Ir para conteúdo

DESAPROVADO PILOTEIROS DA POUSADA ITAPARÁ


Posts Recomendados

Acho complicado oferecer dinheiro por cada peixe pego pois isto vai criar nos guias um hábito ruim de só levar o pescador para bons pontos após a oferta da gorjeta, pode virar um jogo desagradavel pois enquanto o dinheiro não for prometido voce só vai ver pontos ruins. Se este costume já existe então é bom logo de cara já molhar a mão o piloteiro por via das duvidas! mais uma despesa  pra viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vamos misturar as coisas !

 

1. Atender bem e fazer com que o cliente fique satisfeito pelo que pagou é assunto que sequer se debate !  alegre:: 

 

2. Há uma realidade que podemos "fazer de conta" que não existe, mas está sempre presente ! O nível de remuneração dos piloteiros (em praticamente qualquer lugar) é abaixo de suas necessidades básicas ! Tem lugares onde essa discrepância é menor, mas dificilmente deixará de haver uma expectativa na "gorjeta" ! 

 

3. Gorjeta "complementar" (partindo do princípio que se concorde em remunerar) é aquela em que o serviço realizado lhe deixou satisfeito ao ponto de reconhecer esse merecimento (que nem garçon no restaurante - embora já tenha se tornado prática "embutir os 10%).

 

4. Pagar um "complementar extra", quase sempre em função de um troféu embarcado é algo quase que espontâneo diante da alegria do cliente ! Importante perceber que estamos falando de situações absolutamente "atípicas" - mas passíveis de acontecer - como pegar um açu de mais que 10 quilos ! Será que isso é tão fácil que não justifica recompensar quem o levou a ter essa alegria ?

 

5. Pessoas que tradicionalmente pescam "troféus" (não importa a espécie) sabem da dificuldade em embarcá-los, se achados ! Temos lido diversos relatos de amigos e conhecidos que conseguiram essa "façanha", mas eles são sempre uma minoria bem pequena diante do conjunto de pescadores a tentar ! Embarcar tucunas acima de oito (8) quilos, certamente é menos difícil que um de dois dígitos, mas representa um enorme esforço, e nem sempre se consegue encontrá-los (ou fisgá-los) de forma adequada ! Mas certamente eles são em maior quantidade que os de dois dígitos ! Numa pescaria, vários podem ser registrados, mas esse não é o "normal" ! Diria até que numa semana razoável, um Grupo de 10 pescadores poderá apresentar uns 3 ou 4 como histórico ! Ora, se nos dispomos a gastar milhares de reais para chegar até o local onde as linhas destilam nossa adrenalina, o que pode representar uns R$ 30 ou R% 50,00 de "participação no lucro" ! Lembre-se que "ele" (o piloteiro) ajudou para que você tirasse aquela foto que vai guardar para sempre... (não acredito que haja "mesquinharia" nessas horas....).

 

6. E para não ficarem dúvidas, a "gorjeta complementar extra" é estabelecido pelo pescador, não pelo piloteiro ! Se o cliente (pescador) achar que pegar peixes de dois dígitos uma ação normal (para ele), irá estabelecer que o "mérito de merecimento" passa a ser a superação do seu próprio recorde, ou até o estabelecimento de um novo recorde... Essas ações são pessoais e como tal geram os efeitos desejados ! Não acredito (sinceramente) que alguém que pegue uma piraíba de 2 m não recompense o piloteiro, da mesma forma que alguém que embarque um tucuna de dois dígitos não o faça !

 

O foco da pescaria desejada é o que irá comandar esse processo ! Tem gente que não faz questão de pegar troféus, mas pegar muito peixe, mesmo que exemplares de menor tamanho, enquanto que já existem outros que só se interessam pelos troféus ! Será que o trabalho de que pilota pode ser considerado o mesmo ?? Acho que devemos pensar nisso, principalmente quando estamos na busca de algo "fora de um padrão" ! Saber quem é seu operador é importante, e mais ainda, saber como tem sido seu desempenho (e de seus "guias de pesca") com outros clientes, ajuda a "separar o joio do trigo"... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sempre ja dou a gorjeta normal, e falo 100rs p cada tucuna acima de 10kg

so que nunca gastei esse dinheiro, estou doido p gastar ele ja tem tempo rsrsrsrsrss, e levo sempre uns 1000rs, p dar de gorjeta, pois ofereço 100rs por cada um embarcado...

so o FABRICIO me levando la naquela lugar daquela pescaria de 2007 p mim gastar esses 1000rs de gorjeta... ahahahaa

gostei dessa sua ideia KID, VOU PROPOR ASSIM PARA A TURMA NA MINHA PESCARIA EM BREVE

sempre fasso questao de dar a gorjeta p toda tripulaçao... afinal como vc bem falou, eles contam com esse dim, pois o que eles ganham realmente e muito pouco, e sempre dou tambem alguns brindes, oculos de sol, camisa de pesca, chapeu... e noto que  eles se esforçam muito para mim tirar os trofeus  ehhehehee

esse ano estou animado para entrar para a galeria de AÇUS ACIMA DE 10KG, BOGA ORIGINAL CLARO...

PAPAI DO CEU, ME DAR ESSE PRESENTE  , QUE SONHO COM ELE SEMPRE

 

Continue a levar sim. Um dia vc gasta essa grana toda. ::fisherman

 

O meu record (imagem do avatar) me "arrancou" 100 pilas. No fim da pescaria dei mais 100 pro guia. Mereceu cada real.

 

Aconteceu que só oferecemos o prêmio por troféu no penúltimo dia. Até então havíamos pegos bons peixes (muito mais o Castelano do que eu  rindo3:: )  

 

Então a disposição do guia foi a mesma durante toda a semana, do primeiro ao último dia;  mas inegavelmente quando mostramos as notas de garoupa pra ele, o olhos brilharam  rindo3::  rindo3::

O guia sortudo nos levou a um lago "batido" e não é que os monstros estavam lá. Sairam 2 BIG tucunas, o meu de 22LBs e o 24lbs do Castelano. 

 

Logicamente este sistema de remunerar troféus fica mais fácil de combinar quando não há rodízio de guias entre as duplas. 

Se houver rodízio não dá pra combinar, a não ser que todos concordem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...