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Qual o melhor passo da helice para o sea pro barco 6m (com peso)

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::tudo:: Tenho um barco levfort apolus 600 com um sea pro e gostaria de saber qual o melhor passo de hélice devo usar para quando o barco estiver com peso.

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O Apolus 6m tem uma boa navegabilidade, praticamente um Squalus 600 com bio chato, não sei se necessita uma hélice diferente, mas se for andar muito pesado pegue uma 9.9 x 12, a que vem nele original normalmente é a 9.9 x 13

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Bom dia !

Tenho um Sea Pro, fui pescar no São Francisco e naveguei com um barco tipo Squalus normal, em 2 pessoas não passava de 4.600 RPM. To usando o hélice que vem quando adquirimos na loja, ou seja, a hélice que é trocada quando o motor é transferido para 30 HP. To bem desanimado com o motor.

 

Não sei o que pode estar acontecendo.

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Thiago não sei da onde inventaram essa de trocar a hélice depois da transformação, pois os Tohatsus e Nissan 30hp também utilizam 9 7/8 x 13 que é original que vem nos Seapro .  Meu Seapro depois que voltou da revisão ficou meio amarrado, eu mexi na entrada de Ar- Combustível no carburador e voltou ao normal é muito sutil tem que ir testando.   Mas esse seu motor tá precisando dar uma revisada acredito. 

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E ai Guto ! Tudo certo !?!

 

Rapaz, esse motor passa a cada 6 meses pela revisão completa. Inclusive, antes de ir para a pescaria, troquei o óleo da rabeta e fiz uma limpeza no carburador.

 

Em relação ao hélice, quis dizer que a ela foi trocada no momento em que passaram ele para a potência original, no caso, 30 HP. Isso, antes de eu pegar ele na loja.

 

A hélice que tem nele hoje é a que veio quando comprei, especificações dela: 9.6 x 13

 

Andei sozinho no barco que citei acima e deu 4.800 RPM, depois em 2 e dava os 4.600 RPM que falei acima. Mexi no trim em todas as posições possíveis e não surtiu efeito.

 

Dá pra perceber que ele está meio amarrado, se comparado ao do meu amigo que sempre vai pescar junto e tem o mesmo motor comprado na mesma loja, a diferença é

 

gritante. O dele tem mais força e velocidade final, até o ronco do bicho é diferente. Mais estranho é que a um tempo atrás, o meu parecia render mais, fizemos um teste a

 

uns 2 anos atrás e os 2 andaram juntos.

 

Hoje, esquece, não dá nem graça.

 

Não tenho nem ideia de como tentar melhorar isso.

 

Thiago

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Relata isso na próxima revisão não tem porque ele estar ruim de andar, ou é regulagem de carburador ou hélice ruim.  

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Thiago não sei da onde inventaram essa de trocar a hélice depois da transformação, pois os Tohatsus e Nissan 30hp também utilizam 9 7/8 x 13 que é original que vem nos Seapro .  Meu Seapro depois que voltou da revisão ficou meio amarrado, eu mexi na entrada de Ar- Combustível no carburador e voltou ao normal é muito sutil tem que ir testando.   Mas esse seu motor tá precisando dar uma revisada acredito. 

 

Guto, eu acho que é plausível essa troca de hélice, acho que até o Reginaldo Herrera pode tirar essa dúvida

 

Comprei meu sea pro com ele em Janeiro, e em vez de vir o hélice original QuickSilver, veio uma da sorabo de mesmo passo que a original

 

Pesquisei muito antes de comprar este motor, e pelos relatos que eu li, o hélice original quicksilver possui uma saída de gases menores que o da sorabo, quando é usado na transformação para 30, a queima aumenta e consequentemente a saída do hélice não tem um escape necessário, já o sorabo tem uma saída dos gases um pouco maior, por isso essa troca

 

 

posso estar bem errado, mas são os relatos que vi no fórum de pesca da caterva e guararapes. . ..

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Léo acho muito estranha essa informação, apesar de ter já ter lido isso, mas a maioria, acredito que cerca de 90% dos Seapro já saem 30hp e com hélice 9 7/8 x 13 de fábrica.  Eles não vem com hélice Quick Silver, é original do motor mas não sei a marca, pelo menos nos 5 Mercurys( 5, 7.5, 15, 18 e 25)  que já tive  nenhum veio com hélice dessa marca, pelo menos com o logotipo dela, e dos 3 Seapro que tive contato retirados zeros todos vieram com essa hélice e nenhuma reserva.

Olhando em sites estrangeiros vejo direto o povo reclamar da regulagem do carburador dos Nissans, Tohatsus e Mercuys japoneses, eles são chatos de encontrar o ajuste ideal, e muito sensíveis a qualidade de combustível, por isso muita discrepância entre o desempenho de motores iguais ou até no mesmo motor, o meu mesmo era um canhão quando comprei, hoje noto que não é mais o mesmo, o do meu tio que que tiramos zero no mesmo ano está andando mais, pouca coisa mas tá, em ambos tivemos que fazer limpeza do carburador , o do meu tio enferrujou a agulha deixando ele na mão no meio rio, pra já quem teve Yamaha dá uma certa raiva apesar do melhor desempenho e consumo do Seapro, pois o Yamaha pra deixar na mão tem que zoar muito . No meu até coloquei um filtro de Fusca na mangueira de combustível

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O meu já saiu com a hélice 9.6 x 13 da loja, que agora vendo o que o Guto tá falando, é diferente da dele que é 9 7/8 x 13.

 

Quando fui fazer a última revisão, em Set/14, o mecânico da autorizada me explicou esse negócio da hélice, exatamente como o Leo disse, que a saída dos gases da hélice que sai com ele da fábrica é menor e que portanto isso acabava provocando falas constantes de desempenho no motor.

 

Por isso, ele trocam todas as hélices e colocam essa 9.6 x 13 que tem uma saída de gases maior. Ele até me mostrou as 2 hélices uma do lado da outra. Realmente a saída é maior.

 

Inclusive ele disse que tem um estoque enorme de hélices que saem com o Sea Pro de fábrica lá (a que vem com o motor da fábrica e que depois é substituída), pra mais de 1.000 hélices e que não tem o que fazer com elas. Inclusive ele me deu 2 dessas que era pra eu levar de reserva caso desse problema na minha, que pra uma emergência ela serve.

 

Sabe que pensando agora... depois que troquei a hélice na última revisão em Set/14 (arrebentei ela numas pedras no São Francisco) é que meu motor começou a apresentar uma queda no rendimento... se bem que a especificação é a mesma da que tinha antes: 9.6 x 13.

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Precisa saber se existe um parecer técnico da Mercury mesmo. O Reginaldo e o Chicão que revende motores aqui no fórum poderiam desmitificar isso.  Outra coisa que percebo ao longo dos anos a melhor hélice é a original que vem no motor, as paralelas podem até ser quase iguais como a Sorabo mas nunca igual.  Só pra ter idéia minha hélice original do Mariner 15hp pesa 30g a mais que a Paralela que tenho, do 18hp nem se fala , a original parece de aço, bati numa pedra e entortou o eixo  mas nem lascou ela, pena que ela começou a patinar, a paralela que coloquei nem chega aos pés

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Pessoal, passei por esse problemas quando tinha um sea pro 30 tb . Pelo que o colega falou o motor dele não passa de 4600 rpm sendo que o ideal do sea pro é na casa dos 5300 rpm o meu eu tenho um  pety 5.50 mts com 150cm de boca . Só pra ter ideia com a helice original tava dando 37 a 38km/h e 4900 rpm ai comprei (errado) uma helice de inox de 10 x15 de passo, resultado vazio ele andava pouca coisa a mais e se colocasse mais uma pessoa ai já ficava pior que a original, não satisfeito comprei uma outra sob encomenda na Propcon ela era de inox da Jonhson foi trocado o embuchamento dela medida : 10.5x11 e o desenho dela era diferente tb as pás eram mais pontudas . Resultado que o ficou muito bom o motor marcava 43,44 km/h e 5200 / 5300 rpm . O interessante é abaixar o passo ai sobe o rpm, acho que a cada passo que se abaixa sobe em 600 rpm (na teoria) .

 

Espero ter ajudado 

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Felipe, alcançar 44 Km/h num barco com essa boca tá bom demais!! Em relação ao RPM, acho que o Sea Pro, pelo que li no manual vai até 6.000 RPM, não é isso ?

 

O meu tá minguando nos 4.600 RPM, rs... vou dar uma comparada nas hélices que veio com ele com a que troquei a pouco tempo.

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pra te falar a verdade eu não lembro ao certo se dava 5300 ou 5800 é pq eu vendi o motor com helice e tudo e parti pra um 40hp  mas eu lembro que era uns 200 rpm abaixo do limite 

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Tenho quatro hélices.

A original, à qual atribuem rendimento inferior devido à menor saída de gases e outra também de passo 13 com maior saída; uma passo 12 e uma passo 11.

Entre as duas passo treze (original e a outra), não constatei qualquer diferença de performance. Gastei dinheiro à toa.

A hélice passo 11 é exageradamente curta e com duas pessoas, mesmo em barcos pesados e com toda tralha possível, faz com que o motor ultrapasse o limite de 6000 rpm e isso pode acarretar danos. Não vejo vantagem nessa hélice. Só usaria se fosse para carregar muita carga, por longa distância.

Tenho usado apenas a hélice passo 12. No meu caso tem se mostrado a mais equilibrada. Uso barcos de marcas e modelos variados. Nem muito leves e nem muito pesados. O rpm oscila entre 5250 e 5500 e a velocidade varia entre 42/46 km/h.

Para as minhas condições de uso, a passo 12 se mostrou mais equilibrada.

Meu motor ainda apresenta uma pequena oscilação no giro, como outros usuários já relataram aqui no Fórum, mas bem de leve, nada que comprometa;

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Boa noite Carlos!

Meu Sea Pro não ta atingindo um giro legal não, fica em torno de 4.600 giros. Pode me passar as especificações dessa passo 12 e a marca também, por favor.

Sempre alugo barcos, então cada vez e um diferente.

Obrigado.

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9 7/8 x 12. A marca não sei, pois joguei fora a caixa. Comprei na internet e provavelmente é da Sorabo. Confirme com seu mecânico se o  avanço da ignição está no último possível. Não adianta somente trocar a junta do carburador. É imprescindível avançar a ignição. O meu motor ainda não está redondinho do jeito que eu gosto, mas está bom. Já atingiu 5.660 rpm no Rio Paraná com dois marmanjos e tralha pesada. Esses motores saem de fábrica (Japan) regulados para usar gasolina e aí chegam no Brasil. Dispensa comentários. Tenho também um 8 hp. Novo funcionava muito mal. Levei para oficina e ficou redondo.

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Carlos, o ponto de ignição tá no local correto, pelo que pude comparar com algumas fotos postadas aqui no fórum.

Você é de Araraquara né, não é você que tem uma oficina mecânica de motores?

Qualquer coisa levo ele ai pra você dar uma olhada, moro a 50 km dai.

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Não sou mecânico. Mas se quiser trazer seu motor, te indico a oficina do Adalto. Fica na Avenida Sete de Setembro entre as ruas Expedicionários do Brasil e Humaitá. Muito fácil de encontrar. Pode vir tranquilo que o Adalto é de confiança. Foi ele quem ajeitou meu mercury 8 hp. O sea pro 25 foi outro mecânico quem regulou (Haroldo), mas não consigo te explicar o endereço e não tenho nenhum cartão da oficina.

O ponto de ignição deve ser avançado no máximo possível, pois assim ficará igual ao Tohatsu 30 hp. Não adianta só mandar mais combustível. É preciso também mandar mais "fogo". Entendeu ? Além da junta do carburador "estrangulada", essa é outra diferença  entre os motores 25 e 30. A Tohatsu também possui as duas potências. Concordo que a cabeça de força e a rabeta são idênticos, mas é obvio que deve exister outras diferenças. Não faz sentido a diferença de 5 hp's de potência.    

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Boa tarde a todos,

 

 

Recentemente criamos um novo tópico sobre esse assunto "Passo do Helice". Dá uma olhada nesse vídeo que gravamos, acredito que vai esclarecer a sua dúvida.

 

Acesse o vídeo através desse link:

 

https://www.youtube.com/embed/szQOpaX4zII?rel=0

 

 

Valeu.

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Hélice Sea Pro !

 

Abaixo, as três hélices que tenho hoje, uma de passo 9.9 x 13 que veio com ele de fábrica e duas 9.6 x 13 que são as que usei com ele até agora depois que foram trocadas na loja. Uma delas está avariada em virtude de uma cacetada numa pedra no São Francisco, a que uso atualmente é a da direita.

 

DSCN38851_zpsyr5klqmr.jpg

 

 

 

Algumas ponderações e dúvidas:

 

Essa é a 9.6 x 13 que veio com ele quando peguei ele na loja (que substituiu a 9.9 x 13), Detalhe para a borracha que fica próxima ao eixo, veja que ela está em perfeitas condições mesmo depois de 2 anos de uso (antes de bater nas pedras).

 

Aproveito para perguntar se aquele furinho na pá debaixo atrapalharia alguma coisa o desempenho do motor ???

 

DSCN38961_zpsykrwnwsn.jpg

 

 

 

Olha a borracha mais de perto:

 

DSCN38971_zps3tulpxlq.jpg

 

 

 

Agora vejam o estado dessa borracha na hélice que uso atualmente (1 ano e 2 meses de uso). Bem achatada e gasta.

 

DSCN39001_zpskmkld7um.jpg

 

 

Pergunta: Isso pode estar atrapalhando o desempenho do motor ? O giro por exemplo por estar havendo atrito ?

 

 

Foto da 9.9 x 13 e suas diferenças em relação a 9.6 x 13 !!!

 

DSCN39031_zpsoh1dgyup.jpg

 

 

Veja que a 9.9 x 13 cabe dentro da 9.6 x 13 !!!

 

DSCN39081_zpsytvmz49c.jpg

 

 

Diferença formato das pás:

 

DSCN39151_zpskbfc2np3.jpg

 

 

Notei uma diferença de tamanho entre as pás das hélices de mesma especificação.

 

Fiz questão de medir para tirar a prova:

 

DSCN39231_zpsed348bak.jpg

 

 

Também da pra perceber uma diferença no formato das hélices de mesma especificação que talvez não fique claro na foto mas ao vivo da pra perceber.

 

DSCN39232_zpsqwpxkxv9.jpg

 

Bem pessoal, é isso... a ideia era mostrar a diferença entre a 9.9 x 13 e 9.6 x 13, o desgaste da borracha de vedação (se isso pode estar atrapalhando o desempenho) e também diferenças de tamanho e formato das pás em hélices de mesma especificação. 

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Boa Thiago, eu ainda quero entender esse lançe da hélice 9.6, esse negócio de expulsão de gases é muito estranha   na minha opinião a melhor hélice é a original que vem no motor em termos de qualidade. Vc já usou a original depois que passou ele pra 30?

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Guto, quando você fala da original então, faz menção à 9.9 x 13 ? Se for, ainda não usei ela, sempre usei as 9.6 x 13. Agora to com vontade de testar a 9 7/8 x 12 pra ver no que dá.

 

Você viu o desgaste da borracha de vedação ? Será que pode ser isso a queda de desempenho do meu motor ? Talvez um atrito ali que esteja reduzindo o giro da hélice ?

 

A diferença dos tamanhos das pás também nas duas 9.6 x 13 ?

 

 

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a funcao dessa borracha é segurar o eixo e a helice , ou seja, aquela parte estriada vai no eixo , se vc bater numa pedra por exemplo aquela parte continua girando e o helice vai parar momentaneamente, ira derrapar e voltara a girar logo depois.

 

se fosse td rigido ou unido , de ferro por exemplo, ao bater, alguma coisa teria que se partir, ou o eixo ou o helice ou as estrias, enfim, alguma coisa iria quebrar de forma irreparável e vc iria ter que ser resgatado.

 

com a borracha, simplesmente o eixo gira e td continua normal, apenas vai ter provavelmente uma helice estragada mas que te permita continuar pescando ate a troca. Exatamente o caso da tua, ela bateu, quebrou um pedaco mas vc voltou pra casa pra trocar.

 

uma helice com batidas, partes derretidas, quebradas etc, vai funcionar desbalanceada, vai fazer o motor tremer, gastar amis, perder velocidade, enfim, prejudica de forma geral o funcionamento. Mas te permite voltar pra casa. 

 

Nao use um helice danificado, o estrago pode ser grande se usar muito tempo assim.

 

No caso da helice com a borracha ressecada, vc perde a protecao do eixo para uma pancada em ser absorvida. Provalmente esta girando descompensada, causando mais tremedeira no motor.

 

Eu trocaria.

 

Sobre o formato das pás (nao o passo), ha muita informacao e desinformacao a respeito, acho que a a menos que estejamos falando de grandes potencias, nem compensa ficar neurótico com isso. Ja tentei achar um consenso a respeito, a unica coisa que eu consegui foi ficar com a certeza de que isso é mais achismo que ciencia, ao menos para motores abaixo de 115 hp. 

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Coloca a original que veio nele e faça o teste, tenho quase certeza que seu motor não tá rendendo por causa dessas hélices que te enfiaram guela baixo,  o meu , o do meu tio e de um amigo ambos  2008 vieram com a  9 7\8 x13  e os bichos são um capeta pra andar.  Hélice nova já com borracha gasta, deve ser uma porcaria ou vc ficou andando no meio de areia com ela,  a hélice do meu Mariner 15hp tem 22 anos, só não bateu em gente e a borracha tá perfeita ainda.  

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