Ir para conteúdo

Linha multifilamento boa?


Alerrandro

Posts Recomendados

  • Respostas 83
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Duas que uso: Vexter japonesa e power pro modelo antigo (a nova e a super slick, ainda n testei)

As duas sao excelentes... a power pro consigo arremessos mais longos, parece que ela desliza melhor nos passadores, é bem lisa e retem menos agua, porem é menos resistente a trancos (ja estourei 3x no arremesso) e desfia facil!

 

A vexter (japonesa do carretel de 150m) é "pau pra toda obra". Além de bem mais barata, é resistente pra ca****! Ela é o oposto do que disse acima da power pro! Além do mais, nunca estourei ela e ainda esse peixe do meu avatar foi ela que tirou ehehhe

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde!

Vou pegar um gancho no tópico do amigo... vou debutar na pesca com isca artificial e linha multi (pesca de dourado no São Francisco, bastante pedra, vou usar leader).

 

Pergunta: qual linha multi comprar?

 

Power Pro / Power Pro 8 fios / Sufix / Triumph / Daiwa Samurai / Daiwa Samurai 8 fios / Wiplash / alguma outra?

 

To numa dúvida lascada!!!

 

Em relação a libragem, vou de 30 ou 40 libras.

 

Aguardo ajuda dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde!

Vou pegar um gancho no tópico do amigo... vou debutar na pesca com isca artificial e linha multi (pesca de dourado no São Francisco, bastante pedra, vou usar leader).

 

Pergunta: qual linha multi comprar?

 

Power Pro / Power Pro 8 fios / Sufix / Triumph / Daiwa Samurai / Daiwa Samurai 8 fios / Wiplash / alguma outra?

 

To numa dúvida lascada!!!

 

Em relação a libragem, vou de 30 ou 40 libras.

 

Aguardo ajuda dos amigos.

De todas que citou eu prefiro a samurai e que eu saiba só tem oito fios.

 

Sufix não gosto

 

Triumph boa más as que eu procurei, mais caras que samurai

 

Power Pro dispensa comentários

 

Wiplash - não conheço.

 

Agora se tem muita pedra cuidado pra não perder o troféu.

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Fernando... valeu pela ajuda!

Peguei a Sufix 832 na mão outro dia, diferente da PP 4 fios, que parece de plastico, a Sufix tem uma consistência que parece algodão... sei lá, parece que vai desfiar a qq momento, claro, só impressão, mas já ouvi muiiiiiita gente falar bem dela.

 

Dúvida: a Daiwa Samurai tem carretel verde e cinza, qual a diferença entre elas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linha de Multifilamento...tem uma infinidade... o preço varia de 0 a 100.

Costumo usar a sufix que é bem macia e a power pro slick...Dependendo do tipo de pesca, evito enrolar todo o carretel de linha na carretilha.. ( acho que muitos fazem isso: utilizo como base  - cama - uma linha de mono filamento e completo com a linha de multi) No meu caso , em que pesco robalos e tucunarés, não preciso mais que 40 metros de linha multi...então se na carretilha cabem 100 metros de linha 0,30 , coloco 60 metros de linha mono da onix de 0,28 mm (  25 libras ) e 40 metros de linha multi. de 0,20 ou 0,28 mm  , ..assim  um único carretel de 100 ou 150 metros de multi poderá se utilizado em outras pescarias sem problema....álém do carretel da carretilha não ficar super carregado...( cheio demais de linha..)

abraços

akira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da série procure no fórum e encontre tudo ...

 

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/32574-compila%C3%A7%C3%A3o-melhores-t%C3%B3picos-sobre-linhas/

 

Agora, linha multi de 50 reais ... só a Vexter chinesa, com carreteis de 100 m (a Vexter com carretéis de 150 é Japonesa e mais cara) ...

 

No mercado livre, vc acha muita linha em conta ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando a Sufix 832,, ela é meio dura no começo, mas é muito resistente.. e depois que amacia, fica top...

Lembrando que tem Sufix 832 que as libragens erradas no rótulo,,, tem que procurar as originais,, que conferem com o site oficial.

 

Agora, tem a Vexter X8 da Marine Sports... que aparentam ter ótima relação custo benefício... vale a pena olha essa também... 

flw..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Thiago, sua carreta cabe cerca de 133 m de 0,33 mm ...

 

Samurai 40 lbs diz que é 0,31 mm no carretel ...

 

Confiando-se nos números, seu carretel caberá 150 m de Samurai 40 lbs ...

 

Sugiro fazer uma cama de mono da mesma espessura com pelo menos 70 m ...

 

Boa sorte ...

 

joia::: joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Wellington pela ajuda.

 

Uma dúvida: o fato de colocar a cama de mono é pra gastar menos linha e por conseguinte ter linha pra um bom tempo ou porque ela encharca muito e a mono evitaria da agua entrar pra dentro da carretilha ou ainda por algum outro motivo?

 

Teria algum problema eu colocar os 150 m da samurai mesmo?

 

Vlw.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Wellington pela ajuda.

 

Uma dúvida: o fato de colocar a cama de mono é pra gastar menos linha e por conseguinte ter linha pra um bom tempo ou porque ela encharca muito e a mono evitaria da agua entrar pra dentro da carretilha ou ainda por algum outro motivo?

 

Teria algum problema eu colocar os 150 m da samurai mesmo?

 

Vlw.

 

A cama de nylon tem 2 finalidades. 1- Economizar linha e $$$$ (tbm rs) e 2 - manter o carretel cheio. vou explicar:

 

1- A maioria dos arremessos pra quem pesca aqui no sudeste são na casa dos 25 a 35 metros! (essa conta varia de acordo com o equipamento de cada um e tbm do pescador rs).

 

Levo em consideracao um "equipamento padrao": carretilha com capacidade de 100m de 0.35mm, uma vara 1.68m, linha de multi filamento 0.28mm/30lbs e isca ai por volta de 15g (zig zarinha por ex)

 

Ou seja, TEORICAMENTE vc nao precisa mais do que isso (35m) na sua carretilha, mas é sempre bom deixar uma folga a mais e a galera geralmente coloca o DOBRO*** disso (vou explicar o porque depois).

 

O problema é que as carretilhas que costumamos usar, cabem em sua maioria 110m de linha 0.35mm o que deve dar mais de 200 metros de linha 0.28mm/30lbs e os nossos peixes aqui no sudeste, não exigem linha mais resistente do que 30lbs.

 

Ai é que entra o macete da "cama" de nylon. Ela vai servir para completar o carretel, ja que a quantidade de linha 0.28mm mal chega a atingir 60% da capacidade dele. E um carretel "vazio" arremessa menos que um carretel "cheio".

 

Você começa colocando o nylon por baixo (que é barato...+-8reais / 100m) até um limite calculado com base na capacidade de sua carretilha (sim, tem "calculadoras de capacidade de linha" na internet) e completa o restante com a sua linha de multifilamento, que será a linha principal.

 

***Sobre a dica do "dobro de linha"

 

Nós que pescamos com multi filamento, temos o hábito de aproveitar a linha 2x, invertendo-a após um certo tempo de uso, e usando a outra "metade", visto que a multifilamento ela vai desgastando com o uso, pois é pouco resistente ao atrito com paus, pedras, galhadas e demais estruturas que encontramos por ai.

 

Então qual o procedimento?? Vc abastece a carretilha com 70m de linha de multifilamento (como falei, a media dos arremessos são na casa dos 25 a 35m). Durante um certo tempo, vc vai usar 50% da sua linha de multi abastecida (os "primeiros" 35m) e o restante vai ficar assentado no carretel (salvo casos especiais de entrar um peixe gigante e tomar muita linha rs). Quando perceber que a linha está desgastada, puída ou no pior dos casos, arrebentando fácil, é o momento de "inverter" a linha.

 

Voce vai tirar toda a multifilamento que tiver no carretel, e a ponta aonde vc amarrava a isca, vc vai amarrar ela na linha de nylon que esta servindo de cama, e vice-versa.

 

Em tempo...

 

Teria algum problema eu colocar os 150 m da samurai mesmo?

 

Isso fica a critério de cada pescador.

 

Eu não gosto pq a multi filamento retém água, e a água que vem com a linha nas camadas superiores (a parte que vc utiliza, os primeiros 35m) escorre pra parte que fica assentada nas camadas mais ao fundo, o que é prejudicial às linhas de multifilamento, principalmente as de baixa qualidade (chegam a danificar os fios perdendo consideravelmente a resistência).

 

Outro detalhe, a não ser que vc compre uma multifilamento de 0.33mm ou mais grossa, dependendo da carretilha, você vai precisar de um pouco de cama de nylon pra abastecer a carretilha com os 150m.

 

Minha sugestão é vc calcular as capacidades de linha da sua carretilha e abastecer com 70m de multifilamento e o restante com nylon (preferencia nao mais que 0.35mm se for usar multifilamento de 0.25 a 0.30mm).

 

Faço assim desde que comecei a usar multifilamento (em 2009) e a conta sempre deu certo. os 70m sao suficientes para suprir bem os arremessos e convencionais perdas (linha estourada por ex ou cortes de partes danificadas)

 

Espero ter sanado suas dúvidas!!

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe... bom dia!

 

Agradeço imensamente pela explicação, queria entender mesmo essa questão da cama mono.

 

O Wellington, inclusive, já havia me dito pra colocar uns 70 m de mono que somada a mais uns 70 ou 80 m de multi dão a capacidade da carreta (segundo calculos do nosso amigo Wellington, a Revo STX deve receber uns 150 m de linha Daiwa Samurai 40 libras).

 

O que ele havia dito somada à sua explicação já me dão uma base para seguir em frente.

 

Assim:

 

O carretel de multi tem 300 metros, colocando uma cama mono de uns 70 metros e mais uns 75 metros de multi, o carretel vai dar pra umas 4 vezes. Legal!!!

 

Aproveitando... pra unir a mono à multi, pode ser o nó de sangue?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cama de nylon tem 2 finalidades. 1- Economizar linha e $$$$ (tbm rs) e 2 - manter o carretel cheio. vou explicar:

 

1- A maioria dos arremessos pra quem pesca aqui no sudeste são na casa dos 25 a 35 metros! (essa conta varia de acordo com o equipamento de cada um e tbm do pescador rs).

 

Levo em consideracao um "equipamento padrao": carretilha com capacidade de 100m de 0.35mm, uma vara 1.68m, linha de multi filamento 0.28mm/30lbs e isca ai por volta de 15g (zig zarinha por ex)

 

Ou seja, TEORICAMENTE vc nao precisa mais do que isso (35m) na sua carretilha, mas é sempre bom deixar uma folga a mais e a galera geralmente coloca o DOBRO*** disso (vou explicar o porque depois).

 

O problema é que as carretilhas que costumamos usar, cabem em sua maioria 110m de linha 0.35mm o que deve dar mais de 200 metros de linha 0.28mm/30lbs e os nossos peixes aqui no sudeste, não exigem linha mais resistente do que 30lbs.

 

Ai é que entra o macete da "cama" de nylon. Ela vai servir para completar o carretel, ja que a quantidade de linha 0.28mm mal chega a atingir 60% da capacidade dele. E um carretel "vazio" arremessa menos que um carretel "cheio".

 

Você começa colocando o nylon por baixo (que é barato...+-8reais / 100m) até um limite calculado com base na capacidade de sua carretilha (sim, tem "calculadoras de capacidade de linha" na internet) e completa o restante com a sua linha de multifilamento, que será a linha principal.

 

***Sobre a dica do "dobro de linha"

 

Nós que pescamos com multi filamento, temos o hábito de aproveitar a linha 2x, invertendo-a após um certo tempo de uso, e usando a outra "metade", visto que a multifilamento ela vai desgastando com o uso, pois é pouco resistente ao atrito com paus, pedras, galhadas e demais estruturas que encontramos por ai.

 

Então qual o procedimento?? Vc abastece a carretilha com 70m de linha de multifilamento (como falei, a media dos arremessos são na casa dos 25 a 35m). Durante um certo tempo, vc vai usar 50% da sua linha de multi abastecida (os "primeiros" 35m) e o restante vai ficar assentado no carretel (salvo casos especiais de entrar um peixe gigante e tomar muita linha rs). Quando perceber que a linha está desgastada, puída ou no pior dos casos, arrebentando fácil, é o momento de "inverter" a linha.

 

Voce vai tirar toda a multifilamento que tiver no carretel, e a ponta aonde vc amarrava a isca, vc vai amarrar ela na linha de nylon que esta servindo de cama, e vice-versa.

 

Em tempo...

 

Teria algum problema eu colocar os 150 m da samurai mesmo?

 

Isso fica a critério de cada pescador.

 

Eu não gosto pq a multi filamento retém água, e a água que vem com a linha nas camadas superiores (a parte que vc utiliza, os primeiros 35m) escorre pra parte que fica assentada nas camadas mais ao fundo, o que é prejudicial às linhas de multifilamento, principalmente as de baixa qualidade (chegam a danificar os fios perdendo consideravelmente a resistência).

 

Outro detalhe, a não ser que vc compre uma multifilamento de 0.33mm ou mais grossa, dependendo da carretilha, você vai precisar de um pouco de cama de nylon pra abastecer a carretilha com os 150m.

 

Minha sugestão é vc calcular as capacidades de linha da sua carretilha e abastecer com 70m de multifilamento e o restante com nylon (preferencia nao mais que 0.35mm se for usar multifilamento de 0.25 a 0.30mm).

 

Faço assim desde que comecei a usar multifilamento (em 2009) e a conta sempre deu certo. os 70m sao suficientes para suprir bem os arremessos e convencionais perdas (linha estourada por ex ou cortes de partes danificadas)

 

Espero ter sanado suas dúvidas!!

 

abraço

 

Caraca, Velho ... escreve bem pra ccaralho ...

 

Show de post ...

 

palmas:: palmas:: palmas:: palmas:: palmas::

mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...