Ir para conteúdo

Linhas Multi vs. Mono


Posts Recomendados

Pois é...há anos utilizo linhas multifilamentos...e em minha última pescaria resolvi retornar as linhas monofilamentos.Comprei a linha 0.33mm Braid da Owner. A linha tem uma leve colocaração de cor verde.Quanto a resistência dessa linha tenho q admitir q me surpreendi. Não consegui quebrar a linha na mão. Puxei para um lado, para outro..trancos e mais trancos...e nada...Realmente muito forte.Agora, na prática:Nunca mais utilizo linha mono...hehee...é horrível... :twisted: A minha intenção em usar linha mono era para realizar arremessos mais longos....mas a linha por ser de nylon dá cabeleiras mais facilmente, já q multi fica mais "presas" ao carretel, por tanto, tem q se frear mais carretel. :roll: E nos garranchos???? Aff...não conseguia soltar a minha isca de jeito nenhum (isca presa a longa distância e em pequenos galhos), pois sua elasticidade comprometia a soltura, além de ser um perigo para quem está dentro do barco.Outra coisa, como a linha mono não absorve água...os arremessos são mais imprecisos, caso esteja ventando, é uma diferença mínima...mas perceptívelPesquei durante um dia inteiro e desisti. Cheguei no acampamento e retornei com a minha multi...Agora sim...arremessos perfeitos...Isca engarranchada??? Enrola a linha no braço e sai rebocando tudo. Várias garatéias são abertas, mas a linha, perfeita como sempre.Para quem nunca utilizou linhas multifilamentos fica a dica...é 1000% melhor.É melhor para arremessar.É melhor para desengarranchar.É mais resitente.Não precisa de líder.Etc..etc..etc.....Resumindo...é tudo de bom...hehee..Abraços...e vamos ao dilema...kkkkkkFabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu consigo arremessar com as duas linhas.. mas por mim.. acho a de mono mais fácil para arremessar... acho mais macia..... acho q multifilamento na pescaria de peixes como tucunarés , traíras.. acho ela fundamental.. mas pra pescarias de robalos... acho as mono mais interessantes por causa da própria elasticidade e da velocidade da vara.. para fazer com q a isca trabalhe mais tempo no mesmo local..acho q aí vai de gosto... gosto muito da power pro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem sei mais como trabalhar com linha mono... :o

Já faz tempo que me 'bandeei" para as multi... :lol:

A primeira que tive notícia ( e que pude usar ) foi uma da Fenwick ( é, existiu sim... ! ) que era trançada com aço, e por conta disso, era de espessura bem mais fina ! Negócio da "era Collor", quando se importava direto do Bass Pro Shops, via correio, até US$ 50,00 sem qualquer imposto... ( chegou até ser de US$ 100,00 - mas por muito pouco tempo... ). Para não perder tempo, os "pacotes" vinham de DHL... ( fiquei amigo do entregador, que gostava de pesca também ! ) :)

Algum tempo depois ( há bastante tempo ), apareceu uma nova linha "mista" chamada de Excel Nitro, que aprovou, embora sua resistência nos nós fosse questionável... :x

Depois passei para as Fire Line, que também tinham alguns pontos a serem questionados... ( dureza, flexibilidade, etc... ), mas já melhor que a anterior... :)

Chegaram as "fusion' da Spiderwire, que funcionaram por muito pouco tempo ! :roll:

Finalmente ( há uns 3 ou 4 anos ) a Power Pro chegou e Bye Bye... :wink:

Ouvi dizer que a Fire Line "contra atacou" e lançou uma linha multi, que é transparente e que tem tudo para dar certo... será ? Essa eu só soube, mas não vi, quanto mais testá-la... :cry:

Já andei experiemtando outras, mas NEM PENSAR ! :evil:

Para quem ainda não usou, está perdendo tempo, EMBORA reconheça que para peixes como o robalo e outros em que se usa vara de ação mais lenta, as mono ainda são melhor opção... mas como meu negócio mesmo são os tucunas, fazer o que ? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu consigo arremessar com as duas linhas.. mas por mim.. acho a de mono mais fácil para arremessar... acho mais macia..... acho q multifilamento na pescaria de peixes como tucunarés , traíras.. acho ela fundamental.. mas pra pescarias de robalos... acho as mono mais interessantes por causa da própria elasticidade e da velocidade da vara.. para fazer com q a isca trabalhe mais tempo no mesmo local..acho q aí vai de gosto... gosto muito da power pro..

To contigo Oga, também arremesso mais com mono. Porém vejo também algumas vantagens da multi, para qual migrei a pouco tempo.Por exemplo pescar com linhas 0,18 (num equipo leve pra pequenas iscas) e ter resistência ao menos pra tirar a isca de um garrancho, o que com uma mono 0,18 seria praticamente impóssivel, visto a resistência de apenas 8 ou 10lb.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto das duas... vejo vantagens e desvantagens em ambas....O que eu não gosto na multi é que, em determinadas situações, quando tracionada, uma volta do carretel "entra" ou "afunda" entre as voltas anteriores... e quando vou fazer o arremesso seguinte, essa volta da uma freada brusca que acaba resultando numa cabeleira....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

abandonei a multi por uns tempos e tenho pescado com mono aqui por nossas bandas onde os exemplares eh de porte medio a pequeno .....quando o trem bandeia pro lado do sao simao ou rio dos bois ....ai eh melhor se precaver com uma multi ..principalmente no momento que as meia aguas tao pegando mais e engarrancha muito.......gostei muito da mono da tryumph super strong......abraçao emulti wiplash e power pro..........agora um detalhe importante.....se naum puder comprar uma boa multi...melhor usar mono .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aristides,

Bem legal sua análise ! Acrescentaria a sua conclusão ( acertadissima e que "escapou" aos demais... no que se refere aos custos e qualidade ! ), é que a DURABILIDADE de uma linha multi compensa seu eventual custo mais elevado, principalmente em se tratando de uma marca já testada ! Como já disse antes, sou fã ( " de carteirinha" ) da Power Pro, inclusive ( e também ) por esse aspecto ! Uma vez no uso delas, demora bastante para substituir, sem esquecer a inversão da linha no carretel, que sempre adia ( por um período ) a necessidade de substituição... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Prefiro pescar com a multi, porem em dias que o peixe esta mais manhoso percebo que ele naum ataca na multi e assim tenho testado um lider de fluocarbono transparente e os resultados tem sido melhores, entendo ser a maior vantagem da multi entre outras claro, poder usar uma carretilha leve com uma linha de exelente resistencia, nada mais de equipamentos pesados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Marcelo sjc,

Com as facilidades da multi, principalmente de sua espessura e resistência, as linhas monofilamento estão perdando - cada vez mais - espaço no mercado, mas se mantém pelos preços ainda elevados das multis, mas a competição vem chegando e os preços estão caindo... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza KID, comprei essa nova linha da rapala a titanum 0,21, coisa finissima é tem resistencia de 28Lb.

Não consigo pescar mais com mono o trabalho da isca artificial fica muito facil com a multi sem falar na sensibilidade. Agora como to pescando com as criaturas a multi faz a diferença, principalmente para o anzol penetrar na boca das trairas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo em numero e gênero, em termos de arremessos, fisgadas, e como falou o Fabricio; até para tira a isca do enrrosco, a multi não tem comparação. Mas, como nem tudo são flores a unico ponto fraco (Eu acho) é resistir menos que o mono ao atrito com pedras, cracas (nos mangues) e etc...

abs,

Auricelio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...