Pesca, isto é, ter dispóníveis alguns equipamentos para serem alugados no local para os novatos e até mesmo aqueles que esquecem de levar alguma coisa.

Também é uma boa pensar como Pousada, fazer diária completa com alimentação. Aluguel de Barco com piloteiro, elétrico e combustível. E pacotes de pescarias de Finais de Semana com tudo incluso. Inclusive o Transporte até a pousada para os mais exigentes. Assim satisfazendo até o pescador de fora.

Realmente as idéias são muitas, e tudo precisa de um certo investimento. Portanto é bom dar prioridade para o que é mais simples de fazer, para se ter um retorno e daí para frente crescer!

É isso aí...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito das suas ideias.

Acho q tá legal.

Agora podia ter

Um disk pizza para os paulista

Um pão de queijo na hora para os mineiros

Um disk garotas para alegrar a galera a noite.

Uma rede wirelles para o Adhemar, lembra q em Sm vc tava reclamando q não pegava nada. :mrgreen: :mrgreen:

Se precisar de mais alguma coisa te falo

Popper

E um local para pesca, e lazer da familia ou de grupo de pescadores, a cidade mais proxima e a 35 km.

fale como o bigão

mais obrigado pela ideia

posso sugerir no cardapio o pão de queijo e a pizza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ÓIA eu aqui. rsrsrs

Ouvi alguem falar em PIZZA, já posso me incluir nessa então; rsrsr

Adhemar,

Quanto a questão da associação, é válida somente para o pessoal de Brasília ou será extendida para outros interessados de outros Estados??

Caso a resposta seja afirmativa isso me interessou muito e gostaria de informações a respeito.

Agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai adhemar

Isso tudo q vc falou é ótimo, mas o principal eu qcho q é a capacitação dos guias/piloteiros visando instruir os pescadopres sobre os tamanhos minimos, cotas e pesq solte. Caso contrario eu acho que dificilmente la vai dar aqueles bitelos.

E ainda....nao pode vender lambari...se vender ja era.

AGora me diz, vc tem o telk de lá? queria falar com o dono sobra a ococrrencia de jacares na regiao. Vou fazer um levantamento de jaca na bacia do paranaiba e a respresa de corumba assim como os trechos onde ainda tem corredeira estao nos meus planos. Sera q lá tem alguem q pilota a noite bem?

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Adhemar se num respondeu o que perguntei dai fica dificil sem saber qual é o tipo de estabelecimento

Adhemar, é uma pousada? um condominio? ou um local pra passar o dia?

Bom vamos por partes, vai comesar como local para passar o dia e depois com pousada hotel,com garda barco e tudo mais que for necessario para uma boa pescaria ou um FDS com a familia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Adhemar,

Mesmo distante, e com "poucas chances de usofruto", vou mandar meus "pitácos", se bem que o Bigao, já fez uma "varredura mais ampla" !

A questão básica é saber / equacionar as seguintes situações ( a seguir postadas ) que fazem a diferença para quem vai pescar... ( na minha forma de ver as coisas... ) :

:arrow: O ambiente é aberto para os "visitantes", independente de de "Associações" e/ou "Clubes de Pesca" ? É importante a manutenção do mercado...

:arrow: Os produtos oferecidos tem que estar em perfeitas condições de uso ! Ou seja, nada pior que alugar um motor, e esse "ficar falhando"... Isso depõe e gera desconfianças para eventuais retornos !

:arrow: Loja de Pesca : Para vender ( ou alugar ) é preciso haver uma foma de "socorrer" os necessitados ( ou esquecidos ). Funciona bem e é um ótimo marketing...

:arrow: Tentar estabelecer um esquema de respeito a natureza ! Recomendar o "Pesque & Solte", e ser rígido ao que diz a lei do Ibama quanto a captura e transporte de peixes ! Isso tem que FICAR CLARO antes do início de cada pescaria ! Pode ser que no início hajam "contestatções", mas a médio prazo a medida será reconhecida pelo Grupo de Pescadores que passará a frequentar o local, até pela fartura de peixes existentes...

:arrow: Os piloteiros precisam ser mais do que "condutores" ! Se possível, serem treinados sobre o "significado" e "consciência" da importância de seu trabalho de "Guia de Pesca" ! Saber ser gentil, responsável, se lembrando sempre quem é o cliente, e que será ele que deverá ( quase sempre ) ter razão nos seus anseios... ( desde que não firam as intruções legais e administrativas do operador ).

:arrow: A comida oferecida não precisa ser "sofisticada", mas ser - além de farta - de qualidade a não possibilitar desgastes... Preço também é importante, assim como algumas facilidades adicionais, previamente agendadas, como um churrasco comemorativo, ou outro prato que possa ser providenciado a gosto dos "fregueses"... Bebidas adequadas ( e sempre geladas - se for o caso ) é outro item muito importante ! Limpeza, ter um bom serviço ( nesse particular ), é um grande "chamariz" para quem quer que seja !

:arrow: Acomodações de dormida : Simples e eficientes no tocante a praticidade de utilização ! Banho com opção de água quente é fundamental ! Outros "luxos" ( TV, frigobar, etc... ) chegarão com o tempo ! Adequação de bons colchões, travesseiros e roupa de cama são fundamentais para uma boa noite de sono e recuperação das forças para o dia seguinte ( seja ele de pesca ou de lazer ! )

Isso já é um bom roteiro de "preocupações" para o proprietário ! Com isso funcionando bem, os clientes não tardarão a aparecer ( e aos grupos ) ! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado amigos estou levando tudo para o proprietario, e vamos colocar em pratica dentro do possivel. E retornarei com as respostas para os senhores.

A proposta e tornar o Porto do vale no Portal de acesso mais completo de corumba IV.

Muito obrigado e continuamos aguardando mais sugestões dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado amigos estou levando tudo para o proprietario, e vamos colocar em pratica dentro do possivel. E retornarei com as respostas para os senhores.

A proposta e tornar o Porto do vale no Portal de acesso mais completo de corumba IV.

Muito obrigado e continuamos aguardando mais sugestões dos amigos.

Puts ANTA VÉIA QUANDO É QUE VC VAI ME CHAMAR PARA CONHECER ESSE LUGAR?

JA VI QUE MUDOU DE TURMA, AGORA SÓ QUER SABE DOS BIGUÁS.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado amigos estou levando tudo para o proprietario, e vamos colocar em pratica dentro do possivel. E retornarei com as respostas para os senhores.

A proposta e tornar o Porto do vale no Portal de acesso mais completo de corumba IV.

Muito obrigado e continuamos aguardando mais sugestões dos amigos.

Puts ANTA VÉIA QUANDO É QUE VC VAI ME CHAMAR PARA CONHECER ESSE LUGAR?

JA VI QUE MUDOU DE TURMA, AGORA SÓ QUER SABE DOS BIGUÁS.....

caracas bateu ciume, vo colocar o convite para abertura inicial, a todos o amigos, que tal um reconhecimento do local

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Bigão e o Kid falaram tudo, dando resalva para a area de churrasqueira que o Bigão falo, para quem quiser fazer seu churrasco e assar um peixe na beira do lago.

isso tudo esta sendo ventilado, ate um barsinho do pescador em um flutuante com uma cevinha pra distrair os mais fominhas que não quer tirar a vara da agua em nenhum momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Adhemar,

Como aconselhamento sugiro que as edificações sejam feitas respeitando às áreas de APP de 100 metros. Aí já ocorreram problemas com o Ministério Público Federal que fez com que os empreendedores da UHE desapropriassem e assumissem a gestão do entorno do reservatório.

Com relação à idéia é fantástica. Aqui em Goiânia é muito grande o interesse por este tipo de empreendimento. Existe muitas pessoas que irão frequentar, dada a proximidade.

Já estive por lá e conheço alguns pontos, mas tudo até agora dependia de acampamentos uma vez que que "campings" são muito poucos.

Com relação ao treinamento dos guias tenho como ajudar e é relativamente fácil obter a colaboração do PNDPA (IBAMA) aí de Brasília promover uma oficina de treinamento para eles, que envolveria lições sobre turismo, pesca esportiva e manutenção dos motores.(Custo zero)

Com relação à parte de hotelaria, também existem programas do SEBRAE que atendem as necessidades (não sei se cobram).

O sucesso do uso do reservatório vai depender muito de nós, uma vez que está muito ligado à fiscalização eficaz, mas daí dependeremos de cobrar do poder público. (É possivel fazer acordo de cooperação, como também é possível pegar os piloteiros da pousada e credenciá-los como fiscais voluntários (sem remuneração).

Também é possível fazermos um termo de cooperação técnica com os empreendedores para o repovoamento (obrigação legal). Aliás creio ser o melhor caminho, uma vez que o entendimento com eles nos poupará atritos futuros (ACP).

É um reservatório de gestão complicada (deplessão= variação da altura da coluna de água muito grande) o que prejudica e muito a reprodução dos tucunarés.

No reservatório existem bons dourados e alguns pintados. (Dificilmente irão reproduzir). Ocorre que embora ele seja o de montante, os afluentes são de curso muito pequeno.

Em compensação existem bilhões de lambaris (rabo vermelho), fartura de piaus e piaparas. Se conseguirmos controlar as redes, vejo muito futuro. Também vai ser preciso controlar a matança dos tucunarés até o lago se estabilizar.

Com relação à gestão da bacia é imprescindível uma vez que o reservatório é de uso múltiplo e está prevista uma adutora que vai captar água para o abastecimento de Brasília. Com isso, espero que seja exigida a construção de ETEs (Estações de tratamento de esgotoso) nas cidades que hoje jogam os mesmos e"in natura".

Este papo é muito longo... Vamos ver se um dia nos encontramos lá no local, damos uma pescadinha, trocamos idéias e vemos a melhor forma de ajudar a transformar o local num pesqueiro perene.

Grande abraço

Kruel

Meu e-mail: jckruel @bol.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que vou dar um pulo lá em Corumbá IV no final de semana dos dias 18 e 19. Acampar em uma ilha. =]

Se não der certo irei no sabado dia 25. Alguém vai estar por lá?

Grande Leo. queria poder ir, mas dia 19 é minha prova que eu tanto estou aguardando!

fica para um próxima....

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí adhemar, mais umas sugestão. Se possível monte uma pequena oficina para fazer manutenção de motores, tanto nos motores das pousadas, como nos motores dos associados. E claro oferecer o serviço para pessoas externas. Aposto que a quantidade de barcos e motores em luziania deve ter aumentado e muito.

E se possível, em um futuro tamém montar uma pequena oficina para manutenção em Carretilha, molinete e Varas. Para dar manutenção em eventuais equipamentos que possam dar problema. E claro se você alugarem equipamentos para os mais esquecidos.

E muito importante, segurança no local. Pois Corumba IV tem muitos pontos de acesso e muitos malandros vão querer ir e levar algum motor, Barco epor aí vai!

E tenham bons carregadores de baterias para suprir a necessidade de carregamento das baterias! Isto é. mais de UM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acho que vou dar um pulo lá em Corumbá IV no final de semana dos dias 18 e 19. Acampar em uma ilha. =]

Se não der certo irei no sabado dia 25. Alguém vai estar por lá?

boas garoto, eu devo estar por la nestes dias. vamos nos falando que teremos novidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...