Ir para conteúdo

QUE TUCUNARÉ SÃO ESSES ?


Posts Recomendados

híbrido...as manchas laterais nem são pintas nem são traços definidos e pra piorar a situação, as nadadeiras estão com um tom azulado...

o nome aí vai depender do local...

Se fosse aqui eu iria dizer: "Belo Amarelão!!!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tucunare deve ser do xingu.

Alem dele ter essa coloração com essas listras ele fica com as nadadeiras azuis dentro dagua.

Eu acho que num é o do Xingú não, lá o bicho é verde e com pintura pontilhada em preto... Achei bem diferente.

Sei não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc Daniel....acho que sao ali da região da divisa MT / PA, mas eu nao diria q sao do Xingu, como meu irmao ja disse mais acima os de lá sao um pouco diferentes , inclusive eles nao tem aqueles detalhes no operculo que os tucunas das fotos apresentam.

Agora eu chutaria que podem ser do Teles Pires, Rosevelt, Juruena, Tapajós...

Na minha opniao, nao eh borboleta nao....

Eu me arrisco a dizer que deve ser alguma especie do sul da Amazonia (Xingu, Telespires, etc...)

Com certeza alguem aqui do forum sabera dizer que especie eh essa...

Abraxxxx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tucunaré não é o verdadeiro borboleta. O borboleta é aquele que o bonitão da foto abaixo está segurando.

Imagem Postada

Brincadeira a parte, há uma confusão na nomenclatura. Os gringos levaram o tucunaré amarelo (Cichla ocellaris) e o introduziram na Flórida, visto que ele suporta grandes variações térmicas. Lá eles o chamam de "Butterfly Peacock Bass", mas não há semelhança alguma com o nosso lindo borboleta.

Imagem Postada

Mais um pouquinho de nomenclatura (Michel e Tiago, se eu tiver escrevendo besteira me corrijam!!)... existem catalogadas 14 espécies de tucunaré, mas na bacia amazônia encontramos 5 espécies com frequência (em negrito):

01 - Cichla intermedia : conhecido como amarelo ou real

02 - Cichla jariina

03 - Cichla kelberi

04 - Cichla melaniae

05 - Cichla monoculis : conhecido como popoca ou pitanga

06 - Cichla nigromaculata

07 - Cichla ocellaris : conhecido como amarelo. Ele foi introduzido nos EUA com o nome "Butterfly" (não confundir com o nosso borboleta - C. orinocensis)

08 - Cichla orinocensis : conhecido como borboleta

09 - Cichla pinima

10 - Cichla piquiti

11 - Cichla pleosona

12 - Cichla thyrorus

13 - Cichla vazzoleri

14 - Cichla temensis: conhecidos como açú, paca ou samaritano.

O mostrado na foto, provavelmente é o Cichla ocellaris proveniente dos rios do PA e norte do MT.

Segue link com ilustrações:

http://www.acuteangling.com/Reference/CLOFFSCA.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pesquisou a fundo hein!!

Eu vi que uns meses atras foram descritas um monte de novas espécies de tucunaré. Pelo que eu li acho que o PITANGA aqui do Araguaia é o C. kelberi, nao sei se é o mesmo Pitanga do Amazônas. Um que es5tá na sua lista o C. piquiti é o nosso AZULÂO.

Mas com relação aos tucunas das fotos, com certeza nao sao borboletas (que é esse da sua foto mesmo). Eu andei olhando no www.fishbase.org e me parece muito com o Tucunaré-pinima (Cichla pinima). Repare no tipo de manchas no opérculo e o padrao das listras (http://www.raubwelse.de/Referenzen/fred ... age017.jpg). No site só nao contem informação sobre as localidades onde esse bicho ocorre.

Quem quiser dar uma olhada nas outras espécies entre em http://www.fishbase.org/ComNames/Common ... chList.php , só nao dê moral para os nomes comuns, pois o site é gringo.

Este tucunaré não é o verdadeiro borboleta. O borboleta é aquele que o bonitão da foto abaixo está segurando.

Imagem Postada

Brincadeira a parte, há uma confusão na nomenclatura. Os gringos levaram o tucunaré amarelo (Cichla ocellaris) e o introduziram na Flórida, visto que ele suporta grandes variações térmicas. Lá eles o chamam de "Butterfly Peacock Bass", mas não há semelhança alguma com o nosso lindo borboleta.

Imagem Postada

Mais um pouquinho de nomenclatura (Michel e Tiago, se eu tiver escrevendo besteira me corrijam!!)... existem catalogadas 14 espécies de tucunaré, mas na bacia amazônia encontramos 5 espécies com frequência (em negrito):

01 - Cichla intermedia : conhecido como amarelo ou real

02 - Cichla jariina

03 - Cichla kelberi

04 - Cichla melaniae

05 - Cichla monoculis : conhecido como popoca ou pitanga

06 - Cichla nigromaculata

07 - Cichla ocellaris : conhecido como amarelo. Ele foi introduzido nos EUA com o nome "Butterfly" (não confundir com o nosso borboleta - C. orinocensis)

08 - Cichla orinocensis : conhecido como borboleta

09 - Cichla pinima

10 - Cichla piquiti

11 - Cichla pleosona

12 - Cichla thyrorus

13 - Cichla vazzoleri

14 - Cichla temensis: conhecidos como açú, paca ou samaritano.

O mostrado na foto, provavelmente é o Cichla ocellaris proveniente dos rios do PA e norte do MT.

Segue link com ilustrações:

http://www.acuteangling.com/Reference/CLOFFSCA.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O link que eu coloquei esta errado....é só entrar em www.fishbase .org e logo logo no primeiro campo (nome comum) digitar tucunaré, que as espécies de tucunaré serão listadas.

bração

Tiagão,

Você achou a espécie. Realmente são muito parecidos. Os tons azulados das barbatanas, a coloração amarela intensa e as 3 listras incompletas. É o Cichla pinima mesmo.

Imagem Postada

Imagem Postada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço esse tucuna!!!

Imagem Postada

Ele foi pego no Grande Açude Castanhão no Ceará, lá forão introduzidos alguns tucunas amazonicos há alguns anos e veja ai o resultado hehehe, logo, logo tenho certeza que lá se tornará um excelente point de pesca nordestino, pra quem quiser mais detalhes, vejam o relato dessa pescaria.

http://www.flyfishingbrasil.net/phpBB/v ... sc&start=0

Obs: Grande Kid, quem sabe um dia você não pode vir pra cá, nós deixamos as patroas em Fortaleza com os cartões de crédito e rasgamos pro castanhão pra pegar esses amarelões heheheh.

:arrow: Rapaz, você é corajoso mesmo... Claro que não é de ir pescar... Imagem Postada

Vou precisar me provisionar antes, mas quem sabe isso ainda não acontece ?

:arrow: Primeiro, tu tens que virar - de fato - um Mocorongo ! Cadê você ??

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A algum tempo também venho notando que os tucunas que aparecem nos relatos do beto e do marcelo em santa helena, se parecem com esse ai.....será que nao soltaram esse bicho na bahia também? http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... php?t=1848

bração

:arrow: Tiagão,

Eles ainda não "me convidaram", mas vou arranjar um jeito de ir conferir o assunto ! Depois te respondo, já que eles continuam só pensando em Barcelos... Por que será ? ! Imagem Postada

bração

Conheço esse tucuna!!!

Imagem Postada

Ele foi pego no Grande Açude Castanhão no Ceará, lá forão introduzidos alguns tucunas amazonicos há alguns anos e veja ai o resultado hehehe, logo, logo tenho certeza que lá se tornará um excelente point de pesca nordestino, pra quem quiser mais detalhes, vejam o relato dessa pescaria.

http://www.flyfishingbrasil.net/phpBB/v ... sc&start=0

Obs: Grande Kid, quem sabe um dia você não pode vir pra cá, nós deixamos as patroas em Fortaleza com os cartões de crédito e rasgamos pro castanhão pra pegar esses amarelões heheheh.

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kid

Antes de me tornar um "Mocorongo" preciso sair ta turma dos "Durangos", ai sim, farei com vocês aquela tão sonhada pescaria no Amazonas e logo em seguida, preparamos a nossa por aqui, em terras mais áridas rsrs.

:arrow: Tá fechado meu amigo !

Vá "durangar" com o Xandego, e os pés vermelhos, que já fica "de treino"...

:arrow: Quando a pescaria deixar de ser "di mininu e ser de homi",

voltamos a nos acertar.... Imagem Postada

amigo... amigo...

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Johnny

OLA AMIGOS, OLHEI AS MENSAGENS E VOCES ESTAO DE PARABENS ,ESTAO LIGADOS NO ASSUNTO, GOSTEI DE VER QUE OS AMIGOS JA SABEM QUE O BORBOLETA DOS AMERICANOS NA VERDADE SAO OS AMARELOS ENCONTRADOS EM RIOS COMO GUAPORE,E ALGUNS OUTROS DA BACIA DO AMAZONAS E SOLIMOES.(E ESTE AINDA ALGUNS O CHAMAM ERRONEAMENTE DE POPOCA,POPOCA NA VERDADE DIFICILMENTE ULTRAPASSA UM QUILO.)

ESTE PEIXE MENCIONADO AQUI REALMENTE LEMBRA OS DO RIO JURUENA,TAPAJOS TELES PIRES,(DO XINGU E DIFERENTE E OUTRO, TEM ATE 11 FAIXAS E MESMO ASSIM EXISTE O DO ALTO XINGU E O DO BAIXO XINGU, DO BAIXO XINGU TEM 11 FAIXAS ,SOMBREADAS)

MAS VAMOS A ESTE DA DUVIDA , ESTE E O "AÇU" DE TUCURUI ,UM TUCUNA QUE CHEGA NO MAXIMO A 7 OU RARISSOS 8 QUILOS, NAO TEM O OLHO VERMELHO COM O VERDADEIRO AÇU, E SUAS FAIXAS SAO FALHADAS ALEM DO QUE REPAREM QUE ENTRE AS TRES FAIXAS , EXISTE FAIXAS APAGADAS ENTRE ELAS,COMO SE FOSSEM UM SOMBRA,UMA LISTRA BEM FRACA.(COMPAREM COM O TUCUNA DO SITE DO MOMENTO DA PESCA)

E COMO ESTE PEIXE FOI PESCADO EM UM LAGO DO CEARA ,E QUASE CERTO QUE LE FOI DE TUCURUI OU RIO TOCANTINS PARA LA.

OLHEM O SITE DO MOMENTO DA PESCA , LA TEM ALGUNS TUCUNARES E INFORMAÇOES,ESTA NA PAGINA INICIAL, ICONE( TUCUNARES DO BRASIL)

ABRAÇO ANIMALLLLLLL TODOS.

JOHNNY

EM BREVE TEREMOS NOVAS FOTOS DE OUTROS TUCUNARES.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal!

Bom, vou dar minha opinião: hoje existem 16 espécies de tucunarés descritas. Esse aí da foto eu chuto ser um desses três:

Cichla jariina, da bacia do rio Jari no Pará;

Cichla pinima, do rio Curuá-Una, baixo Xingu, baixo Tapajós, baixo Tocantins, Baixo Amazonas e rio Capim no Pará

Cichla thyrorus, do rio Trombetas

Todos os três tem o padrão de cor bem parecido, e para poder afirmar a qual delas o peixe da foto pertence, teria que contar as escamas da linha lateral. Como o peixe é de um açude do nordeste, e sabe-se que é da "bacia amazônica", a informação não ajuda muito na identificação...

Enfim, esse é o meu chute!

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...