Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Astra-Taranis

[Desaprovado] VS Náutica.

Posts Recomendados

Antes de qualquer coisa, leia esse tópico, será mais fácil entender :

Está dando ao luxo de perder cliente? Olha lá hein:  http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/37874-est%C3%A1-dando-ao-luxo-de-perder-cliente-olha-l%C3%A1-hein/?hl=luxo 

 

Está tendo um feirão de lanchas na loja da fábrica da Ventura aqui em Ribeirão Preto. Dessa frase tenho que dizer algumas coisas:

a) o Brasil está em crise. E fecharam várias lojas de náutica na cidade.

b) O feirão começou dia 12, e dia 13 pelo menos o outdoor ao lado de casa foi retirado ...  aplauso::

c) Ribeirão Preto, para quem não conhece é interior de SP, uma cidade altamente elitista, nariz empinado pros não entendedores, acostumada a muito glamour até onde não precisa, o cidadão ribeirãopretano é absolutamente seletivo, ou seja, se não tiver lindo, limpo, impecável, chamar a atenção, pode dar de graça que o cidadão não se interessa, até hortifrutigranjeiro aqui precisa ter cara de gourmet.

 

Isso é importante dizer, pq simplesmente, faz parte da cultura local e regional, se espera isso, não se aceita nada além disso, eu como consultor vi várias lojas com ótimos produtos, pontos, preços fechando simplesmente pq o habitante local vira as caras pra uma fachada ou falta de "glamour"  como queira...

 

Se isso é ou não importante, se isso vale ou não de alguma coisa, não vou entrar na questão, mas vou dizer: quer investir aqui? Então venha com algo bem feito, meia boca tu não dura muito.

 

Bom vamos começar.

 

Gostaria de dizer de antemão (e isso sim é importante ficar claro) que diferente do primeiro tópico com o mesmo título, não fomos mal atendidos, nem subjugados, nem desmerecidos, nem qualquer outra coisa que de fato desabonasse o vendedor. O que por si só é uma diferença tal abissal que não se pode comparar, mas algumas coisas foram parelhas...

 

Isso não quer dizer que o atendimento ou a experiência de sair de casa e ir visitar o feirão foram boas.

 

Diferente do primeiro tópico onde eu considerei não dizer o nome da empresa, nesse fica impossível dizer, até por que é uma loja de fábrica, fez veiculação em vários outdoors, possui teórico background por trás que não poderia permitir erros. A Ventura é um estaleiro de renome nacionalmente, participa de várias feiras, está em todas as revistas, tem milhares de barcos vendidos e alguns anos nas costas. 

 

Não é um cara sozinho no meio do nada tentando sobreviver. O que tb explica em partes pq tanto desleixo, afinal colocando no monte anual de negócios deles, talvez esses defeitos sumam e eles nem percebam. O que é uma pena.

 

De novo, eu com uma loja dessas, fazia o inimaginável ! se eu não triplicar as vendas de uma loja dessas pode me obrigar a pagar do próprio bolso meu salário e os custos da loja.

 

Enfim, vamos lá:

 

Chegamos na loja, logo após o almoço, o que para qualquer vendedor tem sempre duas coisas na cabeça:

a) putz que horário ruim, to jiboiando agora...

b) se o cara veio agora é pq realmente está interessado, está usando o almoço dele pra ver algo que importa muito, a possibilidade de venda aqui é enorme!!!!

 

Entramos eu e meu pai, cabe aqui um ressalto de informação, se eu sou detalhista, passo o olho rápido e sou exigente, meu pai é 100x pior, além de ser um fanático por limpeza a níveis inenarráveis...

 

Logo na calçada, havia uma tenda da Yamaha (dessas de praia) o que denunciava que era ali o "tal do feirão". 

Algum banner?

Aquelas caixas de som insuportáveis?

Alguém na calçada?

Algum barco no gramado (ok é pequeno mas cabe)?

Alguma faixa?

Algum raio de coisa que me dissesse "SIM ESTAMOS AQUI, QUEREMOS SEU RICO DINHEIRINHO, ENTRE E FAÇA UM CHEQUE !!! TENHO CONTAS PRA PAGAR!!!!" ??

 

N E N H U M ....

 

Olhei as vitrines e de longe já percebi que não havia nada d+, basicamente as mesmas coisas de sempre, ou seja, uns 6 a 8 barcos. Ainda falando das vitrines e fachadas: sujas... Oi?! Lembra ? Loja = vitrine perfeita ! Ribeirão Preto = gosta de pompa ?! Oi ?! Hein?! 

 

Acha que a loja que é pequena? Coisa pouca? Que nada meu amigo, é uma BAITA loja, muita vitrine, de frente para uma das avenidas mais caras e importantes da cidade... Tem área de mecanica, lavagem, etc...

 

Bom atrás da porta (de vidro!) tinham uns banners de motores yamahas... Logo que entramos, havia uma mesinha cheia de revistas nauticas (ok! ponto pra loja) , duas lanchas e assim se seguiam as demais lanchas nas laterais.

 

Logo de início vi que a primeira lancha era uma ventura 180, e perguntei da ventura 160, que estava no outdoor com preço promocional...

 

- Não tenho, vendi ontem e como ela é pequena, o dono levou ontem mesmo.

 

HEIN !? COMO ASSIM ? Não é um feirão? Não tem outra? Não é a lancha chamariz?  medo::

 

Veio a minha cabeça aquela mesma sensação que tive no outro tópico e pensei comigo mesmo: só falta o cara falar que era lanchinha pra pobre tb ...

 

Bom continuamos e fomos ver a então 180 ... O vendedor começou a pergunta :

 

- Vocês tem arrais ?

 

Senti aquele gelo na espinha descendo até as partes mais baixas: outro que vai começar a perguntar coisas nada haver com a venda dele, Jesus .... DE NOVO NNNNÃÃÃÃOOOOO!!!!

 

Nem respondemos e ouvimos mais 2x a mesma pergunta. Quase que me viro e pergunto: você é vendedor ou da marinha? Tá vendendo curso de arrais meu fi? Vim aqui comprar uma lancha!

 

Nisso olho pro meu pai e a cara de "brochei" tava estampada.

 

Nem precisei perguntar o por que:

1- Não tinha a lancha pequena.

2- O cara não tava focado na venda e sim no maldito arrais e se eu tinha rancho ou tinha outro barco pra por no negócio ou sei la o que , só faltou perguntar se eu não tinha um cachorro que ele aceitava tb... Nada de falar das lanchas, só faltou que era maior ou menor que a do lado..

3 - Sujeira... sujeira pra tudo que é lado, cabe aqui dizer que Ribeirão nessa época venta muito e traz uma poeira vermelha que realmente suja é um saco, todo dia tem que limpar tudo pq fica sujo... Mas pera lá... ISSO É UMA LOJA! Loja de LANCHA, todo mundo sabe que uma lancha é uma compra emotiva, paga caro, nao vale nada depois e vc usa pouco. Lanchas são BRANCAS e branco aparece a sujeira... Mas não era uma sujeira de um dia pro outro, era sujeira mesmo, de dias, com terra, poeira, fuligem da queima de cana. Os bancos quando estavam sem os plásticos estavam sujos, quando estavam com os plasticos estavam imundos...  diabo::  diabo::  diabo::

 

Continuamos a olhar as lanchas, não comentei nada com meu pai e nem ele comigo, simplesmente os produtos não eram o que estávamos procurando, isso não é demérito do estaleiro ou da loja, mas só uma questão pessoal mesmo. Mesmo assim, sei que meu pai tem um desejo por lanchas pra passeio, então fiquei ali tentando conversar com o vendedor e ver melhor as lanchas.

 

Quando fui para o lado direito da loja. Para quem não sabe, 90% das pessoas são destras e por isso tendem a seguir sempre o lado direito quando entram numa loja, é subconsciente atuando, então, sempre que possível, coloque os melhores e mais rentáveis produtos desse lado e as promoções ou menos interessantes do lado esquerdo... Bom o último barco do lado direito uma senhora lancha ventura, mas lancha mesmo, dessas cabinadas, pra pernoite, deve valer algum milhão sei lá... 

 

Primeira coisa que notei:

a) puxa ocmo isso é grande!

b) tem outras menores que talvez posso pagar ao lado, seminovas! Interessantíssimas!

c) A loja estava suja.

d) a loja fedia esgoto perto da lancha grande...  caveira::

 

Fiz umas duas perguntas técnicas sobre uma lancha de 30 pés lá e o cara se enrolou pra responder, já comecei a me encaminhar para sair.

 

Quando vi meu pai olhando umas lanchas do outro lado, essas importadas, acabamento melhor, espaço melhor, motor de rabeta, etc...

 

Fui lá conferir e o vendedor viu que gostamos e começou a falar mais da lancha, isso la e isso cá, começou a soltar os nomes de uns 5 compradores daquele tipo de lancha.

 

De novo o frio na espinha: pqp, se eu tivesse comprado ele ia contar pra todo mundo que eu comprei? hellooooooo não quero ser sequestrado!

 

Voltando para o meio da loja, o vendedor me disse que a que mais sai e garantiu o ano passado de crise foi a lancha 195, que é um sucesso de vendas, que as outras quase não sairam, que o mercado ta dificil etc... Ok, ele estava tentando falar que o produto era bom, mas pra isso ele falou asneira..

 

Meu pai leu na lateral da lancha que o motor era FETOL, perguntou o que era FETOL e o cara respondeu:

- É o motor.... 

 

Jesus, dai-nos paciência.

 

Ai o vendedor falou que aqueles preços eram com motores 2t, que eram melhores, pq era só misturar a gasolina e o oleo, não tinha que andar com funil pra por oleo no motor.

 

O QUE ?!??!?!?!?!?!??!?!?! Como assim?! O cara pra justificar um motor antiquado 2t me vem falar que eu vou ter que andar com um funil? Oleo 4t eu coloco uma vez e só troco na revisão amigo~!!!! O ruim do 2t é justamente ter que ficar colocando oleo e perdendo o resto da gasolina... 

 

Jesus, dai-nos paciência ....

 

Mal sabe ele que justamente meu pai quer um 4t por causa do silencio, da tecnologia, de nao ter que se preocupar com nada alem de por gasolina, apertar um botão e ir embora...

 

Se você leu o primeiro tópico indicado, vai entender o que eu vou dizer: só fui descobrir o nome do vendedor pq eu perguntei e já estava na loja ha uns 15 minutos, ficamos lá uns 20...  rindo3::

 

 

 

O que isso tudo denota?

 

1- despreparo de vendas

2- despreparo de conhecimento técnico do produto

3- despreparo de gestão da loja, nao tem carinho pela loja, não tem treinamento, não tem foco, não tem gestão, não tem um monte de coisas.

4- sujeira, nem vou comentar...

5- dinheiro jogado fora com mkt errado

6- retorno muito ruim diante do esperado e da possibilidade de vendas

 

Obviamente eu não vou por aqui como DEVERIA ser o atendimento e como tudo deveria estar, pq seria entregar de graça algo que se a Ventura quiser eu posso mudar com consultoria ou gestão. Mas deixo claro que falta muito para uma loja estar ao nível esperado.

 

Isso dificulta muito as vendas, as metas, tudo fica caro, e as consequências todos sabemos quais são.

 

Se tivéssemos sido convidados (ou quase obrigados) a entrar nas lanchas, talvez meu pai teria ficado muito mais interessado em realizar o desejo dele de uma lancha. Mas pra isso, obviamente teria que ter lanchas limpas, pq ele nao iria se sujar nem pisar com meia (o que é obrigatório segundo uns papéis impressos e colocados nas escadas). 

 

Veja, haviam, lanchas de R$53 mil até R$120 mil que encheram os olhos dele... Você desperdiçaria a chance de arrancar esse dinheiro todo de um cliente que FOI até você? isso sem contar a carreta que não consta nesse valor.

 

Você acha que num momento de crise como estamos, uma loja pode se dar ao luxo de perder qualquer CHANCE de faturar?

 

Se você tivesse um feirão na tua loja, as lanchas estariam sem motor? Estariam sujas? Como estaria a vitrine? A fachada?

 

É aceitável seu vendedor desconhecer algo do produto?

 

Por que raios de insistência é essa de não ter folders com preços a mão do comprador??? Pq o comprador PRECISA pedir pra anotar o preço? 

 

Sua loja fede esgoto? Putz...

 

Você faz um feirão e nao tem ao menos a lancha CHAMARIZ com duas ou tres opções sendo que você é LOJA DA FABRICA? Nem ao menos tem uma para mostrar nos próximos 4 dias?

 

O vendedor não prestou atenção em nós, em nenhum momento falamos de ski, wake, ou qualquer coisa assim, falamos em pesca, passeio e família... E todas lanchas ele falou sobre as qualidades de ski, wake, bóia etc... Hellooo , vamos aprender a ter foco?

 

Você faz um feirão de lanchas, é revendedor da yamaha e não tem MOTORES lá a disposição?! Deveria ter no mínimo uma fileira de motores, desde 1 hp até 3000 hp !! ora bolas, se eu quiser comprar um motor, ou resolver trocar, ou sei la por que, CADE OS MOTORES?

 

Enfim.... 

 

Numa baita crise dessas, com as possibilidades que temos... Se me dão 15 dias como gerente de uma loja dessas, eu duplico as vendas facilmente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiz esse topico correndo , entre 1000 outras coisas nao ficou didatico como o outro, depois eu revejo...

 

fabricioo q bom q gostou, nao sei se a loja chama exatamente isso, mas o estaleiro dono da loja eh ventura sim.

 

repito, dessa vez o vendedor nao desmereceu, os produtos nao sao ruins, etc... o que me intriga é tamanha falta de profissionalismo, foco, categoria, intencao que vemos nessas lojas.

 

em 1 semana com gestão se muda tudo isso, da uma guinada incrível e começamos a falar como empresários e empreendedores de fato, não como crianças brincando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom vamos lá para o que eu aconteceu aqui na feira de Goiânia.

 

http://www.feiradapesca.com.br/

 

Esta foi a feira que aconteceu aqui em Goiânia em Março deste ano.

 

Eu fui, claro como bom pescador, mas fui com a intenção de ver roteiros de pesca para participar de alguns com minha esposa. Foi lá que conheci a Avá Canoeiros e claro que estamos marcando de ir. 

Vamos para alguns pontos do evento

 

  1. Muito bem estruturado, não foi um evento muito grande, mas tinha tudo de barcos a grandes viagens tudo mesmo. O que você queria tinha lá, bons equipamentos comida cara achei fantástico
  2. Lugar climatizado, Goiânia faz um calor filho da put@ e o centro de convenções onde foi a feira é um bom lugar
  3. Divisão do espaço, fui em todos os dias da feira, cada dia para ver algo diferente. Ver as viagens, depois equipamentos novos, barcos e assim por diante, e claro ver os amigos
  4. Sobre os barcos, as embarcações que estavam lá, fui super bem atendido, vendedores com folhetos nas mãos com preços promoções sempre bem apresentados falando dos produtos, eu chegava com a questão falando que queria uma embarcação com motor assim assim assado para pesca e lazer, me mostravam a melhor escolha podendo montar melhor motor como também melhor casco e acessórios.
  5. Sobre a parte de motores, uma grande variedade de opções de HP onde podendo fazer seu negócio sem problema algum
  6. Viagens internacionais disponíveis também na feira

 

Agora pontos negativos, pontos não so teve um ponto negativo. Achei a feira pequena, claro que ano que vem espero que seja muito melhor que tenha muito mais atrações.

 

Mas minha resposta é apenas para mostrar a diferença que teve aqui com a citação do nosso querido amigo.

 

E outra coisa, recebi em casa o convite para ir a feira com o meu nome e o da minha esposa. Me senti importante e ainda gastei 2.000 fácil

=]

  1.  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que saga hein,  pega o carro e vai lá no Reginaldo, hehehehehehehe.   Ou se quiser algo mais perto veja a Posto 6 em Porto Ferreira, não sei como eles estão hj, mas é bem perto daí e pista dupla, meus dois ultimos motores zero comprei lá, os preços eram muitos bons e o atendimento também. 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

marco que diferenca hein?! vejo isso alem de profissionalismo algo que nao se pode contar em todo mundo : paixão ! Tesão! infelizmente isso nem todos tem.

 

Gutao: a posto 6 de ribeirao está ha menos de 100 metros de casa, na rua de trás, mas aqui o foco é mais quadri, triciclo cam an, e jet, barcos tem só umas 2 lanchinhas e só tem um de aluminio grudado na parede ha uns 10 meses já... mas eles sao bons sim, conheco o gerente mauricio (de vista), o movimento deles é bom, oficina vai bastante gente. 

 

sobre o reginaldo, eu estou prontinho pra visita-lo, um dos meus melhores amigos é de Jales, cidade do lado de Sta Fé e ele tem um rancho em Sta Fé ainda hhahah eu quase fui pra lá esse fds, é que não rolou apenas. Sou daquela regiao, nascido e criado em Votuporanga, cidade perto de lá também. Qdo for no reginaldo eu faco um review da loja tb ...haahahah vamos ver se passa no crivo !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A crise está apertando mesmo ai em RP hein Astra... claro, em todo lugar.

 

Um amigo passou por ai ontem e aproveitou para passar em uma loja... disse que ficou espantado... uma loja que sempre teve 4 ou 5 vendedores para atender os clientes, estava com apenas 1.

 

E olha que não foi nem hora de almoço... nada, meio da manhã.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

thiago, eu nao quis comentar sobre a crise a situacao de Ribeirão e região pq estamos em um grau muito abaixo do resto do país, isso é difícil de explicar ou ter dimensão sem ver com os próprios olhos.

 

Para você ter idéia, historicamente a região do Noroeste Paulista (depois de Rio Preto, até a divisa com o estado), sempre foi considerada a mais pobre do estado, isso desde que SP é SP, o que eu vivia falando que ocorria em Ribeirão, demorou 1.5 ano para aparecer por lá. Isso de um monte de salao com aluga na vitrine, está aqui desde 2013 final de 2012.

 

Culpa da crise PTista claro mas também de outras crises que assolaram a cidade, Pq? Pq rib. é uma cidade que teve um erro crasso de planejamento, aumentaram muito os custos de vida na cidade, impostos de terra, serviços etc, o que expulsou as industrias para as cidades em volta, deixando tudo muito vago, com exceção de Sertãozinho, onde há uma industria de metalurgia muito forte.

 

Ficou para ribeirao o onus de manter uma roda inviavel, ou seja, se produz fora, mas se mantem td aqui: hospitais, escolas, favelas, lazer, cultura, etc... Enquanto a locomotiva estava andando, era tudo ok. 

 

Acontece que hoje Ribeirão nao é mais entreposto para distribuicao de cargas e materiais para Minas e Centro Oeste , não tem industria (como comparacao, se vc andar no anel viario de Rio Preto, vai encontrar de todos os lados fabricas e fabriquetas, centros de distribuicao, cidade, etc, sao ate onde eu sei uns 6 distritos industriais que demora uns 40 min de carro pra conhecer cada um, ribeirao tem um só, que em menos de 7 minutos vc conhece, vc anda no anel viario aqui e só ve fazenda e alguns condominios privados).

 

Isso tudo, aliado a uma prefeita tão ou mais destrutiva que a Dilma, acabou com a cidade (dizem que a divida ng sabe quanto é, mas ha quase 2 anos o valor é estimado em pelo menos 800 milhoes.... entao pode por ai uma divida real de mais de 1.5 BILHAO , imagina esse dinheiro todo jogado dentro de uma unica cidade?).

 

De onde vem o dinheiro entao de Ribeirao ? Que alias continua muito rica, muito interessante de viver, excetuando a parte de empregos e economia como massa.

 

O dinheiro vem de fazendas e grandes fortunas ligadas ao agronegocio, que pouco é produzido aqui, especialmente, no que tange as usinas (para se ter uma ideia, se fala que ribeirao é um polo de alcool e acucar certo? soh que na cidade mesmo nao tem nenhuma usina, estao todas nas cidades vizinhas), vem sofrendo pelos quinto ano consecutivo de quebra, e nos ultimos 2 anos, é quebra mesmo, nao quebrar com dinheiro na Suíca.

 

Infelizmente, esse amontoado de desastres e erros, assola Ribeirão que é uma cidade onde 95% da economia vem de serviços (que nao agrega força quando vem a crise pq simplesmente para) e comércio (que diferente da industria tb nao consegue segurar o rojão).

 

Bom, resumindo vou te dar algumas realidades :

 

a) no centro vc anda e ve lojas e lojas por quarteiroes um atras do outro com placa de aluga-se, parece cidade fantasma

b) nas areas nobres, vou te dar um exemplo, um aluguel que antes da copa custava R$35 mil/mes e o dono nem se importou em ouvir contra oferta, outro dia liguei de curioso e já falou direto R$20 mil aceito contra oferta.

c) Av . Vargas e Independencia, as melhores avenidas da cidade em termos de comercio e visibilidade, estão com mais placas de aluga-se do que se pode contar, sem contar a quantidade de buraco e mato alto: quem vai querer investir num lugar assim?

 

Por essas e outras razões, é muito importante que se tenha um alto nível de profissionalismo, dedicação, tesão, pró-atividade com seu negócio, não tem margem para erros. 

 

Quando me deparo com situações como a do topico, fico muito triste, pq cada vez mais tira a vontade do povo de girar a economia.

 

E te digo: eu sou OTIMISTA, sou doido pra montar lojas náuticas ou num outro ramo que eu tb sou apaixonado. Eu vejo e enxergo um monte de oportunidade, sento com meus amigos para uma prosa e se nao for pelo meu lado otimista acho que a maioria tentaria se matar tamanha falta de esperança... Mas eu tb sei notar os problemas.

 

Na minha visão, analisando quem esta se dando bem, quem esta dando mal, basicamente quem fez a lição de casa, teve criatividade ANTES da crise, investiu, trouxe novidade, tem profissionalista, enxerga adiante, trata bem, está passando relativamente bem na crise (vide a Calaça por exemplo, ou alguns estaleiros inovadores ,só pra ficar na área do forum), quem nao fez, ficou igual, nao trouxe nada de novo, nao investiu, nao fez sua imagem de interesse pro público, esse tá chorando prejuízo desde o primeiro dia do mes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×