Ir para conteúdo

Essencial para Barcelos-AM?


Agenor Botelho

Posts Recomendados

Olá turma, gostaria de contar com suas sugestões/dicas para eleger os equipamentos básicos para Barcelos, será minha primeira vez por lá, na busca do Açu em (Janeiro/15), por isso gostaria de contar com a vasta experiência de muitos de vocês e, compor minha tralha essencial para esse desafio!

Algumas coisas já tenho acompanhado em alguns "posts" que venho acompanhado e, que muito tem me orientado em linhas gerais, como por exemplo:

As varas ideais devem ter entre 25 e 30 lbs!

Além disso devo levar comigo iscas de variadas ações (Hélices / Superfície / Meia água e na apelação Jigs e Shads), lider em flúor carbono, linhas de multifilamento etc...

Gostaria então que vocês me ajudassem a eleger:

Quantos conjuntos (Vara e carretilhas eu devo levar, há necessidade de um conjunto reserva?

Qual melhor isca de hélice e, a quantidade ideal?

Qual são as melhores iscas de superfícies e, a quantidade ideal?

Qual são as melhores meia água e, a quantidade ideal?

E os Jigs e Shads, modelos e quantidade?

Para finalizar qual linha e o lider ideal?

Diante dos comentários e sugestões, irem compilar e decidir o que levar, evitando assim levar equipamentos desnecessários ou sem produtividade para aquela região!

Conto com todos,

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Xará,

Pescar em Barcelos é sempre uma festa !

Estar preparado é algo que precisa ser bem planejado !

Não sei como estará enfrentando o traslado MAO para Barcelos, mas procure sempre levar o essencial...

Três conjuntos completos é mais que suficiente, pois poderá deixar um deles na reserva...

O Rodrigo já traçou a linha básica do que é bom levar, e concordo com muito do que ele postou !  doutor::

A questão das iscas é coisa para conversar muito... Precisa apostar nas suas preferências !

Pode até levar uma quantidade enorme, mas ficará pescando com - no máximo - 12 a 15 iscas no final... (o problema é descobrir quais..)

Como anda lendo os tópicos, já tem muita coisa dita, e as campeãs de preferência são sempre as Rip Holler, T20, Subwalk, Prima, entre outras... (cores mais para clara, osso, transp e branca cabeça verm)

Linha que vai de 50 lb à 65 lb (tem uns mais exagerados que chegam ma usar 80 lb), dependendo da marca escolhida ! Uso a Power Pro Slick (8 fios) e acho ótimo...

Recomendaria o uso de Snaps, até para maior conforto... Leader é algo pessoal ! Às vezes uso, muitas vezes não...

Fique certo que essas informações deverão ser a base de suas respostas, mas vamos deixar aparecerem outras contribuições...

SUCESSO e não esqueça de nos trazer fotos e postar um relatinho...  :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao menos 3 conjuntos : Um para hélice, Zara ou meia água e um pra Jig.

 

Iscas: essa conversa não tem fim.

As que não podem faltar: Rip Holler, T20, subwalk, Jig Ultimate

 

Linha : Power Pro 65 lbs. Não uso leader, amarro direto na isca.

Rodrigo, obrigado por sua sugestão!

Sábado irei até a loja de pesca e conferir esses itens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agenor 

 

acrescentando , sempre fui adepto a usar leader , fiz minha primeira para Barcelos final de outubro deste ano com a Turma do Chicão , e nos primeiros dias de pescaria já larguei mão.....é isca direto no multi , tanto jig , quanto zaras e hélice...amarrado tudo direto

 

fora as iscas , linha e vara como citou , tem algumas coisas que não podem faltar , com certeza 

 

- Garatéias reserva 

- Split ring reserva 

- Alicate próprio para troca de garatéias ( é muito mais seguro e é uma ferramenta que além de fundamental é barata ) 

- Lanterna 

 

no Jig , o que usei lá ( peguei repiquete ) foi o do Flávio , da Extreme , foi bem pra caramba , show o jig

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe que me esqueci.........eu não tinha UMA isca sequer Rapala Subwalk , e quando fomos na Sucuri passear , comprei uma branca de barriga laranja , " por comprar " , coisa de pescador.............com o repiquete , usei somente esta isca e jig.........fiz minha pescaria nela , ou seja , se eu não tivesse na caixa já viu......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Xará,

Pescar em Barcelos é sempre uma festa !

Estar preparado é algo que precisa ser bem planejado !

Não sei como estará enfrentando o traslado MAO para Barcelos, mas procure sempre levar o essencial...

Três conjuntos completos é mais que suficiente, pois poderá deixar um deles na reserva...

O Rodrigo já traçou a linha básica do que é bom levar, e concordo com muito do que ele postou !  doutor::

A questão das iscas é coisa para conversar muito... Precisa apostar nas suas preferências !

Pode até levar uma quantidade enorme, mas ficará pescando com - no máximo - 12 a 15 iscas no final... (o problema é descobrir quais..)

Como anda lendo os tópicos, já tem muita coisa dita, e as campeãs de preferência são sempre as Rip Holler, T20, Subwalk, Prima, entre outras... (cores mais para clara, osso, transp e branca cabeça verm)

Linha que vai de 50 lb à 65 lb (tem uns mais exagerados que chegam ma usar 80 lb), dependendo da marca escolhida ! Uso a Power Pro Slick (8 fios) e acho ótimo...

Recomendaria o uso de Snaps, até para maior conforto... Leader é algo pessoal ! Às vezes uso, muitas vezes não...

Fique certo que essas informações deverão ser a base de suas respostas, mas vamos deixar aparecerem outras contribuições...

SUCESSO e não esqueça de nos trazer fotos e postar um relatinho...  :amigo:

Kid M, agradeço muito sua orientação e apoio, afinal desde quando me inscrevi na Turma vc tem me ajudado muito, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agenor 

 

acrescentando , sempre fui adepto a usar leader , fiz minha primeira para Barcelos final de outubro deste ano com a Turma do Chicão , e nos primeiros dias de pescaria já larguei mão.....é isca direto no multi , tanto jig , quanto zaras e hélice...amarrado tudo direto

 

fora as iscas , linha e vara como citou , tem algumas coisas que não podem faltar , com certeza 

 

- Garatéias reserva 

- Split ring reserva 

- Alicate próprio para troca de garatéias ( é muito mais seguro e é uma ferramenta que além de fundamental é barata ) 

- Lanterna 

 

no Jig , o que usei lá ( peguei repiquete ) foi o do Flávio , da Extreme , foi bem pra caramba , show o jig

Opa Thiago, é isso daqui é vivendo e aprendendo! Sou adepto também do líder mas diante do exposto vou avaliar melhor e de repente, usar uma com líder e outra sem até para avaliar melhor.

As vezes, fico puto quando o nó não fica campeão e, começa a raspar no passador, mas insisto com o líder por medo de perder o troféu, mas farei a experiência dessa vez!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aê parceiro, muito já foi dito então vou fazer umas observações:

 

Conjuntos: 3 ou pelo menos 3 varas.

Iscas, leve duas de cada (jig, meia-água, superfície) e quatro da sua predileta. Até hoje só perdi 4 iscas por lá. Difícil é resistir em encher a caixa. Meu amigo Lamana leva 50 rip e usa só uma. Meu amigo BetoBH leva 500, usa todas e ainda pega mais umas emprestadas.

Linha: qualquer que seja a sua marca predileta, ou libragem, inverta a linha do seu conjunto principal no meio da pescaria. Tipo só a use por 3 dias. Já vi veteranos arrebentarem linha de 80 libras na fisgada com vara de 20 libras. Já testei linha 65 lb que não deu 10 libras. Ficar com dó de jogar a linha fora é fazer economia de palito.

Nó em multi: eu não uso nó mas se for usar, usarei sempre o Palomar. É seguro e resistente ao corte.

Cama: muitos aqui condenam o uso de cama. Eu digo que para tucunaré não se precisa de linha que ultrapasse duas vezes a distancia do seu arremesso. Então se seu arremesso é de 30 m basta 60 m de linha. Então é isso, vc vai gastar 60 m de linha em uma pescaria lá.

Abrax e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agenor, vc ja leu e releu todas as dicas acima. concordo com todas.

Aproveite muito la, nao esqueca de beber muita breja para hidratar, o sol eh forte.!!!!!!!!

So adicionaria aos 3 conjuntos de varas e carretilhas, um 4 conjunto, mas deixar desmontado mesmo no barco grande, para qq inconveniente, quebrar uma carretilha, ou uma vara. 

O resto vc ja sabe!!!

boa pescaria

 

abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A melhor dica possível sobre linha na Amazônia: 3 Dias = inverte; mais 3 dias com a outra ponta e joga fora. Perfeito. E os piloteiros adoram, renova a deles que está em uso há meses.

 

Só uso desta forma na Amazônia, e a Sufix 832 50 lb nunca me deixou na mão até hoje (sempre com líder fluorcarbono 0,66 mm). Por garantia, pode ir de 65 lb, que é o que a maioria opta.

 

Boa sorte!

 


Linha: qualquer que seja a sua marca predileta, ou libragem, inverta a linha do seu conjunto principal no meio da pescaria. Tipo só a use por 3 dias. Já vi veteranos arrebentarem linha de 80 libras na fisgada com vara de 20 libras. Já testei linha 65 lb que não deu 10 libras. Ficar com dó de jogar a linha fora é fazer economia de palito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É brincadeira não, Marcel.

Desde que comecei a sonhar com os Açus me perguntava: porque usar linha de 80 libras em carretas com drag de 12 libras?

Depois de algumas semanas por lá, posso responder: É que a linha se desgasta e perdemos o troféu por preguiça ou por economizar 60 metro de linha que custam 50 reais.

Mesmo a sufix832 quando perde a cor está em torno de 60% da sua resistência.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy,

 

Desde a primeira pescaria lá, com zero de experiência, já fazia isto. Intuição ou lógica, não sei.

 

Da mesma forma para garatéias: abriu ou entortou  arrow::  troco, com argola e tudo.

 

Economizar linha e garatéia em uma viagem super cara, que fazemos poucas semanas por ano... suici::

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou mega empolgado agora com seus esclarecimentos, pois muitos convergiam com os meus, mais agora sei o que é essencial, agradeço a todos por suas colaborações!

Amanhã cedo, estaria visitando as lojas de pesca, buscando ajustar o que já tenho com as recomendações aqui feitas.

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Agenor blz?

 

Eu nunca estive no AM e nem cogitei AINDA danca::  mas uma traia que não deixaria de levar seria uma GOPRO HERO ou similar e bateria pra dar conta do recado. 

Iria filmar e fotografar o máximo possível  alegre::

 

Boa sorte e ótima pescaria  ::tudo::

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Agenor,

 

arrow:: Sei que muitos conselhos já lhe foram passados, e acredito que todos estejam convergindo para algo quase que consensual !

A partir daí, se trata mesmo de preferências ! Você deve ter as suas, e não deixe de levá-las em consideração !

Na questão das iscas, sempre um item amplo de opções, é necessário ter em mente que nem sempre o esperado acontece !

arrow:: Motivos para isso não faltam, mas a realidade é o que conta ! Se o peixe estiver comendo, o que for para a água, será atacado...

O problema é quando não estiver comendo... Além das cansativas hélices, que produzem bons exemplares, as iscas de superfície são menos efetivas, ressalva para algumas Poppers (Pop Queen 10,5) e a já consagrada Rebel Jumping Minnow (T20). Tudo mais que usei (a semana estava péssima) foi perda de tempo... Lancei mão das sub superfícies, e enquanto que as tradicionais Perversa (Borboleta) passaram em branco, as Sub Walk (Rapala) mostraram um pouco de sua fama, perdendo contudo para as Prima da Zagaia ! Sempre nas tonalidades claras (osso) ou mesmo transparentes... As Biruta (Moro Deconto) também não se mostraram eficazes... As meia águas apresentaram pouco rendimento, e as Primas - por nadarem mais abaixo - preencheram esse tipo de trabalho... Também os jigs (uso os da Extreme Jigs - excelentes) se mostraram pouco eficazes, mas isso certamente não por conta das iscas, mas pelas condições de pesca que estavam muito ruins !

arrow:: A recomendação depois disso, é que tenha sempre um par de suas escolhas, preferencialmente iguais em tamanho e cores, pois uma vez encontrado o caminho, não há porque ficar variando...   ::tudo::  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esqueça do mais importante  DEPOIS DE TUDO QUE FOI FALADO, leve um litro de um bom WHISKY, para comemorar com um bom golinho toda vez que você pegar um bom peixe. doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: Se não fizer isso dá azar e você não pegará mais nada. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

E boa pescaria.

 

Abrx

 

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não esqueça do mais importante  DEPOIS DE TUDO QUE FOI FALADO, leve um litro de um bom WHISKY, para comemorar com um bom golinho toda vez que você pegar um bom peixe. doeu:: doeu:: doeu:: doeu:: Se não fizer isso dá azar e você não pegará mais nada. :gorfei: :gorfei: :gorfei:

E boa pescaria.

 

Abrx

 

Ricardo.

 

O melhor conselho de todos  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...