Ir para conteúdo

SONAR modo correto de instalação - AJUDA URGENTE!


Posts Recomendados

É questão de instalação.

Tenho na minha Savage 5514 um sonar Lowrance Mark 5X pro, e ele funciona perfeitamente, marca o fundo até acelerado ao máximo, 38 milhas.

No outro casco tenho um Garmin 140, mas está instalado errado, acima da linha dagua, aí só funciona devagar, como vcs tão falando.

alex na savage está instalado abaixo da linha do fundo do barco...???? é isso ou entendi errado..??? vc não tem um desenho pra me mostrar ..???? desculpe mas fiquei curioso...rsss....

Se vc tiver o manual de instalação do seu sonar, está como na recomendação, um pouco abaixo do casco, mais coisa de 0,5 cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, tudo tranquilo?

Gostaria da ajuda de vocês para a correta instalação do transducer do sonar Lowrance X4.

Comprei um Savage 5013 console com motor mariner de 40HP, veio instalado nele um sonar modelo NAVMAN 4150SX, que quando estava navegando, não indicava a profundidade correta, achei que o problema estava no sonar e comprei o Lowrance X4, onde instalei também no espelho de popa, no mesmo lugar onde o outro sonar já estava instalado, sendo que o transducer estava localizado no local correto, conforme indicado no manual, porém, quando estou navegando, o problema continua.

O que devo fazer para resolver este problema? Não sei mais o que fazer...

Conto com a ajuda de vocês.

Forte abraço!

Também possuo o X4 instalado em uma Bigifish 5014 console, como Fabrício disse, o sensor deve ficar alinhado com o fundo do casco do barco, no meu estava bem acima, desci e ficou 100%, até as 37 MPH que é o máximo do meu barco, lê perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite, prezados. Estou acompanhando as discussões aqui no fórum e tentei obter informações numa empresa que fabrica barcos de alumínio aqui em Belém-PA. Estou fazendo alterações no meu barco e uma delas será a instalação do sonar. Nessa empresa eles instalam o sensor do transducer na parte interna do casco (isso mesmo). Nesse sistema, o sensor não fica fora do barco, utilizando um pouquinho de água que fica dentro do próprio porão. Pelo que me informaram, nesse sistema não há nenhuma interferência na leitura do sensor, sendo esse o modo mais seguro para evitar danos e/ou comprometimento da leitura. Em que pesem as minhas dúvidas, todos os barcos fabricados por ele adotam esse sistema.

Quando terminar a instalação voltarei aqui para comentar os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um cuda 300 portátil que o transducer é fixado por ventosa,se coloca e tira toda a vez que vai usar, é só molhar a ventosa antes de fixas que não solta de jeito nenhum,e uma das poucas coisas chatas da pescaria rsrsrsrs é acertar a altura do transducer,se fica um pouco pra cima não faz a leitura correta e se for para baixo fica jogando água para traz(um canudo que fica jogando até na lateral do motor)em alta velocidade,quando se acerta a altura correta funciona direitinho,mesmo em alta velocidade,mas digo que essa altura correta de fixação é cirúrgica,qualquer diferencinha pra cima ou pra baixo já acorre os fatores mencionados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

No meu caso como pesco em um rio de muita pedreira não tenho nenhuma duvida que o melhor lugar é a popa,com a finalidade mais importante de determinar águas rasas(segurança na navegação,primeira característica a se perder instalando no motor elétrico),e depois tento aproveitar ao máximo a outras funções como achar canal,tipo de fundo,temperatura da água,extruturas e peixe claro rsrsrsrsrs,mas na regra geral vai depender de onde ira usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ai é que ta... a famosa frase "depende do seu uso" rsrsrs

O negocio é que ainda nao consigo precisar muita coisa sobre o uso porque acabei de comprar o barco e nao sei as limitacoes que terei no transporte do mesmo. Veja bem...

HOJE ele esta proximo ao rio Jequitinhonha, no norte de MG, e na regiao proxima que pretendo ir nao possui pedreiras. Possui apenas galhos nos poços formados pelos braços do rio. Eram propriedades rurais que foram alagadas apos a construcao de uma barragem.

A FINALIDADE que quero é exatamente igual a sua: primeiramente indicar profundidade devidoa seguranca, para depois tentar utilizar dos demais recursos.

Acho que colocarei no espelho de popa tambem, mas o ruim é que o meu echo 200 nao veio com suporte para instalar de forma fixa. Achei na internet apenas os suportes removiveis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, veio na caixa porem nao foi lacrado.

Ele veio com aquele suporte em forma de meia lua que, ate onde eu sei e vi na internet, é fixado no motor eletrico com a bracadeira plastica, que tambem acompanha.

Alem desse suporte, vem outro? Ou é o mesmo?

Entra nesse link. É esse o suporte que veio. Alem do suporte de montagem de painel.

http://www.shopnautico.com.br/imagens/s ... 052013.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas como é o processo Tiago? Furo, arroelas, borrachinhas de vedacao, e como passar o selante. Como que voce faz? Eu to com muito medo de fazer besteira

Fura com uma broca fina e parafusa o suporte com o parafuso que vem na embalagem. Eu coloco o silicone por fora e por dentro do casco, só pra garantir mesmo.

Não precisa de nenhuma borracha ou arruela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa noite, prezados. Estou acompanhando as discussões aqui no fórum e tentei obter informações numa empresa que fabrica barcos de alumínio aqui em Belém-PA. Estou fazendo alterações no meu barco e uma delas será a instalação do sonar. Nessa empresa eles instalam o sensor do transducer na parte interna do casco (isso mesmo). Nesse sistema, o sensor não fica fora do barco, utilizando um pouquinho de água que fica dentro do próprio porão. Pelo que me informaram, nesse sistema não há nenhuma interferência na leitura do sensor, sendo esse o modo mais seguro para evitar danos e/ou comprometimento da leitura. Em que pesem as minhas dúvidas, todos os barcos fabricados por ele adotam esse sistema. Quando terminar a instalação voltarei aqui para comentar os resultados.

Não vejo a hora de comentar os resultados...  seila::

 

Mata logo nossa curiosidade kkkk  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...