Rogerio_MGA Postado Dezembro 5, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 5, 2015 Após uma grande pescaria em Setembro no Rio Jurubaxi, com o pessoal do Angatu Mirin, retorno à Amazônia para uma pescaria que faço todos os anos em Barcelos, com o pessoal do Tucuna Amazon Boat,e principalmente com meu amigo, ou melhor com a minha referência em Pesca Esportiva Pepe Mélega. A semana desta pescaria foi de 21 a 29 de novembro, e devido a turma maior, tivemos que utilizar o Tucuna ao invés do aconchegante tucuninha. Nesta equipe que em sua maioria era primeira incursão Amazônica, estavam os curitibanos João Armelin, Fernando e o Amarildo, que estreavam no mundo do tucunaré açú e o grande amigo Roberto Borba que foi contaminado com este vírus ano passado, e agora como eu ficou dependente dele, e retorna ano após ano....kkkkkk Como tínhamos marinheiros de primeira viagem, o roteiro foi seguido à tradição, com tambaqui assado no restaurante Panela Cheia, compras na Sucuri e Happy Hour e Jantar na Cachaçaria do Dedé.... Chegamos em Barcelos fui recepcionado na pista pelo meu amigo Carlos Dini, que estava saindo de seu n10x round na amazônia.....kkkkkk eita esposa compreensiva.... e as notícias eram boas, teve sol a semana anterior inteira, e eles tiveram muitas ações. Ja no barco a conferência com os piloteiros, com o Pepe e com o Eurico, comandante do Tucuna, decidimos pescar na região do Atauí, subimos o Negro pescando, ja no primeiro dia localizamos muitos peixes, mas muito peixe grande mesmo, nas praias e razeirões, porém fugindo das iscas, tentamos várias, mas sem sucesso, pescamos no Atauí, boca do Preto, e descendo na boca do Arirarrá, sempre com a mesma situação, no Rio os peixes estavam inativos, e pior fugindo das iscas quando passavam por perto deles, seja de superfície, seja de meia água....... solução! Como sabíamos que o negro apesar de estar ainda baixo, estava com forte repiquete! 1 mt de água nova pelo menos havia entrado, a saída era ....... lago fechado, que tinha a água confinada, e por sua vez permaneceria inalterada pela água nova..... claro que coletei amostras de água de todos os pontos pescados para uma análise que coloco no final deste relato. Lagoa fechada, água confinada, sem influência da água nova.... a pescaria aconteceu, nenhum peixe espetacular, mas muitos açús aparecerem, atacaram na superfície, quebraram iscas, atacaram hélices..... muito bom a turma estreante adorou e já confirmaram o retorno em 2016...... antes de terminar a pescaria,,,,,,kkkkk, Vamos pescar...... Esta isca foi pintada por mim...... é uma GunFish da Lucky Craft , em preto e vermelho com glitter no preto! Olha o cavalo que entrou, para um estreante...... ele ficou alucinado, pegou o peixe caçando com direito aquele show de pancadas!!!! O Amarildo não queria deixar a cabeça do Roberto aparecer nem a pau!!!!!kkkkkkk Grupo de amigos que aproveitaram para se divertir do primeiro ao último dia de pesca, incansáveis na arte de servir gentilezas, foi uma grande pescaria, fora da água as reuniões do fim de tarde, do jantar ou simplesmente para jogar conversa fora ou assistir televisão eram sempre muito agradáveis, o Roberto sempre tinha uma piada adequada ao momento e ninguém ficava sem um sorriso no rosto.... nota 1000! O que se espera de uma pescaria na amazônia, um grupo com idéias e vontades similares, peixes, uma tripulação simpática, um rio com barrancos, sol e peixe atacando na superfície, nesta pescaria tivemos estes fatores, pena que grandes exemplares apesar de serem visualizados não foram capturados, mas 2016 tem mais.......obrigado Pepe Melega pela grande parceria e pelas ótimas fotos que vc fez. Acredito que comigo ocorreu o inverso, ao invés de fisgar um grande tucunaré açú, foi o grande tucunaré açú que fisgou o pescador, e para mim é muito difícil pensar em outra pescaria senão esta..... pescar tucunaré é tudo de bom , se for na amazônia então fantástico, se for pescar tucunaré, na amazônia, no médio negro, e o tucunaré for o Cicla Temensis.....estou o mais próximo do paraíso que consigo imaginar...... obrigado minha família! obrigado meu Deus! Os equipamentos utilizados: Eu Varas saint Croix SClll, 14-25lbs e Falcon Cara CC 157H Carretas Zillion PE, TypeR e a nova TWS Pepe Varas Redai 3 partes de 17 e 25 lbs..... show de equipamento Carretas Shimano Curado HG e MS Venator Iscas Deconto Z-110, Deconto Z-130 Ima Big Stick Lucky Craft Gunfish 110 High Roller - Rip Roller 5.25 e 6.25 As iscas de hélice dentro das lagoas mostravam aonde tinha peixe, e levantaram muitas vezes cardumes de pacas , na faixa de 2 a 3 kg, mas a isca que mais teve efetividade foi a Z-130 da Deconto..... Bom, retornando para Maringá, levei as águas assim coletadas para uma análise de PH no laboratório da empresa que trabalho, com os seguintes resultados: Rio Negro - Região do Atauí no começo dele - 4,77 a 4,88 muitos peixes visualizados, e grandes, mas peixe inativo, somente os pequenos estavam atacando as iscas; Rio Preto região da sua foz no Rio Negro - 4,84 a 4,90 - comportamento idêntico acima; Rio Arirarrá - 5,27 a 5,34 - nada de peixes, nem conseguíamos visualizar peixes, tudo parado...... Lagoa Fechada sem conexão com o Rio Arirarrá -4,55 a 4,74 - muito peixe visualizado, e estavam bem ativos atacando na superfície, inclusive nas hélices! Com estas informações fui pesquisar sobre a água do Rio Negro, .... segue: " AVALIAÇÃO QUÍMICA DAS ÁGUAS DO RIO NEGRO NA AMAZÔNIA CENTRAL Alice Caroline Plaskievicz 1Hillândia Brandão da Cunha 2 1. Graduando de Ciências Biológicas/Bolsista – FAPEAM2. Dra da Coordenação de Pesquisas em Clima e Recursos Hídricos- INPA /Orientadora INTRODUÇÃO: Dentre os vários rios que drenam em direção à bacia amazônica, o rio Negro é considerado um dos maiores rios do mundo em volume de água. Trata-se de um rio que não apresenta minerais andinos em suas águas e suas nascentes situam-se em formações cristalinas do período paleozóico, pobres em cátions. Em conseqüência a água é ácida com um pH ~ 4,0 e apresentam uma coloração escura devido a drenagem de solos ricos em substâncias húmicas. Pesquisando os valores de PH para chuva, descobri que de maneira geral sem o fator poluição, deveria ficar entre 5,6 e 6,0, e considerando os valores obtidos na análise da água coletada nos pontos pescados, e o valor ideal acima referenciado para o Rio Negro, não temos ainda uma quantidade de amostras para termos conclusão, mas vou direcionar algumas considerações a serem feitas nas próximas pescarias, sendo uma delas a inclusão de um phmetro portátil de bolso na tralha e buscar por comparação pontos de água ácida......kkkkkkk... louco pode ser, mas louco por tucunaré açú...... Divagações à parte, como diz meu amigo Ramon Paz...... ........ " difícil é a hora de cortar a linha e guardar o snap..." Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Dezembro 5, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 5, 2015 Parabéns Rogerio. Outro belo relato. Como fui criador de peixe e zootecnista, adorei o seu trabalho de análise. ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Bela iniciativa. Qdo trabalhava no ramo, eu tinha phmetro e oximetro digitais. Infelizmente eles não funcionam mais por falta de manutenção. Preliminarmente podemos dizer que a variação do pH permite avaliar se a região está com entrada de água nova, e portanto influenciando negativamente a pescaria. Fiquei curioso sobre a alcalinidade, se ela tem influencia ou se poderia ser um indicativo. Mais uma vez parabens. PS; Turminha peso pesado essa :gorfei: :gorfei: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Romulo Dicarlo Postado Dezembro 6, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 6, 2015 Parabéns amigo Rogerio, apesar das dificuldades, conseguiram pegar vários açus de respeito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João_Medeiros Postado Dezembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2015 Parabéns Rogério e Pepe, show de imagens e de peixes, arrebentaram Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcelo Terra Postado Dezembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2015 Show de relato e fotos!!! ::tudo:: palmas:: mestre:: :amigo: P.s esposa compreensiva... seila:: cartão generoso :gorfei: :gorfei: :gorfei: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Isaias Postado Dezembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2015 Show de bola, parabéns ao grupo pela pescaria! ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Cassundé Postado Dezembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2015 Parabéns pela pescaria, ótimo relato! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Neto Postado Dezembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2015 NUss super relato bela narrativa e fotos. Parabéns pela empreitada Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EduSeto Postado Dezembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2015 Grande Rogério, Parabéns pela pescaria e pela infinita paciência de coletar e analisar as amostras de água. Embora as conclusões sejam preliminares, acho que o rumo das pesquisas está certo. Em maio estarei em Orlando, acompanhando a digníssima que tem que ir a um congresso, mas vou correr atrás de um "PHmeter", além dos basses e das coisinhas que a gente encontra na Basspro. ::tudo:: []s Edu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Ferreira Cordeiro Postado Dezembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2015 Muito Show, Parabéns levaram os peixes a nocaute rsrs doeu:: doeu:: doeu:: Legal demais também as informações do ph, parabéns... pode ter certeza que ano que vem terá muitas pessoas com um medidor de bolso por lá kkkkk abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pepe Melega Postado Dezembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2015 Obrigado por mencionar-me de forma tão qualitativa, fiquei muito feliz em mais uma vez dividir a embarcação com você, por nossas conversas sobre esse peixe tão amado (principalmente aqui no FTB). Foi uma semana de muito aprendizado - estamos sempre a apreender com eles (peixes) e muita alegria ao ver as fotos que trazem a recordação de mais uma semana que estivemos juntos. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Maia Junior Postado Dezembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2015 Ótima pescaria tendo em vista as condições, ::tudo:: parabéns a todos da equipe. Quanto a qualidade da água, gostaria de fazer uma pergunta: varias vezes pescamos em rios de água escura,o mais próximo possível da nascente e observamos que nestes locais haviam poucos tucunarés e de pequeno porte, e a medida que descíamos o rio aumentando de tamanho e quantidade, isso tem haver com a acidez da água ou outros fatores? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Yamaki Postado Dezembro 7, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 7, 2015 Ótima pescaria tendo em vista as condições, ::tudo:: parabéns a todos da equipe. Quanto a qualidade da água, gostaria de fazer uma pergunta: varias vezes pescamos em rios de água escura,o mais próximo possível da nascente e observamos que nestes locais haviam poucos tucunarés e de pequeno porte, e a medida que descíamos o rio aumentando de tamanho e quantidade, isso tem haver com a acidez da água ou outros fatores? Pra mim isso tem haver é com a disponibilidade de alimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rogerio_MGA Postado Dezembro 8, 2015 Autor Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 8, 2015 Pra mim isso tem haver é com a disponibilidade de alimento. Concordo com a colocação do Rodrigo! De qualquer forma nas próximas pescarias, devo começar a coletar mais dados dos locais que eu pescar, em janeiro devo retornar! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Apatussi Postado Dezembro 15, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 15, 2015 Parabéns Rogério, pela pescaria, relato e fotos. Apesar das dificuldades, uns peixes bonitos ainda deram as caras ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Olimpio de Campos Postado Dezembro 16, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2015 Beleza Rogerio, acertou o local novamente, só alegria no rosto da turma. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marco Túlio Bueno Vieira Postado Dezembro 16, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 16, 2015 Simplesmente fora de sério, muito show mesmo. Estas iscas que você falou recentemente comprei algumas vamos testar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Pulicia Postado Dezembro 17, 2015 Denunciar Compartilhar Postado Dezembro 17, 2015 Belo Relato amigo. Parabéns !! ::tudo:: ::tudo:: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rogerio_MGA Postado Janeiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 16, 2016 Simplesmente fora de sério, muito show mesmo. Estas iscas que você falou recentemente comprei algumas vamos testar Valeu Marco! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rogerio_MGA Postado Janeiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 16, 2016 Beleza Rogerio, acertou o local novamente, só alegria no rosto da turma. Setembro estamos juntos novamente em SIRN! Vai ser muito bacana novamente! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rogerio_MGA Postado Janeiro 16, 2016 Autor Denunciar Compartilhar Postado Janeiro 16, 2016 Se vira amigão este ano você vai com a gente em novembro.... -última semana ! Parabéns Rogério, pela pescaria, relato e fotos. Apesar das dificuldades, uns peixes bonitos ainda deram as caras ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.