Ir para conteúdo

Santa Isabel 2011


Posts Recomendados

  • Respostas 87
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Em termos de zaras, eu inicio o trabalho no primeiro metro como um stick, depois venho zarando com toques curtos, tenho tido mais sucesso assim, e realmente os piloteiros de lá gostam deste trabalho.

E para trabalhar como stick, na minha opinião é imbativel a Jumping minnow original.

Abs

Carlos Dini

Carlos,

Más se no primeiro metro você usa o trabalho com stick não fica muito lento? Normalmente o peixe ataca neste momento ou quando você começa a zarar? Aliás pelo que todo mundo fala o tucunaré pede um trabalho mais rápido da isca então aproveito para te perguntar, se além dessa situação tem outras que o trabalho de stick é bem vindo? OUtra coisa. Tem alguma situaçao que eu possa usar do recurso de paradinhas com poppe e zaras? cá toh eu novamente pensando com minha cabeça de lobozeiro ou robaleiro, pois vez por outra me via na amazônia dando paradinhas com o João pepino e utilizando stick com seu trabalho tradicional. buaa::

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso das Zaras, trabalho sempre rápido e curtinho, fazendo dar aqueles pulinhos e fazendo bastante barulho. Quando coloco lá dentro da estrutura, às vezes faço uma chamadinha sticando a isca antes de zarar. Usando a JM original, às vezes dou um toque mais forte para baixo, ela submerge e continuo o trabalho de zara na subsuperfície ( aprendi como o Vini que faz isso muito bem) como se fosse uma subwalker. É bem atrativo. Mas, em geral, o peixe bate é na Zarada mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveito já que você citou as zaras. A pergunta sobre elas é que se e melhor trabalhar elas deslizando em Z formando curvas mais abertas ou com toques mais vigorosos para fazer ela vir tipo pulando sobre a água, trabalho muito recomendado pelo meu piloteiro no ano passado principalmente quando se tratava do joão pepino?

A resposta para essa questão vai de acordo com a forma de pescar de cada indivíduo ! Lembro-lhe apenas que grande parte dos ataques em iscas zaras ( ou de superfície ) acontecem imediatamente após as mesmas caírem na água ! Por conta disso, gosto ( isso é uma opinião pessoal ) mesmo de dar um toque e depois acelerar um pouco em duas ou três pontas de vara, voltar a dar uma pequena parada e depois incrementar um pouco de velocidade, como que caracterizando uma fuga...

arrow:: Esse mesmo expediente pode ( deve ) ser usado com as poppers, que apresentarão ( de acordo com o lugar ) um rendimento ainda mais acentuado !

arrow:: Não se deve esquecer que essas práticas são mais úteis quando o peixe estiver mais para "manhoso", pois quando está comendo, ele bate na caída da isca ( qualquer que seja... )

arrow:: Insisto para que nessas condições de "manha", que não deixe de tentar uma "twitch" mais lenta ( uma prima original - não recomendo a gold ) com o mesmo tipo de trabalho ilustrado ! Ela se torna irresistível ! Não deixe de as ter na caixa, preferencialmente nas versões osso e cabeça vermelha, com as garatéias devidamente substituídas por 4 ou 5x

joia:::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso das Zaras, trabalho sempre rápido e curtinho, fazendo dar aqueles pulinhos e fazendo bastante barulho. Quando coloco lá dentro da estrutura, às vezes faço uma chamadinha sticando a isca antes de zarar. Usando a JM original, às vezes dou um toque mais forte para baixo, ela submerge e continuo o trabalho de zara na subsuperfície ( aprendi como o Vini que faz isso muito bem) como se fosse uma subwalker. É bem atrativo. Mas, em geral, o peixe bate é na Zarada mesmo.

Beto também gosto muito de fazer o João Pepino mergulhar e zarar tipo uma subwalker mesmo nao tendo muito sucesso, más parece que a isca vai lá embaixo buscar o peixe e volta para a superfície para receber o ataque. Os poucos ataques que tive desta forma valeram apena. Outra isca legal para fazer isso, talvez até melhor que o joão pepino é o Firestick. Este trabalho com o firestick é show, pois realmenet parece que a isca vai lá embaixo bucar o peixe e volta para a superfície esperando o ataque.

Valeu beto, sua contibuição foi excelente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveito já que você citou as zaras. A pergunta sobre elas é que se e melhor trabalhar elas deslizando em Z formando curvas mais abertas ou com toques mais vigorosos para fazer ela vir tipo pulando sobre a água, trabalho muito recomendado pelo meu piloteiro no ano passado principalmente quando se tratava do joão pepino?

A resposta para essa questão vai de acordo com a forma de pescar de cada indivíduo ! Lembro-lhe apenas que grande parte dos ataques em iscas zaras ( ou de superfície ) acontecem imediatamente após as mesmas caírem na água ! Por conta disso, gosto ( isso é uma opinião pessoal ) mesmo de dar um toque e depois acelerar um pouco em duas ou três pontas de vara, voltar a dar uma pequena parada e depois incrementar um pouco de velocidade, como que caracterizando uma fuga...

arrow:: Esse mesmo expediente pode ( deve ) ser usado com as poppers, que apresentarão ( de acordo com o lugar ) um rendimento ainda mais acentuado !

arrow:: Não se deve esquecer que essas práticas são mais úteis quando o peixe estiver mais para "manhoso", pois quando está comendo, ele bate na caída da isca ( qualquer que seja... )

arrow:: Insisto para que nessas condições de "manha", que não deixe de tentar uma "twitch" mais lenta ( uma prima original - não recomendo a gold ) com o mesmo tipo de trabalho ilustrado ! Ela se torna irresistível ! Não deixe de as ter na caixa, preferencialmente nas versões osso e cabeça vermelha, com as garatéias devidamente substituídas por 4 ou 5x

joia:::

Valeu Kid.

Dúvida solucionada!!

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pesca de traíra ela bate uma vez, duas, três... se você tiver paciência é so insistir no joguinho com ela que ela vai entrar. Dava uma dor no coração quando batia na hélice ou poper aquele grande tucunaré e ele não entrava de primeira e o piloteiro falava para trocar de lugar, pois depois que o bichão sentia a isca ele não voltava. Isso é verdade não adianta insistir depois que ele bate na isca ou sente a fiscada não volta mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás pelo que todo mundo fala o tucunaré pede um trabalho mais rápido da isca então aproveito para te perguntar, se além dessa situação tem outras que o trabalho de stick é bem vindo?

OUtra coisa. Tem alguma situaçao que eu possa usar do recurso de paradinhas com poppe e zaras? cá toh eu novamente pensando com minha cabeça de lobozeiro ou robaleiro, pois vez por outra me via na amazônia dando paradinhas com o João pepino e utilizando stick com seu trabalho tradicional. buaa::

Att

Vanderlei

Olha só, da última vez que fui ao Tocantins, pegamos os Tucunas mais manhosos. Chegamos num raseirão e vimos um casal passeando, e o macho era bitelo. Jogamos Zaras grande e pequenas, trabalhamos rápido e devagar e nada... Aí deu um estalo e eu peguei um Stick que o Ortega fez prá mim. Conclusão: primeira stickada e BUM ! Duas garatéias abertas... hihihihi

Outra situação: meu pai zarando trairão. Sei lá o que ele fez, que enrolou a linha na ponta da vara. Ele parou prá desenroscar. BUM ! O Tucuna pegou a isca parada. Mais prá frente ele arremessou e fez cabeleira. Foi arrumar e BUM ! Tucuna na isca parada. Aí começamos a fazer de propósito e acho que pegamos uns 4 ou 5 Tucunas na "paradinha"...

Então a resposta é sim prá ambos. Mas tem dia prá isso, não é uma constante...

Abraço,

Edu Nakiri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás pelo que todo mundo fala o tucunaré pede um trabalho mais rápido da isca então aproveito para te perguntar, se além dessa situação tem outras que o trabalho de stick é bem vindo?

OUtra coisa. Tem alguma situaçao que eu possa usar do recurso de paradinhas com poppe e zaras? cá toh eu novamente pensando com minha cabeça de lobozeiro ou robaleiro, pois vez por outra me via na amazônia dando paradinhas com o João pepino e utilizando stick com seu trabalho tradicional. buaa::

Att

Vanderlei

Olha só, da última vez que fui ao Tocantins, pegamos os Tucunas mais manhosos. Chegamos num raseirão e vimos um casal passeando, e o macho era bitelo. Jogamos Zaras grande e pequenas, trabalhamos rápido e devagar e nada... Aí deu um estalo e eu peguei um Stick que o Ortega fez prá mim. Conclusão: primeira stickada e BUM ! Duas garatéias abertas... hihihihi

Outra situação: meu pai zarando trairão. Sei lá o que ele fez, que enrolou a linha na ponta da vara. Ele parou prá desenroscar. BUM ! O Tucuna pegou a isca parada. Mais prá frente ele arremessou e fez cabeleira. Foi arrumar e BUM ! Tucuna na isca parada. Aí começamos a fazer de propósito e acho que pegamos uns 4 ou 5 Tucunas na "paradinha"...

Então a resposta é sim prá ambos. Mas tem dia prá isso, não é uma constante...

Abraço,

Edu Nakiri

Rapaz!!!

Sabe que meu primeiro tucunaré grande foi assim. Estava trabalhando com um popper depois de duas puxadas o piloteiro pediu para pegar a vara para me ensinar como fazer com a isca parada e nesse momento buuummmmm um tucunaré de 5 Kilos. O duro é saber quando usar esta tática da paradinha. Valeu pela participação

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas pessoal, tópicos assim são de enorme importância para iniciantes como eu. De tanto ver foto e ler relatos de grandes pescarias, investi em tralha pesada e hoje acabei de fechar meu pacote pra minha primeira (de muitas) pescaria em Barcelos. Fechei com o Marlon...que teve um trabalho enorme para me arrumar uma semana vaga. Vou arriscar bem o inicio de temporada, finzinho de setembro porque fiquei sabendo que o Nakamura vai no barco menor dele na mesma data e aquele japonês desgramado sabe das cosias. Vamos ver se são Pedro colabora, tomara que os níveis já estejam baixos o suficientes pra eu pegar meu sonhado peixe de 10 quilos, quero só um...nada mais que isso, unzinho só de 10 ou acima de 10...E vou bater isca o dia inteiro de sol a sol, posso até não pegar mas por falta de perseverança e tralha boa não vai ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás pelo que todo mundo fala o tucunaré pede um trabalho mais rápido da isca então aproveito para te perguntar, se além dessa situação tem outras que o trabalho de stick é bem vindo?

OUtra coisa. Tem alguma situaçao que eu possa usar do recurso de paradinhas com poppe e zaras? cá toh eu novamente pensando com minha cabeça de lobozeiro ou robaleiro, pois vez por outra me via na amazônia dando paradinhas com o João pepino e utilizando stick com seu trabalho tradicional. buaa::

Att

Vanderlei

Olha só, da última vez que fui ao Tocantins, pegamos os Tucunas mais manhosos. Chegamos num raseirão e vimos um casal passeando, e o macho era bitelo. Jogamos Zaras grande e pequenas, trabalhamos rápido e devagar e nada... Aí deu um estalo e eu peguei um Stick que o Ortega fez prá mim. Conclusão: primeira stickada e BUM ! Duas garatéias abertas... hihihihi

Outra situação: meu pai zarando trairão. Sei lá o que ele fez, que enrolou a linha na ponta da vara. Ele parou prá desenroscar. BUM ! O Tucuna pegou a isca parada. Mais prá frente ele arremessou e fez cabeleira. Foi arrumar e BUM ! Tucuna na isca parada. Aí começamos a fazer de propósito e acho que pegamos uns 4 ou 5 Tucunas na "paradinha"...

Então a resposta é sim prá ambos. Mas tem dia prá isso, não é uma constante...

Abraço,

Edu Nakiri

Rapaz!!!

Sabe que meu primeiro tucunaré grande foi assim. Estava trabalhando com um popper depois de duas puxadas o piloteiro pediu para pegar a vara para me ensinar como fazer com a isca parada e nesse momento buuummmmm um tucunaré de 5 Kilos. O duro é saber quando usar esta tática da paradinha. Valeu pela participação

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas pessoal, tópicos assim são de enorme importância para iniciantes como eu. De tanto ver foto e ler relatos de grandes pescarias, investi em tralha pesada e hoje acabei de fechar meu pacote pra minha primeira (de muitas) pescaria em Barcelos. Fechei com o Marlon...que teve um trabalho enorme para me arrumar uma semana vaga. Vou arriscar bem o inicio de temporada, finzinho de setembro porque fiquei sabendo que o Nakamura vai no barco menor dele na mesma data e aquele japonês desgramado sabe das cosias. Vamos ver se são Pedro colabora, tomara que os níveis já estejam baixos o suficientes pra eu pegar meu sonhado peixe de 10 quilos, quero só um...nada mais que isso, unzinho só de 10 ou acima de 10...E vou bater isca o dia inteiro de sol a sol, posso até não pegar mas por falta de perseverança e tralha boa não vai ser.

Tino,

Você está na mesma situação que eu ano passado. Aqui vai a dica de ouro. Não adianta investir em equipamentos, iscas caras e tudo mais se não investir na máquina principal, SEU CORPO!!!!!

Confesso que no ano passado foi dureza para guentar a semana toda, mesmo conseguindo a minha decepção foi não ter conseguido usar as hélices o tanto que queria e diga-se se você quizer que tua semana seja inesquecível prepare-se para pegar o maior número possível de peixes grandes na hélice, pois são eles que ficam registrados na sua memória. Posso te afirmar que olhando as fotos os peixes pegados em meia-água ou subsuperfície são outros, más os pegos na hélice são os que relamente contam e que me fazem hoje um pescador realizado por ter feito pelo menos uma pescaria em Barcelos e tentar vencer todas as adversidades para voltar.

Leia os tópicos abaixo aqui da turma do bigua com as dicas de como capturar os grandes tucunarés, complete com as explicações às minhass dúvidas de inicianete postadas por nossos amigos neste tópico, prepare-se físicamente e seja feliz .

Os tópicos obrigatórios:

viewtopic.php?f=3&t=1458

http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... =77&t=7246

viewtopic.php?f=77&t=8424

viewtopic.php?f=3&t=5298

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem tempo que já li e reli tudo cumpade..li não, devorei!!! kkkkk

E vou dar umas treinadas boas num lago aqui perto, afinar a técnica e preparar os braços..pq o corpo tá ok, tô sempre no sertão com a mochila nas costas e as caminhadas são enormes. No mais tô levando gelol e pinga da marela com raiz de perdiz, se travar os muscru passa meio gole no lugar e toma o resto no vira legal::

ótimo tópico esse seu, parabéns eu tinha muitas das MESMAS duvidas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pesca de traíra ela bate uma vez, duas, três... se você tiver paciência é so insistir no joguinho com ela que ela vai entrar. Dava uma dor no coração quando batia na hélice ou poper aquele grande tucunaré e ele não entrava de primeira e o piloteiro falava para trocar de lugar, pois depois que o bichão sentia a isca ele não voltava. Isso é verdade não adianta insistir depois que ele bate na isca ou sente a fiscada não volta mais?

Pessoal,

Sobre esta dúvida. Se o tucunaré bater uma vez na isca sem fisgar não adianta insistir mesmo? Ele não volta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vanderlei

Concordo parcialmente. Se houve ferrada, e o bicho sentiu o anzol, não adianta insistir. Se ele só bateu na isca ( pensando em isca de superfície) ele pode atacar novamente. Não é raro o peixe jogar a isca pra cima, ela cai nágua, você dá uma ticada e o bicho bate. Ou..... acertou uma superfície e errou a bocada.... mete uma meia água ou twitch passando no mesmo ponto que ele atacou.... grandes chances de sucesso.

Agora, se ele acertou a isca mas não se ferrou, vc fez mais um ou dois arremessos e ele nem rebojou..... pode desistir mesmo pois, quando ela está excitado por ter errado o outro bote, não aceita desaforo não..... mexeu dentro dágua ele ataca com força.

Em resumo..... sempre insisto umas duas vezes depois de um ataque mal sucedido. Sei que o peixe está alí e só me resta tentar convence-lo que minha isca é uma presa ou um inimigo.

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que podemos ir a próxima pergunta e talvez a última.

Qocê chega numa praía, ressaca ou lago amplo você deve insistir várias vezes jogando a isca nos lugares mais promissores ou variar o lugar a cada arremesso para mais rapidamente "repassar" todo o espaço. Pergundo pois as vezes você perde muito tempo num lugar improdutivo. Eu no ano passado fiz muit isso, pois novamente pensando como um lobozeiro eu arremessava várias vezes no mesmo lugar e aí perdia muito tempo até saber que o peixe não estava alí. Mais para o final da pescaria eu comecei a arremessar nomáximo 2 vezes no mesmo lugar', más também não percebi muita mudança na produtividade, más gostaria de saber a estratégia dos mais esperientes.

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando iscas de superficie, alguem tenta com jigs mais pesados no rio negro, arremecando no meio, e rezando para nao enroscar, alguem ja tentou....

Amigo,no meio do rio negro é difícil ter tucunaré,quando você pesca no rio negro é nos areais,ou nas estruturas da margem ou lagos do próprio rio negro.

O uso de jigs no rio negro e afluentes não tem muitos problemas,quase não tem onde enroscar,a não ser que você arremesse em cima de lugares com muitos troncos e galhos.

Concordo com que o Gusso falou,no meio do rio eh perda de tempo.Jig eh p ser usado no rebojo e nas bocas de ressacas e lagos mais profundos, pode investir que vc tera sucesso,principalmente na hora do sol quente. ::tudo:: Arremessa,deixa o jig ir bem fundo e vem trabalhando.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas pessoal, tópicos assim são de enorme importância para iniciantes como eu. De tanto ver foto e ler relatos de grandes pescarias, investi em tralha pesada e hoje acabei de fechar meu pacote pra minha primeira (de muitas) pescaria em Barcelos. Fechei com o Marlon...que teve um trabalho enorme para me arrumar uma semana vaga. Vou arriscar bem o inicio de temporada, finzinho de setembro porque fiquei sabendo que o Nakamura vai no barco menor dele na mesma data e aquele japonês desgramado sabe das cosias. Vamos ver se são Pedro colabora, tomara que os níveis já estejam baixos o suficientes pra eu pegar meu sonhado peixe de 10 quilos, quero só um...nada mais que isso, unzinho só de 10 ou acima de 10...E vou bater isca o dia inteiro de sol a sol, posso até não pegar mas por falta de perseverança e tralha boa não vai ser.

Amigo Tino,se que pegar um de 10 kilos joia::: ,faz igual a turma da Síndrome de Bait Propeller surtei:: ,pescadores viciados em hélice,como Vini,Fabrício,Lance,etc.........................................pesca com hélice o dia inteiro joia::: ,todos os dias ::tudo:: ,leva jig caribe lures vermelho e amarelo, para jogar em cima do rebojo,não esqueça ,linha 80 libras, é a melhor receita e seja feliz alegre:: ,um abraço.

Amigo Gusso, faz anos que pegei esta sindrome e ainda não consegui uma cura. surtei::

Atualmente 2/3 da minha caixa são high roller e caribes turbinadas, troco o pitão todo dia de t~~ao gasto.

Alguem conhece remedio para tal doença?????

Gusso, vamos arrepiar aquela agua em SIRN em setembro, vai faltar tucunare para tanta high roller.... alegre::

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vanderlei

Se a água tá alta, entrando pro meio do mato, num tem opção, tem que insistir muito nos pontos mais promissores até o bitelo resolver vir conferir o que que tá bagunçando a área dele. Bater uma vez só em cada ponto não dá pra atrair o peixe pra fora do mato.

Com a água num nivel bom, nos pontos nota 10, principalmente se é um ponto onde o peixe pode não estar exatamente onde a isca está passando, mas deve estar em algum ponto ali perto, tem que insistir para chamar a atenção do danado e dar tempo de ele sair de onde está, se posicionar para o ataque e se ferrar na nossa isca.

Se o bom piloteiro me diz "aqui mora um bitelo".... insisto uns 20 arremessos.

Uma coisa que aprendi com o Lance.... se ele acredita num ponto bate isca ali, varrendo toda a área até esgotar todas as chances . Se num bateu nada, volta lá no dia seguinte e tenta novamente.

Resumindo.... se o ponto é magnifico ou se tem a dica do piloteiro insisto, mas em geral vamos correndo os pontos promissores se me ater muito tempo num mesmo lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, é hélice no meio do rio nas bordas e etc kkkkkkkkkkkkkkkkk alegre::

Uma coisa que não tem preço é a explosão na superficie...

Meia agua, jig. naural não se ve nada disso...

abrass

Oi Francisco ,hélices no meio do rio negro? surtei::

Não entendi o que significa JIG NAURAL NÃO SE VE NADA DISSO alegre:: .

Desculpa Gusso, faltou a virgula Jig ou até iscas naturais...

Eu posso até ser louco kkkkkk mas não usaria Jig pois nunca nem levei um desse para láh. doeu::

Eu optaria para correr para as bordas mesmo... Como sou fanatico por hélices ::tudo:: .

Grande abrasss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas pessoal, tópicos assim são de enorme importância para iniciantes como eu. De tanto ver foto e ler relatos de grandes pescarias, investi em tralha pesada e hoje acabei de fechar meu pacote pra minha primeira (de muitas) pescaria em Barcelos. Fechei com o Marlon...que teve um trabalho enorme para me arrumar uma semana vaga. Vou arriscar bem o inicio de temporada, finzinho de setembro porque fiquei sabendo que o Nakamura vai no barco menor dele na mesma data e aquele japonês desgramado sabe das cosias. Vamos ver se são Pedro colabora, tomara que os níveis já estejam baixos o suficientes pra eu pegar meu sonhado peixe de 10 quilos, quero só um...nada mais que isso, unzinho só de 10 ou acima de 10...E vou bater isca o dia inteiro de sol a sol, posso até não pegar mas por falta de perseverança e tralha boa não vai ser.

Amigo Tino,se que pegar um de 10 kilos joia::: ,faz igual a turma da Síndrome de Bait Propeller surtei:: ,pescadores viciados em hélice,como Vini,Fabrício,Lance,etc.........................................pesca com hélice o dia inteiro joia::: ,todos os dias ::tudo:: ,leva jig caribe lures vermelho e amarelo, para jogar em cima do rebojo,não esqueça ,linha 80 libras, é a melhor receita e seja feliz alegre:: ,um abraço.

Amigo Gusso, faz anos que pegei esta sindrome e ainda não consegui uma cura. surtei::

Atualmente 2/3 da minha caixa são high roller e caribes turbinadas, troco o pitão todo dia de t~~ao gasto.

Alguem conhece remedio para tal doença?????

Gusso, vamos arrepiar aquela agua em SIRN em setembro, vai faltar tucunare para tanta high roller.... alegre::

Abs

Dini

ESTAMOS QUITS DINI, HAJA HIGH HOLLER NAS CAIXAS...

qUANDO ACHAR O REMÉDIO ME DA UM TOQUEKKKKKKKKKKK.

ABRAÇÃO PARCEIRO... :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :bompost:

Na minha opinião este esta sendo o melhor bate papo no fórum atualmente.... Fico atento a cada nova resposta...

Imagina se o Vanderlei fizer um resumão de toda essa discussão...hehehehhe.... Vai para os melhores do BIGUÁ

TOP TOP TOP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...