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Chave de baterias. Como ligar?!?


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Amigos...estava ajudando um amigo em outro tópico e, quando vi, já tinha feito um tutorial bem interessante sobre a forma q ligo as baterias do meu barco.

Gostei tanto q resolvi criar um tópico exclusivo sobre o assunto.

Abaixo a ligação q vejo na maioria dos barcos q encontro por aí (q não é a mesma ligação q tenho no meu barco).

A maioria dos pescadores usam uma chave de bateria 1, 2, ambas, Off.

chavebateria01.jpg

 

Observações:

Sempre use fusíveis na sua ligação. Antes da caixa de fusíveis (q já ajuda muito), vc ainda deve colocar um outro por segurança. 

Hj exite uma "caixinha" chamada de ACR, ou Automatic Charge Relay, q acho muito interessante. Mais pra baixo irei postar um vídeo pra vcs verem como funciona.

Eu jamais usei essa chave de bateria (1, 2, 1+2  e OFF)...eu nunca combinei as baterias do meu barco. Isso pq não gosto de misturar as cargas da bateria do motor com a bateria do elétrico e outros eletrônicos do barco.

Muitos pescadores fazem isso e observo q a vida útil da bateria deles cai pra menos da metade.

Eu tenho uma Moura Boat de 105amp há mais de 3 anos q nunca me deixou na "M"...

Vamos a ligação do meu barco.

arrow:: Chave Geral Principal (ON-OFF)

Uso a bateria do motor de popa só pra ele e para os eletrônicos do barco, ou seja, o alternador do motor só carrega essa bateria. Dificilmente irei queimar meu alternador pq tudo é ligado na caixa de fusíveis. Aliado a isto, o alternador do motor gera 70amp/h, ou seja, com meia hora de navegação consigo 35amps de carga de bateria.
Tenho certeza q vc e outros amigos irão me perguntar se os eletrônicos ligados nela (principalmente aparelho de som com módulo) não poderão descarrega-la muito rapidamente e eu acabar não conseguindo dar partida...rsrs

Ocorre q nós já temos por hábito usar equipamento de som em nossos carros. Inconscientemente (ou conscientemente), temos um timer pra ligar o carro assim q exageramos com o som ligado (não temos?!?!). Então, testei uma vez esse tipo de ligação e deu muito certo. Nunca fiquei na mão.

Ah, e outra, como vc tem outras duas baterias do motor elétrico pertinho, vc pode fazer uma chupeta facilmente...rsrs..O q não pode é queimar o alternador do motor...$$$$

 

arrow:: Chave Geral Secundária (ON-OFF)

Tenho duas baterias do motor elétrico ligadas no alternador onboard (Mk-2 da Minnkota) q geram 10amp/h nos deslocamentos.
Quando chego na pousada ligo no carregador onboard (MK-220D da Minnkota) que carrega mais 10amp/h durante a noite. 

Muitos acham q alternadores onboards são desnecessários...eu discordo totalmente. Baterias não podem ser totalmente descarregadas, pois se o forem, terão a vida comprometida. Com o alternador onboard, por mais q eles carreguem pouco/devagar (10amp/h), eles dão um "choque" de carga na bateria...dificultando muito perda total de carga. 

Gostaria apenas de frisar q não sou especialista em eletrônicas ou baterias...mas uso esse tipo de ligação há anos e é o q mais tem dado certo.

 

arrow:: Ah...e aqui o vídeo pra vcs entenderem como funciona o ACR.

acr01.jpg

 

Se eu não tivesse um alternador onboard no meu barco, certamente usaria um ACR. A desvantagem é q para se ligar 3 baterias no barco (2 no elétrico e 1 no popa), teria q comprar 2 chaves de bateria e 2 ACR..e isso deixaria o sistema de isolamento no mesmo valor q comprando um alternador onboard...rsrs...Mas vale a dica.

 

 

Abs...:good:

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Muito bom! Mas particularmente prefiro deixar uma bateria para o motor isolada dos demais componentes da lancha. Sempre tem um cunhado que vai usar a lancha e deixa o som ligado, ou esquece o sonar ligado a noite e por ai vai kkkkkk

Acessórios gosto de ligar nas mesmas do motor elétrico, ou uma bateria separada somente para acessórios.

Já vi várias lanchas com esse esquema, uma para o motor e outra para o elétrico, e no final da pescaria o camarada ficar sem partida pois deixou as duas ligadas junto na chave geral...

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  • 2 semanas depois...

Amigos,

Creio que tudo é uma questão de controle. Eu uso a chave 1,2, ambas e off, e nunca deu pepino. Deixo uma bateria para o sistema elétrico do barco (bateria 1) e outra (bateria 2) para a bagulhada. A partida utiliza o borne 1 da chave, e em viagem mudo a posição para ambas, carregando-as simultaneamente. Desligado o motor, aciono apenas a bateria 2 para alimentar acessórios, e o processo se repete sempre. Só não pode "encher a cara" e esquecer a chave acionada para as duas baterias.

Tive uma lancha de 40 pés que tinha também uma placa solar, que alimentava a geladeira 12 Volts e o excesso ia para as baterias, diodos impedindo o fluxo reverso da corrente. Nunca monitorei pra saber seu desempenho.

É bem legal conhecer as alternativas comentadas pelo Fabrício, mas sinceramente prefiro manter a metodologia simples que sempre utilizei, ao menos até dar uma zebra. Aí mudo tudo.

Abraços do Gilbertinho, pescador de lobó graúdo da Amazônia.       

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