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Teste motores Tohatsu X Mercury X Yamaha


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 Ola a todos,

 Segue  um vídeo com teste entre os principais motores em relação a consumo e desempenho.O ideal seria se tivesse sido feito com as mesmas pessoas (peso) nos barcos e indicar a velocidade final de cada motor, mas dá para ter uma boa ideia de cada modelo.

 Acho que o resultado é o que nós sempre temos visto em diversas tópicos.

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srs minha opinião aqui =  ñ estou de acordo c/  as comparações  sobre os motores  =   tohatsu 18hp  contra  =  Mercury 15 hp original  e o Yamaha 15 hp  original novo ?????

depois na categoria  25  hp   msma coisa tohatsu 30 hp  contra  = Mercury 25 hp sea pro original  e o Yamaha 25 hp original  novo ?????? 

teria q ser  tudo original e na msma categoria  de hp e cilindradas né ????  p/ fazer um comparativo real   // mas deu p/ ter uma base  muito boa sobre o consumo  nesse  caso ok //  abraço turma // 

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Fabio a comparação foi feita acredito por serem concorrentes em termos de valores e potencias parecidas.   Mas lógico não dá pra comparar velocidade de 15 com 18 nem 25 com 30.    O Mercury Super usa a cabeça de força de 18hp então mesmo original sem trocar os gigles e deixando ele original ele vai andar mais que o Yamaha, e mesma coisa do Mercury Sea pro.  A diferença é que o Super tem um carburador menor então nunca ele vai atingir os reais 18, a troca dos gigles fica bem próximo. Já o Seapro é apenas um junta restritora o carburador e tamanho dos gigles são os mesmos que do Tohatsu 30.  

Cilindrada é importante mas não é o principal, por exemplo o Jonhson\Evinrude 25hp possuem 521cc , o Yamaha 25hp 496 cc e o Sepro tem 430 e mesmo assim é o que mais anda.    

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bom dia guto  = Mercury super 15 hp  =  se ñ trocar carburador  mesa de ignição  e o came  de  abertura de borboleta carbu  =  nunca vai ser 18hp como o tohatsu  original 18hp  certo amigão ??  ñ adianta apenas trocar gigle  sem mudar o venturi  e manter a msma mesa de avanço da ignição  ok gutao ?/  guto tohatsu 18hp = 294 cc  / Mercury 15 hp 262 cc    tem uma diferença de 32cc  ok  / em um acerto e regulagem da muita diferença aqui certo ??  agora no 25hp sea pro é como vç disse msmo  junta coletor e avanço ignição e fica 30hp  ok = mas msmo assim em certos casos  q ñ sei porq tem tohatsu de 30hp q anda na frente do 25hp transformado ok  / agora  como eu disse e vç também  = nem comparação nesse teste =  nada haver c/ categoria de hp e cilindrada  ???   e sobre o Yamaha coitado = fica feio p/ ele  né  ??   nunca vai acompanhar o ritmo  dos outros  ate aqui //   qro aproveitar  te perguntar  uma coisa por gentileza gutao = pode me dizer q marca são os carburadores dos Mercury e tohatsu  e Yamaha nas categorias  citadas  = fiz um tópico a respeito  = ate´agora ningem respondeu ?? obrigado abraço //

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Fábio nunca ouvi ou vi o Tohatsu 30 andar na frente do Sepro Transformado, os  motores são os mesmos, assim como o Nissan 30,  e só vi ao vivo só uma vez no navegando, cuidado com comentários e principalmente videos da net,  o pessoal fica vendo vídeo e tirando um monte de conclusão, a única coisa pra comprovar é andando nos dois no mesmo tempo e no mesmo barco.

  O Mercury que tem 262cc é o americano motor menor que pesa 34kg e raro encontrar hoje aqui, o Super é 294cc igual o tohatsu 18.

 Eu achei a comparação boa só que devia ter sido mais específico, filmagens melhores.  Preço é o que mais conta aqui em nosso país, o sucesso dos Mercurys Super e Seapro foi devido ao desempenho e consumo mas principalmente ao preço que sairam aqui  uns 10% ou mais abaixo do Yamaha na época. Mesma coisa do Tohatsu, hj o preço do 18 tá igual do Super praticamente, então o pessoal anda comprando ele, mas até 3 anos atrás onde a diferença era grande ninguém ia atrás.   

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em primeiro lugar o tohatsu 18 ja saiu na frenti vejan no video depois q ele sai os outros sairao kkkk nao sairao juntos pelo menos foi minha visao !

outro ponto o cara fala q o tohatsu ta bem na frenti pq nao filmou os outros motores pra ver a diferença ? 

outra coisa no youtub tem uns videos mostrando a velocidade do novo yamaha 15 hp e do 25 hp e tem tambem do mercury super antes de tranformar e depois de transformar para potencia real do motor mais engraçado os cara so fez o teste de consumo nos mercury e nao nos yamaha kkkkk pra min e cara querendo favorecer uma marca ou outra ! se fez em uma marca pq nao fazer o teste na outra pra ver o consumo ?

 tenho um tohatsu 18 com carburador axo nao tenho certeza medi com a regua o venturi 20 e gicles mesmo do super e o de baixa e 80 e nao foi aberto e original q vem no super unica difrença q o came faz abrir toda a borboleta e eses dias tirei um raxinha com meu amigo com um super em barcos iguais e peso absolutamente igual o resultado foi q andei poca coisa a mais q ele nada surpreendente nao  passo de helice igual passo 10 a unica coisa q o helice dele ja tinha uns ralado pode ser isso a causa de eu anda poca coisa a mais mais de arancada fui melhor q ele !

 um amigo compro um super 2015 zero fez todos procedimentos pra se passar para 18 ai nao contente q o motor nao renderia os 18 hp ele compo um tohatsu 2004 bem  zero resultado foi q na velocidade final deu mesmo rendimento os dois ele falo q o barulho do tohatsu 18 e mais suave e tem responta de aceleracao mais rapaida q o super mais isso e fato de o super usar a passo 10 e o tohatsu 9,5 entao galera esses testes de net so serve pra confundir o pessoal q na minha opiniao particular e so cara querendo favorecer a marca q vende so isso !

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Tem isso tb Ricardo, td mundo sabe que a Calaça é o maior representante da Tohatsu.    O pessoal fica vendo  teste na net de 15hp  45km H, 25hp a mais de 50  e pensa que o motor  vai atingir a mesma velocidade ai na prática não dá nem metade disso fica frustado, e outra maioria dos testes  sempre é barco vazio, sem peso.  Resumindo quer velocidade pegue um motor maior, 15 tá ruim compra um 25, 25 tá ruim compra um 40 é simples .  Gostamos de discutir isso mas    motor de popa não pega peixe hehehehehehehe.  

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guto  nem ligo p/ vídeos da net  e p/ oq falam  =  digo pelo q eu estudo  e trabalho no dia dia  =  tohatsu / nissan / são iguais na categoria 30hp  só muda o lance sobre imposto do Mercury 25 hp aqui no brasil = q depois se transforma em 30hp também certo /  sobre o test do vídeo ainda ñ concordo em nada  = minha opinião  =  como vç disse e concordo c/ vç guto =  uma grande jogada de venda e preço   mais nada ok ???   gutao estou estudando os motores ainda né  = logo fico bom nisso ok // 

energa amigão  = carburador original do tohatsu  = tem 22 mm - diâmetro venturi  e mercuriy 15 super tem 20 mm  de diâmetro venturi  ok

outra coisa  energa  = ñ compença passar um 15 super Mercury  p/ os 18 hp  ok =  tem q trocar carburador  e ñ só abrir gigles  = depois tem q trocar a mesa de avanço ignição  ou retrabalhar o came de abertura borboleta carbura e tals  =  msmo assim na minha opinião ñ fica bom viu ///  ñ compença  = como aconteceu c/ seu amigo q citou ai no tópico ai em cima ok // também de acordo c/ sua opinião = tao querendo vender  e briga de fabricantes e marca //  abraço 

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guto ñ sabia q barcos calaça tinha haver  c/ motores tohatsu  =  pençei q  calaça  motor  erá uma coisa e barcos calaça  fosse outra  ???  ñ sabia disso  ???  mais uma explicação p/ esse vídeo teste então né ?? qdo fui ver o tohatsu  na calaça  foi o preço mais alto q encontrei  e ainda  se eu comprasse através  da revendedora aqui em minha cidade  eu ia ficar na mao de garantia  se eu quisesse ter o tohatsu  = agora c/ a situação e o dólar  assim  =  ñ sei oq sera dos nissan e tohatsu  ???  ninguém nem os representantes  do tohatsu tem uma resposta p/ gente = todos só enrrola  e só querem vender como sempre ???  melhor preço de todos  q concegui de um  tohatsu 18 hp foi = 7.700;00  a vista /  enquanto tenho um Mercury sea pro 25 hp por = 9.800; 00 a vista c/ toda garantia  no msmo lugar ok ;;;;; desisti do mercury 15 super  p/ tranforma lo em 18 hp  =  ñ é viável ñ fica igual  ñ adianta = só gasto $$  //  é fato comprovado  ok //  abraço turma //

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Lembrando aqui...

A Calaça Náutica não tem vínculo com a Calaça motores. A Calaça Náutica não trabalha com a venda de motores, trabalhamos apenas com barcos, lanchas, carretas e alguns acessórios na fábrica.

Esse teste não tem vínculo algum com a Calaça Náutica ou Barcos Calaça, é totalmente distinto. Peço por favor que não confundam a Calaça Motores com a Calaça Náutica, embora o nome seja o mesmo, não é a mesma. Em questão do nome, os proprietários são parentes, e foi emprestado o nome Calaça para a Calaça Motores.

 

 

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Fabio Calaça barcos não tem nada a ver com Calaça motores empresas diferentes com donos diferentes,  são só parentes parece.    Entre escolher um 15, 18, 25 , 30, 40 não é só preço tem que saber a necessidade de cada um,  pra que comprar um 40 pra andar 10 minutos e carregar 70kg e do mesmo jeito comprar um 15 só porque é leve e barato pra colocar num barco pesado e ter quer andar 2h até o ponto de pesca.  

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Agora falando imparcialmente sobre os motores...rsrs

Eu por curiosidade, como emprestamos os barcos para eles fazerem o teste, estive presente para ajudá-los a obter a maior velocidade dos barcos, e os resultados são corretos e posso aprovar isso. Os 3 barcos eram iguais, sendo 3 FlashBass de 6 metros escolhidas aleatoriamente de nosso estoque, eu medi as velocidades máximas no meu gps de:

Mercury 15 super: 39km/h com hélice original.

tohatsu 18: 41km/H com hélice original, e 43.7km/H com hélice diferente. 

Yamaha 15: 36.5km/H (YAMAHA NOVO, faixa verde e amarela com hélice original). 

Estas foram as velocidades marcadas por min, sendo que os motores saíram de dentro da caixa no dia do teste, nem estiveram amaciados.

 

em questão do consumo...

o antigo Yamaha era mais gastador que o tohatsu e o mercury, mas agora no teste no mesmo tempo de navegação o Yamaha ficou cerca de uns 5% mais econômico. PORÉM, os mercury e tohatsu foram bem mais rápidos, com isso até o Yamaha chegar ao mesmo lugar que o mercury e o tohatsu o gasto foi praticamente o mesmo, isso mesmo, o gasto de todos eles foi praticamente idêntico, com a vantagem do tohatsu ser mais rápido.

Os marcadores de combustível estavam em garrafas de 2 litros com marcação "milimétrica". 

 

Foi muito divertido participar dos testes deles, e inclusive pude fazer meus próprios testes de velocidade nos barcos, lembrando que eram 6 metros. 

Ja com os 25/30 HPS, eu marquei:

yamaha 25: 46.7km/H 

mercury 25: 49km/H (não sei se estava transformado, porém poderia estar)

tohatsu 30: 51.4km/H.

Nesse caso era o Yamaha 2015 da faixa vermelha, esse sim bebeu uma boa quantidade a mais que os outros, mas creio que o novo esteja com o consumo igual ao mercury e tohatsu, pra falar a verdade também fiquei satisfeito com o Yamaha, principamente o 15 pela economia também.

Como está no vídeo deles, foi tudo marcado em uma represa, se não me engano em uma altitude de cerca de 800metros em água parada.

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srs /  sobre a calaça =  então eu tinha razão  = são empresas diferentes  ; c/ propietarios  da msma família / e c/ o msmo sobre nome ok  é isso  =  CALAÇA NAUTICA  UMA EMPRESA

CALAÇA MOTORES  é  OUTRA EMPRESA   C/ MSMO  SOBRENOME  DA FAMILIA E PARENTES  ok ??/   p/ minhas duvidas e de todos  como o sr, joao  calaça citou ai no tópico correto //

sobre vídeo teste =    repetindo aqui mais uma vez minha opinião  =  o teste poderia ter sido feito  c/ os  msmos barcos  estavam perfeitos ok  =  só  ñ concordo  sobre as categorias e    hp  e cilindradas  dos motores   diferentes  ???

e qto ao Yamaha = tem tanta gente querendo saber sobre o novo motor  = desempenho / consumo / velocidade ???    e  também ñ entendi nada porq foi usado o Yamaha antigo e porq ñ o novo  ;  se uma questão desse teste   era ver consumo ???  foi oq eu entendi ate aqui ok turma ??  abraço  a todos //

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Fábio, os barcos são iguais.

Eram 3 FlashBass de 6 metros, a única diferença era a cor dos barcos. Todos os 3 milimetricamente idênticos, retirados aleatoriamente do estoque da Calaça Náutica.

 

Isso mesmo, Fábio. São empresas separadas, inclusive o atendimento de uma por exemplo, não tem nada haver com a outra... rsrs

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sr. joao como comentei ai no tópico  = achei perfeito os barcos usados  e ótimos barcos por sinal ok  =  minha opinião foi q ñ concordo  = sobre os motores q foi usado e as comparações sobre  eles ok /  ñ estou questionando cascos  ///  e sim oq fizeram   e a comparação     c/ os motores  de diferentes hp e cilindradas  =  e ainda mais usando um Yamaha  antigo  e desvalorizando  a fabricante  dessa forma ??/    sem generalizar ok / abraço //

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Yamaha  25hp faixa  vermelha  vç disee ai em cima no tópico ok joao ???   q comparação  é essa ???  qto a economia ???  porq ñ usou  o novo 25 hp faixa amarela  = enfim todos  os parceiros  pescadores e membros  do fórum = estão querendo saber a real sobre o motor Yamaha novo    faixa amarela   ???  / esse   teste ai ao meu ver;  na minha opinião = repetindo  =  nada haver ñ pode fazer uma comparação dessas  ok  ///   ao meu ver  qdo se compara  motores  potencia desempenho e tals   =  OQ MUDA É SÓ A MARCA E FABRICANTE   //  DO RESTO TUDO IGUAL E ORIGINAL OK // QUEM SABE E ENTENDE SABE OQ DIGO // abraço turma  FTB  // 

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Acho que não usaram o motor 25 modelo novo porque não tinham, se tivessem com certeza teriam usado.

Achei o teste muito válido, já que os motores estão na mesma faixa de valores, e a alteração para 30 HP no caso do sea pro, qualquer pessoa faz sozinha. Agora dizer que não se pode comparar o sea pro com o yamaha por estarem em categorias diferentes é conversa de yamahistas fanáticos.

Quando comprei o meu sea pro, a diferença para o yamaha era de 2 mil reais, o que pesou bastante na hora da escolha. Agora nos preços atuais, e com os yamahas novos um pouco mais economicos.

Acho que a escolha do motor pende mais pro lado de custo de manutenção e valor de revenda, onde o yamaha leva uma pequena vantagem, mesmo sendo mais lentos.

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2 horas atrás, Ricardo Ernega disse:

amigo q acompanhou os testes sabe qual passo do helice usado para o tohatsu dar esses quase 44 km ?

Ricardo pelo que  o João  passou pelo zap parece que poliram e afiaram a helice.  Pode ser que se colocar passo 11 ande mais mas se colocar peso já era, kkkkkk

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guto seria um bom teste c/ hélice 11   mas será  q da final ?????   e um remo a mais de peso  já´erá  ?/ 

outra coisa ai energa  = joao disse ai q os motores foram tirado da caixa né ??? 

já ta´falando em preparar hélice agora ???  então pode ser feito milhares de preparações  ok  = no caso tá sendo teste filmado e acompanhado certo ? 

então quem ñ sabe a real fica na duvida  do será aaa ???  uma leve rebaixada no cabeçote um talento no hélice um tapinha ali  e tals  ninguém ve ??  ta´dentro e andando na frente sempre // 

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Problema de helice afiada é qualquer triscada seja em toco ou cascalho vai fazer "bicos nela",  rebaixar cabeçote nem precisa, tem cabeçote de competição pra vender no exterior,  hélice tb , mas isso é pra zoar, só  importar.    

 Pra pescar td isso não serve vai diminuir vida util do motor, motor vai travar e deixar na mão.   Não adianta quer mais velocidade = potência maior.   Passo maior dá mais velocidade final se o barco e peso for muito leve, se for pesado cai muto rpm, igual subir uma ladeira em quinta.  

 

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13 horas atrás, Guto Pinto disse:

Problema de helice afiada é qualquer triscada seja em toco ou cascalho vai fazer "bicos nela",  rebaixar cabeçote nem precisa, tem cabeçote de competição pra vender no exterior,  hélice tb , mas isso é pra zoar, só  importar.    

 Pra pescar td isso não serve vai diminuir vida util do motor, motor vai travar e deixar na mão.   Não adianta quer mais velocidade = potência maior.   Passo maior dá mais velocidade final se o barco e peso for muito leve, se for pesado cai muto rpm, igual subir uma ladeira em quinta.  

 

Ate desanimei quando vi o video, pelo menos em relacao a velocidade... Tenho um 40 Yamaha 2T do antigo (faixa vermelha) ano 2013. Mal fiz 20 horas de uso esse mes.

Fiz um teste recente de velocidade maxima... 3 pessoas, dificil arriscar mas media duns 75kg cada, mais 3 tralhas de pesca, tanque cheio, diversos acessorios no barco, motor eletrico, duas baterias, caixa termica com bebidas e gelo, etc... E meu barco é pesado (pelo menos eu acho).. Um bigfish 5014 de 110kg mais ou menos...

Acelerei ao maximo e, medindo com o gps veicular, indicou 52-53km/h. 

Ai vi o video e os motores de hp bem mais baixo mandando 40-43km/h... Puts... 

Mas ai q parei pra pensar e vi que o barco nao tava carregando nada rsrsrs... 

Seria por ai mesmo Guto?

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Sim Lenio, seu motor tá normal.  O teste de 40 43km no Tohatsu 18 foi com barco vazio e só com o piloto.  Esse seu 5014 com o mesmo peso que vc descreveu um 15hp não passa de 30km, o 18hp uns 35km, o 25hp uns 38-39km e o Seapro uns 42-43km no máximo.  O Seapro pra em 2 no 5016 com tralha pode até chegar nos 50km

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