Ir para conteúdo

Abu 6000 - Drag fraco


Posts Recomendados

Tenho minha abu ambassadeur 6000 desde 98. Usei ela relativamente pouco e nunca fiz manutencao.

Ha uns 3 meses eu fiz a limpeza dela, remontei tudo certinho.

So que o drag deva ta fraco demais. Tinha mto tempo que nao a usava entao nem lembro se o drag tava ok.

Vale ressaltar que o freio dela ficou apertado por anos e ela tambem ficou guardada por um bom tempo.

Nao deixei graxa ou oleo contaminar os discos de carbono do freio e eles nao apresentaram uma aparencia ruim.

Entao queria a opiniao de voces...

Porque meu drag ficou fraco assim?

Sera que os discos de carbono ja eram? Sera que eh so trocar?

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lênio, 

 

Você pode comprar os discos de carbontex.

Há algumas pessoas que compram a folha inteira no exterior e você consegue cortar do tamanho que cabe na sua carretilha.

 

Caso não consiga achar, tente entrar em contato com a Fishing Master.

Eles vendem o esses discos de carbontex.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lênio, boa tarde...

Pelo achismo, isso de ter ficado apertado por anos é um dos problemas que deve ter ocasionado a perda da eficiência do freio, pois achatou demais e assim, mesmo arrochando a estrela ele não consegue comprimir na coroa pra dar o arrasto necessário...

Outro fator que pode ter ocorrido são aquelas arruelas do eixo colocadas de forma errada ou faltando alguma também pode fazer com que o freio falhe...

Abraço e boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A montagem ta ok.... Isso posso garantir

Acho que ficou apertada mto tempo e achatou os discos de carbono mesmo.

Estou providenciando discos novos pra testar.

Vou voltar aki pra contar as novidades.

Obrigado pela ajuda!

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

So atualizando o topico para que alguem possa dar alguma ideia...

Troquei os discos de carbono originais pelos de carbontex...

Com certeza melhorou e muito o drag, POREM no meu teste aqui deu apenas 1,84kg de drag... Pra mim ta muito fraco... Ou sera que essa minha Abu 6000 classic (antiga bagarai) é assim mesmo?

Achei que os discos de aluminio pudessem estar escorregando por qualquer resquício de oleo e deixei no detergente de ontem pra hoje.

Tirei da agua com detergente, lavei com agua corrente e sequei com pano.. Nao adiantou nada. Bateu os mesmos 1,8kg de drag.

 

Alguma sugestao?

 

PS: a montagem ta ok, nao eh possivel que tem coisa errada rsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas carretilhas de perfil baixo tem duas arruelas concavas no eixo da manivela que fazem as vezes de uma mola, e dão ação aos discos.

São elas que pressionam um disco contra outro criando resistência à saída da linha.

Por terem ficado tanto tempo pressionados eles perderam a ação, então não pressionam os discos de forma eficiente.

Na  sua carretilha também é assim:

http://www.reelschematic.com/schematics/Abu%20Garcia/Ambassador/AMBASSADEUR%206000(05-01).pdf

 

São as peças 5131.

Veja se elas estão achatadas.

Se estiverem basta usar dois alicates e dobrar levemente ao meio, as duas. Depois monte uma contra a outra para que fique um espaço entre elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando...

 

Desmontei e remontei a abu mais algumas vezes e nao tem erro mesmo na montagem.

Os testes se mostraram iguais, com drag maximo de 1,85kg (comecou a soltar linha).

 

Achei que pudesse ser a balanca (xing ling total), ate por conselho do Marcelo (Pesca Verdade), e peguei outras carretas para testar.

 

Primeiro foi com a Lubina GTS Tournament JF que tem drag maximo de 5kg. Soltou linha com 2kg.

e Segundo com uma Daiwa Exceler 100SH que tem drag maximo tambem de 5kg. Soltou linha com 2kg.

 

Nao quis testar a aldebaran nem a tekota porque acho que os resultados ja mostram uma cerca proporcao entre informacao dada pelo fabricante, e desempenho real.

Mesmo assim, a Abu 6000 deveria ter um drag maior do que os 1,85kg ja que se destina a busca de peixes maiores do que as de perfil baixo que citei.

 

Entao, realmente, to sem saida. 

 

Se alguem tiver outra sugestao, to na area para ouvir rsrsrs..

 

ps: ainda nao testei dando uma "entortada" nas arroelas que vem logo antes da estrela. Farei isso o quanto antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

N eh n cara... Chegou o fds e eu ja tinha remontado a carretilha. Ai no fds eu nao mexi.

Cheguei em casa hoje e resolvi so fazer esse teste.

Amanha ja vou dar uma mexida nas arroelas.

Pode deixar que ainda volto p falar.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So p vc ver q n eh pouco caso, desmontei agora (23:56) e entortei as arroelas. Remontei e apertei o freio ao maximo!!!!

Infelizmente nao passou de 1,8kg ou 4lb.

Acho q nao tenho mais nada a fazer alem de levar num tecnico. Acontece que sei fazer minhas manutencoes e acho q um tecnico nao acrescentaria nada...

E agora jose???

Vou levar ela pra roca e pescar de espera por la.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, tenho uma Abu Garcia C4 6600, tb usei poquíssimas vezes, e só peguei 2 peixes bons com ela, o resto tudo peixinho pequeno que mal tomou linha, mas o suficiente p/ perceber que algo estava errado com o Drag da carretilha, pior que a carretilha está zerada!! Tenho o maior cuidado com ela, e nunca guardo nenhuma de minhas carretilhas ou molinetes com o "drag apertado". Confesso que a minha apresentou o mesmíssimo problema!! Tb fiquei meio "encafifado" com essa história, já que as carretilhas da Abu Garcia tem fama de ter os melhores drags entre todas as carretilhas. Recentemente comprei a nova Titan Big Game SW da Marine Sports. Nunca mais usei a minha Abu 6600, o Drag da Titan BG está dando de 1000 em cima da mina Abu 6600. Mas eu não fiz o teste de trocar os discos de freio da minha Abu. Cheguei a  desmontar a minha Abu p/ dar uma olhada, ver se tinha escorrido óleo ou graxa nos discos de freio, e aparentemente nada!! Sei lá se é um defeito de fabricação de série....sei não!! O fato é que minha Abu está bem fraquinha de drag tb!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So p vc ver q n eh pouco caso, desmontei agora (23:56) e entortei as arroelas. Remontei e apertei o freio ao maximo!!!! Infelizmente nao passou de 1,8kg ou 4lb. Acho q nao tenho mais nada a fazer alem de levar num tecnico. Acontece que sei fazer minhas manutencoes e acho q um tecnico nao acrescentaria nada... E agora jose??? Vou levar ela pra roca e pescar de espera por la. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Boa sorte Lenio.

O Helton relatou a mesma coisa.

Vou acompanhar esse desenrolar porque até eu fiquei curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

La so fala sobre oleo ou graxa nos discos do drag e sobre usar multi.

Eu me certifikei da limpeza dos discos deixando dum dia pro outro numa solucao de agua e detergente e lavei tudo e sequei.

Nao tem nd de oleo.

E to usando mono.

Nao sei mais o que fazer.

Acho q o drag eh esse mesmo....

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Prezados...

 

Tentando ajudar... Lênio, por acaso guardou os freios originais gastos que retirou da Abu? Se sim, compare as espessuras deles com os carbontex. Se os carbontex forem mais finos, acredito que pode ser esse o problema. 

Agora se você constatar que os carbontex são mais espessos que os antigos, eu faria o seguinte teste: montaria a carreta com os freios velhos e os de carbontex juntos pra ver se dá a pressão desejada.

 

Acompanhando...

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

La so fala sobre oleo ou graxa nos discos do drag e sobre usar multi. Eu me certifikei da limpeza dos discos deixando dum dia pro outro numa solucao de agua e detergente e lavei tudo e sequei. Nao tem nd de oleo. E to usando mono. Nao sei mais o que fazer. Acho q o drag eh esse mesmo.... Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

Lá fala sobre a possibilidade da linha estar patinando no carretel.

Faça uma marcação na borda do carretel pra verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh helton... Vc nao tem uma balanca ou algum jeito de testar o drag da titan pra fala p gente qto q ta dando? Enviado do meu iPad usando o Tapatal

 

Uhm, tenho só o "Alicate de contenção" mesmo, que pega até 17Kg. Dá p/ improvisar algo, mas não sei se seria algo totalmente confiável, mas posso sim fazer um teste. Agora o Drag dela é bem forte mesmo! Ha uns 15 dias atrás fui a um pesqueiro utilizei ela com uma linha monofilamento sufix 0,40 mm e vara 7´0´´ de 30 lbs e ação bem rápida. Pequei 2 tambacus até grandes de mais ou menos 23 Kg cada. E p/ testar ela não dei muita folga p/ os bicho não, trabalhei com eles quase que no limite p/ não arrebentar a linha. E ela segurou bem, quando o peixe chegava a tomar linha, a linha saia macia e sem trancos, gostei muito!! Agora só não sei quanto à durabilidade, aí infelizmente, só mesmo o tempo dirá. Mas vou sim fazer o teste, assim que tiver feito dou um parecer aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maravilha Helton...

Valeu demais!...

 

Rodrigo, eu marquei e vi que a linha nao esta patinando nao.

Assim como no meu post anterior, outras duas carretilhas minhas tiveram comportamento parecido.

 

Acho que pode ser a forma que estou medindo. Estou amarrando a linha direto na balanca e puxando a carretilha pra baixo. Sem vara nem nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lênio, ontem fiz o teste de "Drag" na minha Titan BG, mas vou ter que fazer novamente. Como eu disse anteriormente, ela está "abastecida" com linha monofilamento Sufix 0,40mm e a linha estourou durante o teste. Fiz mais ou menos da mesma forma que você, amarrei a linha da carretilha no cabo do alicate, prendi a ponta dele em um gancho de "armar rede" que está fixado a parede, deixei só uns 60, 70 cm de linha entre o alicate e a carretilha, travei a carretilha "no osso", e fui puxando a carretilha bem devagar, quando passou um pouco de 8Kg a linha estourou. Segundo o fabricante da carretilha, ela tem Drag de 25lbs, ou seja, aproximadamente 12Kg. Não sei se realmente ela chega a isso não, mas acho que pelo menos uns 10Kg ela aguenta sim, pois arrebentou a linha com mais de 8Kg de força e não soltou linha nenhuma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...