Ir para conteúdo
Carlos Fonseca

ART para registro da embarcação

Posts Recomendados

Bom dia galera. Estou com uma dúvida e gostaria de compartilhar com vocês.

Comprei uma lancha bass usada (2014) e que nunca havia sido registrada. Veio com os documentos necessários para levar a delegacia fluvial de Guaíra - PR mas o ART (Anotações de Responsabilidade Técnica) veio apenas uma cópia autenticada e a mesma delegacia fluvial de Guaíra não aceita, tem que ser a original. Entrei em contato com o estaleiro e me enviaram uma onde tinha apenas a assinatura do diretor do estaleiro. Após novo contato com eles, fui informado que havia a assinatura do engenheiro também, mas que houve uma mudança do ano passado pra este e que deveria ser feita uma nova ART, mas que o engenheiro naval iria cobrar R$ 400,00 para assinar essa nova ART. Minha dúvida é se isso procede, se alguém passou por esse problema ou se sabe de algo a respeito. Abraço a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uhmm....não dou 100% de certeza, mas q é estranha essa informação, é?!?!

 

Tente ligar em outra delegacia.

Esse país é uma zona...cada um cobra e exige o q quer, então, ligue para outra (até mesmo em outro Estado) e veja se a informação procede.  ::tudo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o art é exigido para embarcacoes com motor igual ou acima de40 hp.

 

o joao conhece bem isso, da uma chamada pra ele. mas realmente, esse documento tem um custo, por isso embarcacoes para 40hp ou mais tem um acrescimo de valor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como disse o Fabrício, é uma zona!!!

Cada capitania tem sua forma de fazer. E dentro da própria  capitania já tive documentos avaliados por dois oficiais e cada um tinha um posicionamento completamente diferente.

Tem uma lei redigida, chamada NORMAM, que dita as regras, e nem todas capitanias seguem, coisa de Brasil. 

Não sei se é falta de conhecimento ou má vontade mesmo, hehehe...

Já me pediram essa Guia de ART de engenheiro, número do CREA, e mais uns absurdos. Como moro distante quase 400km da capitania que faz a jurisdição onde pertence minha cidade, não compensa eu correr atras, arrumei um bom despachante e ele resolve tudo, e na verdade do caso que citei acima, não precisou de nada do que me pediram.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal. Obrigado pelos comentários.

A coisa é um pouco confusa mas vou tentar explicar como ficou...

O antigo proprietário da lancha comprou ela em dezembro de 2013 e foi pegar a papelada apenas em abril de 2014, então o que aconteceu é que a nota fiscal saiu com data de 2013 e a ART saiu com data de 2014. A capitania não aceita isso e quando minha despachante ligou na fábrica eles apenas  disseram que teria que fazer uma nova ART e custaria R$ 400,00. Depois de mais algumas ligações, ponderações e muita paciência (rsrsrs) eles entenderam que foi um equivoco deles e aceitaram fazer uma nova ART sem nenhum custo. Agora já está tudo certo e a lancha estará registrada em 2 semanas. Abraço a todos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×