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O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

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Chicão

[Tutorial] Aprendar a trocar o hélice corretamente.

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arrow:: Vamos substituir um hélice:

1 - Desligue o cabo positivo da bateria, desligue o corta circuito, retirando totalmente da chave, retire os cabos de vela (são itens de segurança, evita partida acidental).

2 - Retire a trava ou a cupilha (um tipo arame q serve para travar a hélice).

3 - Calce o hélice com uma madeira, entre a placa de cavitação e o hélice...jamais segure o hélice com a MÃO!!!

4 - USANDO UM TORQUIMETRO, TORÇA NA POSIÇÃO DE DESAPARAFUSAR (MARQUE QUAL FOI O TORK EXIGIDO PARA SOLTAR) vai usa-lo na instalação do hélice novo.

5 - Retire a porca da rosca da ponta do eixo do hélice, coloque em ordem, se houver algum calço em baixo da porca!

6 - Retire o hélice usado, puxando-o para fora do eixo.

7- ATENÇÃO - Entre o hélice e a carcaça da rabeta existe um calço, veja se ele não saiu junto com o hélice (grudado). Inspecione-o e veja se não está gasto o lado do calço que fica próximo a rabeta, pois tem diferença.

LEMBRE-SE - o calço não pode encostar na carcaça da rabeta. Ele encosta apenas na parte maior do eixo (ressalto).

arrow:: Instalando::::::::::::

1 - Limpe bem o eixo e lubrifique com graxa!

2 - coloque o calço DO LADO CORRETO (PARTE MAIS LARGA VIRADO PRA RABETA). PARTE MAIS FINA ENCOSTADO NO HÉLICE (ENCOSTADO).

3 - Coloque o hélice!

4 - Se houver algum calço instale-o.

5 - Coloque a porca que segura o hélice.

6 - Veja no manual do proprietário, qual o torque desse aperto para seu motor, ou use o mesmo torque que vc usou para o desaperto (por isso tinha que marcar o torque quando vc retirou o hélice).

7 - Depois desse aperto, gire o hélice com dedo indicador, sem fazer força, tem que girar livre nos 2 sentidos!!! Se travar ou ficar muito duro, substitua o calço de encosto do fundo do hélice (tá gasto e travando) e provavelmente vai quebrar todo conjunto! Estando bem livre instale uma cupilha nova, quando for necessário a cupilha (nunca use a velha).

IMPORTANTE!!! Faça todo o procedimento com o câmbio em NEUTRO.

arrow:: Fotos:

Desmontando o hélice:

Imagem Postada

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http://imageshack.us/photo/my-images/337/dsc00351bv.jpg/

Imagem Postada

Imagem Postada

arrow:: Montando o hélice:

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http://img813.imageshack.us/img813/2156/dsc00359o.jpg

http://img254.imageshack.us/img254/6610/dsc00360kw.jpg

http://img688.imageshack.us/img688/70/dsc00361wn.jpg

http://img263.imageshack.us/img263/2857/dsc00362mp.jpg

http://img11.imageshack.us/img11/2773/dsc00363dx.jpg

http://img46.imageshack.us/img46/550/dsc00365wa.jpg

http://img132.imageshack.us/img132/3340/dsc00367bj.jpg

Crédito: Chicão - FTB

joia:::

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CAROS PESCADORES, SOU NOVO NO FORUM E NÃO SEI SE É CORRETO FAZER UMA PERGUNTA AQUI

tenho um mercury 115, coloquei helice de aço e vi que tem o flor torq? devo ter um reserva? onde compro... o helice está com uma folga, devo apertar mais? quando fico apoitado na correnteza o helice fica girando, geralmente engato ré; no meu yamaha 60 isto não acontecia, estraga ficar engatando com o motor desligado??

preciso de ajuda para fisgar peixes no caronal- rio taquari.... paraiso ainda quase virgem,,,

abraços

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Meu amigo ROBERTO MELO, veja o tork certo para o seu helice, se a folga continua veja o motivo, pode ser :

o calço que desgastou!

aperto incorreto!veja no manual qual tork correto e use um torquimetro pra apertar!

poder ser ate mesmo defeito do helice, a extria interna do helice esta longa demais!

nunca aperte demais,poderá danificar o helice, use o torquimetro e aperte somente o recomendado pelo fabricante!

OBS; DEIXE SEU MOTOR EM NEUTRO QUANDO ESTIVER PARADO, PRINCIPALMENTE APOITADO EM CORREDEIRAS, POIS ENGATADO A FORÇA DA AGUA PODERÁ FAZER O MOTOR GIRAR, É PREFERIVEL O HELICE GIRAR EM NEUTRO QUE O MOTOR ENGATADO!!GRANDE ABRAÇO

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Pescador, na emergência não tem outra saída!!! aperte até VC sentir que o helíce está firme, alinhando o furo da porca

no furo do eixo, caso seu motor possua a cupilha (tipo de trava). Tente fazer o melhor possível, depois leva a uma revenda autorizada!!! Não esqueça dos calços, porque sem eles o helice trava!!! Grande abraço

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Isto também é válido para o Mercury 15S ?? ... O macaco quer saber por que já possuiu um Iamaha 25 que usava pinos no travamento do hélice. Quando batia em alguma estrutura rígida o pino quebrava e o hélice ficava neutra. Na falta dos pinos originais , usava~se pregos, vara de solda ou qualquer tarugo de ferro.

 Muito bom, participar deste curso supletivo de pescaria esportiva. Sem ele muita gente iria demorar tempos aprendendo a pescar.

 

                                              Abraço.

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