Ir para conteúdo

Araguaia em busca de gigantes


Posts Recomendados

Pessoal, na década de 80, ainda nos tempos de fartura de peixes no Araguaia, passava férias, finais de semana e feriados na região do Bandeirantes. Cresci fazendo com meu pai e parentes, pescarias memoráveis no rio, sempre trazendo pra casa grandes piraíbas, pirararas, cacharas, etc. Na época, a prática do pesque e solte, ainda não existia, e pegar uma piraíba e soltá la era algo inconcebível. Nos anos 90, já não mais ia pro Araguaia, mas acompanhei uma fase de decadência dos peixes do rio.

Imagem Postada

Depois de muitos anos sem pescar na região, recebi um convite de um grande amigo, Hugo Frota Neto, para ir em busca das grandes piraíbas do rio. Sabia que não seria fácil, mas venho acompanhando, aqui pelo fórum, várias pescarias muito produtivas deste gigante dos rios.

Imagem Postada

Pescamos na região do Bandeirantes, onde tinham dois cardumes de matrinchãs, piaus, e pp papaterras. Assim que chegamos no primeiro ponto de pesca, posicionamos 3 linhas na água, e após 5-10 minutos já estávamos com um peixe na linha. Meu amigo, Hugo, assumiu a briga, e enquanto isso, outro peixe também entrou na segunda vara....resultado, após 10 min de pescaria estávamos com um dublê de piraíbas na ponta das linhas..... Após as fotos, soltamos as duas, coisa que pela primeira vez eu presenciei "ao vivo" no Araguaia.

Imagem Postada

Reposicionamos as linhas, e depois de pouco mais de 30 minutos, um gigante pega na linha mais distante. Pra falar a verdade, eu sou viciado na pesca com artificiais dos grandes tucunas, mas ver um peixe tomar mais de 200 metros de linha em poucos segundos, foi algo indescritível e impressionante. Após 50 minutos de briga, e quase 1km rio abaixo, conseguimos ver a cara da gigante piraíba, com 2,10m...peixe magnífico, um troféu para qualquer pescador.

Imagem Postada

Meu amigo, Hugo, já há anos buscava travar uma briga com uma piraíba, ele já havia tentado pegá- la no Araguaia, por diversas vezes, no Rio Xingú e no Teles pires, mas só depois de muita insitência e esforço, realizou seu sonho!!! Parabéns amigo!!!

Imagem Postada

Na primeira manhã de pesca, já havíamos feito nossa pescaria, 3 piraíbas, sendo uma delas um gigante...

Imagem Postada

Pescamos 6 dias, e no final contabilizamos 8 piraíbas, entre outros peixes....

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/Araguaia322012145.jpg

Pra mim foi muito bom ver que o Araguaia está renascendo, com a mudança cultural que está acontecendo em nós pescadores. O rio hoje se tornou o palco ideal pra se pegar o maior peixe de couro dos rio brasileiros!!!! Parabéns ao amigo Hugo pela persistência e esforço em busca de um sonho...e obrigado ao nosso guia Doana, o cara entende muito de piraíbas!!

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/Araguaia322012128.jpg

http://i961.photobucket.com/albums/ae92/rafael10491/Araguaia322012065.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Rafa,parabéns pela pescaria,lindas piraíbas. palmas:: palmas::

Nunca tinha vista um relato com dublê,muito bom,de quebra ainda saiu uma bela pirarara.

Aquele churrasco no barco está profissional demais,até queijo coalho na grelha.....

Na próxima tô dentro,tenho que conhecer o Araguiaia.Quando era moleque,me lembro das reportagens da antiga Revista Trófeu,mau pai falando,um dia ainda vamos pescar lá.....ficava sonhando acordado.Bom saber que os bons tempos estão voltando. joia:::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Rafa,parabéns pela pescaria,lindas piraíbas. palmas:: palmas::

Nunca tinha vista um relato com dublê,muito bom,de quebra ainda saiu uma bela pirarara.

Aquele churrasco no barco está profissional demais,até queijo coalho na grelha.....

Na próxima tô dentro,tenho que conhecer o Araguiaia.Quando era moleque,me lembro das reportagens da antiga Revista Trófeu,mau pai falando,um dia ainda vamos pescar lá.....ficava sonhando acordado.Bom saber que os bons tempos estão voltando. joia:::

Abs.

Celsão, segundo o guia, o dublê de piraíbas é bem raro....

Pois é Celsão, vale a pena conhecer mesmo o Araguaia, dá pra fazer uma pescaria bem diversificada, e ainda esbarrar com uma piraíba gigante dessas por lá!!!

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha hein rafael!! show de pescaria e que piraíba linda teu amigo pegou. Minha prioridade para o ano que vem vai ser conhecer esse paraíso chamado araguaia, e tomara que tenha a mesma sorte de vocês.

abraço

Marlon, pude perceber que além da sorte, a pescaria de piraíbas é cheia de detalhes importantes para se ter sucesso!!

Vários fatores influenciam, como: tralha, época do ano, local, guia, etc. Na região de luis Alves já existem guias especializados neste tipo de pescaria!!

Valeu

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Dotozinho,

Pescar tucunaré você não sabe muito, agora nas piraíbas a coisa é diferente, hein?

Brincadeiras a parte, bela pescaria e relato!

Ah, já compra uma grelha dessa pra nossa próxima pescaria...

Abração

Esta churrasqueira pra Amazônia é perfeita. Já que na hora do almoço é que se pega os gigantes, vc coloca o piloteiro pra comandar o churrasco, e não para de arremessar.....hehehe

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, que relato TOP! Fiquei babando aqui, vendo suas fotos. Parabéns a você e ao seu parceiro pelas piraíbas (principalmente o dublê).

Abraços

Valeu Pedro!!E parabéns pela sua pescaria lá no Araguaia, mandou muito bem, pegaram de tudo e foi premiado com uma Piraíba!! Desculpa, pois só depois percebi que quase copiei o título do seu relato...hehhe

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...