Ir para conteúdo

Santa Isabel 2011


Posts Recomendados

:bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :bompost: :bompost:

Na minha opinião este esta sendo o melhor bate papo no fórum atualmente.... Fico atento a cada nova resposta...

Imagina se o Vanderlei fizer um resumão de toda essa discussão...hehehehhe.... Vai para os melhores do BIGUÁ

TOP TOP TOP...

Welington,

Pode apostar que o resumo vai sair!!!!

Aguarde....

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 87
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Pessoal,

Lá vai mais uma pergunta:

No ano passado levei na caixa de iscas uma Z210, porém não coloquei ela para funcionar, pois achei muito grande e perguntando ao piloteiro ele me desanimou mais ainda dizendo que não funcionaria.

Alguém já teve experiência com iscas com mais de 20 cm especificamente a Z210? Estou perguntando isso, porque gosto bastante do trabalho desta isca.

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu como aprendiz e marinheiro de primeira viagem na pescaria dos grandões do Negro, com a intenção de deixar de ser mandiocão e com viagem já marcada, vou aproveitar o ótimo tópico do cumpanhero e deixar ai algumas duvidas. Sobre a tralha, comprei duas varas Rapala de 25 libras 5.6 pés uma gold e uma platinium, compre uma shimano curado e uma Daiwa zillion R (preta) comprei umas 10 T. Rex ...das maiores e algumas 6 ou 7 Hig. H tudo enorme (as Hih .H) com 3 garateias,...Além dessas que comprei agora tenho um infinidade de rapalas XR 12, jigs com rabo de silicone, sem rabo, feios e bonitos, zaras e e stiks de bom tamanho nas cores mais matadeiras segundo os veteranso que aqui derramam vivencias e experiências praticas. Comprei também 600 jardas de power pro verde, 65 libras,..sneps capela de 100 libras, com e sem girador e alicate boga grip, alicate p isca rapala...e mais um monte de tralhas gastei uma grana que ia comprar um rifle,.kkkkk...to deixando a caçada pra definitivamente virar pescador. Citei o material pra saber se posso ficar tranqüilo em relação a tralha, se alguém ai tiver mais alguma sugestão de tralha que não pode faltar iria agradecer a dica.

Outra coisa, treinando com as hélices hoje mesmo, me surgiu uma duvida, eu tenho duas T.Rex com hélices duplas, faz MUITO mais zuada do que as outras. O que acham dessas iscas + turbinadas com dupla hélice? Pega ou seriam barulhetas por demais ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu como aprendiz e marinheiro de primeira viagem na pescaria dos grandões do Negro, com a intenção de deixar de ser mandiocão e com viagem já marcada, vou aproveitar o ótimo tópico do cumpanhero e deixar ai algumas duvidas. Sobre a tralha, comprei duas varas Rapala de 25 libras 5.6 pés uma gold e uma platinium, compre uma shimano curado e uma Daiwa zillion R (preta) comprei umas 10 T. Rex ...das maiores e algumas 6 ou 7 Hig. H tudo enorme (as Hih .H) com 3 garateias,...Além dessas que comprei agora tenho um infinidade de rapalas XR 12, jigs com rabo de silicone, sem rabo, feios e bonitos, zaras e e stiks de bom tamanho nas cores mais matadeiras segundo os veteranso que aqui derramam vivencias e experiências praticas. Comprei também 600 jardas de power pro verde, 65 libras,..sneps capela de 100 libras, com e sem girador e alicate boga grip, alicate p isca rapala...e mais um monte de tralhas gastei uma grana que ia comprar um rifle,.kkkkk...to deixando a caçada pra definitivamente virar pescador. Citei o material pra saber se posso ficar tranqüilo em relação a tralha, se alguém ai tiver mais alguma sugestão de tralha que não pode faltar iria agradecer a dica.

Outra coisa, treinando com as hélices hoje mesmo, me surgiu uma duvida, eu tenho duas T.Rex com hélices duplas, faz MUITO mais zuada do que as outras. O que acham dessas iscas + turbinadas com dupla hélice? Pega ou seriam barulhetas por demais ?

Amigo vc esta muito bem armado. Aqui vale a dica do nosso gde mestre Kid" não esquecer as twicth bait- (Perversa, Prima e Biruta 110), o amigo Kid gosta da perversa, mas me desculpe o colega, sou muito mais a Prima da Zagaia.

A zuada da T rex 170 c 2 helices faz realmente mais barulho, e os tucunões gostam, mas acredito falar por todos amigos que sofrem da "bait propeller sindrom" surtei:: (sindrome da isca de helice), o melhor som indiscutivel é da helice da High Roller(tenho 20 destas na minha caixa). Mas a melhor isca é a Caribe envenenada, para quem não conhece, nada mais é do que a isca Caribe 6" trocada a helice pela da High Roller, junta a hidrodinamica e a flutabilidade da Caribe com "Rappp Rappp Rappp... alegre:: "que só a helice da High Roller faz. Outro conselho para que nunca pescou com estas iscas, apos 1 ou 2 dias pescando o dia inteiro é interessante olhar o pitão da helice, normalmente esta comido e pode significar a perda do seu peixão, se ele engatar em um pitão fragilizado. Eu troco o pitão a cada 2 dias. Pergunta onde achar o pitão, resposta do colega Lamana aqui do forum "www.lureparts.com", vc encontra o pitão da high roller "magnum screw closed eye 2". Eu particularmente desgostei da T rex para os açuzões, nadam bem, peso bom, facil de arrastar, mas 2 pontos negativos.

1-A helice não é um a High Roller(só quem bate conhece...)

2-Peguei tres peixes seguidos 1º 17 lbs-isca rachada no meio, 2º peixe 14 lbs-isca rachada no meio 3º peixe de 10lbs pitão entortado e helice destruída.

Abs

Carlos Dini

"As aguas estão subindo, mas logo irão baixar..." ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Lá vai mais uma pergunta:

No ano passado levei na caixa de iscas uma Z210, porém não coloquei ela para funcionar, pois achei muito grande e perguntando ao piloteiro ele me desanimou mais ainda dizendo que não funcionaria.

Alguém já teve experiência com iscas com mais de 20 cm especificamente a Z210? Estou perguntando isso, porque gosto bastante do trabalho desta isca.

Att

Vanderlei

Vanderlei, minha opinião, besteira, iscas de no maximo 16cm são suficientes pois:

-1º-iscas grandes = peixes muito agressivos, então bater helices o dia todo surtei:: . Então "iscões ", só helice e no maximo a high roller 6". Estes popper de pescar Xareu GT, estas zaras de pescar olho de boi só peso no mala deixa para quando vc for conhecer o panama doeu:: .

-2ºTanto em dias dificeis como em dias faceis, a velha JumpingMinnow dá conta do recado, bom trabalho, leve, pega peixe 1 a 12 kgs. Zara= Jumping Minnow ou similares ::tudo::

-3°Dias de peixe manhoso e de repiquete= meia agua de 11 a 13 cm, twicth bait(perversa, prima e Biruta 110) e jigs( o melhor o do rabinho da caribe). Peixe manhoso quanto maior a isca, menos ele pega, então gdes birutas e grandes iscas de meia agua, só peso na mala.

Abs

Carlos Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Lá vai mais uma pergunta:

No ano passado levei na caixa de iscas uma Z210, porém não coloquei ela para funcionar, pois achei muito grande e perguntando ao piloteiro ele me desanimou mais ainda dizendo que não funcionaria.

Alguém já teve experiência com iscas com mais de 20 cm especificamente a Z210? Estou perguntando isso, porque gosto bastante do trabalho desta isca.

Att

Vanderlei

Vanderlei, minha opinião, besteira, iscas de no maximo 16cm são suficientes pois:

-1º-iscas grandes = peixes muito agressivos, então bater helices o dia todo surtei:: . Então "iscões ", só helice e no maximo a high roller 6". Estes popper de pescar Xareu GT, estas zaras de pescar olho de boi só peso no mala deixa para quando vc for conhecer o panama doeu:: .

-2ºTanto em dias dificeis como em dias faceis, a velha JumpingMinnow dá conta do recado, bom trabalho, leve, pega peixe 1 a 12 kgs. Zara= Jumping Minnow ou similares ::tudo::

-3°Dias de peixe manhoso e de repiquete= meia agua de 11 a 13 cm, twicth bait(perversa, prima e Biruta 110) e jigs( o melhor o do rabinho da caribe). Peixe manhoso quanto maior a isca, menos ele pega, então gdes birutas e grandes iscas de meia agua, só peso na mala.

Abs

Carlos Dini

Legal carlos,

Vou deixar a Z210 para os olhetões pois, pelo que vejo, seria teimosia levar novamente. Só para fazer peso.

Att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vanderlei

Da primeira vez que fui levei zaras de 21 e 25 cm, popers de 18, rapalas magnum e uma porrada de isca enorme (até as helices eram enormes).... num resolveu nada..... as iscas mais eficientes eram essas que todos nós já conhecemos e citamos aqui.

Abrax

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"... T.Rex com hélices duplas, faz MUITO mais zuada do que as outras. O que acham dessas iscas + turbinadas com dupla hélice? Pega ou seriam barulhetas por demais ?..."

Aê Tino...

Usei estas por lá, fazem o barulho que o pessoal procura nas Rips, só que com menos esforço... é uma Trex que não torce a linha, mas.... engancham d+ a garatéia trazeira. Como disse o piloteiro, "parece um calango, está sempre com o rabo nas costas..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"... T.Rex com hélices duplas, faz MUITO mais zuada do que as outras. O que acham dessas iscas + turbinadas com dupla hélice? Pega ou seriam barulhetas por demais ?..."

Aê Tino...

Usei estas por lá, fazem o barulho que o pessoal procura nas Rips, só que com menos esforço... é uma Trex que não torce a linha, mas.... engancham d+ a garatéia trazeira. Como disse o piloteiro, "parece um calango, está sempre com o rabo nas costas..."

Opa Eloi.Ja usei elas e gostei,acabei abandonando porque quando a linha enroscava nas helices.............. doeu::

Outra coisa que me desestimulou, quando ela perdia o passo das helices.............. doeu:: doeu:: doeu::Alem do pitao que eh meio tabajara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"... T.Rex com hélices duplas, faz MUITO mais zuada do que as outras. O que acham dessas iscas + turbinadas com dupla hélice? Pega ou seriam barulhetas por demais ?..."

Aê Tino...

Usei estas por lá, fazem o barulho que o pessoal procura nas Rips, só que com menos esforço... é uma Trex que não torce a linha, mas.... engancham d+ a garatéia trazeira. Como disse o piloteiro, "parece um calango, está sempre com o rabo nas costas..."

Opa Eloi.Ja usei elas e gostei,acabei abandonando porque quando alinha enroscava nas helices.............. doeu::

Outra coisa que me desestimulou, quando ela perdia o passo da helice.............. doeu:: doeu:: doeu::

Pois é no ano passado nem o piloteiro conseguiu afinar uma hélice dupla das trex que levei. Já a hélice simples para mim não ficou devendo quase nada para as RIP. digo quase nada, pois as Rip Roller tiveram uma ligeira vantagem na produtividade

Aos fanaticos por hélice. Tem algum segredo para afinar uma isca de hélice dupla? Até hoje eu tento tirar um zunido legal e nao consigo. Acho que até já estraguei uma delas.

att

Vanderlei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"... T.Rex com hélices duplas, faz MUITO mais zuada do que as outras. O que acham dessas iscas + turbinadas com dupla hélice? Pega ou seriam barulhetas por demais ?..."

Aê Tino...

Usei estas por lá, fazem o barulho que o pessoal procura nas Rips, só que com menos esforço... é uma Trex que não torce a linha, mas.... engancham d+ a garatéia trazeira. Como disse o piloteiro, "parece um calango, está sempre com o rabo nas costas..."

Opa Eloi.Ja usei elas e gostei,acabei abandonando porque quando alinha enroscava nas helices.............. doeu::

Outra coisa que me desestimulou, quando ela perdia o passo da helice.............. doeu:: doeu:: doeu::

Pois é no ano passado nem o piloteiro conseguiu afinar uma hélice dupla das trex que levei. Já a hélice simples para mim não ficou devendo quase nada para as RIP. digo quase nada, pois as Rip Roller tiveram uma ligeira vantagem na produtividade

Aos fanaticos por hélice. Tem algum segredo para afinar uma isca de hélice dupla? Até hoje eu tento tirar um zunido legal e nao consigo. Acho que até já estraguei uma delas.

att

Vanderlei

Eu sou fiel, para o bocão nada como o RRRAAAAPPP,RRRAAAAPPP,RRRAAAPPP... que só a helice da High Roller faz, mas volto falar, colocada na Caribe6"fica venenosa. diabo::

Comprando helices, fevereiro já está logo ai, e a temporada só acaba em março.... surtei::

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"... T.Rex com hélices duplas, faz MUITO mais zuada do que as outras. O que acham dessas iscas + turbinadas com dupla hélice? Pega ou seriam barulhetas por demais ?..."

Aê Tino...

Usei estas por lá, fazem o barulho que o pessoal procura nas Rips, só que com menos esforço... é uma Trex que não torce a linha, mas.... engancham d+ a garatéia trazeira. Como disse o piloteiro, "parece um calango, está sempre com o rabo nas costas..."

Opa Eloi.Ja usei elas e gostei,acabei abandonando porque quando alinha enroscava nas helices.............. doeu::

Outra coisa que me desestimulou, quando ela perdia o passo da helice.............. doeu:: doeu:: doeu::

Pois é no ano passado nem o piloteiro conseguiu afinar uma hélice dupla das trex que levei. Já a hélice simples para mim não ficou devendo quase nada para as RIP. digo quase nada, pois as Rip Roller tiveram uma ligeira vantagem na produtividade

Aos fanaticos por hélice. Tem algum segredo para afinar uma isca de hélice dupla? Até hoje eu tento tirar um zunido legal e nao consigo. Acho que até já estraguei uma delas.

att

Vanderlei

Eu sou fiel, para o bocão nada como o RRRAAAAPPP,RRRAAAAPPP,RRRAAAPPP... que só a helice da High Roller faz, mas volto falar, colocada na Caribe6"fica venenosa. diabo::

Comprando helices, fevereiro já está logo ai, e a temporada só acaba em março.... surtei::

Dini

Oi Carlos Dini :amigo: ,Setembro Já esta logo aí,não fevereiro surtei:: ,e a temporada só acaba em março joia::: ,esta abstenção de Amazonas fome:: esta deixando você pirado oloko:: ,um abração.

É Gusso estou sofrendo de abstinencia de Bait Propeller surtei:: , estou até errando a data, corrigindo, setembro estaremos arrepiando SIRN, vai ser tanta agua espirrada da helice, que vai dar para escutar de Barcelos. danca::

Abs :amigo:

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"... T.Rex com hélices duplas, faz MUITO mais zuada do que as outras. O que acham dessas iscas + turbinadas com dupla hélice? Pega ou seriam barulhetas por demais ?..."

Aê Tino...

Usei estas por lá, fazem o barulho que o pessoal procura nas Rips, só que com menos esforço... é uma Trex que não torce a linha, mas.... engancham d+ a garatéia trazeira. Como disse o piloteiro, "parece um calango, está sempre com o rabo nas costas..."

Opa Eloi.Ja usei elas e gostei,acabei abandonando porque quando alinha enroscava nas helices.............. doeu::

Outra coisa que me desestimulou, quando ela perdia o passo da helice.............. doeu:: doeu:: doeu::

Pois é no ano passado nem o piloteiro conseguiu afinar uma hélice dupla das trex que levei. Já a hélice simples para mim não ficou devendo quase nada para as RIP. digo quase nada, pois as Rip Roller tiveram uma ligeira vantagem na produtividade

Aos fanaticos por hélice. Tem algum segredo para afinar uma isca de hélice dupla? Até hoje eu tento tirar um zunido legal e nao consigo. Acho que até já estraguei uma delas.

att

Vanderlei

E aeh pessoal,

Alguém tem alguma dica sobre como regular uma hélice dupla?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wanderlei,

Qdo fui com as águas altas e subindo, os peixes estavam muito manhosos....uma isca q funcionou legal foi o Stick bicuda 170, num trabalho de stcik mesmo, fazendo a chamadinha, duas zaradas meio na sub superficie e esperando ela voltar e começa tudo de novo. Qto ás Trex, fazem um barulho bom, são boas de arrastar, mas os pitões realmente precisam melhorar. As de duas hélices fazem muito barulho, mas se precisar trocar as garatéias (as das 14 cm são pequenas), ela fica desbalanceada tb.

Espero ter contribuido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que podemos ir a próxima pergunta e talvez a última.

Qocê chega numa praía, ressaca ou lago amplo você deve insistir várias vezes jogando a isca nos lugares mais promissores ou variar o lugar a cada arremesso para mais rapidamente "repassar" todo o espaço. Pergundo pois as vezes você perde muito tempo num lugar improdutivo. Eu no ano passado fiz muit isso, pois novamente pensando como um lobozeiro eu arremessava várias vezes no mesmo lugar e aí perdia muito tempo até saber que o peixe não estava alí. Mais para o final da pescaria eu comecei a arremessar nomáximo 2 vezes no mesmo lugar', más também não percebi muita mudança na produtividade, más gostaria de saber a estratégia dos mais esperientes.

Att

Vanderlei

Vanderlei,

Você insitga a gente com cada pergunta!!! Essa, por exemlpo, é muito boa!!!

Quando eu comecei a pescar tucunaré-açú, não tinha um site brasileiro que desse dicas coerentes. Era tudo desencontrado, parecia "achismo"... Só tinha uns sites americanos com coisa legal. Lá o pessoal falava do tal "gun and run", que é uma expressão americana que quer dizer que você deve atirar e correr, ou, no nosso caso, arremessar 1 ou 2 vezes e trocar de ponto.

Hoje vejo que isso está totalmente errado! Como a galera aí falou, quando o ponto é promissor, deve-se arremessar 20, 30, 40, 50 vezes no mesmo lugar!!! O Newton, amigo e companheiro aqui do FTB, pegou o maior peixe da pescaria assim! Pescamos no lago pela manhã, uma outra dupla foi em seguida, uma terceira dupla também entrou lá e por fim, depois de todo mundo ter arremessado umas 800 vezes lá dentro, o bruto saiu da toca e cacetou a isca dele!!! 22 lbs!!!

Nosso Mestre César Louzada, dono do DSF (barco que a gente pesca), só pesca assim: duas, três horas dentro do mesmo lago, arremessando 200 vezes no "mesmo lugar" (claro que não é no mesmo ponto exato, e sim num raio promissor do lago). E ainda fica curtindo que pega os grandes sem gastar gasolina!!! :gorfei:

Resumo: se você ou seu piloteiro identificarem um ponto promissor, não se entregue ao cansaço nem à frustração, insista!!!

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que podemos ir a próxima pergunta e talvez a última.

Qocê chega numa praía, ressaca ou lago amplo você deve insistir várias vezes jogando a isca nos lugares mais promissores ou variar o lugar a cada arremesso para mais rapidamente "repassar" todo o espaço. Pergundo pois as vezes você perde muito tempo num lugar improdutivo. Eu no ano passado fiz muit isso, pois novamente pensando como um lobozeiro eu arremessava várias vezes no mesmo lugar e aí perdia muito tempo até saber que o peixe não estava alí. Mais para o final da pescaria eu comecei a arremessar nomáximo 2 vezes no mesmo lugar', más também não percebi muita mudança na produtividade, más gostaria de saber a estratégia dos mais esperientes.

Att

Vanderlei

Vanderlei,

Você insitga a gente com cada pergunta!!! Essa, por exemlpo, é muito boa!!!

Quando eu comecei a pescar tucunaré-açú, não tinha um site brasileiro que desse dicas coerentes. Era tudo desencontrado, parecia "achismo"... Só tinha uns sites americanos com coisa legal. Lá o pessoal falava do tal "gun and run", que é uma expressão americana que quer dizer que você deve atirar e correr, ou, no nosso caso, arremessar 1 ou 2 vezes e trocar de ponto.

Hoje vejo que isso está totalmente errado! Como a galera aí falou, quando o ponto é promissor, deve-se arremessar 20, 30, 40, 50 vezes no mesmo lugar!!! O Newton, amigo e companheiro aqui do FTB, pegou o maior peixe da pescaria assim! Pescamos no lago pela manhã, uma outra dupla foi em seguida, uma terceira dupla também entrou lá e por fim, depois de todo mundo ter arremessado umas 800 vezes lá dentro, o bruto saiu da toca e cacetou a isca dele!!! 22 lbs!!!

Nosso Mestre César Louzada, dono do DSF (barco que a gente pesca), só pesca assim: duas, três horas dentro do mesmo lago, arremessando 200 vezes no "mesmo lugar" (claro que não é no mesmo ponto exato, e sim num raio promissor do lago). E ainda fica curtindo que pega os grandes sem gastar gasolina!!! :gorfei:

Resumo: se você ou seu piloteiro identificarem um ponto promissor, não se entregue ao cansaço nem à frustração, insista!!!

Abraço!!!

Sua colaboração vem para reforçar um conhecimento adquirido neste tópico. Cubra o maior espaço possível, porém quando chegare num local promissor invista até tirar o bichão do seu descanso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico excelente!!!! palmas:: joia::: Opiniões de alto nível!!!! palmas::

Aprendi muito com o que li aqui. Não tenham dúvida que minha 2ª aventura no Rio Negro (que será neste ano) vai ser um pouco mais fácil, já que vou contar com várias das explicações que li neste tópico.

Uma pena que apenas poucos pescadores experientes de Açu e do Rio Negro estejam contribuindo. Seria fantástico ter mais opiniões de caras que pescam a muito tempo por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fabmf :amigo:,você é muito guloso fome:: ,os amigos te entregaram muitas coisas ::tudo:: ,uma parte dos pescadores escondem suas dicas ::nada:: ,tem muita coisa envolvida numa pescaria de hélices,a vara,a carretilha,a linha,usar líder ou não,usar snap com girador ou não,os splits ring,as garatéias,como regular as hélices,o modo de trabalhar as hélices,como é regulado o drag da carretilha,a fisgada,a técnica de retirar o peixe,o conhecimento dos rios,etc... danca:: .

O aprendizado maior são tuas próprias experiências nas pescarias legal:: ,o meu maior aprendizado foi pescando várias vezes com o Lance :amigo: ,um americano viciado em hélices que pesca há muito anos no amazonas alegre:: .Um abraço.

olá Gusso concordo plenamente com voce,aqui se aprende muito,mas tem "coisa de pescador"que na naquela hora naquele lugar voce decide é alí que vou arremessar!!! quanto as iscas puts todas são ótimas e cada um tem sua manha :gorfei: ::tudo:: só tem feras aqui em açus ::tudo:: mas tambem na hora de trocar cores então nem se fala :gorfei: tem que viver isso e um bom parceiro é garantia de aprender e ensinar,no barco trocando idéias com os companheiros,importantíssimo!!!então meu conselho viaje pelo fórúm turma do biguá,aqui se aprende quase tudo o resto é com voce!!!! danca::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz, Ramon,

Acho que vcs não entenderam. ::nada:: O que fiz foi apenas tentar instigar a participação de mais pescadores no tópico, sobretudo as outras "feras em Açu", ´que o próprio Ramon citou. Não vi mal nenhum nisto, já que seria salutar pra todos nós.

Eu abri meu comentário exaltando todas as opiniões que foram colocadas ::tudo:: palmas:: , e o conhecimento que adquiri até ali. Não reclamei disto, pelo contrário, como eu disse, espero colocar em prática os ensinamentos adquiridos.

Como pescador de iscas artificiais, sei muito bem que cada pescador tem uma mania diferente, com relação a isca, snaps, leader, cores, etc... Não é esta a minha preocupação. Nem gosto muito de hélices.

A minha maior sanha com os Açús é por localizar o peixe, e por isto este tópico do Vanderlei foi tão importante.

Pra mim as viagens para o Rio Negro são limitadas, tenho diversas dificuldades pra superar, então a intenção é tentar maximizar o meu tempo por lá, e este tópico (além do próprio fórum) foi excelente.

Não adianta eu dar 300 arremessos num lugar que eu acho promissor, quando a minha percepção sobre o local é a errada lacou:: , entendem? Quero aprender a identificar os locais promissores, mas claro que o imponderável sempre estará presente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Pescaria é um aprendizado permanente..."

Esta frase, bastante conhecida por quem pratica a pesca esportiva, mesmo simples de ser entendida, acaba sempre sendo questionada pelos que se julgam mais experientes ! Não é nem por "soberba", mas por "desrespeito" a algo muito simples que é a tal da humildade ! Precisamos sempre estar atentos para usá-la com maior frequência !

Claro que a troca de experiência é algo prazeiroso e certamente vai fazendo com que os pescadores construam suas próprias sabedorias nessa difícil arte que é interpretar as águas de um ambiente de pesca ! Quantas não são as vezes em que ambientes e estruturas aparentemente consideradas como "ideais", não apresentam qualquer sinal de vida ? Nesses locais, onde nos parecem ser "perfeitos", insistimos com inúmeras tentativas, repetindo ou trocando iscas, sem contudo - na maior parte das vezes - atrair aquela que seria a nossa presa...

A reflexão que lhes trago, não é a de escolha de iscas e/ou locais de pesca, mas de observação ao contexto em que se encontrarem ! Para os que têm consigo o "reforço" de um bom piloteiro regional, parte do problema se resolve através de um aconselhamento sem qualquer "pudor", até porque essa é uma das missões do seu "guia de pesca" ! Não se esqueça que mais do que "seu papel" na pescaria, ELE é o cara que conhece o local ( via de regra... ). Sobre isso inclusive, já testemunhei situações onde estruturas semelhantes apresentaram resultados inversos, pré-informados pelo "guia de pesca" ! O conhecimento deles das condições do rio é impressionante ! Quantos de nós tem a oportunidade de saber / conhecer a estrutura submersa dos pontos de pesca ? Pois é... Na maior parte das vezes uma ponta de areia submersa, ou mesmo uma árvore que esteja "no fundo", terminam por determinar o diferencial entre o sucesso e a frustração...

Não quero ( nem pretendo ) dizer com isso, que temos SEMPRE que seguir o que nos é dito, até porque parte do encanto das pescarias com artificiais está exatamente na descoberta e/ou acerto de uma teoria pessoal aplicada com sucesso, MAS ouvir sempre alguém que faz isso como meio de vida, é a certeza de estar capitalizando o esforço para ser muito mais produtivo, não apenas nos lançamentos, mas principalmente nos resultados obtidos !

Quanto a utilização de iscas, acredito ( cada vez mais ) que tudo gira em torno de "preferências pessoais" ! Antes de sofrer o "ataque" dos mais radicais, e já refazendo o que escrevi, entendo ( e concordo ) que determinadas iscas são comprovadamente mais efetivas, PORÉM ( e esse é o meu ponto de vista ) de uma forma geral terminamos nos adaptando a algumas delas de tal forma, que sequer testamos outras que também funcionariam de forma similar...

arrow:: O Carlos Dini comentou sobre minha predileção específica nas iscas "perversas" ( Borboleta ), o que é algo inquestionável, MAS reconheço que existem outras tão boas quanto ela, e não as deixo de usar também... Mas na hora do "apostar para valer", todos nós temos ( e preferimos usar ) nossas preferidas, ou será que não?

Importante destacar que algumas dessas iscas ( independentemente de marca, cor ou tipo ), tem seu trabalho na água diferenciado pela forma como são trabalhadas, e isso é uma característica ( e qualidade ) do pescador, e não da isca... Cada um de nós tem sua crença e manha a adotar em situações em que a experiência pregressa nos relembra de erros e acertos que terminam por determinar a diferença na captura da presa desejada ! A isso, chamamos de "qualidade do pescador", sem qualquer vestígio de "soberba ou humilhação", mas apenas de aprendizado ao longo de experiências vivenciadas.

Concluo de forma parecida a como comecei, lembrando-lhes que "Pescaria é um aprendizado permanente...", e como tal precisa ser exercitada !

arrow:: Observar e conversar com os que já passaram por experiências anteriores, ajuda a reduzir o tempo de aprendizado, embora esse seja - sempre - infinito !

Dessa forma, aproveitemos esse "gancho", e desfrutemos cada vez mais de nossos momentos de linhas dentro d'água, tendo sempre em mente que tão importante quanto saber qual a "melhor isca" a ser usada em determinado momento, é estar atento ao entorno onde estejamos, "lendo" os sinais externos que nos conduzam a uma interpretação mais adequada ao que tenhamos que enfrentar... ( apenas como exemplo - mata sem barulho de pássaros cantando, é quase sempre sinal de variação na pressão atmosférica ! )

Chega de "conceituar" !

Importante mesmo, é fazer com que as linhas se estiquem... mesmo que seja necessário suar para que isso aconteça ! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Amigo Gusso :amigo:,

Me desculpe se entendi como uma reclamação, mas pra pescar os Tucunões eu acho que tenho pressa no aprendizado mesmo. Vc tem razão.

Compartilho da mesma opinião de vcs, que a cada pescaria se aprende algo novo, seja de lambari, de tilápias na varinha de mão, de pacu na salsicha em pesque pagues, ou Robalo nos mangues. Mas pr'eu ir atrás dos Açús é só uma vez por ano (e mesmo assim, não é certeza que dê pra ir), por isso um pouco da minha ansiedade em absorver a maior parte dos conceitos que vocês se dispõe a repassar. Concordo que é preciso viver as pescarias pra se aprender, ter mais experiências na busca dos bocudos.

No ano passado, nos Açús de Barcelos, o melhor momento de pesca foi após uma chuva gigante de 30 minutos. Os peixes ficaram tão ativos, que a gente pegava peixe de qualquer jeito. Até capim amarrado na linha os Tucunas atacavam. Mas confesso que o resto da pescaria não foi muito fácil, tinha que insistir muito nos pontos pra sair algo, e em grande parte das vezes talvez a insistência tenha sido em lugares errados. O que me consola, é que esta situação ocorreu com todos os parceiros do barco, então acho que eu não estava tão errado. Este ano, em SIRN, quero melhorar esta performance.

Tô tentando participar mais do fórum, na medida das minhas possibilidades, mas sou iniciante nos Açús, e tenho aprendido muito por aqui.

Grande abraço e fico muito agredecido pela sua disposição em ajudar,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Amigo Gusso :amigo:,

Me desculpe se entendi como uma reclamação, mas pra pescar os Tucunões eu acho que tenho pressa no aprendizado mesmo. Vc tem razão.

Compartilho da mesma opinião de vcs, que a cada pescaria se aprende algo novo, seja de lambari, de tilápias na varinha de mão, de pacu na salsicha em pesque pagues, ou Robalo nos mangues. Mas pr'eu ir atrás dos Açús é só uma vez por ano (e mesmo assim, não é certeza que dê pra ir), por isso um pouco da minha ansiedade em absorver a maior parte dos conceitos que vocês se dispõe a repassar. Concordo que é preciso viver as pescarias pra se aprender, ter mais experiências na busca dos bocudos.

No ano passado, nos Açús de Barcelos, o melhor momento de pesca foi após uma chuva gigante de 30 minutos. Os peixes ficaram tão ativos, que a gente pegava peixe de qualquer jeito. Até capim amarrado na linha os Tucunas atacavam. Mas confesso que o resto da pescaria não foi muito fácil, tinha que insistir muito nos pontos pra sair algo, e em grande parte das vezes talvez a insistência tenha sido em lugares errados. O que me consola, é que esta situação ocorreu com todos os parceiros do barco, então acho que eu não estava tão errado. Este ano, em SIRN, quero melhorar esta performance.

Tô tentando participar mais do fórum, na medida das minhas possibilidades, mas sou iniciante nos Açús, e tenho aprendido muito por aqui.

Grande abraço e fico muito agredecido pela sua disposição em ajudar,

amigo :amigo: tambem desejo aprender e se puder ajudar será um prazer.alías o tópico é excelente e muito pertinente ::tudo:: abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

No ano passado quando fui minha primeira vez eu estudei, treinei cheguei até a criar um manual com os principais conhecimentos adquiridos neste forum. Quando cheguei lá me senti impotente diante da realidade, sabe aquele estudante universitário que se forma e quando vai para o mercado de trabalho se sente perdido, pois bem esse era eu no ano passado. Dúvidas, onde arremessar? Insistir num mesmo lugar ou não? será que esta isca grande funciona aqu? Dar paradinha na isca: trabalhar ela mais rápido? qual a melhor cor da isca? lago ou praia? agora sei que tem a opção de ressaca também, insistir na superfície ou eh besteira insistir? partir para meia água e Jig?

Além de todas estas dúvidas algumas coisas jogavam contra como já citei aqui antes. Minha mente funcionava condicionada pela pesca de traíra principalmente (vários anos pescando) a pesca lá exigia outro tipo de observação a que eu nunca tinha treinado, como definir o melhor lugar para pescar? como definir qual isca isar em que situação? seguir religiosamente a diga no meu piloteiro ou me entregar a curiosidade do experimento, tentar técnicas diferentes, iscas diferentes, trabalhos diferentes, etc.

Como resultado no ano passado meu maior peixe foi de 8 KG na meia água, um de 7 kg na hélice (inesquecível), um paca de 5,5 kg no Popper, já no primeiro dia de pesca, inúmeros peixes na zara principalmente na zigzara do Nakamura e peixes pegado no JIG, no STICK ou seja vários peixes em todos os tipos de iscas. Que isso prova? Bom para mim aprendi algumas coisas, não importa o tipo de isca que você vai usar você vai pegar peixe, para mim as que mais funcionaram, zara, Hélice, Popper, meia água não foi muito legal, não gosto muito. Subsuperfície usei mais rapala subwalk não gosto e não sei trabalhar com a perversa da borboleta, mesmo sabendo que é talvez a isca mais produtiva junto com a prima da zagaia e biruta 12. Meu amigo insistia para pegar a perversa e eu até tentava, mas logo mudava para minhas zaras, hélices e poppers. Resumindo leve todos os tipo de isca e insista naquelas que mais tens intimidade para trabalhar. Eu neste ano devo trabalhar basicamente com zaras e hélices e em segundo lugar com poppers e subsupeficie.

Outra coisa que aprendi. Não adianta investir em todo tipo de equipamento se não cuidar do seu próprio corpo. Neste ano estou cuidando disso e vou fazer academia para poder aproveitar melhor a pescaria e principalmente usar o maio tempo possível as grandes iscas de hélice, pois para mim até hoje foram os peixes pegos na hélice que ficaram registrados e a cada vez que penso no ano passado a imagem das batidas nestas iscas é que me fazem suspirar, portanto malhe o ano inteiro para guentar uma semana no rio negro com força total.

Bom mas depois de tudo isso vem o principal que somente agora foi falado neste tópico e que digamos me tirou da ignorância completa dando-me um pouco de sabedoria, “Pescaria é um aprendizado constante” isso sim é verdade, más vai aprender mais rápido quem:

1. Ouvir os mais experientes

2. Garimpar dados

3. Organizar as informações

4. Usar o conhecimento adquirido para planejar a pescaria

5. Ter na caixa de pesca o equipamento certo

6. Chegando na pescaria

7. Nos primeiros dias e talvez anos, siga os conselhos do piloteiro

8. Aos poucos vá tentando encaixar o teu conhecimento adquirido com o estudo com as instruções do piloteiro.

9. Converse o máximo possível com o piloteiro para ver como ele pensa, assim aos poucos você vai perceber que sua linha de pensamento vai ficando mais parecida com a dele.

10. Pelo que conversei com meus colegas, principalmente meu parceiro de pesca, a estratégia dos piloteiros também muda de um para outro, por isso temos que fazer nossas críticas.

11. Após cada pescaria discuta suas dúvidas com seus colegas pescadores, faça a crítica de tudo que te falam e com isso aperfeiçoe seu conhecimento. Estou fazendo isso a primeira vez, más será uma constante nos próximos anos, se conseguir ir a todos.

12. No próximo ano de pescaria você já terá mais conhecimento experiência e poderá dar mais algumas passos nesta ciência que está longe de ser exata.

13. Comece tudo novamete

14. .....

No ano passado a cada dia procurava me entregar a pesca e me integrar com aquela natureza maravilhosa e a cada dia que passava me sentia mais parta daquela maravilha, tanto que estou hoje aqui escrevendo este texto más louco para reviver esta experiência e fazendo isso me sinto como se estivesse lá.

Me sinto muito agradecido aos colegas do fórum que me ajudaram a concluir um ciclo no meu aprendizado e já iniciar outro para este ano, que Deus me dê força e saúde para poder repedir vários e vários anos esta experiência até entender e me sentir completamente integrado a aquele mundo maravilhoso como se fizesse parte dele.

Acho que deve ter ficado claro a todos a paixão que criei por esta prática, por este lugar enfim, por esta magia.

O resumo ainda vai sair, aguardem :>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...