Ir para conteúdo

ISCA DE HÉLICE - DÚVIDA!!!!


Posts Recomendados

Lendo esse tópico e por indicação de alguns amigos, estou vendo que algumas isca minhas vai da caixa direto pro escambo...

Acho que já devo ter umas 100 separadas pra outubro... Só rip de 6.25 tem 4... Ansiedade de quem vai pela primeira vez tentar os açus, acabei exagerando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dálcio e demais novatos (de Amazônia) que estiverem acompanhando:

 

Ontem eu levei um amigo que irá pela primeira vez esse ano pescar em Barcelos para treinar com grandes hélices e zaras aqui na barragem. O dia todo batendo iscas enormes e mesmo assim tivemos algumas ações, um ataque lindo que o peixe errou e em algumas coberturas com meia-água com peixes fisgados, que seria a estratégia quando o peixe estiver refugando demais as iscas de superfície.

 

No final, o saldo foi:

- Uma vara que ele nunca usou por preconceito é a que ele mais gostou, virou titular;

- A vara que ele queria comprar, usou uma igual minha e não gostou, vai economizar 700 reais;

- Ensinei a trabalhar todos os modelos de iscas de hélice que eu tenho, descobriu as que gostou mais e definiu a compra dele, não vai comprar nenhuma isca errada;

- Não se deu bem com as T20, se apaixonou por outras iscas que não sabia usar, além de não comprar mais errado, vai economizar espaço na bagagem;

- Definiu a linha que vai usar, snap, líder, argolas e garatéias...

 

Enfim, embora tenha sido um dia ruim de pescaria para os 3 barcos do grupo que estavam na água, tenho certeza que lá em Barcelos ele vai lembrar deste dia com carinho. Economizará uma boa grana e viajará confiante do equipamento que está levando. Este treino é uma parte importante do planejamento da viagem. Um dia de planejamento bem feito certamente contribuirá para toda uma semana de pescaria com maior chance de acertar.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dálcio e demais novatos (de Amazônia) que estiverem acompanhando:

 

Ontem eu levei um amigo que irá pela primeira vez esse ano pescar em Barcelos para treinar com grandes hélices e zaras aqui na barragem. O dia todo batendo iscas enormes e mesmo assim tivemos algumas ações, um ataque lindo que o peixe errou e em algumas coberturas com meia-água com peixes fisgados, que seria a estratégia quando o peixe estiver refugando demais as iscas de superfície.

 

No final, o saldo foi:

- Uma vara que ele nunca usou por preconceito é a que ele mais gostou, virou titular;

- A vara que ele queria comprar, usou uma igual minha e não gostou, vai economizar 700 reais;

- Ensinei a trabalhar todos os modelos de iscas de hélice que eu tenho, descobriu as que gostou mais e definiu a compra dele, não vai comprar nenhuma isca errada;

- Não se deu bem com as T20, se apaixonou por outras iscas que não sabia usar, além de não comprar mais errado, vai economizar espaço na bagagem;

- Definiu a linha que vai usar, snap, líder, argolas e garatéias...

 

Enfim, embora tenha sido um dia ruim de pescaria para os 3 barcos do grupo que estavam na água, tenho certeza que lá em Barcelos ele vai lembrar deste dia com carinho. Economizará uma boa grana e viajará confiante do equipamento que está levando. Este treino é uma parte importante do planejamento da viagem. Um dia de planejamento bem feito certamente contribuirá para toda uma semana de pescaria com maior chance de acertar.

 

Abraços.

 

O melhor investimento! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou 100% com o Marcel Werner !

 

Poucas não são as vezes em que nos "enamoramos" de tralhas absolutamente inúteis que são adquiridas por compulsão !

Muito melhor que isso é tentar saber ao que se adapta, treinando (quando possível) com material similar !

Mais do que "aprendizado", esse tipo de planejamento amplia o escopo de bons resultados quando é chegado o momento !

Testar e treinar, deveriam ser "lugar comum" na rotina de qualquer pescador, principalmente os esportivos !

Aos que pescam há mais tempo sabem que dificilmente usamos (de fato) mais de 10/20 iscas numa pescaria...

Somos atraídos e viramos "colecionadores", e respeitar isso como um "hobby" não tem nada demais, apesar de servir sempre como "justificativa" para novos exageros ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcel e Kid concordo com as excelentes observções de voces  realmente na prática a estória é outra! Marcel, feliz deste pescador que tem voce como amigo e pode ter esta fantástica "aula prática"! Eu quase todo dia "pesco" com as helices na piscina de casa e do clube e tambem já pude perceber detalhes importantes relacionados a tipo de vara, tipos de iscas e modo de trabalhar as iscas! Mas minha caixa ainda tem isca demais!!!hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cores que eu montei, já peguei com todas. Sou do time que acredita que a cor não tem influencia...

P1010198.jpg?1437687384812&1437687405790

.... mas... os maiores saíram nesta...

avatar.jpg?1437687366276&1437687384812&1

Também ponho muita fé nesse padrão de cor mestre Eloy, embora ache que o peixe vem no fuá que  a isca faz.

 

Tenho algumas preparadas para algum dia voltar a desafiar os açús.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cores que eu montei, já peguei com todas. Sou do time que acredita que a cor não tem influencia...

P1010198.jpg?1437687384812&1437687405790

.... mas... os maiores saíram nesta...

avatar.jpg?1437687366276&1437687384812&1

Eloy, pelo que percebi todas as suas hélices estão sem a garatéia do pitão traseiro. Você as tira pra não enroscar na hélice? Não diminui a eficiência das fisgadas?

 

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um tópico bem interessante. O uso de tais iscas é mais uma questão de modismo. Concordo que se o Açu estiver com fome ele ataca qualquer isca. Minha preferida é a 5.25. Não cansa tanto e dá conta do arrecado. A cor não importa. Meu último Açu tinha 24 lbs e a isca usada era branca com cabeça amarela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico , as minhas preferidas são as Rip Roller 5.25 cor Halloween , porém já peguei com as iscas da Jenner Lures , tucunarex .

Não aprovei muito as caribes lures , tenho na minha caixa de pesca uma única somente pela a tradição , comprei umas 8 na pesca pinheiros , porém na hora de pescar desaprovei , devido a dinâmica da isca , mas gosto é gosto e cada um tem o seu .

Hoje em dia pesco muito mais com hélice do que principio .

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostei das borrachinhas nas iscas do Eloy, tambem gostaria de saber a resposta da pergunto do porque tirar a garateia trazeira. A propósito os açus como a maioria dos peixes ataca pela cabeça ou a maioria dos ataque acontece com uma bocada lateral na isca? já vi vários videos do peixe atacando lateralmente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dalcio,

 

A garatéia traseira está lá para fisgar, mas... Raramente ela fisga o peixe, e quando o faz, também não costuma fazer direito. A própria hélice age como um impecilho para que ela ache alguma coisa. Em contrapartida, com o peixe fisgado e esta garatéia exposta, basta o bicho chegar perto de uma galhada ou molongó para a garatéia abraçar um enrosco e você perdê-lo. 

 

"Parece" também que o pitão se desgasta menos com a retirada desta garatéia - não entendo porque e ainda não consigo perceber diferença nas minhas iscas. Fato é que, de vez em quando, essa garatéia trava a hélice da isca e ela "morre". Já pensou se acontece bem no rebojo do peixão? Já passei essa raiva e não recomendo pra ninguém. 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapidamente ... É MEU PONTO DE VISTA ... SOMENTE ...

 

- Eloy não usa garateias traseiras pra evitar a garateia enroscar na hélice ...

- Existe uma argola Glico S08 oval que minimiza bastante o enrosco ...

- Peixe pega e muito na garateia traseira, que fisga direitinho ... depende de como e porquê tá atacando naquele dia ...

- As hélices da Sura do Eloy não desgasta o pitão ... pra evitar, use as hélices da Jennerlure ou embuche as hélices com luvas para cabo de aço nr 4 ... o Charles da CCM tem um tutorial aqui no fórum ensinando ...

- Dalcio, podemos prosear em outro tópico sobre comportamento do peixe ... uma dica: observação e pensar como o peixe ...

- Sobre cores, a halloween é a que mais pega ... pq é a que mais vai pra água; a mais usada ... tipo T20 osso ... cada um tem sua cor preferida ... use a que vc acredita mais ... e mude qdo seu parceiro estiver pegando mais ...

- Sobre tamanho, 14 ou 16,5 cm ... 2 cm de diferença e um mundo de discussão ... diferença? Sim, o arrasto, que faz o tucunaré, msm sem enxer a isca, já sabe o tamanho da presa, ou da ameaça ... além do quê digo que, quanto mais garateia melhor ... porém, trabalhe a isca no tamanho q vc se adaptar mais e melhor ... vai pegar ... às vezes muito mais ...

 

Depois continuo ...

 

Abração a todos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existem fórmulas matemáticas à prova de erro ... existem parâmetros ... constantemente quebrados ...

 

Pra vcs verem, uso nas hélices garateias VMC 6X #4/0 ... únicas que não abriram ainda até esse tamanho ...

 

Pois é ... repiquete, arrancando paca, tamanho médio, quase na paulada ... terceiro dia e certo barco ainda não tinha embarcado nenhum peixe ... o CUBU inventa e colocar uma Brava 90 da MS com garateias e argolas originais (Owner 3X #6) ... cabelinhos ... resumindo, quase perdeu a conta dos na faixa de 15 lbs e um encharutado de quase 20 lbs ... no repiquete ...

 

Tem parâmetro, mas lógica nenhuma ...

 

Afora as 10 Bravas 90 que vou levar este ano, veja que usando tudo o que achávamos que sabíamos, tudo foi quebrado ... ralamos, com hélices de 14 cm, 19 cm, 28 g, 59 g, trabalhos variados, coberturas variadas, T20, Duo Realis Pencil 110 (Werner nos apresentou e é melhor q a T20) etc., nada nos fez chegar nem perto do sucesso do fdp das Bravas 90 ...

 

Me preparo pra guerra, mas o cara lá muda as regras o tempo todo ...

 

O que fazer?

 

Eu procuro seguir os parâmetros básicos e vou rezando ...

 

O negócio pra mim lá é pescar ... temos nossos grandes altruístas que vão pela paisagem, sendo o peixe consequência ... eu, se não pego peixe, fico amuado, chato, mal humorado ... eu vou pescar ... só reparo paisagem qdo feliz, imaginando meu troféu confundindo-se com o por do sol ...

 

Forte abraço a todos,

 

Wellington ...

 

PS: tem um velho mesosóico aqui no Fórum que transcreve em sua assinatura um trem mais ou menos assim, qdo vc pensa q tem todas respostas, vem a vida e muda todas as perguntas ...

Lá no médio Rio Negro é dêsjeitim ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Wellington,

Essa é a razão principal pq levamos muitas iscas. NÃO SABEMOS A ISCA DE PREFERÊNCIA DOS PEIXES NA PESCARIA QUE IREMOS FAZER. Como não tem uma loja na margem do rio, levamos tudo o que achamos que o peixe irá escolher e que iremos precisar. Acho que irei comprar umas bravas 90...

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando montei as Suras (sem rabo), expliquei as razões e pedi para que postassem fotos de tucunas pegos pela garateia traseira.

 

As razões: à época os críticos das hélices era por causa do enrosco. Imagina um arremesso kilométrico, no meio do furdunço, perdido por causa de um enrosco. Zilhões de pessoas pesquisando um extensor para evitar isto (o melhor q vi foi o do Nakatani). As rips enroscam menos pque usam uma garateia de haste longa.

Fotos: Apareceu uma do Beto Caranha mas mesmo assim ficou dúvida de que ela tenha  fisgado ou enroscado no peixe.

Os tucunas não tem dentes por isso atacam de forma a engolir a presa de frente para evitar os esporões.

As borrachinhas evita que se enrosquem dentro da caixa.

 

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Wellington,

Essa é a razão principal pq levamos muitas iscas. NÃO SABEMOS A ISCA DE PREFERÊNCIA DOS PEIXES NA PESCARIA QUE IREMOS FAZER. Como não tem uma loja na margem do rio, levamos tudo o que achamos que o peixe irá escolher e que iremos precisar. Acho que irei comprar umas bravas 90...

Enviado de meu SM-N910C usando Tapatalk

 

::tudo::

 

Exatamente, Antônio ... rapaz, incluindo as 10 Bravas 90, acho que minhas 5 cxs tipo contêiner carregam e carregarão cerca de 200 iscas pra lá ... isca em casa não pega peixe ... doeu:: doeu::

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eloy, Companheiro ... vc faz falta por aqui ... :amigo: :amigo:

 

Ficaram show ...

 

Conta pra gente o resultado ...

 

As vermelhas ainda não enfrentaram um teste decente ...

 

Uma pretinha curta dessa abriu em SIRN como garatéia do meio em uma Bonnie 128 ... o açu pegou só nela e em uma perna somente ...

 

Um grande abraço,

 

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...